Friday, October 30, 2009
DESMAIO
Já tinha falado com os filhotes que tinham chegado a casa depois de um piquenique com a empregada pois esta semana estão de férias. E, como eles foram ao piquenique, não fui a casa almoçar, fui dar uma volta ao Largo do Senado e comprei umas coisas para eles.
Ia à casa de banho quando passei junto do meu colega e estava a comentar algo com ele quando me deu uma dor súbita e muito grande no lado esquerdo da barriga, penso que deve ser intestinos. A seguir comecei a ficar tonta e só o ouvi perguntar se me estava a sentir bem porque estava a ficar amarela. Ainda me lembro de lhe responder que me estava a sentir muito tonta e depois não me lembro de mais nada. Disseram-me que caí "redonda" no chão... Lembro-me de uma colega estar junto a mim a tentar dar-me açúcar e a falar em chamar os bombeiros... Lembro-me dos bombeiros falarem comigo de eu dizer que me doía a cabeça (deve ter sido a parte que bateu quando eu caí), lembro-me de descer no elevador... do meu colega de trabalho entrar comigo na ambulância... e de estar no hospital com muita gente à minha volta.
Espetaram-me o dedo para tirar sangue, acho que para ver se era diabetes..., fizeram-me análises e puseram-me a soro. Mais tarde fiz um scan à cabeça e depois um electrocardiograma...
Tudo deu normal, mas só soube os resultados perto das 21h... já o marido tinha chegado de Hong Kong (nesse dia tinha ido em trabalho a Hong Kong e telefonaram-lhe quando me levaram para o hospital). A minha colega foi à piscina buscar os miúdos e levou-os para casa onde ficaram com a empregada até regressarmos a casa.
Aparentemente não foi nada especial (!!!), foi apenas a dor que foi muito intensa e o corpo, como modo de protecção, fez "shut down" para aliviar a dor. A comida que comi ao almoço não devia estar bem e depois deu origem a um desarranjo intestinal, só que a dor foi súbita e muito intensa e levou ao desmaio.
"Por exemplo, uma dor intestinal pode enviar um sinal para o coração, através do nervo vago, que retarda a frequência cardíaca o suficiente para causar um desmaio. Este tipo de desmaio denomina-se síncope vasomotriz ou vasovagal."
"A síncope vasovagal pode ser induzida por dor intensa"
Bem, ganhei um galo na cabeça, ainda estou um pouco tonta e tenho receio que aconteça novamente. Imaginem se estiver a conduzir ou se estiver sozinha na rua com os miúdos...
Tuesday, October 27, 2009
CONCERTOS
Muitas actividades, muita agitação e muito divertimento. Tudo “sabe” como diz a minha amiga de Cabo Verde, que quer dizer algo como estar muito bem, muito feliz mas que é ao mesmo tempo algo mais, mais forte que o "tá-se bem" que a malta usa (certo, SR?).
Sábado à tarde passei o tempo todo no Festival da Lusofonia para os meus bonecos brincarem nos insufláveis. O medo que eu tenho deles se magoarem naqueles brinquedos é proporcional ao que eles o adoram! Enfim, ele está grande e está quase a deixar de lá poder brincar, ela tem mais medo que ele.
Ele brincou no simulador do Grande Prémio de Macau e adorou “conduzir” no circuito do grande prémio. Nas vezes que lá foi (ainda foram bastantes e perdi-lhe a conta), não conseguiu fazer nem uma volta completa à pista no tempo estipulado no jogo. Está excitadíssimo e já só fala no grande prémio, que será no fim de semana de 21 e 22 de Novembro.
À noite fomos ao concerto dos Quinta do Bil. Estava lá o Miguel Ângelo dos Delfins na assistência, misturado na multidão, com o seu casaco pendurado ao ombro.
Foi o primeiro concerto da minha filha que adorou e dançou as quase 2 horas de concerto! Não parou um minuto, ao contrário do irmão, pé de chumbo, que não se mexia…
No dia seguinte, domingo, foi dia de convidar um amigo do boneco para ir ao Hard Rock passar o dia. O amigo, com 10 anos é mais ou menos da altura do meu boneco e quando perguntaram as idades e dissemos os empregados olhavam para o boneco e para o amigo e depois perguntaram-lhes a idade :) Foi um dia muito bem passado e estava muito bom tempo!
Segunda-feira, feriado do culto dos antepassados, aproveitado para comprar o uniforme de Inverno do boneco e para passear um pouco e conhecer o novo jardim infantil do NAPE, entalado no meio de 4 estradas e com muito sol e pouco uso. Os filhos gostaram…
À noite, concerto dos Delfins, na Fortaleza do Monte, na sua despedida de Macau. Um concerto que aqueceu e que foi (mal) pensado para o pessoal ficar sentado a ver o concerto.
Mal cheguei e me mandaram sentar pensei que não era possível, um concerto dos Delfins, sentada???!!!! Obedientemente, a malta foi-se sentando, mas quando começou a cantar “Sou como um rio”, Miguel Ângelo interrompeu a música para pedir ao público para ir lá para a frente junto do palco dançar. Tudo bem, não fosse a estrutura onde estávamos ser de contraplacado fininho “ali de Zhuhai”, como disse o Miguel Ângelo mais tarde quando pediu ao pessoal para ficar de lado por razões de segurança, e não suportar o peso de tanta gente a saltar.
A organização esstava quase em pânico e a quantidade de seguranças e técnicos a espreitar a estrutura era impressionante. Será que o Instituto Cultural aprendeu alguma coisa?! É que sexta-feira actuam no mesmo local os Buraka Som Sistema, kuduro e aí é que a estrutura, a ser a mesma, vem abaixo!!!
E este post do Bairro do Oriente diz tudo.
Imagem retirada da net
Tuesday, October 20, 2009
ACTUALIZAÇÃO
Boneco: Na escola realizou-se uma corrida/marcha ou algo do género para angariar fundos para as actividades e passeios de estudo (em Macau). Até aqui tudo bem, mas foi entre as 9:30 e as 11h e estava sol e imenso calor pelo que imagino que devem ter ficado todos transpirados.
Do campo de futebol, ao ar livre, foram para a cantina com ar condicionado almoçar. Resultado: o boneco está cheio de tosse e ranho. Não tem febre (ainda bem!) mas não sei muito bem o que lhe dar que o velho xarope de cenoura já não funciona. Lembro-me de alguém ter falado em pôr uma cebola cortada dentro de água ao lado da cama ou assim e de fazer um xarope de cenoura. Será que alguém que por aqui passe (ainda há alguém) pode voltar a explicar como é que é?....
Amorinha: Quando foi à casa de banho e enquanto ela estava sentada na sanita reparei que coçava a mão e tinha umas borbulhinhas tipo picada de mosquito, mas muito pequena. Perguntei o que era e ela disse que já tinha na escola e que a assistente da professora a tinha mandado lavar as mãos e os olhos (onde tinha as borbulhas). Depois de lhe lavar os dentes e quando a deitei, com o calor, ela começou a coçar barriga, braços, costas e a ficar toda vermelha e cheia das tais borbulhinhas. Limpei com toalhetes de álcool e pus gel de aloé vera para acalmar.
Resultou ao fim de algum tempo.
Penso que terá sido reacção alérgica a algo que comeu na escola mas como a única coisa que não sei muito bem o que é é a sopa chinesa e esta pode ter imensos ingredientes, incluindo mariscos, algo que ela não come nunca em casa e que é mais susceptível de causar alergias. Tenho de lhe fazer um teste de alergias mas em Macau não se faz…
Sábado: Reunião na escola da amorinha a trocar opinião com a professora sobre a aprendizagem, fazer os números dentro dos quadrados a tocar em baixo e em cima no quadrado, mas depois nos exercícios a ficar no meio do quadrado. O som do “i” em inglês que só aprende o som de “i” como em “ink” e não o de “ai” como “ice-cream”, este último aprende para o ano… confuso.
De resto só elogios, que a rapariga faz tudo sozinha e fala imenso e conta tudo em inglês e sem qualquer problema, que não lhe falta vocabulário…
No hóquei em patins também já patina bastante e até já se consegue baixar. Já o mano distrai-se a conversar com os colegas e que está ali para aprender a jogar…
Domingo: Estive a manhã na cozinha a fazer bolinhos e saladas para levar para o barbeque do treinador do boneco e meu colega de trabalho que fazia anos ontem e a festa foi o churrasco. O boneco e a amorinha adoraram almoçar e jantar na rua e ainda por cima havia um pequeno parque infantil onde brincaram o tempo todo!
E o boneco ainda ficou com pena de ir embora depois de jantar porque as outras pessoas ainda lá ficaram.
Já a amorinha estava a “cair” de sono e depois do banho e leitinho foi só cair na cama e adormecer :)