No
sábado (véspera de ano novo chinês), dia do “jantar de família”, o meu boneco tinha treino de hóquei em patins e a avó (mãe do papá) não tinha tempo para preparar o tal jantar (que pena!!! Eh eh eh – olha a iroonia). Portanto, este ano não houve o tal jantar e o ano novo chinês começou logo a correr melhor!
Domingo, dia de ano novo chinês, dia de visitar a mãe do papá.
Hora escolhida: 11 da manhã – hora de almoço da amorinha, nada feito, primeiro ela come (acabou por não comer quase nada, mas enfim...) e saímos de casa perto das 11h30.
Visita à casa da avó, esperar a irmã do papá que vive lá, mas tinha saído...e já estávamos atrasados... Depois casa da avó do papá onde já estão as tias (a maioria que são 7 no total e não costumam estar todas) e os primos. A avó do papá contente por rever os únicos dois bisnetos que mal conhece, que não a conhecem e que se refugiam “debaixo das minhas saias” (Eu sentada com um em cada perna a esconder a cara no meu peito – estao a ver a “cena”?).
Todos os anos há muitas pérolas sobre eles não falarem chinês (não que não saibam, mas como não conhecem as pessoas e são envergonhados, refugiam-se no meu colo ou no meu abraço). Este ano a pérola que mais gostei foi da tia mais nova do papá “tia
Mui” que se saiu com ar de admiração com a observação em relação ao meu filho: “
Ele fala português!”. Vejam só que admiração! Nem respondi de tão surpreendida que fiquei.
Yam chá (comida cozida a vapor em cestinhos de bambu) anual da família do papá a que este ano me escapei pois estava marcado para as 13:30 e com a amorinha cheia de sono e de fome por ter almoçado mal resolvi ir para casa com ela. Papá e boneco foram ao yam chá e depois visitar um amigo da mãe do papá.
Pensei terem terminado ali as minhas obrigações de ano novo chinês e já estava feliz da vida porque este ano até não tinha corrido mal...depois chegou o papá e o filho a casa com a novidade de um jantar no dia seguinte em casa da mãe dele...
Segunda: levámos os bonecos ao jardim e à noite o jantar em casa da avó que até correu bem e eu aproveitei para tirar umas fotos das iguarias que se comem, todas com significado.
Terça: fomos com os bonecos ao jardim e à tarde passeámos na Doca dos Pescadores, sítio onde eles até conseguiram correr de um lado para o outro apesar de estar apinhado de gente.
Quarta de manhã havia um encontro dos colegas da turma do meu boneco organizado por uma das mães e como não tinha a certeza de quem ia estar presente não lhe disse nada, apenas o convenci a ir ao jardim do encontro. E o ar de alegria dele ao encontrar os colegas da escola?! O brilho do olhar, adorei!
À tarde brincou imenso no computador e depois novamente jardim, o jardim do 4 já com uma chuvinha muito miudinha...
A minha amorinha linda surpreendeu-me ao ficar comigo em casa em vez de ir à rua com o papá e o mano. Ela que adora ir à rua! Mas eu estava só a acabar de ver um filme e depois fomos à rua. Já ela me tinha ido buscar as meias, as botas e o casaco, como que a dizer “Despacha-te!”
Quinta: de volta ao trabalho com pouca vontade, muita gente de férias e o boneco em casa. O tempo que esteve durante o ano novo chinês ajudou aos passeios, andámos de manga curta, mas hoje já está mais fresquinho e já chove.
Amanhã,
sexta será como hoje e está a passar mais um ano novo chinês.
Sábado é dia de abrir os “lai si” e o meu boneco está “morto” para os abrir e ver qual foi o “lucro”.