Monday, November 06, 2006

PONTO DA SITUAÇÃO

Este post é mais para mim do que para vocês, é para me lembrar o que fazer caso tudo volte a acontecer...
E, como não sei como será o meu dia (de hoje, que aqui já passa da meia noite) aqui estou eu a estas (des)horas a escrever este post.

Obrigada a todas pelas dicas. Algumas coisas sabia mas com a cabeça quente nem me lembrava, como aquela de lavar com água e sabão azul e branco.

A maioria das coisas de que falam não se vendem cá.
Costumo fazer stock do que me lembro quando vou a Portugal e, geralmente lembro-me de muitas coisas, a ver pelo tamanho da conta...
Tenho a Lutsine da Eryplast (só há mais uma...), o Halibut e um da Mustela que não gosto e raramente uso. Na creche disseram que usam Lauroderme. Também tenho o creme gordo que alguém falou.

Aqueles leites de que falam nem sabia da sua existência, desculpem a ignorância mas cá não há ou se há (duvido!) nunca me foram recomendados.

Sábado depois da sesta achei-a quente: 37.2
Telefonei ao pediatra, contei a história: diarreia desde quarta, vomitou quarta à noite, ligeira febre. Levá-la para ser observada, ao chegar já tinha 37.9. Tomar Ibuprofen de 6 em 6 horas.
Um berreiro desde que entrou no consultório!!!
Observada, não lhe encontrou nada de especial, deve ser uma virose, vamos observando...

Para o rabo assado recomendou Lauroderme, mas no fim disse: “Olhe, continue a fazer o que tem estado a fazer que está a dar resultado.” Fiquei contente.
O que fiz foi deixá-la andar sem fralda na manhã de sábado, limpá-la depois dos xixis (pelas pernas abaixo que ela não gosta e chora mas que não quer ir à casa de banho e quando lhe pergunto abana logo a cabeça que não) e cócós (no chão da sala...) com algodão e água morna (vou poupar nos toalhetes que já uso pouco, agora não uso). Como ela é gordinha e estava tudo melhor menos nas partes que colam ainda estive a brincar com ela de modo a que ficasse de perna aberta a apanhar ar (fazer tipo cadeirinha nos meus braços). Melhorou bastante numa manhã.
Para dormir a sesta lavei-a com água morna e sabão azul e branco, sequei-a sem esfregar e coloquei-lhe o Lutsine da Eryplast. Nessa noite coloquei-lhe o creme gordo e hoje coloquei-lhe um pouco de Halibut (algum há-de resultar!)

Comida
E aqui estamos mal, ela recusa tudo.
O pediatra colocou-a de dieta: frango com arroz e cenoura ou só com arroz, água de cozer o arroz para beber e para fazer o leite. Como o leite que ela bebe não é “de fazer” acrescento água de cozer o arroz ao leite. Como ela não come tenho acrescentado também um pouco de Cerelac de Arroz.
Hoje bebeu 3 biberões de 260 ml, dois deles com água de arroz e Cerelac de Arroz, comeu meia maçã cozida, 2 colheres de chá de banana, e 2 iogurtes liquidos tipo danininhos ( o pediatra não disse nada e como ela não come nada eu vou tentando quase tudo), o último deles com um pouco de Cerelac de arroz (acho que já começo a exagerar, mas a diarreia deixa-me desesperada...). Não consegui convencê-la a comer a canja de frango e arroz que fiz, nem a variante com cenoura...

Resumindo:
Hoje esteve todo o dia quase sem comer, sempre com febre (o Ibuprofen de 6 em 6 horas já não chega e lá telefonei ao pediatra que lhe receitou também 7 ml de Paracetamol para os intervalos). Tivemos 3 fraldas bem recheadas de diarreia, mas eu tenho a sensação que está a melhorar
Andou sempre agarrada a mim, não consegui fazer nada sem ser com ela ao colo, se saísse da sala onde ela estava e fosse à cozinha chorava como se a tivesse abandonado. Ficou quietinha sentada no sofá encostada a mim a ver o Noddy, tive de ser eu a dar-lhe banho (normalmente é o papá), eu para tudo.
Quando a febre subia aos 38 ficava desesperada, irritada e tentava arrancar a fralda, que lhe tirei e só acalmava deitada ao meu colo.
E agora está a dormir, mas tenho de ir verificando a febre de 4 em 4 horas porque os medicamentos não costumam aguentar mais que isso

15 comments:

Bloquinho de Sonhos said...

Ó miga, é uma fase complicada mas vai passar.Amanhã (ou hoje), não terás a possibilidade de ficar com ela em casa?
Uma grande beijoca e as melhoras bem rápidas :0)

Bekas C. said...

Espero que ela melhore rápidamente...
Eu cá por casa quando tinha problemas de assaduras usava eosina e o lutsine eryplast; para a diarreia o HN25 da Milupa.
Beijokas

Cláudia said...

Espero que ela melhore rapido...
É tão chato quando eles estão doentinhos...
Beijinho e as melhpras

Caracoleta said...

As melhoras rápidas para a tua princesa!
Beijinhos

Co(S)mic Gal said...

As melhoras!!
Muitas Bjokax e que passe rápido!

Tânia by Cyprus said...

Querida,
As melhoras da tua pequena, ela vai ficar bem já amanhã!!!
Quanto à assadura, fizeste bem... um pouco de tudo vai resultar. Ah, e eu disse-te o creme gordo porque uma amiga minha, ainda hoje, só limpa a filha com água (na mochila da rua tem uma garrafa) e algodões e põe creme gordo. A filha dela tb é ordinha e assava muito nos "rufegos" (n sei como se escreve-nas dobras) e desde então, nunca mais. A minha está mais ou menos da assadura, vou fazer como tu, deixa-la sem fralda, sem toalhetes e comprar mais um creminho.
Bjs e qq coisa estou aki

viviana said...

fogo amiga tás a passar um mau bocado!
espero que melhore rapidamente amiga!
olha força aí!
jokas fofas e uma boa semana

Lisa_pt said...

Espero q a tua menina melhor rapidamente, o meu Gil ainda ñ nasceu, mas acho q qd eles andam doentes nós "entramos em parafuso"...

Joquinhas para tds e as melhoras!

rute28 said...

Que grande chatice e realmente a diarreia é muito preocupante!!! Dá lhe atençao toda que possas e deixa o resto logo fazes quando puderes , miminhos tambem ajudam !!!
As melhoras da tua menina e muitos beijinhos para ti (que deves estar cansadissima)

Ana said...

Tadinha da tua filhota.
É normal ela não qerer comer nada porque deve andar muito indisposta e uma pessoa com febre nãolhe apetece nada fará uma bebé.

Isso vai passar depressa.

Beijocas

NaRiZiNHo said...

As melhoras para a piquena :(
:-*

RB said...

coitadinha...
as melhoras da tua lindona.
um beijo grande

Ana said...

Comeca a escola e comecam as gripes, diarreias e febre, quando os filhos estao doentes fica tudo a preto e branco, mas em breve ela vai ficar boa.
Tomara ja!!

Miminho do bebé said...

Nem sei o que te dizer!Para a diarreia sempre vi os médicos receitarem o "ultralevor" creio que se escreve assim. Sabe muito mal mas é muito eficaz.claro que a dieta é fundamental. Para o rabinho assado há muitos cremes gordos, mas eu sempre gostei de água/toalha para secar de depois o creme nada de toalhetes. Enfim tudo o que tu ja fazes. As melhoras para a nossa pequenina. (o melhor dos remédios é o teu amor,dorme com ela ,sorri-lhe ,dá-lhe a mão) e claro água sempre para não desitratar.

dixubo said...

Tadinha. Já deve estar cansada dos bixinhos e moída da febre. :(
(ainda não li os posts mais acima, mas espero que digam que ela já está melhor!!).


xinhus