O computador de casa esteve avariado.
Nós estávamos com jetlag, cansados e a precisar de descansar.
E eu não tenho muita vontade (nem tempo...) de navegar pela Net...
De qualquer modo aqui fica o resumo (longo!!!) das férias para mais tarde recordar...
26.07: Chegada a Lisboa pelas 22h30
27.07: Consulta no otorrino e ir ver a minha avó pela primeira vez. Andava e falava muito pouco. Gostei do lar onde está, a responsável é simpática e pareceu-me gostar mesmo do que faz.
28.07: O marido e o meu padrasto levaram a minha avó para casa da minha mãe onde almoçámos todos juntamente com a minha cunhada L., que está novamente grávida, parece que é uma Laura e nasce em finais de Dezembro/ inícios de Janeiro (depende de quando o médico vai fazer a cesariana) e os meus dois sobrinhos, o A. e o Ivan (1 mês mais velho que a amorinha) e o meu primo André. A minha avó mal comeu e mal falou e no fim do dia já estava “metida com ela mesma”, sem falar nada e sem responder ao que lhe diziam, algo que antes fazia abanando a cabeça ou as mãos. Fez-me muita confusão, tinha um olhar vago, perdido. Disseram-me mais tarde ser característico da doença de Alzheimer.
O meu boneco foi com o meu padrasto, o avô F. ao café. Foi a primeira vez que foi com uma pessoa sem mim. Está a ganhar asas. Depois andou um pouco no quintal de mota acelera com o avô F. Estava feliz, o meu menino.
À noite, em casa do meu pai também foi sozinho com ele para o armazém onde o meu pai trabalha, na mesma fazenda que a casa do meu pai onde eu estava.
29.07: Almoçámos com uma colega do papá no Montijo que tem duas meninas e o meu boneco ficou lá a brincar com elas enquanto nós fomos visitar a minha avó.
À noite em casa do meu pai, a minha madrasta, avó D. apanhou uns pardais e o boneco pediu-me para lhes fazer festinhas, o que me fez impressão, afinal estavam mortos e disse-lhes que estavam mortos. Resposta pronta que me deixou sem argumentos: “
Eu sei, mas se estiverem vivos não lhes consigo fazer festinhas!” Como foram apanhados na rede e não deve haver problema deixei e lá foi ele todo contente com os dois pardais mortos na mão.
Foi também neste dia que conheci a minha
homónima blogueira cujos filhos são dos mesmos anos que os meus. Muito simpática, bonita e faladora. Tinha a sensação que já a conhecia há muito tempo! Pena ter sido tão pouco tempo, mas as minhas férias este ano não foram férias.
30.07: Governo Civil para tirar passaporte para a amorinha e para o boneco. Ainda bem que a amorinha passa à frente de todos e o boneco aproveitou a “boleia” da irmã.
Almoço na Mátria em Picoas, para matar saudades dos tempos de estudante e rever os empregados que ainda são os mesmos!
Seguir para tirar o BI no Areeiro e esperar 100 números, que foi mais rápido do que tinha pensado. 3 dias para fazer o BI; em Macau demora 3 meses (agora, que antes era 1 ano).
Ver avó.
31.07: Fomos ao banco tratar de papeladas, depois fomos ver a avó.
Passámos no Forum Montijo à noite e o boneco sai com esta frase: “Vir ao Forum à noite é FIXE (primeira vez que o ouvi usar tal palavra), tem muitos lugares (para estacionar)!”
01.08: Fomos ao IKEA durante 1 hora porque o boneco queria brincar na piscina de bolas, a amorinha queria sopa, comprei uma – creme de cenoura ou algo laranja, mas realmente a comida é muito má, tinha tanto alho que estava intragável!
À tarde fui ao Alergologista e fiz os testes cutâneos que deram negativos, continuo “constipada” há um ano...
Devido à hora da consulta não fui ver a avó. Foi o único dia que não a fui ver.
À noite a Sofia e o marido vieram jantar connosco com o seu Filipe que está lindo!!!
E trouxeram umas queijadinhas de Sintra que eu já não comia há anos...
02.08: Nova deslocação ao banco. O boneco ficou em casa da avó D. e foi “trabalhar”com o avô A., meu pai e andou de empilhador com ele. Fomos ver a avó e seguimos para Lisboa para o boneco fazer os testes das alergias e da asma.
Alergias tudo negativo. Asma reversível, tratamento para fazer até regressar lá à consulta e análises para fazer.
03.08: Almoçámos em casa de uma colega de escola do boneco de Macau que estava de férias em Portugal, a Giselle. Tempo muito bem passado em que todos se divertiram e a amorinha estreou-se a partir um copo. Ooops!
Fomos fazer análises, eu e o boneco, por causa das alegias e foi um escândalo para ele fazer as análises. Começou a chorar quando lhe expliquei o que íamos fazer, soluçava enquanto me apresentava na recepção e gritava tanto lá dentro (ainda antes de lhe tocarem) que veio um dos médicos da clínica espreitar. Lá falei com ele e expliquei que se se mexesse, tirasse o braço ou algo assim é que o magoavam e que doía um pouco a espetar a agulha mas que depois passava. Enfim, conseguiram tirar-lhe sangue sem o magoar, mas como eu tirei primeiro e fiz força logo a seguir a segurar o braço dele não fosse ele mexer-se fiquei com um caroço no braço e ele no dia seguinte ainda me gozava pois o dele já só se via com lupa.
Fomos ver a avó e jantámos em casa do meu pai que desistiu de ir de férias para poder estar mais tempo com os netos que não o largavam...
04.08: Encontrámos um amigo do papá, o Bento que é casado com uma amiga da mamã, a Paula e têm 3 meninas: a Marta, a Mafalda e a Matilde!
Almoçámos com a minha mãe, fomos ver a avó e fomos ao Continente do Colombo.
05.08: Almoçámos em casa do tio R. e da tia E. que está grávida e o bebé nasce em Fevereiro.
Fomos ver a avó e fomos a Belém conhecer a
“gémea” da minha filhota e a mãe que também estavam de férias em Portugal, revemos a
Tia Moky e a sua travessa Natacha. Conheci ainda a Sónia que tem uma linda Laura e a Xana e o seu Vasco (não sei se têm blog...)
06.08: Fomos buscar BI e visitar a Dina à antiga Missão de Macau (agora com um nome mais pomposo que nunca sei qual é), almoçámos com ela ali perto e visitámos um antigo professor do papá, o Professor Muralha, que com 80 anos continua no activo, em part-time, mas activo!
07.08: De manhã o papá foi aos Registos Centrais para que rectificassem o nome da mamã no averbamento do casamento na certidão de nascimento dele, que eles escreveram mal e o papá é que teve de perder tempo a pedir a rectificação...
Eu fui com os miúdos ao Parque dos Poetas, que estava em obras, como quase tudo este ano (A5, 2a circular...). Eles adoraram andar por lá a correr mas estava tão cheio que me fez confusão.
À tarde fiz a minha primeira mamografia e ecografia mamária e tenho uns “nódulos” a vigiar que a doutora diz talvez ser gordura....
Fomos ver a avó e jantámos à da avó D.
08.08: A pedido da minha avó fomos a Fátima pôr 2 velas de 1.60 m que eu pensei serem muito caras e custaram € 1.75 cada.
O problema foi chegar lá, pois pela A8 não há qualquer indicação. Saímos mal, voltámos para trás e voltámos a sair e andámos pelas estradinhas de montanha e demorámos mais uma hora que o previsto. Sorte foi ter dado sopa aos filhotes numa estação de serviço.
O regresso pela A1 demorou apenas 1h30 e fomos ver a minha avó e mostrar as fotos de Fátima. Ficou feliz.
09.08: Fomos ver a avó ao Montijo, no regresso passámos pelo Cascais shopping (devo dizer Continente) e fomos jantar em casa do padrinho do papá que tem um filhote de 8 anos com o qual o boneco e a amorinha brincaram imenso.
10.08: Amorinha dormiu sesta em casa da avó D. e nós fomos ao Forum Montijo e depois fomos visitar a minha avó.
11.08: Almoçámos com a minha mãe, fomos ver a avó e depois fomos à festa de Alcochete para comprar farturas para o boneco que já tinha pedido. O papá ficou com eles no jardim a beira mar e eu e a minha mãe fomos a pé comprar as farturas (a que acresceram umas sandes de febras, coiratos e entremeada que foi o jantar). Bem, “no meu tempo” as farturas e tudo o mais eram ao pé da igreja, mas agora é um bocado depois disso e fartei-me de andar! O mal nem era andar, mas a estrada estava coberta com areia da praia para as largadas e é tão cansativo andar ali....
12.08: Almoçámos novamente em casa da minha mãe, mas desta vez estava o avô F. que no dia anterior estava a trabalhar. Fomos ver a avó.
13.08: Fomos ao Cascais shopping (consegui ir a uma sapataria!!!!), depois almoçámos com a mãe do padrinho do papá e à tarde fomos ver a minha avó, que ficou acamada e deixou de andar por completo, nem para ir à casa de banho. Começou também a ser alimentada por uma seringa.
14.08: Fomos ao Colombo (ao Continente!), fomos ver a minha avó e fomos ao Forum conhecer Uma mãe, que é uma tonta e veio de Leiria só nos conhecer e ficámos juntas apenas uma meia hora que era todo o meu tempo disponível pois foi o dia das despedidas, da minha mãe, do meu pai...
Gostei muito de te conhecer e ao marido que deve pensar que és doida e ao filho grande, grande e lindo e o anjo da tua menina que dizes ser tão reguila e que a minha é que andou a treinar para o circo a equilibrar-se em cima daquelas “beringelas” de sentar da Chicco.
15.08: A minha avó parece que adivinha pois quando a fomos visitar perguntou quando partíamos e quando lhe respondi “amanhã” ficou triste, percebeu que este era o último dia que a ia visitar. Chorou e passou o tempo todo a olhar para a amorinha, ela que tanto queria uma bisneta não chegou a brincar com ela como tanto desejava. A amorinha é a única menina.
16.08: Partida atribulada de Lisboa. O mano na sua mala Trunki empurrou a mana que tinha as mãos cheias de bonecos e caiu no chão de pedra batendo com os dentes. Muito choro, muito sangue, muita água gelada para ver o que se tinha passado, muito medo da mamã que tivesse partido os dentes e o funcionário da Air France a informar que podíamos embarcar JÁ pois as crianças pequenas podem embarcar primeiro. Disse para mandar entrar os outros passageiros, mas a funcionária, mais simpática veio perguntar se precisava de alguma coisa. A viagem correu mal com ela sempre a choramingar com dor no dente.
17.08: Aterramos em Hong Kong e enquanto comprávamos bilhetes de jetfoil o mano deu uma cabeçada à mana e voltou a haver sangue no dente.