Monday, August 31, 2009

MAIS UM

Mais um aniversário…
Lembra-me de ser menor e de pensar que “nunca mais” tinha 18 anos!
A importância da data devia-se ao facto da minha avó não saber assinar e ser sempre uma chatice em relação aos papéis da escola, testes e informações que era preciso assinar para confirmar.
Muitas vezes pedia a outras pessoas para dar o nome como encarregado de educação, uma tia, a mãe de uma colega. Mas eu achava que era chato para os outros e cheguei a assinar por eles, só para não estar a incomodar. Os professores apercebiam-se e perguntavam-me, “acusavam-me”, e penso que deviam achar estranho porque eu tinha boas notas. E eu tinha vergonha de admitir que era por não querer incomodar ninguém, ou porque no tempo que davam para assinar e devolver as provas eu não conseguia ver as pessoas que deviam assiná-las…

Hoje, tantos anos passados, vejo como o “tempo voa” e que depois dos 18 anos os anos passam a correr.
Não gostaria de voltar atrás como muitas pessoas dizem que gostariam. Não havia muitas coisas que fizesse de modo diferente. Teria tido filhos mais cedo e teria comprado outra casa em vez daquela onde vivo em Macau. De resto, acho que não mudava mais nada…

Quando era pequena tinha um sonho e dizia muitas vezes à minha avó que “quando fosse grande” queria ter uma casa minha (ela nunca teve, apenas alugada no início e depois cedida) e uma empregada. Posso considerar que já realizei estes sonhos. Tenho metade da casa de Portugal e metade da casa de Macau, o que somado dá uma casa, portanto tenho uma casa minha (e já o tinha quando ela faleceu, falta pagar as prestações, mas nada que trabalhando não se chegue lá) e tenho uma empregada, essa só minha visto que sou eu a responsável por ela estar em Macau junto dos serviços de emigração. A empregada foi por necessidade por causa dos filhos, mas tenho e a minha avó também o soube.
Penso que ficou feliz porque eu realizei estes meus sonhos de miúda e ultimamente tenho-me recordado bastante disso.

E, hoje, que mais um aniversário se passa, os meus sonhos são “mais pequenos” e menos materialistas, só quero saúde para mim e para os meus e poder estar sempre presente na vida dos meus filhos.
Por falar em saúde, a biopsia, cujo resultado soube na passada quinta-feira confirmou aquilo que eu achava, que não era nada, mas assim descansou também muita gente. Foi um exame que me custou fazer, mas no sítio onde fiz, todos foram muito profissionais, fui anestesiada antes (localmente) e depois deram-me um gel gelado para colocar para não ficar negro e falaram sobre comigo sobre o que iria acontecer e o que estavam a fazer (que eu tenho de saber tudo…). E afastou-se uma doença em que eu nunca acreditei mas que assusta…

E, logo à tarde vai haver tiramisu, bolo de chocolate e mosaico de gelatina para celebrar no trabalho e, à noite, vai haver bolo para soprar as velas com o marido e os filhos que hoje foi o primeiro dia de aulas do meu filhote, e o primeiro dia a usar óculos (graduação 0.75 nos dois olhos) na sala de aula.

19 comments:

Ana Santos said...

Muitos parabéns, que festejes muitos mais com muita saúde.
O teu menino está a adaptar-se bem aos óculos?
O meu mais novo tem essa graduação.
Tanto um como o outros dos meus tesourinhos, adaptaram-se bem aos
óculos.
As aulas cá começam no dia 15 de Setembro, aí começa mais cedo.
Beijinhos com muitas felicidades,
Ana e seus tesourinhios

Unknown said...

Muitos parabéns e que sejas muito, mas muito feliz!!!
Mil beijocas boas!

Uma Mãe said...

Muitos Parabéns,
e que tudo o que desejas continue a realizar-se.
Beijos grandes...

Miduxe said...

PARABENS!!!
beijocas
(Ainda me estou a reorganizar,a tentar; depois falamos)
beijos grandes

Patrícia said...

Parabéns!!!
É mesmo como dizes, haja saúde!!!
Muita saúde!!!

Que chatice, ele ter que usar óculos... mas tem que ser...
Tomara que se adapte bem!

Bjs

T. said...

Muitos parabens!!!
Espero que passes um dia bom!
Beijinhos

Charilas said...

Muitos Parabéns! E um dia muito feliz!

Beijinhos

Piquinota said...

Muitos parabéns!!!
Que tenhas um dia muito feliz!!!

Espero que o teu menino se dê bem com os óculos! Acho que os miúdos se costumam dar melhor que os adultos!

Jinhos

Tita Dom said...

Um dia muito feliz!
Parabéns!
Bjs gandes

Anonymous said...

Muitos, muitos parabéns!!!
Pelo teu aniversário e pelo resultado da biópsia...estou muito, mas mesmo muito aliviada...
Beijocas grandes e boa comemoração.
Parabéns extensivos ao Marido e filhotes.
Susana Ramos

Não desistir said...

Bem vinda à minha idade LOL
Que tenhas um dia de aniversario inesquecivel junto daqueles que mais amas:)
Beijinhos grandes

ameixa seca said...

Muitos parabéns! Que continues a realizar os teus sonhos e que sejas sempre feliz :)

Helena said...

que esses teus pequenos/grandes desejos se concretizem.
muitos parabéns!

Sandra Brema said...

Nada na vida é por acaso... hoje depois de alguma ausencia entrei aqui...e era o tu dia!!!!

Parabéns , Muitos Parabéns!

Mãe da Rita said...

Muitos Parabéns, que seja um dia muito feliz junto da tua bela família. Beijinhos grandes! MJ

cilinha said...

Muitos parabéns....

que sejas sempre muito feliz , e que continues a poder realizar tudo aquilo que desejas ....parabéns e muitas felicidades.

bjs.

turbolenta said...

E como cheguei dia 1/9, embora atrasados, os meus mais sinceros parabéns. Que se repitam por muitos e felizes anos, com muita saúde,amor e paz. O resto vem tudo por acréscimo.
Realmente os 18 anos são uma meta na vida de qualquer pessoa.
Quem não sonhou com esse dia para sentir que se emancipava um pouco dos pais e que achava que, a partir dessa altura, já sabia gerir a sua vida?
Também eu me lembro desse sonho. Foi ,na verdade, há muitos anos mas parece que ainda foi ontem.O tempo passa tão depressa!
REcordo que nos primeiros anos de liceu o tempo custava a passar. Os dias eram longos.As férias nunca mais chegavam. Depois, à medida que o tempo passa deixamos de ter essa percepção e passamos a achar que os dias correm velozes e os anos num instante.Por isso envelhecemos tão depressa e os filhos crescem tão rápidamente. Como costumo dizer: tudo tem o seu tempo e ele corre veloz.
boa semana
beijinhos

Ana said...
This comment has been removed by the author.
Ana said...

Muitos Parabéns!

Um beijinho grande e muitas felicidades!