Tuesday, June 30, 2009

2 DIAS

2 dias ou o pânico da gripe A, o H1N1.
2 dias de atestado para mim porque o boneco estava a vomitar há mais de 24 horas e tem muita tosse, aliás tem aquilo que naminha terra se chamava de "tosse de cão", uma tosse aflitiva, quase contínua, como se tivesse algo preso na garganta. E tem as amigdalas inchadas, tão inchadas que parecem 2 bolas de golfe.

Tudo começou no domingo à noite quando ele acordou depois de ter comido imenso ao jantar e vomitou. Achei que poderia ser por ter comido demais, mas fiquei "de pé atrás".
Segunda-feira, primeiro dia de férias, fica em casa, tal como a irmã em "férias forçadas" devido à suspensão das aulas. Perto da hora de almoço telefona a irmã a informar que o mano está a vomitar e eu fiquei logo a pensar que afinal não me escapava de outra "ite" qualquer...
Ao almoço estava na cama, nada normal nele e não queria comer nada. Fui trabalhar da parte da tarde com instruções de que ele apenas bebesse Pocari (bebida para atletas parecida com Isostar) com glicose gelado e em muito pequenas quantidades de cada vez. A tarde passou-se mais ou menos com um ou dois episódios de vómitos.
Seguiu-se a noite, e como já estava com fome insistia em beber mais quantidade de Pocari do que a que eu lhe queria dar. O resultado foi uma noite quase em claro...
Para ajudar a amorinha ficou com febre. Baixa e resolvi dar-lhe Benuron para dormir mais descansada. Ele também tem o nariz entupido há uns tempos e já há algum tempo que estava à espera do estado de saúde dela se ccomplicar.

De manhã fomos ao Centro de Saúde, que hospital nem pensar porque as consultas das crianças são juntas com as dos adultos e espera-se uma eternidade. Tudo junto. Adultos e crianças. E estão eles a fechar escolas para os miúdos não apanharem a gripe...
Entrei pela porta do centro de saúde, medição de febre que o aparelhómetro não registou a ninguém, máscaras colocadas a toda a gente (e desta vez até a amorinha deixou colocar a máscara!) e dirigimo-nos ao balcão central. O segurança percebeu que o boneco tossia sem parar e que não tínhamos consulta e tratou de nos indicar a porta da rua (quase) e informar que as consultas da gripe eram no outro extremo do edíficio, isolado das consultas normais.
Chegados lá e como o boneco tossia mesmo muito a enfermeira perguntou duas vezes se tinhamos saído de Macau. Como a resposta foi negativa, toca a medir temperaturas.
Amorinha e papá sem febre, boneco com 37.8 e a enfermeira informa que "ele está com febre" com ar sério. E eu a pensar na vez em que com 38.5 me perguntaram o que tinha ido fazer ao hospital...

O médico sem saber muito bem o que lhe fazer. O pai a explicarque ele estava a vomitar há mais de 24 horas e que estavamos preocupados porque não consegue ficar com nada no estômago tanto tempo e ele a auscultá-lo, viu a garganta e disse logo "muito bem" com um ar aliviado, tipo encontrou a causa do problema. Passou a receita e entregou ao pai que viu que o remédio para a febre é um xarope paracetamol e informou novamente que ele não consegue ficar com nada no estômago como vai tomar paracetamol. E perguntou se podia receitar um remédio para não vomitar e ele respondeu para lhe dar (vejam lá se adivinham...) sumo de laranja!!!! Como o pai insistiu ele foi consultar o livro dos medicamentos (dá uma segurança, não dá?!) e receitou o medicamento anti vómito já nosso conhecido (Eurotilium). E também antibiótico para a amigdalite (a "ite"!), gotas para o nariz (Neostil), xarope para a tosse e, claro o xarope paracetamol...
A mana teve direito a um xarope para a tosse, gotas para o nariz e paracetamol.
O papá também.

Depois de tomar o anti vómito conseguiu comer um pouco de canja de arroz, umas 8 colheres de sopa e, cerca de uma hora depois dei-lhe o antibiótico. Mais tarde quis comer um pouco de massa do nosso almoço e eu cheia de medo dele recomeçar a vomitar lá lhe dei um pouco. Resistiu. À tarde voltou a comer um poco de canja e à noite além da canja comeu um pouco de frango grelhado com arroz branco e salada (e esta eu não queria dar mas ele insistiu tanto) e ainda pediu maçã (dei-lhe só um pouco) e antes de dormir, segunda dose do antibiótico e leitinho (as saudades que ele já tinha do leite...). Adormeceu, acordou a tossir imenso e dei-lhe xarope. E estou a torcer para que a comida fique, assim uma etapa está vencida, depois a seguir é a tosse.

A amorinha às vezes está melhor, às vezes com um pouco mais de febre, mas com a quantidade de virus que anda aqui por casa é complicado. Ela é mais resistente, mas mesmo assim...
É que o papá também estava com febre esta noite e foi dormir mais cedo e parece que só eu é que me vou escapando para fazer de enfermeira desta gente toda.

Monday, June 29, 2009

O FIM DE SEMANA

O fim de semana já passou.
Um fim de semana em que o tufão foi embora mas deixou a chuva, sempre presente no arraial de S.João.
Estivemos lá e apanhámos com uma chuvada que ficámos ensopados :P

Na passada sexta-feira foi o último dia de aulas do boneco e, apesar de não estar planeado, foi também o último dia de aulas da amorinha porque as aulas foram suspensas por ordem dos Serviços de Educação devido ao H1N1.
Macau está no grau mais elevado de alerta, o nível 6, mas no grau mais baixo do nível 5, o grau azul. Há 18 casos confirmados, quase todos importados, apenas 2 de contágio local.

As fotos são do fim de semana de 20 e 21 de Junho.


Posted by Picasa



Posted by Picasa

ADENDA: O boneco está doente. Ontem à noite vomitou e hoje também. Não tem febre, tem tosse e expectoração. Estou a cuidar dele sem o levar ao hospital que aqui anda tudo em pânico com a Gripe A...

Friday, June 26, 2009

MICHAEL JACKSON

Six faces of Michael Jackson: From top left, 1971, 1977, 1979, and bottom left, 1983, 1987, and 1990

Michael Jackson morreu a noite passada, vítima de um ataque cardíaco.
Independentemente do que se diga, foi um grande cantor pop e ficará para sempre na história da música! Os seus feitos musicais fizeram dele o "King da Pop Music". Neste artigo um resumo da sua vida e da sua carreira.
Deixa três filhos, Prince Michael, 12 anos, Paris, 11 anos, e Prince Michael II, de 7 anos, conhecido como "Blanket".
Imagem daqui

Foi a música Thriller que o tornou o Rei da Pop, mas esta é a que me parece mais adequada:

Thursday, June 25, 2009

PORTO: SUGESTÕES

Imagem daqui

Meninas do Porto, vamos lá a deixar sugestões de:

-Sítios a visitar com crianças

- Restaurantes a não perder

- E tudo o que se lembrarem!

Cheguei à conclusão que não vou ao Porto há 10 anos!!!!

O itinerário será Leiria (fico uma noite), Coimbra – Portugal dos Pequenitos, Porto (uns 3 dias).

A viagem deve realizar-se no início de Agosto e todas as sugestões são bem vindas.

Tuesday, June 23, 2009

Há Amores Assim...

Os Donna Maria são um grupo que conheço mal, apenas vi algumas vezes na televisão, mas adoro esta música.

Há amores assim
Letra: Miguel Majer
Música: Miguel Majer e Ricardo Santos

Há amores assim
Que nunca têm início
Muito menos têm fim
Na esquina de uma rua
Ou num banco de jardim
Quando menos esperamos
Há amores assim

Não demores tanto assim
Enquanto espero o céu azul
Cai a chuva sobre mim
Não me importo com mais nada
Se és direito ou o avesso
Se tu fores o meu final
Eu serei o teu começo

Não vou ganhar
Nem perder
Nem me lamentar
Estou pronta a saltar
De cabeça contra o mar

Não vou medir
Nem julgar
Eu quero arriscar
Tenho encontro marcado
Sem tempo nem lugar

Je t’aime je t'adore
Um amor nunca se escolhe
Mas sei que vais reparar em mim
Yo te quiero tanto
E converso com o meu santo
Eu rezo e até peço em latim

Quando te encontrar sei que tudo se iluminará
Reconhecerei em ti meu amor, a minha eternidade
É que na verdade a saudade já me invade
Mesmo antes de te alcançar
É a sede que me mata
Ao sentir o rio abraçar o mar

Sem lágrima caída
Sou dona da minha vida
Sem nada mais nada
De bem com a vida

Ouça o 1º single do novo disco dos Donna Maria. AQUI

Monday, June 22, 2009

E, para quem está à espera do resultado do post Quem Sou Eu, aqui fica um pouco de mim.
Vamos lá ver se acertaram ou não. E se eu sou como me imaginam...

Cabelo: castanho escuro, ondulado, pelo meio das costas e muito volumoso
Olhos: grandes e castanhos (de encantos tamanho, eh eh eh)
Altura: aqui é giro, obrigada a quem acha que eu sou alta, mas do alto do meu 1.56 m não me sinto assim tão alta (eu bem queria...)
Elegante...bem, há quem ache que sim, há quem ache que não, principalmente os chineses.
Eu acho que já fui mais elegante, mas agora com 1.56 m e 52 kg não me sinto muito elegante.
Há umas gordurinhas localizadas de que gostaria muito de me livrar.
O Pilates e o kickboxing têm ajudado mas não chega...
Pele morena (fico bronzeada facilmente), nariz grande e boca pequena-média, faladora (quando gosto da pessoa, senão não digo nada!), simpática (também depende se gosto ou não da pessoa...), mãe-galinha (muuuiiiitoooo!), babada pelos filhos e amiga do seu amigo.

As fotos com blusa vermelha de alças foram tiradas ontem, domingo, dia 21 de Junho. A da blusa bordeaux foi tirada no dia 20 de Junho, aquela em que estou toda de preto foi tirada no dia 4 de Junho e aquela em que estou com a amorinha foi tirada no Ocean Park, em Hong Kong, em Abril.


Posted by Picasa


Thursday, June 18, 2009

H1N1

A Cidade do Santo Nome de Deus sempre escapou às doenças que ultimamente andam por aí, principalmente a pneumonia atípica (SARS) e a gripe das aves. Diziam os locais que está protegida por Deus. Também dizem que está protegida da gripe A H1N1. Ou estava.
Primeiro foi um indiano que esteve no Venetian durante a cerimónia dos óscares de Boliwood. A gripe só se manifestou dois dias depois em Hong Kong, mas a empregada da limpeza de quarto, que foi quem teve contacto mais próximo com ele está sob observação médica.
Ontem foi comunicado pelos Serviços de Saúde o primeiro caso importado da doença.
Um cidadão filipino que vinha de férias a Macau.
Chegou a Macau no dia 17 de Junho pelas 21h30 no voo 5J362 da Cebu Pacific e estava sentado no lugar 14 C. Não chegou a sair do aeroporto pois foi detectado que o mesmo estava com febre.
Encontra-se em situação estável no Hospital Conde de S.Januário.

Espero que a gripe não se agrave para que não seja elevado o nível de alerta que fará encerrar as escolas... e espero que esta gripe passe rapidamente embora não acredite nisso.

Na próxima semana o resultado de Quem Sou Eu. Será que acertaram? Muitas acertaram...

Tuesday, June 16, 2009

LEVANTAMENTO DE PASSAPORTE

Imagem daqui


É por estas e por outras (do género!) que os portugueses são os primeiros a dizer mal de Portugal!

Local: Consulado Geral de Portugal em Macau
Data: 2009/06/16
Hora: 15:44 (hora local)
Situação: Levantamento de passaporte da filha
Atendimento: Funcionário de óculos com uma certa idade (diria mais de 60 anos), macaense (não consegui ver a identificação pois o cartão estava no bolso da camisa)

Não gosto de tratar de qualquer documento no Consulado de Portugal em Macau e sempre que possível trato de todos os documentos em Portugal.
O passaporte da minha filha acabava dia 31/07 e a nossa viagem a Portugal está marcada para 21 de Julho, ou seja 10 dias antes de terminar a validade do passaporte.
Como temos de passar por Hong Kong para apanhar o avião, pensei que poderiam implicar com a data de validade do passaporte da miúda e quem sabe levantar problemas ao nosso embarque para Portugal.
Para entrar e sair e Hong Kong não é necessário o passaporte, apenas o Bilhete de Identidade de Residente de Macau (BIR).
Assim, decidi tratar do passaporte em Macau no Consulado.
Hoje fui lá levantar o passaporte com o recibo que me foi dado e onde não há qualquer indicação dos documentos a apresentar para o levantamento do passaporte. Reconheço que faz sentido levar o Bilhete de Identidade Nacional, mas não é um documento que costume trazer comigo, afinal em Macau só serve no Consulado.
Enquanto esperava que a pessoa à minha frente fosse atendida li o que é necessário para o levantamento de passaporte de menores afixado na vitrina e onde se lê que se for um dos pais deve apresentar o BI nacional do titular e do requerente do passaporte e entre parêntesis informa que também pode ser o BIR. Fiquei mais descansada e entreguei os referidos documentos ao funcionário que mos devolveu a dizer que não serviam, tinha de ser o BI nacional.
Quando protestei que o papel de levantamento do passaporte não diz o que deveria levar para levantar o passaporte, foi-me informado que era minha obrigação saber, afinal falo tão bem português que tinha de saber.
Disse que não costumo tratar de documentos no consulado e o senhor riu-se a dizer que não podia ser (ainda gostava de saber porquê!) e que o BIR não prova que eu sou a mãe da criança (ponto para o senhor que este novo BIR é uma porcaria), mas se não serve porque raio está lá a dizer que se pode apresentar o BIR.
Já irritada por estar nesta discussão sem sentido, disse que se não serve deixe estar que eu volto cá outro dia.
E ele disse que ia verificar no computador.
Ora mas porque não verificou logo? Serei a primeira pessoa que vai levantar o passaporte e não leva o BI nacional? Serei eu tão diferente dos outros?
O que eu sei é que todos os passaportes e Bilhetes de Identidade vão passar a ser renovados em Portugal! Acabou-se as idas ao Consulado pois de cada vez que lá vou há sempre alguma coisa para me irritar.


Imagem daqui

QUEM SOU EU?


Imagem retirada da net
Não, não vou fazer uma reflexão filosófica sobre quem sou eu, mas achei piada aos comentários ao post anterior sobre se serei ou não eu nas fotos.

Não vou revelar se sou ou não, mas posso dizer que eu gosto muito mais de tirar fotos do que de aparecer nelas. O que também não significa que não apareça em algumas...
Ora o post de hoje é, nem mais nem menos do que, digamos, um desafio.
Contem-me lá como é que acham que eu sou?
Alta/baixa
Magra/gorda
Loira/morena
Cabelo curto/comprido
Sei lá, tudo o que vos passar pela cabeça :)
Ah, e quem me conhece não vale dizer que me conhece :P

Tuesday, June 09, 2009

Monday, June 08, 2009

CAMPEÕES

No sábado a equipa do boneco de hóquei em patins ficou em segundo lugar no Torneio Interno Comemorativo do 10 de Junho. Não que o boneco tenha contribuído muito para o resultado, mas a brincadeira é gira e ele diverte-se. Outros há que levam aquilo tão a sério que se fartaram de chorar. Outros são os pais a ralhar com eles porque " não jogaram nada". Enfim, o meu boneco só anda lá para trás e para a frente de patins porque tem um certo receio dos outros que são quase todos maiores que ele. Aliás, até ouviu os colegas de equipa a ralhar com ele porque ele não faz nada e só empata. Oooops...
Para recordar que no dia de anos do boneco (26.05) enviei um email para o programa da manhã da Rádio Macau e os apresentadores, Jorge Vale e Helder Fernando, cantaram o "Parabéns a você" ao meu boneco. E eu tinha-me esquecido de registar...
A recordar também que no dia 29 de Maio, o dia a seguir ao feriado em que só fui trabalhar porque tinha um trabalho com prazo para esse dia (que depois foi adiado!!!) e em que me apetecia imenso tirar férias, fiquei presa no elevador do estacionamento quase meia hora. Estava sozinha que o marido foi de escadas para ir mais rápido comprar jornal, ninguém ligava ao alarme a tocar e depois não diziam nada... Enfim, deu tempo de eu telefonar ao marido que depois de ter pensado que era no prédio do trabalho se apercebeu que afinal era no estacionamento e telefonou aos bombeiros que chegaram no momento em que um tipo da firma de elevadores abria a porta e eu saía, irritada com toda a gente e a refilar com tudo e todos (nada típico meu cof cof cof) e o bombeiro que só me queria levar para o hospital e eu a querer ir para o escritório pois tanto tempo fez com que tivesse de compensar 30 minutos!
Uma aventura!
E, as fotos prometidas dos bolos de aniversário do boneco e da amorinha, feitos pela artista dos Doce décor (o blog está desactualizado mas ela continua a fazer bolos), que só por acaso é a filha da madrinha do Daniel e eu não sou nada suspeita para falar que os bolos dela são lindos (cof cof cof), mas está à vista, não?!
O do boneco é o Sponge Bob e o da amorinha é o caracol que faz "Mau" e se chama Gary (informações fornecidas pelo meu boneco, eh eh eh)
Posted by Picasa


Posted by Picasa

Monday, June 01, 2009

COMO ESTAMOS




Imagem daqui
Quinta-feira foi feriado em Macau: dia de barcos dragão.
O boneco e a amorinha tiveram escola e decidi aproveitar o dia de descanso para me cansar... resolvi tirar tudo do quarto dos filhos e limpar o quarto de cima abaixo, lavar tecto e paredes (para a próxima vou pintar!) e escolher algumas roupas e brinquedos, limpar os brinquedos e re arrumar para criar espaço (que cada vez é menor face ao elevado número de brinquedos que eles têm). Comecei às 8:00 da manhã e à meia-noite ainda andava a limpar e arrumar brinquedos...
Sexta-feira estava toda "partida"

Sábado é dia de compras e de manhã mercado para comprar carne e vegetais e à tarde, enquanto os filhos brincavam com a avó (mãe do marido) e o marido via o homem que foi limpar os aparelhos de ar condicionado, eu fui dar uma volta pelas tendinhas (a feira local) mas ou eu estou muito esquisita ou não sei o que se passa pois não vi nada que me "enchesse as medidas" (que me agradasse).

Imagem de Macau.blogspirit

À noite, treino de hóquei em patins, desta vez com "os grandes" que foram convidados a treinar com os pequenos e aceitaram o convite. O meu filho, com a sua falta de jeito evidente para jogar hóquei em patins, adorou e até deu início a uma jogada que resultou em golo. Continua a adorar patinar, agora jogar hóquei em patins... A amorinha também adora patinar e já patina muito bem. Também não gosta de jogar hóquei em patins...

Imagem daqui

Domingo, como já estava suficientemente descansada da limpeza de quinta-feira resolvi fazer o mesmo ao meu quarto enquanto o papá levava os filhos a uma festa de anos de um amigo do boneco.

Festas de aniversário que cada vez têm menos miúdos.
Porque será que aos 7 anos os miúdos já não participam nas festas de anos dos amigos?...
No mês de Maio, todos os fins de semana houve uma festa de anos!



E, hoje é dia da criança.
Como eu gostava que todas as crianças fossem felizes e amadas...