Friday, March 06, 2009

COMO VAMOS NÓS


PATINS
Boneco: Cada vez gosta mais e sente orgulho do que consegue fazer. Já vai jogando alguma coisa nos jogos-treino, já consegue acertar com o stick na bola (?), já consegue tirar a bola aos adversários e até já conseguiu marcar um golo. Claro que ainda se esquece que depois de tirar a bola ao adversário tem de ver onde ela vai e que não pode estar a conversar com os colegas da equipa. Também já se lesionou (faz parte, não é?...) numa (imagine-se!) orelha porque chocou com um colega que usa óculos daqueles próprios para desporto. Aqui a mamã estava na conversa com outra mamã e nem deu por nada, o treinador é que me avisou.

Amorinha: Que a rapariga é despachada eu nunca duvidei e bastante determinada também.
De tanto ver o mano a treinar no hóquei resolveu que queria uns patins. Inicialmente usou uns patins da Barbie, daqueles mesmo pirosos, cor de rosa (nota-se que eu não gosto nem de cor de rosa nem da Barbie?!). Foi bom porque como tem 3 níveis de dificuldade deu-lhe a noção de como se devia equilibrar em cima daquilo. Ultimamente, talvez há umas 3 semanas que começou a usar os patins azuis com que o mano começou a aprender a andar de patins. Inicialmente dava uma volta ao campo agarrada pelo pai pelos dois braços. Ao fim de uma volta descansava. Há duas semanas colocámos-lhe as joelheiras que o mano usou até há algum tempo (e que por acaso são cotoveleiras, mas o tamanho pequeno é grande para os joelhos deles) e achou piada a cair de joelhos sem se magoar e o “treino” já foi mais alargado. No sábado passado fez um treino só com os patins azuis, de joelheiras e a maior parte das vezes sem se segurar. Nem ao pai, nem à vedação do campo! E ainda recebeu muitos elogios dos papás dos outros meninos.
O facto de andarem lá agora algumas meninas a jogar hóquei também contribui para este orgulho todo em saber patinar. Vamos ver que tal será o “treino” de amanhã.

CORTE DE CABELO
No domingo, o boneco e papá foram cortar o cabelo e eu andava a convencer a amorinha desde o Natal que ela precisava de cortar o cabelo. A resposta choramingada era sempre a mesma, que não queria cortar o cabelo porque gosta de cabelo comprido. Consegui convencê-la que mesmo cortando um pouco ao cabelo ficava com o cabelo comprido e no domingo lá fomos.
Claro que foi com muito medo e a choramingar e houve umas lágrimas a deslizar pelo rosto abaixo, além de ser ter recusado a sair do meu colo. Cortou o cabelo que já lhe passava do meio das costas e já estava a começar a ficar espigado por altura dos ombros e ficou toda contente por continuar com o cabelo comprido. Foi a segunda vez que cortou o cabelo.


NATAÇÃO:
Reiniciaram na segunda-feira, dia 2, as aulas de natação depois de terem estado parados dois meses.
No passado dia 25 fomos ao Centro de Saúde para lhes passarem o atestado de aptidão física e além das enfermeiras os terem pesado, medido e verificado se tinham febre a médica apenas verificou que o coração batia (ok, estou a ironizar mas quando disse o que lá tinha ido fazer ela auscultou os dois e assinou o atestado).
Este ano as aulas de natação são na Piscina Olímpica, bem mais perto de casa e com melhores instalações, além de não perder tanto tempo para lá chegar.
Ontem uma professora estava à porta quando os fomos buscar e disse que a amorinha é muito esperta e que agora tem um professor que fala português e ela faz tudo o que ele diz e fala muito com ele, enquanto que com a outra professora que falava só chinês não reagia tanto.

VACINAS
Dia 3, terça-feira, foi dia de vacina na escola do meu boneco que veio todo orgulhoso para casa a dizer que não tinha chorado. Quando veio o aviso da escola que as vacinas eram naquela semana eu tinha-lhe dito e o rapaz andava todo aflito…

MANDARIM
O boneco está na turma de mandarim para chineses. É o único estrangeiro de aspecto, e a professora tem-nos mantido informados das dificuldades de aprendizagem dele, principalmente porque lhe falta vocabulário, uma vez que todos os outros falam muito mais chinês que ele.
Ela entregou os materiais para fazer revisões a ele mais cedo que aos outros e desde então que todos os dias ele e o pai têm estudado um pouco. No domingo passado esteve mau tempo e depois de cortar cabelo voltámos para casa e o boneco esteve a tarde toda a estudar com o pai, meio na brincadeira, meio a sério. Parece que resultou, ontem fez o exame e teve 98%, estava todo orgulhoso! E eu que lhe tinha dito que se ele tivesse 75% ficava feliz e com 80% podia ir comprar uma prenda ao Toys’R’Us.

12 comments:

Carla O. said...

Que espectáculo!!! Os dois!!! Tens razão para tanto orgulho :))))
Parabéns Bonecos!
Parabéns mamã, pelos fihotes e pelo que lhes passas :)
Mts bjs

Cláudia said...

:)
Ainda bem que as coisas vão estando bem :)
Tu nem imaginas o quanto eu acho que tu és corajosa...estás num país tão diferente onde a língua é tão diferente e mesmo assim tás muito bem adaptada.
E os teus meninos...que orgulho :)

Beijinho

Ana Santos said...

Toca a comprar a prenda para o boneco.
Os dois são filhotes de dar orgulho aos pais.
Beijinhos,
Ana e seus tesourinhos

Anonymous said...

Olá Sandra.
Já havia algum tempo que não vinha cá, mas fico feliz em saber que está tudo bem com voçês, e que o Boneco vai ter uma prendinha...está um ás...estes pequenos aprendem depressa.
A Amorinha, até a imagino a fazer birra p n cortar o cabelo:) O que interessa é q terminou tudo em bem, e sgora ela tem o cabelito mais bem tratado.
Beijocas para todos.

ameixa seca said...

Os teus meninos merecem palminhas :) E os papás merecem os parabéns!!

Helena said...

epá tantas novidades e que desportistas...
beijocas grandes

Jolie said...

Para o ano a Joana já começa a senda dos testes e eu ainda a acho tão pequenina. :p

Lindos esses teus meninos! Lindos!

Ana Guida said...

fico contente por estarem bem :)

o teu filhote foi um valente, ja nem chora com as picas! esta mesmo crescido!!

bjs e bom fds*

cilinha said...

OLÁ .... que orgulho ...logo dois no hoquei ,estao eles de parabens e tu tambem pela mae que és ...e agora toca a dar prenda ao Boneco ,ve-se que é um menino inteligente...

beijinhos e um bom fim de semana

Não desistir said...

Ola, andas um pouco ausente mas venho so dizer-te que mudei o meu URL
Beijinhso grandes e felicidades

Mitá said...

OBRIGADA SMAS PRLA TUA VISITA E PELO COMENTARIA COMO MÃE SENTI NECESSIDADE DE PARTINHAR TODA A MINHA HISTORIA COMO DIGO NO FINAL PARA QUE NOS QUEIXARMOS...BJS

Amélia Batista said...

Tu és uma pessoa admiravel. Apesar de estares num país estrangeiro, e que não tem nada a ver com o teu, adptaste-te tão bem e fazes a tua vida normal sem "choramiguiçes" ou queixas. Não sei como consegues.
Quanto aos bonecos, que bom que está tudo bem com eles. Que assim continue.
Beijinho e boa semana.