Tuesday, February 13, 2007

AMORINHÊS…

Porque o meu boneco sempre disse as palavras correctas desde muito cedo e tirando frigorífico e fotografia não me lembro de mais nada em que tivesse dificuldades.
A amorinha é muito “espanhola” e não se percebe nada do que diz.
Já faz muitas frases e conversa muito, mas é muito dificil percebê-la (e digo eu que sou a mãe...) e por isso para mais tarde recordar porque sei que a memória um dia me vai atraiçoar, aqui estão algumas das coisas que ela diz, algumas já publiquei antes, outras não e outras há que me devo estar a esquecer.

(O Boneco está quase a 100%, a amorinha muito ranhosa e a gritar com o calor e porque não consegue respirar que tem o nariz entupido da constipação)
E agora podem saltar que isto só tem interesse para mi ;p

Ti’a = Tira
Mano
Xai = Sai
Pupa = Sopa
Oio = Olho
Nhanhiel = Daniel
Xé = Zé
Lolhelhas = Orelhas
Línga = Língua
Quenque = Quente
Fio = Frio
Cacaco = Macaco
Zaco = Casaco
Papato = Sapato

Ua = Rua
Pilhelhet = Piglet
Pooh; the Pooh = Winnie the Pooh
Papá
Mamã; mámi
Pão
Xim = sim
Não
Titinho = leitinho
Xenta, sit down = senta
Ôto = outro
Denti = dente
Cuca = Ruca (recentemente promovido a Ruca!)
Uíscas = Riscas (recentemente promovido a Riscas!)
Nôddy = Noddy
Bóio = comboio
Um quéio = não quero (geralmente repetido 3 vezes)
Lei = Sr. Lei
Eu, eu, eu = ursinha Teresa
Cão
Aço = Palhaço
Cóuo = Cólo
Ansa = Dança
Poma = toma
Ana = Anda
Pápeu = papel
Num é = Não é
Ou eu = Sou eu (da música do Ruca)
Úxica = música
Pápau = batata frita
Cánhi = carne
Xez mano = do mano
Caiu
Bá bai = Bye bye
Àfaxi = alface
Eu, eu, eu, chá = chá
Ai, ai, ai (quando faz asneira)
Ancho = gancho
Bébé
Miminha = maminha

Mão
Dido = dedo
Dô dói = dói dói
Djoe san = bom dia em chinês
Hau = boca em chinês
Lêi = língua em chinês
Xau = Tchau
Um dia = Bom dia
Titata = Obrigada
Cúier = colher ou calor
Piu, pixi = passarinho
Pêxe = peixe
Gute = iogurte
Pia = Pilha
Livo = livro
Põe
Détê = Odete
Ússo, Ússinho = Urso, ursinho
Uz = Luz
Caíu, Vrumm = carro
Bi = Bonito
Bóua = Bola
Caxa = Casa
Pinta
Alão = Balão
Upáh = Upa (para levantar)
Xão = Chão
Body
Jijinha = canjinha
Aiuda = ajuda
Ixo = lixo
Xuxo = Sujo
I vov u = I love you

E tantas mais que agora não me lembro…

5 comments:

Não desistir said...

Não saltei parte nenhuma porque achei o post bastante interessante:)
Tenho que fazer um registo desse genero para mais tarde recordar.
Beijinhos

Charilas said...

Olha, até acho que já diz muita coisa, mesmo em amorinhês! A que mais gostei é mesmo do : I vov u! :P

Também tenho 2 cabeçudos cá por casa, 3 se contar com o pai!

Beijinhnhos,

Sandra

Ana said...

Li tudo, e olha que nao achei muito espanhola ela eh tao pequenina muito ja fala ela.....muito pior eh a minha filha que tem 8 anos e quando fala portugues eh mais que espanhola, ela nao consegue dizer o som "lhe" and "nh", em ingles nao ha esse som entao caminha eh camina, velhinho eh velino, e por ai fora...Portanto a tua menina fala eh muito bem!

Paula Silva said...

Adorei todas ...
voces falam português para eles??

Jinhos
Paula

Lúcia said...

Acho que ja diz muita coisa perceptivel :)