Wednesday, February 28, 2007

SAÍDAS DELES...

AMORINHA
A amorinha deixou de me chamar papá (que pena, que de noite eu mandava lá o papá!...) e passou a chamar-me de Mámi (não sei porquê...)


Durante a noite oiço a amorinha dizer:
“Mano, peteta (pateta)”
Espreito e está a dormir com um sorriso nos lábios, uma ternura!
Imagino o que estará a sonhar.
O que adora o mano.
Pateta porque quando ele faz asneira eu digo que o mano é pateta.
Uma ternura!

BONECO

Ficou em casa, a mana foi para a creche.
À hora de almoço foi lavar as mãos e depois vem ter comigo e diz:
“Mamã, cheiro à mana!” enquanto me dá as mãos a cheirar (que cheiram ao sabonete líquido...).

No ano novo chinês há muitos crisântemos a enfeitar as entradas dos prédios.
O meu boneco ao passar por eles chamou-me dizendo: “As flores de banana são bonitas!” e eu sem perceber do que ele estava a falar.
Agora reparem lá que realmente parecem pequenas bananas todas juntas.

Com um dia de atraso...


Já agora aproveito para deixar os parabéns atrasados ao Tio Luís!
Estão os dois metidos num grande 31 este ano!!!!

Monday, February 26, 2007

12 ANOS

Sábado, 24 de Fevereiro fez 12 anos que cheguei a Macau...
Para quem vinha só por uns dois ou três anos, é uma vida.
Para quem pergunta se gosto de cá estar...
Acho que a resposta é positiva, embora me falte algum espaço, o que penso ser normal numa cidade de 28 Km2 (tem vindo a crescer desde que cá cheguei à conta dos aterros!).
Sinto falta de algumas coisas de Portugal, como os Pastéis de Belém ;), mas principalmente da minha avó. Às vezes o apoio da família também me fazia falta.
Sei que em Macau o facto de tudo ser perto tem vantagens e não perco muito tempo em viagens de e para o trabalho, o que me deixa mais tempo para dedicar aos filhos.
Falta-me o céu azul de Portugal, que aqui o céu é (quase) sempre cinzento; poder pegar no carro e conduzir mais que meia hora que é o que demora chegar de Macau a Coloane, mas no geral gosto de cá estar.
Regressar a Portugal? Claro! Quando me reformar (se lá chegar).
Entretanto, todos os anos no Verão, matamos as saudades de tudo e os dois filhotes adoram ir a Portugal.

Thursday, February 22, 2007

O MEU (NOSSO) ANO NOVO CHINÊS

No sábado (véspera de ano novo chinês), dia do “jantar de família”, o meu boneco tinha treino de hóquei em patins e a avó (mãe do papá) não tinha tempo para preparar o tal jantar (que pena!!! Eh eh eh – olha a iroonia). Portanto, este ano não houve o tal jantar e o ano novo chinês começou logo a correr melhor!

Domingo, dia de ano novo chinês, dia de visitar a mãe do papá.
Hora escolhida: 11 da manhã – hora de almoço da amorinha, nada feito, primeiro ela come (acabou por não comer quase nada, mas enfim...) e saímos de casa perto das 11h30.
Visita à casa da avó, esperar a irmã do papá que vive lá, mas tinha saído...e já estávamos atrasados... Depois casa da avó do papá onde já estão as tias (a maioria que são 7 no total e não costumam estar todas) e os primos. A avó do papá contente por rever os únicos dois bisnetos que mal conhece, que não a conhecem e que se refugiam “debaixo das minhas saias” (Eu sentada com um em cada perna a esconder a cara no meu peito – estao a ver a “cena”?).
Todos os anos há muitas pérolas sobre eles não falarem chinês (não que não saibam, mas como não conhecem as pessoas e são envergonhados, refugiam-se no meu colo ou no meu abraço). Este ano a pérola que mais gostei foi da tia mais nova do papá “tia Mui” que se saiu com ar de admiração com a observação em relação ao meu filho: “Ele fala português!”. Vejam só que admiração! Nem respondi de tão surpreendida que fiquei.
Yam chá (comida cozida a vapor em cestinhos de bambu) anual da família do papá a que este ano me escapei pois estava marcado para as 13:30 e com a amorinha cheia de sono e de fome por ter almoçado mal resolvi ir para casa com ela. Papá e boneco foram ao yam chá e depois visitar um amigo da mãe do papá.
Pensei terem terminado ali as minhas obrigações de ano novo chinês e já estava feliz da vida porque este ano até não tinha corrido mal...depois chegou o papá e o filho a casa com a novidade de um jantar no dia seguinte em casa da mãe dele...

Segunda: levámos os bonecos ao jardim e à noite o jantar em casa da avó que até correu bem e eu aproveitei para tirar umas fotos das iguarias que se comem, todas com significado.

Terça: fomos com os bonecos ao jardim e à tarde passeámos na Doca dos Pescadores, sítio onde eles até conseguiram correr de um lado para o outro apesar de estar apinhado de gente.

Quarta de manhã havia um encontro dos colegas da turma do meu boneco organizado por uma das mães e como não tinha a certeza de quem ia estar presente não lhe disse nada, apenas o convenci a ir ao jardim do encontro. E o ar de alegria dele ao encontrar os colegas da escola?! O brilho do olhar, adorei!
À tarde brincou imenso no computador e depois novamente jardim, o jardim do 4 já com uma chuvinha muito miudinha...
A minha amorinha linda surpreendeu-me ao ficar comigo em casa em vez de ir à rua com o papá e o mano. Ela que adora ir à rua! Mas eu estava só a acabar de ver um filme e depois fomos à rua. Já ela me tinha ido buscar as meias, as botas e o casaco, como que a dizer “Despacha-te!”

Quinta: de volta ao trabalho com pouca vontade, muita gente de férias e o boneco em casa. O tempo que esteve durante o ano novo chinês ajudou aos passeios, andámos de manga curta, mas hoje já está mais fresquinho e já chove.

Amanhã, sexta será como hoje e está a passar mais um ano novo chinês.

Sábado é dia de abrir os “lai si” e o meu boneco está “morto” para os abrir e ver qual foi o “lucro”.

Friday, February 16, 2007

Tradições do Ano Novo Chinês em Macau


Celebra-se no próximo dia 18 de Fevereiro o ano novo chinês, um período também conhecido como a Festa da Primavera “Chun Jit”, festival familiar. Este ano celebra-se o ano do porco.

Em Macau é feriado dia 18, 19 e 20 e, como o primeiro feriado é no domingo o governo concedeu tolerância de ponto no dia 21, pelo que desejo a todos os que por aqui passarem um Bom Ano Novo Chinês “Kung Hei Fat Choi”!

Tenho uma certa curiosidade em relação às tradições e rituais que se cumprem mesmo não apreciando particularmente esta época do ano e resolvi perguntar a algumas colegas e fazer pesquisas na net.
Muitos dos costumes apenas são cumpridos pelas pessoas mais velhas e têm tendência a desaparecer.

Já tinha contado aqui a história do ano novo chinês e falado de alguns dos costumes dessa época do ano, desta vez vou falar dos preparativos, que começam bem antes da chegada do ano novo e do que se deve fazer em cada um dos dias.

Há muitas tradições de ano novo chinês e na própria China são diferentes de Norte a Sul, o que não é de estranhar dada a sua vastidão, estes são alguns dos que ainda se aplicam a Macau. (Não, eu não os cumpro, apenas alguns...muito, muito poucos!)

23 de Dezembro do calendário lunar:

Os chineses fazem oferendas ao Deus da Cozinha ou do Forno (Zhou Kuan) para se despedir dele que sobe ao céu no dia seguinte para reportar ao Imperador de Jade como é que a família se comportou ao longo do ano e este determinar a sorte que a mesma vai ter no novo ano.
Hoje em dia esta tradição tem vindo a desaparecer.




Do dia 23 ao dia 30 de Dezembro: Sou Tei - a limpeza da casa

Depois da despedida do Deus do Forno, começa-se a limpar a casa.
“Yah pat, sai la tat”
“No dia 28 lava o sujo”, poderia ser a tradução à letra desta frase que tanto significado tem para os chineses. O dia 28 do último mês do calendário lunar, Dezembro é dia de limpar a casa de alto a baixo, se possível até pintá-la e de jogar fora tudo o que é velho e está estragado para substituir por novo para passar o ano; limpar as coisas velhas e más do ano, para ter um novo começo.

Do dia 23 ao dia 30 de Dezembro: Decorações da casa

Mon (porta) San (Deus), significa "Deus da porta". São duas imagens colocadas à entrada da porta para proteger a casa dos espiritos maus. Já não é tão usado como antigamente. E é cada vez mais substituída pelos “fai chun” e pelo “dao fu”








Fai chun, o couplet da primavera, que é uma combinação de literatura e de arte, são duas frases, semelhantes a um poema e que tem escrito dizeres auspiciosos.
Geralmente são de papel vermelho e com letras douradas e põem-se nas portas e janelas e servem para atrair felicidade e proteger os que ali moram. Não se usam em conjunto com o Deus da porta.






Dou Fok, o caracter Fok (felicidade e sorte) de cabeça para baixo.
"Fok" é um caracter chinês, significa "a sorte" e "a felicidade". É um costume colocar o caracter Fok na porta e na parede durante o ano novo chinês, geralmente de cabeça para baixo, porque "de cabeça para baixo" na língua chinesa é "Dou", que tem a mesma pronúncia do caracter "chegar". Assim, colocar o caracter Fok de cabeça para baixo tem o sentido que a sorte já chegou.

Colocam-se pequenas tangerineiras “Kat” à entrada da porta porque o som “kat” significa sorte. “Tai kat tai lei” que significa mais fácil ganhar mais.

Enfeita-se a casa com flores, normalmente narcisos (soy sin fa – soy tem o mesmo som de fortuna), crisântemos (kok fa) e gladíolos (kim lan fa) porque o som “fá hoi fu kuai” quer dizer que as flores a abrir trazem felicidade. Também se enfeita com flores de pessegueiro "tou fa" para ter sorte no amor.

30 de Dezembro: véspera do ano novo chinês
A véspera do ano novo chinês chama-se Choi Jek (lin sam sahp man = noite do dia 30) em chinês, significa que o tempo velho acabou.

Neste dia, as famílias reúnem-se para jantar “tung lin fan” e aguardam o começo do ano novo.
Os pratos são preparados com antecedência e o cardápio é composto por vários alimentos que têm um significado bom:
Camarão “há” “yi há tá siu”que significa fácil sorrir
Ostras “hou si” que significa coisas boas
Alface “san choi”que significa subir
Vegetal tailândes com troncos ocos “gan choi” “gan gan lek lek”que significa trabalhar arduamente (e ter forças para tal)

Peixe e galinha, estes dois últimos sempre servidos inteiros para que nada falte no ano que chega “yao yu yao iok”
O peixe é presença obrigatória neste jantar “yu” homónimo de "restante". Comer peixe na véspera significa que a família tem mais coisas que o necessário; e normalmente, em vez de comer tudo, resta sempre um pouco para ter o bom sentido.

Algas, fininhas e pretas que parecem fios de cabelo “fat choi” cujo som é riqueza.
Língua de porco “ju lei” cujo som significa trazer coisas boas
Cogumelo “tong gu” moeda de ouro para os chineses
E outras...

Às vezes, as pessoas mais velhas fazem ofertas aos seus antepassados.

Depois do jantar, pessoas conversam, vêem televisão, jogam “mahjong” (uma espécie de dominó) e aguardam o começo do ano novo.

Para passar o ano não se deve dever dinheiro a ninguém porque não dá sorte.
Também não se deve dizer o número quatro “sei” que é homónimo de “morte” nem falar de coisas relacionadas com morte para não dar azar.

Há quem tome banho na véspera do ano novo com folhas da árvore de pomelo (lok iao yip) para retirar tudo o que é mau do ano anterior.


Quando soa a meia-noite deve-se abrir as portas e janelas para o ano velho sair e o novo entrar; queimam-se panchões (uma espécie de fogo de artifício) para que o barulho afaste os espiritos maus e a má sorte do passado (e com o barulho que aquilo faz até a mim me afugenta!).
Antigamente queimavam-se panchões por toda a cidade de Macau, mas hoje em dia há áreas e horários próprios para o fazer.

À meia noite no dia da passagem de ano deve-se ir ao templo espetar um pivete para pedir sorte aos deuses, se for o primeiro melhor e quanto maior o pivete melhor.

Também dá sorte por um envelope de “lai si” na boca do dragão que está no templo e depois fazer festa ao longo do corpo do dragão para que o ano corra bem.

Desde o primeiro dia do ano novo: Bai Lin - cumprimentar pelo Ano Novo
"Bai Lin" significa "cumprimentar pelo Ano Novo".
Bai Lin começa em casa: no primeiro dia fica-se com os pais, o segundo dia é para os sogros, depois é para parentes e amigos, e isso pode continuar até duas semanas depois do ano novo.

Na manhã do primeiro dia do ano novo, as pessoas mais velhas dão “lai si” (envelope vermelho com dinheiro) aos mais jovens. Este dinheiro é para dar sorte e proteger as crianças e é indelicado abrir o pacote na frente de quem dá o “lai si”.
Depois de cumprimentar os mais velhos da própria família, as pessoas começam a visitar os parentes e amigos. Esta visita é muito importante, especialmente para os mais velhos.
Deve-se cumprimentar os outros dizendo “Kung Hei Fat Choi” que significa “muita fortuna para você no ano que entra”. Esta é a mais utilizadas mas outras há que também se ouvem muito, como “San Tai Kin Hong” e "San Zhong Lek Kin", ambos significam “muita saúde” ditas de modo diferente; “Long Ma Jeng San” “Energético como um cavalo ou um dragão”; "Man Si Yu Yi" "Tudo como deseja".

Deve-se vestir roupa nova, incluindo roupa interior. O vermelho e o dourado são as cores oficiais da data, responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas.

Deve-se usar sapatos novos e durante um mês não se podem comprar sapatos porque o som “hai” é semelhante ao som de suspirar e não é bom passar o mês festivo a suspirar.

No primeiro dia do ano deve-se comer comida vegetariana para purificar o corpo.

Deve-se comer o bolo do ano “lin gou”, feito com farinha de arroz “lo mai fan” e açúcar amarelo e que só se corta depois da passagem de ano. O som é como que uma versão mais curta de “Lin lin seng gou” que significa todos os anos subir mais alto, ou seja as crianças progridem todos os anos nos estudos e os adultos nas carreiras.

Neste dia não se pode varrer o chão para não varrer a sorte, só se pode varrer depois do almoço do segundo dia. Partir algo neste dia não é bom e deve -se dizer “fá hoi fu kuai” para cortar o azar e significa tão bonito como as flores a abrir que trazem felicidade.
Também não se devem dizer asneiras que dá azar.

No segundo dia do ano novo: Hoi Lin Ka - mulheres casadas voltam para a casa dos pais
Antigamente as mulheres casadas voltavam a casa dos pais neste dia e levavam prendas que demonstravam a saudade que tinham deles.
Hoje em dia já não é necessariamente no segundo dia, embora este dia seja destinado a visitas e se levem prendas para quem se visita, uma prenda por casa que depois quem a recebe entrega um “lai si” a quem deu a prenda.

No terceiro dia do ano novo: “chek hau” Dia da discórdia
Este dia é propício a dizer asneiras e a zangas e por isso não se podem fazer visitas a ninguém, seja família ou amigos. Deve-se ficar em casa.
Muitos chineses aproveitam este dia para ir ao casino, principalmente os funcionários públicos que só têm permissão para entrar os casinos do território durante os 3 primeiros dias do ano novo lunar.

5 de Janeiro: Jip Choi San - Receber o Deus da Riqueza
Tradicionalmente, há um costume para receber o Deus da Riqueza. Fala-se que o dia 5 de janeiro no calendário lunar chinês é o aniversário do Deus da Riqueza. Assim à noite do dia 4, as pessoas preparam um bom jantar para lhe dar os parabéns do aniversário. Mas este costume já anda meio esquecido, quem ainda cuida dele são as lojas.

7 de Janeiro: yan yat (yan yan san yat) - aniversário de todos
A família reune para celebrar o aniversário de todos e come-se bolo de nabo (chama-se bolo mas é salgado) “Lop pak kou”, bolo do ano “lin gou”, um bolo que parece um rissol na sua forma, é frito e recheado com amendoim e coco “kok djai”, umas bolinhas fritas com recheio doce ou salgado e cobertas de sésamo “djin toi”, massa frita em forma de nó “tan san”, canja de arroz branca “pak djok” e massa “min” que significa longevidade.
Antigamente muitas pessoas davam mais importância a este dia de aniversário que ao próprio dia do seu aniversário.

15 de janeiro: Yun Siu Jit - festival de lanternas
O Festival da Primavera termina com um outro festival: o Festival de Lanternas “Yun Siu Jit”. "Yun" significa aqui o primeiro mês do ano, "Siu" "noite", e "Jit" "festival". Esta é a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo.

Este dia é também conhecido como o dia dos namorados chinês.
Nesta noite deve-se comer um doce chinês feito com farinha de arroz recheado com amendoim e coco ou outras coisas que pode ser cozido ou frito “tong yun”, cujo nome faz parte da frase “yan yuth leung tong youn” e que significa tão bom como a lua; o amor é tão grande e tão perfeito como a lua neste dia.

Nesta noite realizam-se jogos de charadas com lanternas; as charadas das lanternas são charadas colocadas em lanternas, é uma diversão antiga.

Ano do Porco


O chinês mede a passagem do tempo pelo calendário lunar, em ciclos de 60 anos. Um ciclo completo é composto de cinco ciclos simples de 12 anos cada um. Doze animais foram atribuídos a cada um desses anos: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e porco.

Em termos astrológicos, este ano do Porco define-se como um ano ding-hai, sendo ding o “tronco celeste” que representa o Fogo (na modalidade yin) e hai o “ramo terrestre” a que corresponde o Porco.

A astrologia popular associa a este signo as ideias de paz e de sossego e também a importância da família. A hora chinesa do Porco corresponde ao período do dia entre as 21 e as 23 horas, momento tradicionalmente associado ao recolhimento familiar. Aplicada à cena internacional, esta simbologia sugere um ano em que as nações se viram mais para si próprias e refreiam os seus intuitos expansionistas ou agressivos.

Cão - A magia humana
(O meu signo e do papá)

Neste ano do Porco os nativos do Cão deverão privilegiar o pragmatismo e o lado prático das coisas. Por outras palavras, é importante que saibam definir com exactidão o que querem, já que o modo como vai circular a energia universal (qi) recomenda essa atitude.Entre as diversas influências do ano, a mais importante é a que induz uma boa capacidade de relacionamento e comunicação. Este será o motor do sucesso e da felicidade durante os 12 meses – “haverá o poder de transformar inimigos em aliados”, dizem os almanaques.tão, como por milagre, tudo acontecerá de forma natural e bem sucedida.

ANOS 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994 e 2006

AMOR * * * * A presença no destino de uma influência chamada “Flor de Pessegueiro”, em conjugação com a “Felicidade Celestial”, quase garante um ano fora do comum neste campo, bem como em tudo o que envolva o relacionamento entre pessoas. Será mais fácil manter o espírito positivo e isso alterará positivamente todos os aspectos da vida.

TRABALHO * * *
Também neste campo, a chave estará na capacidade de estabelecer um relacionamento positivo com os outros. Os nativos do Cão só terão a ganhar se acreditarem sempre na sua capacidade de resolver os problemas e de fazer os outros alterarem as suas decisões. Um ano de progresso, em que poderão contar com o apoio de outras pessoas.

DINHEIRO * *
Neste campo os astrólogos alertam para alguns perigos potenciais, que recomendam que se evitem estratégias ou investimentos arriscados. Isso não impede que se consigam progressos sólidos neste campo, desde que sejam seguidos caminhos seguros.

SAÚDE *
Este será dos aspectos mais vulneráveis no destino dos nativos do Cão para 2007. Acima de tudo devem evitar o cansaço excessivo e o stress.

O seu signo benfeitor (em 2007) será o TigreCores favoráveis: castanho, verde e amareloCores desfavoráveis: branco e cinzentoAlgarismos de sorte: 1 e 7
Para quem quiser saber mais sobre o seu signo consulte a Revista Macau

Thursday, February 15, 2007

MÃES QUE TRABALHAM

Em Dezembro do ano passado fui a um concerto aqui em Macau, o dos Madredeus.
Encontrei lá a mãe de uma colega de escola do meu filho e estivemos a conversar no intervalo.

Um dos temas que surgiu em conversa foi, como não podia deixar de ser, os filhos.
E ela muito feliz dava-me os parabéns porque o meu boneco recebeu uma “star” (estrela) e um “award” (certificado) por ser um bom ajudante, ele e a C., outra menina portuguesa. E ela continuava a falar que eu devia estar muito orgulhosa e tal e tal, até que a interrompi e lhe disse que não percebia muito bem do que ela estava a falar.

A única coisa que me lembrava era dele, há duas semanas atrás ter aparecido lá em casa com um certificado por ser um bom “ajudante” (whatever that means) e eu dei-lhe os parabéns e um beijinho, tal como o faço quando ele faz um desenho que trás para casa ou quando faz colagens com caixas de ovos e copos de iogurtes que para mim são lixo, mas que ele me mostra orgulhoso e me explica que é um barco ou uns binóculos ou qualquer outra coisa do género e eu lhe digo que são lindas e agradeço por me oferecer, porque ele diz sempre “fiz para ti” e esta frase vale ouro!

Ela explicou-me que ele e a C. ajudavam a professora a arrumar as coisas na sala de aula e por isso na reunião mensal que há e a que os pais podem assistir, mas que esta mãe aqui tem de trabalhar e antes ainda passa na creche a deixar a filha não assiste (porque são às 8:45 e eu entro às 9:00), ele foi chamado ao palco (junto com a C.) para receber a estrela e estava todo orgulhoso. E eu descubro assim as coisas sobre o meu filho. Gostava tanto de ter assistido, sei que ele ficaria muito mais feliz porque às vezes me diz que estavam lá as mães deste ou daquele amiguinho...

A mãe desta colega ainda me contou que num outro dia foi lá à escola e estavam todos a aprender a escrever a letra “J” maiúscula e minúscula e que a do meu boneco estava “perfect!”. E eu babada, mas sem ter visto porque fica na escola e eu só lá vou de manhã a correr “largá-lo...”

Hoje foi mais uma actuação alusiva ao ano novo lunar que se aproxima, actuação em mandarim a que a mãe da colega do meu filho assistiu e eu não porque se realizou das 9:00 às 10:00... Ela telefnou a dizer que foi muito giro e que alguém filmou com o telemóvel e depois vai enviar por email.

E eu? Eu fico aqui cheia d pena de não ter visto, de não ter estado lá porque sei como seria importante para ele que nos procura sempre com o olhar quando sabe que lá estamos. Ele a quem já tinha explicado que para podermos ir muitos dias a Portugal a mamã não pode ir assistir porque precisa trabalhar... Ele que concorda, mas sei que fica triste e depois vê lá as mães de alguns dos outros colegas, mães que não trabalham e que estão sempre presentes.

Gostava tanto de poder estar lá para o meu boneco!
Gostava tanto de ter um horário flexível...

Wednesday, February 14, 2007

Dia de S.Valentim


Hoje deveria deixar aqui umas palavras especiais ao papá...
Porquê? Porque hoje é o dia de S.Valentim, mais conhecido por dia dos namorados.
Para mim é um dia muito comercial que ano após ano tem vindo a ganhar maiores dimensões.
Os comerciantes são quem mais lucra, principalmente as floristas pois neste dia os ramos de flores têm preços exagerados e os restaurantes que fazem menus para os casais enamorados e é quase impossível encontrar mesa para mais de duas pessoas, de tal modo a disposição das mesmas nos restaurantes neste dia.
Não comprei prenda para o papá.
Ele não vai comprar prenda para a mamã.
Não “ligamos” mito às prendas, nem neste dia nem noutros...
Podia dizer que a vida não está fácil, mas não é só isso, não gostamos de nos sentir explorados.
Antes do boneco costumávamos ir jantar fora.
Agora preferimos namorar com o boneco e a amorinha.
É um dia normal, igual a qualquer outro.
Todos os dias somos namorados.
Feliz dia dos namorados!

Tuesday, February 13, 2007

PARA MAIS TARDE RECORDAR…

ELE
Tem 111 cm
Pesa 20 Kg
P.C. deve andar nos 58 cm (ë um bocadinho cabeçudo LOL)
Veste roupa para 6 anos (o nº120 de algumas marcas)
Calça o nº28 (e não é por muito mais tempo...)
Fala tudo, tem conversas connosco e até me surpreende pela lógica do pensamento.

É um pisco a comer, come muito, muito mal e é preciso dar-lhe à boca e estar sempre a insistir para que coma, está na fase de começar a dizer que não gosta desta ou daquela comida.
Adora canja (de massa), massa e queijo.
Não aprecia chocolates, não come ovos da Kinder, só quer os brinquedos; não gosta de comida do McDonalds – só dos brinquedos e batatas fritas; não gosta de pizza e adora as sopas da Loja das Sopas em Portugal.
Raramente come fruta e só gosta de maçã e uvas (sem pele e sem graínhas!)


ELA
Tem 85 cm (pequenina...)
Pesa 11.5 kg (emagreceu)
P.C. deve andar nos 48 cm (também é cabeçuda LOL)
Veste roupa de 18 – 24 meses (mas também tem algumas de 12 meses que ainda lhe servem, é pequenina...)
Calça o 21 (também por pouco tempo...)
Fala muito, nunca se cala, mas é muito “espanhola” e é difícil perceber o que quer.

Está na fase em que não tem tempo para estar sentada a comer. Não pára e deixa de comer para ir brincar. Adora canja, massas com molho e queijo.
Ainda não sei se gosta de doces (LOL) e de comida rápida, mas não aprecia as sopas da Loja das Sopas. :)
Adora quase todas as frutas: maçã, pêra, papaia, manga, kiwi, melão cantalupe (aquele que é laranja por dentro). Não gosta de uvas e cerejas, mas adora azeitonas (sim, eu sei que não é fruta mas tem o mesmo aspecto que as uvas e as cerejas...)

AMORINHÊS…

Porque o meu boneco sempre disse as palavras correctas desde muito cedo e tirando frigorífico e fotografia não me lembro de mais nada em que tivesse dificuldades.
A amorinha é muito “espanhola” e não se percebe nada do que diz.
Já faz muitas frases e conversa muito, mas é muito dificil percebê-la (e digo eu que sou a mãe...) e por isso para mais tarde recordar porque sei que a memória um dia me vai atraiçoar, aqui estão algumas das coisas que ela diz, algumas já publiquei antes, outras não e outras há que me devo estar a esquecer.

(O Boneco está quase a 100%, a amorinha muito ranhosa e a gritar com o calor e porque não consegue respirar que tem o nariz entupido da constipação)
E agora podem saltar que isto só tem interesse para mi ;p

Ti’a = Tira
Mano
Xai = Sai
Pupa = Sopa
Oio = Olho
Nhanhiel = Daniel
Xé = Zé
Lolhelhas = Orelhas
Línga = Língua
Quenque = Quente
Fio = Frio
Cacaco = Macaco
Zaco = Casaco
Papato = Sapato

Ua = Rua
Pilhelhet = Piglet
Pooh; the Pooh = Winnie the Pooh
Papá
Mamã; mámi
Pão
Xim = sim
Não
Titinho = leitinho
Xenta, sit down = senta
Ôto = outro
Denti = dente
Cuca = Ruca (recentemente promovido a Ruca!)
Uíscas = Riscas (recentemente promovido a Riscas!)
Nôddy = Noddy
Bóio = comboio
Um quéio = não quero (geralmente repetido 3 vezes)
Lei = Sr. Lei
Eu, eu, eu = ursinha Teresa
Cão
Aço = Palhaço
Cóuo = Cólo
Ansa = Dança
Poma = toma
Ana = Anda
Pápeu = papel
Num é = Não é
Ou eu = Sou eu (da música do Ruca)
Úxica = música
Pápau = batata frita
Cánhi = carne
Xez mano = do mano
Caiu
Bá bai = Bye bye
Àfaxi = alface
Eu, eu, eu, chá = chá
Ai, ai, ai (quando faz asneira)
Ancho = gancho
Bébé
Miminha = maminha

Mão
Dido = dedo
Dô dói = dói dói
Djoe san = bom dia em chinês
Hau = boca em chinês
Lêi = língua em chinês
Xau = Tchau
Um dia = Bom dia
Titata = Obrigada
Cúier = colher ou calor
Piu, pixi = passarinho
Pêxe = peixe
Gute = iogurte
Pia = Pilha
Livo = livro
Põe
Détê = Odete
Ússo, Ússinho = Urso, ursinho
Uz = Luz
Caíu, Vrumm = carro
Bi = Bonito
Bóua = Bola
Caxa = Casa
Pinta
Alão = Balão
Upáh = Upa (para levantar)
Xão = Chão
Body
Jijinha = canjinha
Aiuda = ajuda
Ixo = lixo
Xuxo = Sujo
I vov u = I love you

E tantas mais que agora não me lembro…

Monday, February 12, 2007

FIM

Fim de semana
Espero que fim de doença do boneco
Espero que início de melhoras da amorinha
E fim de semana depois do dia de anos do tio L., que fez anos na sexta-feira e que a mamã desnaturada não deu os parabéns, não porque não me lembrasse, mas a diferença horária não ajuda e eles doentes também não... Parabéns tio L., este ano estás metido num grande 31, eh eh eh!!!!

Fim, das noites sossegadas (?) da amorinha e início dos pesadelos.
Fim de acordar por causa dele e acordar 1532 vezes com ela a gritar, a chorar e a tremer!
Só espero que o fim destes pesadelos também esteja perto.

Às meninas que desejavam o calor para melhorar dos bicharocos devo dizer que a semana passada esteve muito calor, com máximas de 28ºC e foi a minha pior semana, portanto não me parece que o calor resolva nada. Hoje a máxima já baixou para 22ºC e as coisas começam a melhorar.

Hoje parece que está tudo a melhorar, só eu é que estou cheia de sono que dormir à meia noite, acordar às 3 para dar leite à amorinha, ficar acordada das 5 às 6 porque a amorinha tem pesadelos e acordar a seguir (às 6:30) com o boneco a gritar “Pão” (???!!!), dar-lhe leite e são horas de levantar, deixa qualquer um de rastos. Mas não me estou a queixar, apenas a constatar que tenho muuuiiiitoooo sono.

Friday, February 09, 2007

EM CASA

Outra vez...
O meu boneco está com uma "tosse de cão", a médica do Centro de Saúde acha que é uma tosse de reacção alérgica e deu-lhe Atarax. E um atestado para ele e um para mim e eu que desta vez até só queria uma declaração a dizer que tinha estado com ele na urgência...
Mas claro que as coisas não podiam ser tão simples, não é?
Ora, cheguei ao Centro de Saúde por volta das 8:20 e na recepção enviaram-me para a urgência onde me fartei de esperar mas onde não apareceu ninguém para me dar a senha com o número de atendimento. Depois apareceu uma outra senhora com uma menina e veio logo o enfermeiro (a senhora esteve lá dentro na urgência e voltou à recepção e entretanto já eram 8:30 e já tinha aberto e deram-lhe senha). Quando o enfermeiro apareceu tentei dar-lhe o boletim de saúde do meu boneco para ele me dar a senha e ele mandou-me à recepção.
Fiquei furiosa, já estava à espera há imenso tempo e ainda queria que voltasse à recepção?!
Depois de uma noite muito nal dormida, o meu boneco cheio de tosse e a amorinha que também não está muito bem, nem sei o que ela tem que passou a noite a acordar e a dizer "dô-dói" e tinha umas pintinhas vermelhas nas costas que eu achei que era do calor, mas que ela tem uma comichão louca.
Comecei logo a mandar vir com o enfermeiro que lá me deu uma senha.
Não se livram de uma queixa que eu estou demasiado irritada com aquele centro de saúde!
Valeu a atenção e simpatia da médica!

E à tarde vão os dois ao pediatra novamente!
Que semana!
Bom fim de semana!

Thursday, February 08, 2007

AINDA…

Doente.
Voltou a febre ao fim do dia… só um pouco...
Olhos de “peixe cozido”(humm, onde é que eu já ouvi isto?!), menos energia para brincar.
Quando cheguei a casa estava deitado no sofá a ver televisão, tapado com o seu cobertor do Pooh. Ao tomar banho teve muito frio, sinal que não está mesmo bem porque adora o banho e reclama para sair.
Jantou pouco, quase não bebeu leitinho, mas compensou de noite porque bebeu à meia noite e pouco e por volta das 5 da manhã. Muita tosse, uma “tosse de cão” daquela que vem do fundo da alma...Foi para a escola com a recomendação de correr pouco para não ter ataques de tosse. Tem uma voz rouca muito sexy. ;)

E tem o seu primeiro dente a começar a cair (já?!!!) e se eu soubesse o nome dos dentes até diria que é o incisivo superior frontal esquerdo (eh eh eh), assim digo que é o da frente, em cima do lado esquerdo. Ele acha imensa piada e passa o tempo a abanar o dente.

Ela gosta tanto de se assoar que na creche até elogiam o modo como ela se assoa. E que bem que o faz! E, se ninguém lhe liga ela assoa-se na mesma e fica cheia de “cacacos” espalhados pela cara e pela mão. Uma porcaria, mas que faz com que vá logo alguém limpá-la! Espertinha!

E estão (são!) lindos!

Wednesday, February 07, 2007

HOJE

Hoje ele foi para a escola, com muito pouca vontade.
Ainda tem muita tosse e come muito mal.
De manhã vomitou o leitinho, apenas um pouco.
Muito mimo…

Queria tanto que ficasse em casa, nem sei se devia ter ido à escola…
A professora de mandarim está preocupada que ele cante mal na actuação do dia 15… nem sabia que ele tinha actuação… ele gosta tanto.

A mana está muito constipada, muito ranho “cacaco” (macaco, como ela diz). Assoa-se muito bem, desde muito pequena, melhor que o mano.
Foi para a creche, afinal não tem febre, ela é muito mais resistente que ele.
As mulheres são o sexo forte ;)
Obrigada a todas pelos miminhos.

E estou na nova versão do blogger porque não tive escolha...
Vamos ver no que isto dá...

Tuesday, February 06, 2007

ELE EM CASA, EU A TRABALHAR


Se do Centro de Saúde de onde apenas queria as porcarias dos atetados trouxe um saco de medicamentos, antibiótico incluído, já o pediatra dele apenas receitou o Benuron e o Actifed porque ele está muito constipado e engole o ranho e isso é muito provávelmente a causa dos vómitos.

Diz que estou uma perita e que fiz muito bem em dar Pocari fria e água com glucose assim como a canjinha de arroz. A verdade é que ontem não vomitou.

A noite foi relativamente boa, a febre marcou presença mas muita negociação depois consegui convencê-lo a por um Benuron que em xarope de estômago vazio e a vomitar não funciona...

Dormimos relativamente bem até às 4:30 da manhã, hora a que a mana acordou a gritar pelo “Titinho” e como o papá demorou mais a preparar o leite que eu a mudar a fralda dela ficou de tal modo acordada que só se calou às 5 sob ameaça de lhe tirar o Noddy com que dorme pois estava a fazer tanto barulho, tanta gritaria que o mano também não conseguia dormir. A ameaça resultou e adormecemos todos para acordar às 7:03 com umas marteladas que me fizeram sentar na cama a pensar quem me estaria a atirar a porta abaixo, afinal eram as obras do andar abaixo ou acima do meu, já nem sei, tantas são as obras. Quer-me parecer que a aproximação do ano novo chinês em que tem de estar tudo pronto tem algo a ver com obras tão cedo. Tenho de reclamar com o porteiro, embora alguém o tenha feito porque às 7:30 era um silêncio!

Tudo a pé. Mana pronta para ir para a creche a gritar pelo mano que ficou na sala a comer pão com manteiga (só espero que não faça mal, mas ele pediu e depois de dois dias em que quase não comeu, eu já estou por tudo...). Eu vim trabalhar, mas a cabeça não está aqui (ou deveria dizer que até está bem presente porque o susto das marteladas deixou-me uma dor de cabeça daquelas...). Vamos ver como corre o dia...

Monday, February 05, 2007

ITE?

Tantas vezes reclamamos que queríamos dormir um pouco mais, que estamos cansadas e que só nos fins de semana os filhos acordam cedo, mais cedo que nos dias "normais" (durante a semana)...
Não sou excepção.
E, como todas as noites acordo duas vezes, além de nunca me deitar cedo., qualquer minuto a mais de manhã sabe sempre bem, tão bem!
E nem precisa ser a dormir, basta uns minutos a preguiçar.
Às vezes trocava esses minutos pelo bem estar deles.

Domingo ao meio dia estava na sala a brincar com a amorinha, o papá na cozinha a cortar um frango para prepara uma canja de arroz paar o meu boneco que dorme profundamente na sua cama...

Acordámos com ele a gritar, perto das oito da manhã.
Ainda ralhei com ele para não gritar que acordava a mana, pensava que apenas queria ir à casa de banho. Foi... e quando lá chegou começou a vomitar.
Vomitou todo o dia (ok, tragam-me de volta os vómitos do leite que esses são "normais") e tudo o que tentou comer acho que nem chegou a descer pela garganta.

Muito Pocari (bebida para os atletas, tipo Isostar que tem magnésio) em pequenos goles, fria do frigorífico. Pocari que de início também não ficava...
Muita água (também fria do frigorífico) com glucose para dar energia e não desidratar...
Uma colher ou duas de canja de arroz (nesta canja o arroz coze ao ponto de se desfazer) e mimo, muito mimo.
Em todo o dia practicamente não comeu.
A mana é linda e quando ele estava deitado no sofá a ver televisão não o chateava, nem se chegava perto dele, só o fez no início mas depois de lhe dizer que o mano tinha dói dói não se aproximou mais. É tão linda a minha amorinha.

A noite não foi muito boa, porque apareceu a febre, mas os vómitos deram tréguas e conseguiu jantar uma concha de canja de arroz (e a vitória que isto é?!)

De manhã Centro de Saúde, um médico desconfiado da temperatura medida pela enfermeira "enaganado" por uns escassos minutos de energia do meu boneco, energia dada pela curiosidade pelo sítio onde estava... médico que nada disse, nada explicou... apenas perguntou o que nos levava ali. Febre e vómitos, respondi-lhe. Boneco com um ataque de tosse e médico a perguntar se ele tem tosse. Dá receita, sem nada dizer e pergunta se ele precisa de um papel para a escola. Respondo que ele para a escola e eu para o trabalho e pergunta se sou funcionária pública. Saímos de lá quase sem falar, antibiótico para 7 dias e atestado para 1.
À tarde vamos ao pediatra dele.
A mana também vai que também está constipada e "desconfio" de uma conjuntivite ligeira, mas foi para a creche que em casa com dois doentes é complicado...

Friday, February 02, 2007

AINDA A SAGA DO LEITE…

Os meus filhos adoram leite, de preferência o meio gordo da marca que começa por M e acaba em A e no meio tem IMOS (onde é que eu já li isto?! LOL). Chamam-lhe o “leitinho verde” porque o pacote é verde.
Este leite vem de Portugal e muitas vezes é impossível encontrá-lo em Macau, tal como agora. Há cerca de 3 semanas que o meu próprio stock deste leite se acabou e desde aí vamos tentando diversas marcas. (Para referência: Pauls vermelho que é muito forte, Vitória verde que o meu boneco não gosta e o das garrafas verdes e vermelhas, sendo o verde o favorito – não me lembro da marca...).

De salientar que eles vomitam muito mais sempre que o leite não é o seu “leitinho verde” e vomitam menos se beberem deitados e assim continuarem durante algum tempo.
Ultimamente o meu boneco tem bebido o leite meio sentado, mas isso não diminui em nada os vómitos. Se ele acordar e só ao fim de uns 10 minutos beber o leite também não costuma vomitar....

A amorinha recusa-se a beber leite de manhã se estiver acordada independentemente da hora a que bebeu leite pela última vez de noite. Como também se recusa a comer qualquer outra coisa (papas, pão, bolachas...) é uma verdadeira dor de cabeça para mim.
Se a amorinha ainda está a dormir e bebeu leite há mais de 3 horas dou-lhe o leite sentada no meu colo e faço-a arrotar (e depois “entorna”....). De seguida começo a mudar fralda e vesti-la e aí, se ainda não “entornou”, “entorna” porque ela luta imenso para se vestir...

O meu boneco já só raramente bebe leite de noite, a amorinha é que ainda acorda pelo menos duas vezes por noite para beber leite, mas nos raros dias em que só bebe uma vez, de manhã também não quer beber se estiver acordada.

O vómito é algo tão normal que parece um concurso e o meu boneco fica feliz quando não vomita e mais ainda se a mana vomitou e ele não. Enfim...
Ela é de vómito fácil e muitas vezes quando ralho com ela provoca o vómito.

Eles sempre se desenvolveram bem e esse facto aliado ao pediatra dizer que não era alarmante nunca me preocupou, principalmente porque o meu boneco tem vindo a vomitar cada vez menos, é um facto!

O leite de soja nem o querem ver...

Thursday, February 01, 2007

PÉROLAS...

Ontem o meu boneco foi renovar o Bilhete de Identidade de Residente de Macau.
Depois de preencher o formulário o funcionário entrega-o e diz:
"Agora assina aqui"
Eu: ???? Assina????
Funcionário: "Mas ele não sabe assinar?"