Monday, July 09, 2007

Falar é algo que aprendemos a fazer desde pequenos.
A ansiedade de saber se os nossos filhos irão pronunciar primeiro mamã ou papá leva a que cada um puxe pela criança à sua maneira.
Os meus resolveram trocar-me as voltas e a primeira palavra perceptível dele foi NÃO e a dela um OLÁ.
Depois o boneco lá se saiu com um mama (que se aproximava mais da mamã, mas o rapaz estava era interessado em comer!) e depois é que veio a mamã.
Uma sensação indescritível, uma grande alegria.
A partir daqui e, conforme crescem o seu vocabulário enriquece e vão construindo frases e aplicando cada vez mais correctamente as palavras e surpreendendo-nos com os seus conhecimentos.

Ontem telefonei para o Lar onde está a minha avó.
A minha mãe já me tinha avisado, eu já me tinha apercebido que a capacidade de falar é algo que a está a abandonar.
Mas ela sempre reuniu forças para falar comigo, com o boneco e com a amorinha, nem que fosse só para dizer “Olá, minha menina!” “Beijinhos ao boneco.” Ou “Beijinhos para todos”
Ontem quando lhe passaram o telefone, ela não conseguia falar.
Só emitia sons, parecia aquelas pessoas surdas – mudas que nunca frequentaram qualquer instituição para aprender a falar.
E eu ali fiquei a falar com ela, para que ela me ouvisse e ela a esforçar-se (podia ouvir pelos sons que emitia) para me tentar dizer algo. Pus a amorinha ao telefone a dizer-lhe olá e ela ria de felicidade e chamei também o boneco que só veio dizer “Bye, bye e beijinhos” que ele nunca gostou de falar ao telefone. E eu podia ouvi-la rir, feliz.
Ainda consegui perceber um “Não”, o “Sim” e um “Está bem”. Tudo o resto daqueles minutos foram sons que adivinho o significado.
E agora, nesta idade, também a fala é algo precioso, tal como nos bebés...

28 comments:

As minhas melodias said...

Um abraço bem apertadinho para ti.
Coragem para ultrapassar esta fase menos boa.
É o finalizar de uma vida e, embora possa não conseguir falar, certamente que sente um amor enorme por esta neta que a estima tanto.
Uma beijoca

carla said...

Um beijinho minha querida!

vera said...

olá

já á muito que aqui não vinha.

a tua avó ... coitada! imagino como te sentes!

amanhã faz 1 ano ... como o tempo passa!

jcas
vera e marianita

Mãe Frenética said...

Olá querida!

Q o riso dela seja o q recordes do telefonema, sim?

Um beijinho.

NaRiZiNHo said...

Pensa que lhe proporcionaste um grande momento e ela passou o dia muito feliz.
:-*

Mãe Raquel said...

Um dia a maioria de nós irá voltar às origens, na fala, no andar, no raciocínio.
O meu avô foi perdendo a capacidade motora, a memória esteve sempre boa, a fala também.

A tua avó reconheceu os teus meninos, mesmo sem conseguir falar muito bem, imagino que para ela foi muito bom ter ouvido a voz deles do outro lado.

Beijos fortes

Mel said...

É um ciclo completo mesmo, não é?
Um beijinho grande cheio de força para ti e para os teus filhinhos!

maria said...

é impressionante como no final da nossa vida temos comportamentos semelhantes as de um bebé...
Mas um bjnhno de força para superares esta fase..

bjnho

YAMI said...

Minha querida

Fizeste lembrar a minha avó..era tal equal..

Foi e sempre será uma referencia muito grande para mim..

Um grande beijo lindo
yami

Grilinha said...

Eu sei como é essa sensação...como são importantes para nós, os nossos avos...mas como a vida se desvanece e nós nada podemos fazer contra a lei natural do mundo...acho que perpetuar a imagem feliz deles é a única coisa que nos resta. Um abraço apertadinho

Miduxe said...

um beijo muito grande!
...

Mamã do Diogo said...

A tua vovó n consegui falar mas concerteza adorou ouvir-vos e acho que dá para imaginar o sorriso no rosto dela, só isso vale por qualquer palavra.
Beijokas grandes.

Tânia e Diogo said...

Às vezes a vida é muito injusta e custa muito descobrir que somos impotentes em muitos aspectos e não podemos interromper o curso natural da vida, envelhecer, mas estou certa que ela adorou ouvir a tua voz! Um grande beijinho!

Monica said...

Muita coragem amiga, sei bem o que sentes...
BEIJOCAS

Raio de Sol said...

ela deve ter ficado tão feliz por vos ouvir!

beijo apertado

Ludy said...

Linda passei para vos deixar um grande beijo! ;)

Fofinha da Mamã said...

Querida ainda ñ passei por isso nem quero imaginar nem pensar, mas deves te sentir bastante mal mas força e coragem.

Jinhos mto mto mto fofinhos, gandes e godos

Carla O. said...

O riso aberto e a felicidade que o teu mimo lhe deixou terá sido certamente um dos melhores presentes que recebeu.
E já falta pouco para estares com ela.
Beijo gd!

margarida said...

É bem verdade, em velhinho volta-se a ser criança.
Tenho a certeza que as vossas palavras valeram muitíssimo para a tua avó. Trabalho com muitos idosos doentes e sei bem o que esses pequenos gestos valem.

bjinhos

Patrícia M said...

Olá...

Já ca nao vinha a algum tempo. Acho que te perdi o rasto com a mudança de endereço...

Entretanto privatizei o meu blog. Manda-me um endereço de email para patricia.morais@gmail.com para te poder enviar um convite!
Beijinhos

Helena said...

a tua avó, apesar de longe tem uma família que a adora...beijocas grandes

Sandra said...

...É tão bom ouvi-las rir. Mesmo à distância ainda lhe levas alegria ao coração. As férias estão quase, vais poder abraçá-la.

Um grande beijinho,
Sandra

Gina said...

Um grande beijo, Sandra! E força, ok? Vamos levantar a moral, certo?
Estou aqui, para o que precisares...

Beijos

Mamã trintona said...

Minha querida,
deixaste-me com lágrimas nos olhos com este teu post.
Mesmo sem conseguir falar, ela ficou muito feliz por ouvir a neta e os bisnetos. Proporcionaste-lhe um momento de alegria.
Fica um aperto no coração mas é assim mesmo. Tens de ser forte, querida.
Joquinhas
Sofia

P.S.- Quando vens de férias? E não. Não tenho o teu telemóvel.

Cláudia said...

Eu n posso ler estes posts...
Já o tinha lido e evitei comentar...
Um beijinho.

Liliana e benny said...

Estava a ler-te e os meus olhos ficaram cheios de lágrimas... é triste... mas é assim... tudo começa, tudo acaba.
Um abraço enorme para ti*um beijinho para a tua avó querida e para os bonecos*
lilibenny@gmail.com

Mamã dos birrinhas said...

Um beijinho muito doce!

Luz de Estrelas said...

Saio daqui comovida, pela tua avó, por vocês, pelos meus avós, pelas recordações, enfim...Mas ela rou... Ela riu! Beijinhos