Tuesday, June 16, 2009

LEVANTAMENTO DE PASSAPORTE

Imagem daqui


É por estas e por outras (do género!) que os portugueses são os primeiros a dizer mal de Portugal!

Local: Consulado Geral de Portugal em Macau
Data: 2009/06/16
Hora: 15:44 (hora local)
Situação: Levantamento de passaporte da filha
Atendimento: Funcionário de óculos com uma certa idade (diria mais de 60 anos), macaense (não consegui ver a identificação pois o cartão estava no bolso da camisa)

Não gosto de tratar de qualquer documento no Consulado de Portugal em Macau e sempre que possível trato de todos os documentos em Portugal.
O passaporte da minha filha acabava dia 31/07 e a nossa viagem a Portugal está marcada para 21 de Julho, ou seja 10 dias antes de terminar a validade do passaporte.
Como temos de passar por Hong Kong para apanhar o avião, pensei que poderiam implicar com a data de validade do passaporte da miúda e quem sabe levantar problemas ao nosso embarque para Portugal.
Para entrar e sair e Hong Kong não é necessário o passaporte, apenas o Bilhete de Identidade de Residente de Macau (BIR).
Assim, decidi tratar do passaporte em Macau no Consulado.
Hoje fui lá levantar o passaporte com o recibo que me foi dado e onde não há qualquer indicação dos documentos a apresentar para o levantamento do passaporte. Reconheço que faz sentido levar o Bilhete de Identidade Nacional, mas não é um documento que costume trazer comigo, afinal em Macau só serve no Consulado.
Enquanto esperava que a pessoa à minha frente fosse atendida li o que é necessário para o levantamento de passaporte de menores afixado na vitrina e onde se lê que se for um dos pais deve apresentar o BI nacional do titular e do requerente do passaporte e entre parêntesis informa que também pode ser o BIR. Fiquei mais descansada e entreguei os referidos documentos ao funcionário que mos devolveu a dizer que não serviam, tinha de ser o BI nacional.
Quando protestei que o papel de levantamento do passaporte não diz o que deveria levar para levantar o passaporte, foi-me informado que era minha obrigação saber, afinal falo tão bem português que tinha de saber.
Disse que não costumo tratar de documentos no consulado e o senhor riu-se a dizer que não podia ser (ainda gostava de saber porquê!) e que o BIR não prova que eu sou a mãe da criança (ponto para o senhor que este novo BIR é uma porcaria), mas se não serve porque raio está lá a dizer que se pode apresentar o BIR.
Já irritada por estar nesta discussão sem sentido, disse que se não serve deixe estar que eu volto cá outro dia.
E ele disse que ia verificar no computador.
Ora mas porque não verificou logo? Serei a primeira pessoa que vai levantar o passaporte e não leva o BI nacional? Serei eu tão diferente dos outros?
O que eu sei é que todos os passaportes e Bilhetes de Identidade vão passar a ser renovados em Portugal! Acabou-se as idas ao Consulado pois de cada vez que lá vou há sempre alguma coisa para me irritar.


Imagem daqui

7 comments:

Maria Lavrador said...

E tens mesmo razão para teres ficado chateada, mas deixa estar, por cá a maior parte dos atendimentos publicos são assim ou ainda piores (e eu por acaso faço por vezes atendimento ao publico mas eu sou uma kida... :)

Beijocas e boa semana

Anonymous said...

Oi!!
Sei perfeitamente do que estás a falar....aqui também é um caos!! Mas, afinal, deram-te o passaporte da Amorinha ou não?
Beijos,
Susana Ramos.

ameixa seca said...

É sempre a mesma coisa. Onde estão os serviços com um sorriso?
Vê-se mesmo que gostam do que fazem :)

Jolie said...

Não sei se te safas aqui, agora com a nova odisseia do cartão do cidadão :p

Não desistir said...

Gente incompetente ha em todo o lado, olha que por ca tambem me tem acontecido cada uma.
Beijinhos grandes

Patrícia said...

Epá! Até me passo com isso!
Porcaria de burocracia...

Bjs

Anonymous said...

Good fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.