Friday, November 19, 2010

RESUMO DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS

BRIGA
Faz hoje uma semana o meu boneco brigou na escola com um coleguinha. Não disse nada, mas à noite vi um relógio no computador que nunca tinha visto e vi logo que não era dele. Quando lhe perguntei porque tinha aquele relógio disse evasivamente que alguém lhe tinha dado, um colega. Perguntei qual colega e ele disse que tinha sido o H… Continuei a achar estranho e voltei a perguntar porque é que ele lhe tinha dado o relógio e o meu boneco encolhia os ombros que não sabia, porque quis dar… Pelo modo dele responder conseguia sentir que havia algo escondido, algo que não estava a contar, que era uma meia-verdade… Mais alguma insistência minha juntamente com o aviso de levar o relógio e o devolver ao dono pois os pais do outro menino decerto também dariam conta que faltava o relógio. Depois lá me contou que no dia anterior o outro lhe deu um murro na boca. Quando perguntei porquê não sabia… mas eu insisti que ninguém bate a ninguém sem razão e ele lá foi dizendo que ele tirou a bola ao outro e ele não gostou, mas que foi durante o jogo e não foi por mal… enfim, não sei, ainda acho que falta ali alguma coisa. Depois o outro deu-lhe o relógio. Mas o boneco disse-me que contou ao professor, até porque tinha o lábio a sangrar e que o professor disse para o outro pedir desculpa e apertarem as mãos. Coisas de miúdos, mas ainda assim, parece-me que o meu escondeu qualquer coisinha… e já viram a esperteza do outro?! Dar o relógio ao boneco para ele não contar ao professor?!

TRABALHOS DE CASA
Ultimamente o meu boneco anda muito preguiçoso para fazer os trabalhos de casa, principalmente os de chinês que para ele são difíceis. Os trabalhos de casa de inglês para ele são muito fáceis e acaba de os fazer rapidamente, o problema é começar. Já os de chinês, começa, mas depois enrola, enrola e nunca mais se despacha… tudo serve para brincar, as mãos, o lápis, o caderno… ultimamente, dado que o pai já não conseguia explicar as coisas de mandarim ao filho, porque o pai estudou português sabe pouco chinês escrito e sabe cantonense e não mandarim e porque não tem tempo, arranjámos uma explicadora que é uma estudante da China que está em Macau e que vai lá a casa fazer os trabalhos de casa de mandarim com ele e explicar-lhe o que ele não sabe. No passado sábado o boneco estava tão brincalhão que durante uma hora que durou a explicação só fez uma frase. A própria explicadora estava chateada e ele ficou de castigo a tarde toda para acabar os trabalhos de casa e acabou por nem ir ao treino de hóquei em patins.

CATEQUESE
No domingo o boneco começou a catequese. Aqui em casa somos católicos, pouco praticantes (nem me lembro da última vez que tinha ido à missa...) e no domingo fomos à missa e o boneco ficou no grupo da idade dele da catequese embora este ano os outros façam a primeira comunhão e ele não pois só começou agora. Depois da missa ele ficou na catequese e nós levámos a amorinha a um jardim que fica perto da igreja, mas como demorou quase uma hora e o jardim é pequeno a amorinha já estava cansada. Para a próxima deixo-o lá e vamos embora, passando mais tarde para o apanhar...

MACAU FOOD FAIR
Os meus filhotes adoram ir à Feira Gastronómica que se realiza junto à Torre de Macau, não pelos petiscos que lá comem, mas porque há jogos para brincar e em alguns ganham sempre um boneco de peluche. No domingo o papá estava ocupado com as obras da casa e eu fui com eles à Feira. Começaram por um algodão doce e depois foram aos jogos. E é incrível como a amorinha sempre tem mais sorte que o irmão e consegue sempre prendas maiores. Ainda bem que este ano não tirou nenhum prémio dos grandes senão não tenho onde colocar tantos bonecos de peluche, mas mesmo assim saímos de lá com a carteira mais leve e um saco de bonecos, acho que 4 para cada um deles.

AFONSO
Na terça-feira, dia 16, foi o funeral do Afonso. A missa de corpo presente foi às 17h30m na igreja de S.Lázaro e estavam presentes 2 membros da Legião 501 e os alunos da Escola Português que cantaram algumas músicas seleccionadas, uma delas a favorita do Afonso “I Believe I Can Fly”. Foi uma cerimónia diferente, em que estiveram presentes muitas pessoas, principalmente a comunidade portuguesa. Uma cerimónia emocionante, principalmente a mensagem que o tio do Afonso de 9 anos escreveu quando soube que o Afonso tinha partido e que foi lida na missa. Uma cerimónia triste mas ao mesmo tempo bonita. Depois, com todos a segurar as velas brancas fomos até ao cemitério onde os alunos da Escola portuguesa distribuíram um postal com uma mensagem do Afonso “Não queremos lágrimas, não queremos flores, queremos dadores”. Postal que nos informava da nossa nova missão na terra a pedido do Afonso: cada um de nós angariar 3 novos dadores de medula óssea e informar para o email
afonsocouto@me.com. Quem se vai registar a meu pedido?

FASHION SHOW
Hoje na escola da amorinha a turma dela fez um desfile de moda de vários países. No início tinha dito à amorinha que não ia ver, mas ela estava tão triste que decidi fazer um esforço e fui. Quando entrou no auditório vi-a olhar à volta, à procura, mas não me viu.
Desfilou, disse a "deixa" dela e saiu. Muito segura de si a desfilar e sabia exactamente onde tinha de ir.
No fim entraram as crianças todas do ano dela (pré-primária) em palco cada um com uma bandeira de um país a cantar e ficaram todos no palco. Aí ela viu-me e acenou feliz da vida!
No fim ainda lhe fui dar um beijo e um abraço e depois tive e ir a correr para o trabalho.

2 comments:

Anabela, Lara e Miguel said...

:)

BJS

Miduxe said...

Tanta coisa nova a contar...ai os miudos...que estão sempre a inventar...
bjs