Sunday, February 24, 2013

18 ANOS


Hoje faz 18 anos que cheguei a Macau…
18 anos… uma vida
Cheguei para ficar dois anos e depois regressar a Portugal, mas esses dois anos foram passando, a incerteza de 1999, as dúvidas entre ficar ou partir deram lugar a que os anos fossem passando e eu fosse ficando.
Mas a menina ingénua e cheia de esperança transformou-se ao longo dos anos
E deixou de acreditar que um dia Macau vai ser realmente o ponto de encontro entre culturas, a porta de entrada para a China (apesar das suas Portas do Cerco onde todos os dias passam milhares de pessoas) e uma cidade internacional (onde praticamente só se fala chinês)…
Continuo a acreditar que há muita gente boa nesta terra, muita gente simpática, mas infelizmente a maioria, que nem é de cá, não quer saber da terra nem das suas gentes ou da sua cultura que a diferencia das outras cidades da China. E só pensam no dinheiro fácil, nos casinos (temos o maior mundo), nas construções umas em cima das outras e cada vez mais altas, que ao longo destes anos transformaram esta linda cidade numa cidade de cimento, onde há cada vez mais prédios mas cada vez menos possibilidades das gentes de Macau os comprarem.
E, eu que entretanto aprendi a falar algum chinês e a desenrascar-me por cá não gosto desta nova Macau. E tenho saudades da Macau mais tranquila, onde havia lojas tradicionais e mais simpatia. E tenho saudades do céu azul do meu Portugal onde volto todos os anos. Mas a minha vida é aqui e que venham mais 18 anos e haja saúde, nesta cidade cada vez mais poluída…

Friday, February 22, 2013

ENXAQUECAS


Em 2012, o boneco teve  duas vezes enxaqueca, uma em Abril e outra em Outubro. Ambas enquanto estávamos em Hong Kong. E tive de ir com ele para o hotel, fechar cortinas e desligar luzes, deixar o quarto o mais escuro possível pois a luz incomoda-o. Teve febre baixa nas duas vezes e vomitou. Dormiu a tarde toda e à noite está ligeiramente melhor.
Das duas vezes foi stress. O papá estava a implicar com ele porque ele não estuda nem fala quase nada de chinês e ele começa a ficar irritado e não diz nada, mas depois começa a queixar-se de dores de cabeça e começa a sentir-se mal e a dor de cabeça transforma-se em enxaqueca.
No início do ano, numa consulta de rotina, queixei-me à médica e ela enviou-o para uma consulta de especialidade em pediatria neurologia. No passado dia 20 fomos à consulta.
Uma certa atribulação para chegar à consulta pois estava um político importante da China em Macau e o trânsito junto à escola dele estava cortado. Chegámos tarde, mas fomos atendidos relativamente rápido.
A médica, muito simpática perguntou logo se havia alguém na família com enxaquecas pois está relacionado com hereditariedade e eu disse que eu. Ela disse que é normal na altura da adolescência e que depois tem tendência a melhorar e até a passar, principalmente nos rapazes e que está também relacionado com questões hormonais.
Como foram só dois casos no ano passado e ambos em situações de stress, ela acha que é normal e é preciso “cool down” e evitar essas situações. Não lhe deu nenhuma medicação muito forte porque ele é pequeno, tomar apenas Benuron para aliviar um pouco e acalmar os nervos. E, pelo sim, pelo não vai fazer um scan à cabeça, mas só em Setembro porque o caso dele não é urgente e pode esperar. E volta à consulta depois para mostrar o resultado.
E, entretanto espero que não hajam casos de enxaquecas…

Tuesday, February 19, 2013

DENTE

E mais um dente do boneco que caiu, no passado mês de Janeiro (oops,já passou mais de um mês...), mais propriamente no dia 16 ao fim do dia. Desta vez foi o molar superior esquerdo e como ele tem aparelho para endireitar os dentes e aquele molar fica antes do molar definitivo que segura o aparelho que puxa os dentes da frente enviei mensagem à dentista e ela esteve a verificar e o outro dente definitivo já está a sair e não faz mal ao dente definitivo qu ejá lá estava (que confusão...)

Wednesday, February 06, 2013

Kung Hei Fat Choi

This year/Este ano

is the Chinese year of the Snake/ é o ano chinês da serpente ou cobra

It will start on sunday, february 10th/ Terá início no próximo domingo, dia 10 de Fevereiro


So, I wish you ll a very happy and prosperous Chinese new year/
Por isso, desejo a todos um feliz e próspero Ano Novo Chinês! 



UM SÁBADO ATÍPICO


O dia começou comigo e a amorinha a despacharmo-nos para ir à aula de Yoga em família, um dia para o pessoal experimentar yoga e levar os miúdos. O boneco ficou em casa a fazer os trabalhos de casa enquanto o papá nos levou. Em Macau é tudo perto e ele deve ter ficado sozinho uns 30 minutinhos.
A aula de yoga não tinha muitos miúdos, mas tinha um que era um terrorista e não parava quieto e estava sempre a gritar. O instrutor era novo e penso que sem grande experiência com miúdos, embora muito simpático e com imensa paciência. Lá percebi porque a aula era de duas horas, pois perde-se muito tempo a ver se os miúdos estão a fazer bem os exercícios (aqueles que os fazem, que outros desistem ou nem chegam a começar).

Depois fomos a casa almoçar e a seguir ao almoço a amorinha e o boneco estiveram a fazer os trabalhos de casa.
Mais tarde a amorinha teve piano e o boneco e eu ficámos à espera dela no jardim perto da casa do professor.
À noite foi o treino do hóquei em patins e depois casa para banhos e jantar.

O boneco tomou banho e a seguir fui ajudar a amorinha. Entretanto eu tinha aquecido sopa para a amorinha que disse que queria e para mim. Como o boneco não queria não aqueci para ele. Quando estava a dar banho à amorinha aparece-me o boneco a chorar que o pai queria que ele comesse a sopa senão não podia jantar e ia dormir e eu disse que a sopa era para mim. Voltou para a mesa, mas quando saí da casa de banho estava no quarto a chorar e perguntei porquê e ele disse que foi o pai que mandou porque ele disse que não comia sopa.
Perguntei ao pai se não tinha reparado que a tigela de sopa que ele tinha posto ao filho não tinha bonecos pois era aminha e o pai lá concordou, mas a resmungar que o filho não explicou. Depois fui ao quarto acalmar o filho que estava a soluçar que o pai ralhou com ele e não o deixou comer…
Isto depois de um dia em que nem parei não há paciência!
Porque será que os homens não têm paciência?! E porque será que são sempre as mães as mediadoras dos conflitos entre pais e filhos? E porque os pais duvidam tanto dos filhos?... Enfim…

26/01/2013