Monday, December 11, 2006

INTERVALO NA PAUSA

Intervalo na pausa para dizer que está tudo bem. Estamos todos bem.

Macau é muito pequeno e às vezes a privacidade é algo muito ténue, toda a gente conhece toda a gente, nem que seja “de vista”. Poderia ser algo bom, poderia ser uma comunidade unida num sítio tão longe do nosso à beira-mar plantado país, mas não é...
Muitos portugueses que estão em Macau, estão de passagem, à procura de uma vida melhor e “não se misturam” com a comunidade local. Não aprendem a língua, que apesar de difícil não é impossível, pelo menos algumas palavras necessárias no dia a dia. Sim, o português é língua oficial, mas se em 400 anos de presença o Governo português não soube fazer com que fosse uma língua falada, ou pelo menos percebida em Macau e não é agora que Macau é um território chinês que vamos esperar que falem português. Ainda há muitos sítios e muitos chineses em algumas lojas que sabem umas palavras em português e gostam de o demonstrar. Mas também há portugueses que pensam que estão “em casa” e falam com os chineses em português quando eles não percebem uma palavra. E o que isto me irrita!
Muitos portugueses de Macau (que estão em Macau) são demasiado importantes, ou pensam que o são. Claro que não são todos e também há os que se preocupam e os que se esforçam por se integrar.

E será por razões de privacidade que este blog mudará de endereço URL que avisarei em tempo oportuno. Não tenho o direito de expor demasiado os meus filhos, eles são o que de mais precioso tenho e são de Macau e uma parte de Macau, não fosse o pai deles nascido e criado em Macau, como se costuma dizer.

Não tenho nada a esconder e tudo o que escrevo no blog é o que penso e se o faço de determinada maneira é porque penso que é o melhor para eles, porque antes de mim própria estão eles. E ninguém tem o direito de criticar o modo como faço ou deixo de fazer algo porque acredito que todas as mães façam o que pensam ser o melhor para os seus filhos (bem, talvez nem todas mas essas nem deveriam ter o direito a esse “título”).
Aceito críticas construtivas e sugestões mas não olhares reprovadores, comentários e bocas foleiras.

Os nomes irão desaparecer. Todos ou quase. (E o trabalho que isto dá?...)
Prefiro que suspeitem que sabem quem somos, mas que continuem com dúvidas (facilmente esclarecidas neste meio pequeno, mas...).


Entretanto fizemos (finalmente!) a árvore de Natal no feriado (que este como é católico manteve-se mesmo depois de 1999!). A árvore de Natal tem a mesa deles à frente porque a amorinha adora bolas e quer arrancá-las da árvore para chutar ;S
Adoram a árvore de Natal. O meu boneco está excitadissimo porque o Pai Natal já lá deixou umas prendas debaixo e pelos embrulhos já andou a escolher as que são para ele e as que são para a mana. A mana não percebe a excitação, ainda por cima não pode brincar com as bolas! Mas lá vai dizendo que “É bi (bonito)”

E estamos a preparar as férias em Portugal, o meu primeiro Natal em 12 anos e o primeiro Natal deles em Portugal. E, para nos habituarmos chegou o frio a sério à noite (o tal frio e seco que eu troco de bom grado pelo de Portugal). Vamos estar em Portugal entre 16 e 30 de Dezembro.

E continuamos sem tempo e um pouco ausentes da net e da blogosfera.

61 comments:

Edelweiss said...

Fico contente por saber que está tudo bem. Quanto à privacidade, e tendo começado o meu blog há tão pouco tempo é algo que tenho ponderado, e optei por nunca fazer referências directas a nomes nem mostrar fotos. Paga o justo pelo pecador...

Anonymous said...

Olá linda,
Obrigada por teres dado noticias.
Qto ao facto de ires mudar de url, claro que tu é q sabes. E claro que tu pensas 1º nos teus filhos, sabes linda isso nota se.
Beijocas e tudo de bom

Anonymous said...

Olá Sandra ainda bem que está tudo bem com vocês.
Acho que deve fazer sempre o melhor para si e para os seus mas não deve dar importância ao que os outros dizem ou pensam, a não ser que a prejudiquem .
Tudo irá correr bem vai ver e desejo-lhe umas ferias fantasticas e um feliz Natal, com tudo aquilo que vocês merecem um abraço.

Carla Iglesias said...

Olá Sandra,
Fico feliz porque a pausa foi curta e mais feliz ainda por saber que vens passar o Natal em Portugal.
Não sei onde passas ,mas sei que da ultima vez foste ao Forum do Montijo não foi?
Se voltares a ir para arredores de Lisboa, Montijo, Setúbal ,gostava de te encontrar.

Bjos
Carla

Tita Dom said...

Pessoas de pouca sensatez, mesquinhas... enfim só pode ser mulheres!!!!! Muita dor de cotovelo.!!!
Mantem te na tua, e leva a vida da melhor forma. Um beijo muito grande

Sónia said...

Por esse motivo também alterei o url do meu cantinho há algum tempo atrás...por haver pessoas que não têm mais nada que fazer...
Beijos e boa semana para voçes

Joana said...

ohhh! e vou conseguir acompanhar-vos? espero bem que sim! estão de regresso a portugal, não é? bjs joana

Anonymous said...

Oi!!
Ainda bem que está tudo bem!
Quanto à privacidade é mais que natural que a queiras ter... as pessoas não tem o direito de se meterem na nossa vida, de forma desagradável!
Agora prepara-te que em Portugal também está um frio de rachar, que até corta!!
Boa viagem e bom Natal se não nos falarmos antes!!
Beijokitas boas a todos!

Margarida said...

Beijos grandes para vocês.
Fazes bem em proteger a tua familia.
Fico à espera do url.

bjs

Não desistir said...

Desejo-te uma boa viagem e umas boas ferias.
Cá aguardo o novo url.
Beijinhos

LP said...

Até já!

sotto le stelle said...

Que bom que está tudo bem com vocês! Fiquei contente por teres voltado! boa semana, beijinhos.

Anonymous said...

Sempre te considerei uma mulher sensata e ponderada e se tomas-te essa decisão sei que nao é de animo leve e que tens certeza daquilo que fazes.

Se me permitires, continuarei a visitar-te...

Deixo-te um beijão e o desejo de que tenhas umas optimas ferias e se cá não vieres antes, de que tenhas um Santo e Feliz Natal.

Bjs

Ana said...

Tens as tuas razoes, eu sei como sao essas coisas, tambem eu vivo longe de Portugal e por isso mesmo sei o que eh a comunidade portuguesa, por um lado eh bom, mas por outro eh uma coscuvilhice pegada, eu respeito seja qual for a tua decisao, so tu podes saber o que eh melhor para a tua familia.
Vais passar o Natal com a tua familia em Portugal? Espero que tenhas uma boa viagem e que este Natal seja o melhor de todos.
Um Bom Natal para ti Sandrinha e para os teus meninos e marido.

Gina A. said...

Acho que fazes bem, amiga, em preservar a vossa privacidade... estou contigo!

Fico contente por estarem bem! :)

Boa viagem até cá e bons preparativos!

Beijos

Lisa_pt said...

Pois há alturas em que é mesmo necessário tomar medidas para manter nosso, o q nosso é, mas qd mudares de URL avisa!

Se já ñ vieres aqui antes da vossa vinda, desejo-vos uma ópptima viejam e um Feliz Natal para td a família!

Joquinhas gds

Miduxe said...

Fazes bem! Cortas o mal pela raíz e recomeça noutro lado!
bjs

PaulaB said...

Olá Miguinha, só agora li este teu post por isso não o entendi muito bem, mas... quando mudares não te esqueças de mim, porque adoro o teu blog adoro tudo o que escreves e não vos queria "perder" fiquem bem, e boa viagem, porque não sei se irás postar mais.
Jinhos

Amor de Mãe said...

Enfim... ha pessoas para td... Claro k compreendo a tua decisao!Ate pk eu ja fiz o mm com os nossos nomes, so o do bebe é k nao, mas ele tb nao nasceu ainda... Eu tb estou longe e nao sei cm, descobrem smp o meu blog...

Ai k sorte miga... ires a Pt no Natal...Divirtam-se!!
:D

Jinhos e optima semana

bri said...

Estava, pela tua pausa, a pensar em tudo, menos em intromissões indesejáveis na tua vida privada, mas isto há pessoas para tudo...não respeitam o facto de querermos simplesmente partilhar experiências e o amor pelos nossos com os outros.

Sabes que tenho amigos que foram dia 9 para Macau ( ele é daí!) e só vêm dia 6 de Janeiro?!

Um bom Natal para toda a família

Beijocas

Anonymous said...

Fiquei triste por ires mudar de url, quer dizer, não por isso mas plas razoes que te levam a faze-lo.
As pessoas realmente não se enxergam, ne? Linda, toda gente que te le sabe que metes os teus filhos á frente de tudo, as pessoas deviam se preocupar mais com elas e meterem se menos na vida dos outros.
Bom mesmo foi saber que vens passar cá o Natal!
Beijinhos grandes

Patrícia said...

Há alturas em que a privacidade fala mais alto!

Beijinhos

sonho de bebé said...

Ainda bem que está tudo bem! Isto dos blogs é como tudo na vida há um bom e o mau! Imagino a excitação com a árvore e os presentes! Fico feliz por virem passar o Natal em Portugal.
Beijinhos

Sefas said...

Compreendo perfeitamente a tua necessidade de resguardar a vida privada e os filhos. Às vezes uma pessoa quase esquece que qualquer um lê as nossas palavras. Só me apercebi disso depois de ter posto o contador onde posso ver quem me visita, mesmo que não comente. E fiquei espantada! Recebo visitas até de outros países...fez-me pensar melhor acerca daquilo que transpareço nas minhas palavras e as fotos que ponho. Beijinhos e Feliz Natal!

T. said...

Ainda bem que estão bem!!! eheheh isto soou estranho!!
Curioso que enquanto estive aí levei os dias a falar inglês ( tirando com os meus tios e na festa da lusofonia...)era a única hipótese porque cantonês só obrigado e olá! Vou estar em Lisboa até início de Janeiro se quiseres encontros do 3º grau diz qq coisa!
Beijinhos

Unknown said...

Olá
Que bom que está tudo bem com vocês.
Estou a ver que também foste alvo de comentários estúpidos e destrutivos de alguém que não é feliz e tem inveja de quem é e de quem faz para ser feliz. Não os leves em conta, tu sabes que és uma excelente mãe, a melhor mãe que os teus filhos poderiam ter porque tu és mãe deles, o resto, o que dizem não interessa, mais vale desprezar não dar importância pois essas pessoas não são importantes.
Em relação ao futuro do teu blog, deves fazer o que é melhor para a tua família.
Um beijinho
Cris

Charilas said...

É bom saber que estão bem!

Compreendo o que dizes...

Se entre 16 e 30 deste mês estiveres pelos lados de alcochete e tiveres tempo para tal...diz-me qualquer coisa scs.santos@hotmail.com


beijinhos

Cristina said...

Boa viagem para Portugal e obrigada pela visita

Cristina

Docinho said...

Fazes bem... se sentes que deves fazer isso!
Espero poder continuar a acompanhar-vos...
Vens a Portugal... então bem-vinda ; ))

Beijos natalícios aqui pertinho

Mara said...

Deixo-te um grande beijinho e fico a espera do novo url.
Gosto de te ler, espero poder continuar a fazê-lo,

jokinhas

Bloquinho de Sonhos said...

Então este ano não vão para a praia???
Olha que está cá tanto frriiiooo!!!!
Ó linda, não ligues a gente parva.
Gostamos tanto de ti e da tua família, não deixes de nos dar notícias.
BEM...e nem sonhem em não me dar a nova morada ehin???
Beijocas GRANDES

Cláudia said...

Deve ser complicado, viver num pais distante e sentir frieza por parte de portugueses...
Mas enfim...o portuga é assim mesmo.
Espero que me avises do novo url
Beijinho grande para os 2 grandes e para a Eliana e Daniel

Mamã do Diogo said...

Ainda bem k esta tudo optimo k voces.
É muito mau as pessoas n respeitarem a privacidade das outras,p isso so conto apenas coisas sobre o bebe e nd da vida pessoal,pk sei k familiares o leem,e tb n gosto de expor muito da minha vida pessoal.Sao opçoes e tu tás no teu direito,desde k n nos abandones ;)
Beijokas grandes

*Quicas* said...

Fico contente em saber que está tudo bem...

Quanto à privacidade, acho cada vez mais necessário neste mundo da blogosfera.

beijocas e boa viagem.

Alice said...

mudanças... são precisas sempre em qualquer circunstancia.
Não sei se já espreitaste o meu cantinho, mas estou grávida :)
Desejo-vos umas excelentes férias e um feliz Natal.
Bjs

Isabel said...

Olá,

é mesmo uma seca quando as pessoas não têm mais nada que fazer do que se intrometerem na nossa vida...
vais ver que estes dias em terras portuguesas vos vão fazer bem, até vais ver as coisas com outros olhos...
um bom Natal para ti e para os teus...

beijinhos

Mae Frenética said...

Minha querida,

Estou aqui para qdo voltares, se voltares...

Um beijo enorme para ti!

Amélia do Benjamim said...

Mais uma mudança...
E eu até sei que tu não te importas de fazer mudanças, quando as causas são nobres. Esta entristece-me. Olha, estamos aqui para saber de vocês.
Um beijinho.
Ps: ainda bem que os teus pequenos já estão melhores.

Anonymous said...

Ainda bem que os teus filotes estão melhores.
Vens cá a Portugal...desejo-vos uma óptima viagem e se vierem para os meus lados avisa: melinamira@gmail.com
Quanto à mudança de cantinho, fazes bem, mas gostaria de continuar a visitar-te....
Boa viagem e mil beijinhos
Mêlina

tixa said...

Que bom que interrompeste a pausa para nos dares noticias.
Entendo a tua opção, cá fico à espera da "casa nova"
Então este ano não vão para o calor da Tailândia? Espero que gostem do Natal por cá, já está a ficar fresquinho por aqui mas parece que vai ser um Natal cheio de Sol.
Façam boa viagem.
Um bj grande grande

Anonymous said...

Oh linda... há tanto tempo que não vinha aqui... e isto... O mundo é pequeno mesmo!
Fico à espera do novo endereço!
Mas o mais importante é saber que está tudo bem! E não tarda está cá! Viva! Se puderes e tiveres tempo diz qualquer coisinha! Nem que seja para tomar um cafezinho!
Beijos muito grandes,
Teresa

Anabela & Lara said...

fiquei contente de ter noticias vossas.
nao entendo muito o porquê de mudares o endereço e apagar os nomes, talvez seja demasiado inguenua, mas gostaria muito que me ilucidasses, pois talvez esteja a expor demasiado a minha filha sem querer....
jocas

Anonymous said...

Bem amiga, espero que eu continue a fazer parte dos teus amigos e que me avises quando mudares! Entretanto fica aqui o meu e-mail: gajinha@netvisao.pt, manda um e-mail para depois eu te enviar o meu número de telemóvel, pois se desta vez andares por este lado a ver se nos encontramos finalmente, já que no Verão não deu para nos conhecermos pessoalmente. Por isso que disses a ser desta?
Beijocas fofas

_+*Ælitis*+_ said...

Compreendo totalmente tudo o que dizes... em Angola falamos portugues, claro, mas é tao facil para alguns expatriados pensarem que ainda estamos nos anos 1960 e se porem a mandar NATURALMENTE nas pessoas...
eca

Proteje quem quiseres, inventa nomes se achares necessario :)

Beijoes enormes!

Jessica

Piquinota said...

Se tens as tuas razões, então faz o que achares melhor para a tua família! Espero é que não desapareças de nós!!!

Uma excelente viagem para Portugal, e aproveita bem o Natal!:))


Jinhos grandes

T said...

Compreendo-te bem. No meu caso, só 1 ou 2 pessoas conhecidas sabem do blog, precisamente porque me "assusta" essa exposição na comunidade que me conhece... Mas não deixes que te afecte em demasia, porque a vida é tua e és tu já demonstraste ser uma pessoa serena e com bom senso. Enfim, espero que isto não implique deixar de saber de vós. Quiçá um blog com passw? Vai dando notícias. Fica o meu mail (taniamcunha@gmail.com).
Beijinhos

Ah, e boa viagem !

Tia Moky said...

Lamento que assim seja...mas se mudares de "casa", avisa, sim?!

Espero que façam boa viagem e tenham umas óptimas férias!

Beijos

Moky

Mãe Gabi said...

estamos com voces um beijo enorme boas férias e boas festas!
espero nao vos perder de vista..desde lado que cá do oceano!
bjs enormes!

Inês said...

A privacidade é algo precioso. O visinho pode saber tudo sobre a minha vida, mas nunca deveria tecer comentários impróprios invadindo a minha privacidade... devia respeitar! Pois mas não o fazem... Para eles a minha ignorância e despreso!

Quanto à lingua que aí se fala, penso que seria interessantes toda a gente aprender o Português e o Chinês, independente se são chinese ou Portuguese...
Beijocas
Leonor

Raquel said...

não comento quase desde q a diana nasceu...mas passo cá a ler sempre.
eu tb privatizei o meu blog depois dela nascer. compreendo que tomes essa decisão. caso seja da tua vontade, gostava de continuar a ler-vos.
boa viagem até portugal!
bjs

Raquel said...

não comento quase desde q a diana nasceu...mas passo cá a ler sempre.
eu tb privatizei o meu blog depois dela nascer. compreendo que tomes essa decisão. caso seja da tua vontade, gostava de continuar a ler-vos.
boa viagem até portugal!
bjs

Loira said...

Um beijinho mto grande e, qd trocares de url, não te esqueças de me avisares, sim?

Anonymous said...

olá

vens de novo a portugal??
que bom!
e encontros? marcas-te alguma coisa?
se sim diz-me ok?

quando ao anonimato tu é que sabes o que é melhor para vocês, só espero é não te "perder de vista".

jocas
vera

Ana said...

Hoje eh dia 13 de Dezembro, em Portugal sao 8 da noite portanto acho que ja deves de ir a caminho, de todas as maneiras vim aqui para te desejar um feliz Natal para ti e para a tua familia, goza muito, aproveita o maximo que puderes.
Um grande beijinho para ti Sandrinha

Helena said...

compreendo-te perfeitamente, aliás por isso mesmo tornei o blog privado. espero que me concedas o direito de vos continuar a acompanhar, gostava muito...beijocas

Unknown said...

Que bom que está tudo bem :)
Gostava muito de vos continuar a ler, avisas-me, please please please?? :)
beijos

A Horta Encantada said...

Querida Sandra
ainda bem que está tudo bem convosco.
Um beijinho muito grande para todos

maria-joão said...

Eu gosto muito de ver fotos, quartinhos, saber nomes, tudo isso.
O blogs ficam até muito mais lindos e atraentes.
Mas muitas vezes penso que não seria capaz de fazer o mesmo. E não faço.
Muitas vezes (falo por mim), se dizem aqui coisas sob a capa do anonimato, coisas que talvez não se disessem tão abertamente numa conversa pessoal.
Por vezes os blogs são puros desabafos onde não se sofrem as agruras das criticas.
Por isso eu digo sempre a minha menina, o meu menino, o papá...
Não há nomes, não há localização, não há fotos da casa nem das proximidades.
Não quero fazer mal a ninguém e não preciso de me esconder por isso.
Mas prezo muito a minha privacidade, não por aqueles que não me conhecem, mas por aqueles que possivelmente me conhecem e até me me poderão ler.
A Net é de todos, de longe e de perto.

Marco Oliveira said...

Espero que corra tudo bem!
Compreendo o que queres dizer....
Os teus pequenotes vão adorar o Natal em Portugal, prepara-te para chuva e frio.
Tenho pena se não souber o teu novo url, porque é tão bom saber que os problemas do dia-a-dia são tão iguais, "quer aqui, quer na china" como se customa dizer!

beijinhos,
Rita&Afonso

Raquel Alabaça said...

Esquece tudo e pensa na viagem, pensa no Natal dos teus filhotes, o quanto eles devem estar entusiasmados (mais ele pq ela ainda não entende) e acredito que tb estejas muito entusiasmanda por passar esta época aqui em Portugal.

Um beijinho e se não voltar aqui antes, uma boa viagem para todos.

Quita said...

Bem vinda de volta!! Espero que consigas resolcer tudo da melhor forma e se é necessário mudar de blog que o faças. Um gande beijinho, força, boa viagem e um Feliz Natal!!