Friday, December 11, 2009

MAIS UMA CRISE

Ontem levantei-me bem disposta, sem dores de maior, o que é um feito!
Despachei-me, despachei os miúdos e levei-os à escola.
Chegada ao escritório fiz uma torrada e sentei-me à secretária a ler os emails e a comer a torrada. Ao fim de meia torrada estava com tantas dores na barriga do lado esquerdo, em baixo, que desisti de comer. Pondo a mão em cima e carregando com força a dor aliviava, mas não desaparecia.
Por volta das 9h30 da manhã telefonei ao marido e fui as urgências do hospital.
Toda a gente, desde médicos a enfermeiros muito simpáticos, até estranhei…
Como estava com muitas dores e toda torcida fui logo chamada e o médico esteva a apalpar a barriga, a ver o historial e disse que poderia ser diverticulite mas que eu não tenho febre então não é grave.
A diverticulite é uma inflamação que acontece, na maioria das vezes, no final do intestino grosso, numa de suas porções conhecidas como cólon sigmóide, que se situa pouco antes do reto.
Fiquei a soro até perto das 13h e levei logo 2 ou 3 injecções para acalmar as dores, depois o médico amigo a quem enviei mensagem passou para me ver e esteve a observar-me e a fazer perguntas sobre a alimentação para tentar perceber o que causa estas crises.
Continuo a ter de esperar pela consulta de gastroenterologia (a 7 de Janeiro) para ver o que eles dizem e segundo o médico chinês que me atendeu inicialmente (muito simpático também) é provável que me vão pedir uma endoscopia e uma colonoscopia.
Quando o médico amigo apalpou a barriga pressionava e retirava a mão de repente e não percebi a razão, mas acabei de descobrir aqui “Durante o exame de apalpação, pode aparecer também aquilo que, em linguagem médica, chamamos de mecanismo de defesa e que se caracteriza pelo aumento da dor quando se retira a mão bruscamente depois de pressionar o abdômen. Essa dor pode ser sinal de irritação do peritônio, membrana que reveste internamente a cavidade abdominal." A minha dor não piora quando retira a mão.

Depois fui para casa, tomei os medicamentos e fiquei deitada a tarde toda porque estava muito tonta e enjoada (efeito das injecções que levei).
À noite “arrastei-me” para o concerto de Natal do boneco. Ainda lhe disse que não conseguia ir, que estava muito tonta e tinha estado a vomitar, mas não resultou. Começou logo a chorar que queria a mamã no concerto e não tive coragem de o deixar ir a chorar. Fui, sentei-me muito quietinha e fiquei à espera do concerto acabar e até foi rápido, menos de uma hora. Mas acho que estava com tão mau aspecto que toda a gente me dizia que eu tinha uma cara muito cansada…

Hoje, bastante tonta, arrastei-me para o trabalho porque tenho umas coisas urgentes para fazer para o Chefe dizer para eu gozar o único dia de férias que eu queria passar para o ano por motivos de serviço. Vale a pena o esforço!

13 comments:

Isa Maria said...

Mas que chefe....há cada um.

as melhoras e desculpa o atrevimento de entrar assim por esta tua casa. Mas leio-te muitas vezes só que não comento. Hoje, deu-me para isto.

Isamar

Unknown said...

as melhoras rápidas, muito rápidas!
Beijocas grandes

Anabela said...

Que chatice amiga!continuo a achar que devias vir ca fazer examaes ou a outro pais,por favor não descanses!bjs

Autora de Sonhos said...

Possa miga....poe-te boa rápido ok?

Bj

Vina said...

Ó, linda, que chatice! Espero que recuperes rápido e que descubram de uma vez por todas o que te anda a atormentar! Beijinhos e bom fim de semana!

Unknown said...

DESEJO-TE UMA RAPIDA RECUPERAÇÃO...
Beijinhos

Maria Lavrador said...

As tuas melhoras, amiga, que fiquem bem rapidamente

Bjs e bom fds

ameixa seca said...

Isso é mesmo estranho. Devias fazer logo os exames e ir logo à consulta. Já ouvi falar de diverticulite e deve doer realmente muito. Espero que em breve consigas saber o que tens e receber o tratamento apropriado :)

Bloquinho de Sonhos said...

e miga...
Tens mesmo que decobrir a origem disso.
bjs

Anonymous said...

Amiga coragem; custa muito não saber o que se passa e estarmos adoentados.Mas a "coisa" terà de se encontrar...
beijos grandes
Miduxe

Helena said...

que melhores rápido, já deves andar mesmo saturada dessa dor e ainda por cima sem saber o que é.
beijocas

Patrícia said...

Mas que coisa...
São só suposições e não há certezas do que tens afinal!
Tomara que chegue a próxima consulta rápido!
E tomara que com a colonescopia ou endoscopia se descubra o que tens!
As tuas melhoras.

Bjs

Tita Dom said...

Cuida de ti!
As melhoras rapidinhas.
Bjs