Monday, November 28, 2011

SOZINHO

E o meu menino grande foi sozinho para o futebol... e chegou bem e sente-se um homem grande...
E eu fico ao mesmo tempo feliz e triste.
Está a tornar-se independente e a ganhar asas... e a crescer tão rápido...
Imagem retirada da net

REUNIÃO NA ESCOLA

Quinta-feira foi dia de reunião de pais na escola dos filhos. Os professores são novatos e marcaram as reuniões seguidas pois acham que o horário é seguido à risca, sem atrasos. Eu avisei e, obviamente, atrasou.

O professor do boneco atrasou mais de 5 minutos a reunião, o que fez diferença para a reunião com a professora da amorinha….
No essencial o boneco está bem e recomenda-se, o problema das redacções demasiado curtas e directas, o problema de estar sempre a falar e o problema da falta de variedade pois fez uma composição em que todas as frases (e eram umas 5 ou 6) começavam com “I would”. Original, não?!

A professora da amorinha já estava à nossa espera quando chegámos, atrasados devido à reunião com o professor do boneco. Eu tinha avisado que não dava para chegar a horas e para ela mudar a reunião, mas ela disse que era impossível e que estava tudo combinado com o outro professor.

Fomos informados que afinal a amorinha não teve nenhum A porque as quatro professoras das quatro turmas decidiram que seria assim este ano no primeiro periodo.
A professora diz que já viu que ela não faz perguntas porque percebe as coisas, mas gostava que ela fizesse perguntas e que participasse mais a contar experiências que tenha tido parecidas com o que se está a falar na sala… andou à volta sobre como a poderia ajudar mas no fim não disse nada que me ajude a ajudá-la… o mesmo com a leitura, lê como um aluno do 3ºano mas diz que ela tira livros de nível muito baixo. Pedi à professora que a orientasse a escolher os livros na biblioteca pois na escola onde ela andava antes só podia tirar livros do ano em que estava e acho que a professora percebeu.
A professora explicou também que se estão à espera dos miúdos aprenderem no máximo até um nível e se eles aprendem até esse nível então não vão dar A porque não são excepcionais…. E eu fiquei com a sensação que A é uma raridade para esta professora… então se esta nota existe é para quê? Para ficar para a professora?... Não percebi e não gostei e lá tive de dizer à amorinah que ela não teve A porque a escola não dá A agora no primeiro periodo aos meninos dao 1ºano…
Em conversa com a professora do primeiro ano do boneco fiquei com a sensação que ela não concordava com esta política e ela ficou com pena da amorinha não ser aluna dela… tal como eu tenho pena desde que soube que não estava com ela, tenho a certeza que a minha menina esperta ainda ia aprender mais… e aprender nesta idade é tão bom pois é tudo uma brincadeira…

Depois foi a reunião com a professora de mandarim do boneco que acha que ele está bem porque não é chinês e não exige tanto dele como dos outros o que acaba por ser prejudicial pois eu queria que ele aprendesse mais. O pai lá esteve a pedir opinião da professora para poder ajudar o boneco a falar mais mandarim, mas fiquei com a sensação que ela não liga muito ao assunto. Pena não ser a professora do ano passado.

A reunião com a professora de mandarim da amorinha correu muito melhor pois ela disse que a amorinha é sempre a primeira ou segunda melhor a fazer os mini testes e testes na aula e que fala e ela parece-lhe que ela percebe. Está contente pois como ela é estrangeira estava preocupada se ia ser muito complicado. E nós estamos contentes pois parece-me que ela está a aprender.


Tuesday, November 22, 2011

NOTAS

Amorinha
É uma aluna excelente e esforçada que faz quase tudo bem feito, mas teve B a tudo, com um B+ a Inglês e excepção a música, em que teve A e a mandarim, a melhor nota em que teve A+, sendo que esta é a disciplina em que tem mais dificuldade…
Não sei se é da professora se é dela pois os comentários e a nota parece não ser a mesma criança…
Mas na reunião vou perguntar o que posso fazer para a ajudar a ser melhor estudante e ter “A” como mano, mais importante para a amorinha do que para mim.

Boneco
Este ano, em que não estava com nenhum tipo de expectativa, conseguiu surpreender-me ao apresentar-me um relatório quase só com “A”’s, apenas B+ a inglês e acho que não é por ele não saber a matéria, mas porque não é capaz de estar calado e de ouvir o professor… e A – a Música, também porque não se cala…

MENINAS

Sábado à tarde o papá e o mano foram ver as corridas do Grande Prémio e as “mulheres” lá de casa foram às compras. Domingo repetimos a dose. Parte de compras, parte de jardim e fomos as duas almoçar ao restaurante com ela toda contente por estarmos só as duas, embora meio perdida no jardim pois tem sempre o mano e sozinha comigo parecia que faltava algo.

CHECK UP

Sexta-feira foi dia de check up da amorinha.
Sexta-feira dos treinos do Grande Prémio e de muita confusão com o trânsito.
Deixámos o mano na escola com a incumbência de avisar a professora da mana que a mana só chegaria mais tarde pois tinha o check-upe fomos para o hospital.
Demorámos um pouco mais que o normal a chegar, num caminho que não é o normal, a tentar fugir ao trânsito.
Registo feito, foi medida: 1,20 cm e pesada: 25.4Kgs. Alguém me diz onde foi a minha bebé?!...
Recomendaram que fosse tomar o pequeno-almoço pois o trânsito atrasava a doutora. E ela quis ir comer uma sandes de ovo.
Voltámos ao local da consulta e não demorámos mais de 30 minutos a ser atendidas, afinal ela era a segunda.
A médica viu as anotações anteriores, perguntou se tinha visto o ex-pediatra dela que entretanto regressou a Macau e eu disse que ela teve de ir ver foi o médico em Portugal pois tinha ficado doente, segundo o otorrino de Portugal, com uma grande crise de rinite alérgica.
Informei e mostrei os exames, que foi nessa vez que descobri que a minha amorinha ouve mal e ela disse que ela tinha feito os exames em Macau e eu disse-lhe que não, que apesar de andar no otorrino no hospital há um ano, este nunca mandou fazer nenhum daqueles exames. Ela tirou cópia e disse para eu mostrar os exames ao otorrino na próxima consulta no fim deste mês.
Falei também que ela se queixa que tem dores junto do ouvido esquerdo e que o otorrino de Portugal disse que não tinha nada a ver com os ouvidos e que era um problema de oclusão, que a amorinha fecha mal a boca e daí que de vez em quando tenha dores.
Ela ouviu e tomou notas, depois foi examiná-la, perguntou se ainda tem dores de barriga e confirmei, embora me pareça que menos vezes.
Viu as pernas dela (cheias de arranhões, nódoas negras e afins, o mais recente um penso porque no dia anterior caiu nas escadas da escola e esfolou o joelho todo) e disse-me que ela não parava, o que eu confirmei. Dia que não tenha mais um arranhão ou ferida não é dia…
Nada especial a fazer, está bem e recomenda-se. Mandou para a consulta de cirurgia facial e estomatologia para ver se tem mesmo o tal problema de oclusão, mas informou que no hospital não há odontologia…
Saímos do hospital para a escola e, por incrível que pareça, não havia trânsito!

Tuesday, November 08, 2011

ACTUALIZAÇÃO SEM GRANDES NOVIDADES

O tempo passa e quase não dou por ele.
Ajudou a passar mais rápido e a ficar longe daqui ainda mais tempo o Festival da Lusofonia pois, como quase todas as pessoas das comunidades lusófonas, estive a trabalhar e, entre a chegada e a partida dos artistas, foram mais de 10 dias.
Mas correu bem e compensou todo o esforço. Em contrapartida vou ter mais uns dias de férias para passar com a família no Natal.

Os filhotes crescem a olhos vistos.
O boneco está um menino lindo que vai mantendo o seu esforço para perder peso e estamos nos 40 kg, menos 3 kg do que à data da consulta, no dia 9 de Setembro. Até Março vamos conseguir a minha meta de 38 kg, mas não sei se a do nutricionista de 36 kg…
Cada vez está mais teimoso e com a mania que sabe as coisas, mas é muito dependente e tem medo de andar sozinho. Num dos dias em que veio da escola e foi ao futebol, saiu do autocarro ao lado do futebol, mas ninguém saiu com ele e ele ficou preocupado. A irmã foi para casa e assim não era preciso ficarem à espera de outro autocarro. Estou sempre a dizer que ele está a ficar crescido e que há coisas em que tem de ficar mais responsável e mais independente.

A amorinha continua linda e bastante marota, mas é uma menina muito responsável que faz os trabalhos de casa sozinha quando chega da escola. Está a fazer a contagem decrescente para deixar de ir às aulas de natação e de vez em quando deixo-a fazer gazeta pois ela já sabe nadar e não me parece que ande a aprender algo de novo. Acho que em Janeiro deixa de ir. Tem de fazer desporto e eu disse-lhe e ela escolheu futebol com o irmão e como o irmão. Já há quase um mês que também treina hóquei em patins e já fez dois jogos com os rapazes. É quase sempre a única menina e é a mais pequena pelo que passa o tempo no chão que ela é destemida e coloca-se à frente dos outros para lhes tirar a bola. O resultado é ir parar ao chão. E eu fico aflita que se tenha magoado, mas sorrio e digo-lhe para ser forte e continuar. Mas custa… preferia que fosse para o ballet ou algo mais de “menina”.
Continua a falar da morte, mas desde que começou a catequese, em meados de Setembro, que aceita melhor e já não chora. Diz-me que estou no coração dela e que vou lá ficar para sempre, mesmo depois de eu morrer e que, mesmo sabendo que eu não lhe posso responder (quando morrer), vai falar comigo como fala com Jesus… parece-me que estamos a avançar