Friday, February 22, 2013

ENXAQUECAS


Em 2012, o boneco teve  duas vezes enxaqueca, uma em Abril e outra em Outubro. Ambas enquanto estávamos em Hong Kong. E tive de ir com ele para o hotel, fechar cortinas e desligar luzes, deixar o quarto o mais escuro possível pois a luz incomoda-o. Teve febre baixa nas duas vezes e vomitou. Dormiu a tarde toda e à noite está ligeiramente melhor.
Das duas vezes foi stress. O papá estava a implicar com ele porque ele não estuda nem fala quase nada de chinês e ele começa a ficar irritado e não diz nada, mas depois começa a queixar-se de dores de cabeça e começa a sentir-se mal e a dor de cabeça transforma-se em enxaqueca.
No início do ano, numa consulta de rotina, queixei-me à médica e ela enviou-o para uma consulta de especialidade em pediatria neurologia. No passado dia 20 fomos à consulta.
Uma certa atribulação para chegar à consulta pois estava um político importante da China em Macau e o trânsito junto à escola dele estava cortado. Chegámos tarde, mas fomos atendidos relativamente rápido.
A médica, muito simpática perguntou logo se havia alguém na família com enxaquecas pois está relacionado com hereditariedade e eu disse que eu. Ela disse que é normal na altura da adolescência e que depois tem tendência a melhorar e até a passar, principalmente nos rapazes e que está também relacionado com questões hormonais.
Como foram só dois casos no ano passado e ambos em situações de stress, ela acha que é normal e é preciso “cool down” e evitar essas situações. Não lhe deu nenhuma medicação muito forte porque ele é pequeno, tomar apenas Benuron para aliviar um pouco e acalmar os nervos. E, pelo sim, pelo não vai fazer um scan à cabeça, mas só em Setembro porque o caso dele não é urgente e pode esperar. E volta à consulta depois para mostrar o resultado.
E, entretanto espero que não hajam casos de enxaquecas…

No comments: