Monday, November 30, 2009

PASSOU

Felizmente parece que já passou.
Agora perguntem lá qual a primeira coisa que ele comeu e não vomitou? Estrelinhas! Aqueles cereais cobertos de mel que a irmã estava a comer e que ele me pediu e eu lhe dei a pensar que não ia ficar… mas ficou.
Mais tarde o jantar eram uns deliciosos canelones recheados com espinafre e ricota e ele também quis… Dei-lhe apenas a massa sem o recheio e ele quis queijo mozzarella também… Mais uma vez deixei-o comer, sempre com medo do que ia acontecer a seguir, mas a relembrar as palavras do pediatra dele para lhe dar aquilo que ele lhe apetecesse porque as crianças nestas situações sabem o que devem e o que não devem comer…
Não vomitou mais.


Passou o fim-de-semana muito bem, tirando uma ligeira dor de cabeça que acho que deve ser da tosse e do ranho…

Na sexta-feira à noite caiu o dente, o segundo em cima do lado esquerdo (incisivo superior lateral esquerdo), ao lado da favola que já nasceu há imenso tempo e está enorme! E a fada deixou-lhe MOP50.00 (menos de 5 euros) e ele fez uma festa. Perguntei-lhe se tinha visto a fada (esteve acordado das 2 às 4 da manhã) e ele respondeu com uma pergunta: "Foste tu, não foste mamã?". Acho que está a deixar de acreditar em fadas, aliás, acho que nunca acreditou muito...

Imagem retirada da net


Sábado já foi a uma festinha de aniversário, mas não comeu “porcarias” e quis ir ao treino do hóquei em patins…

Domingo foi dia de cortar o cabelo, o boneco e a amorinha que tão pequenina já tem o cabelo espigado... Será da piscina?


Depois, enquanto o papá ficou a cortar o cabelo fui com eles ao jardim.

Depois fomos à Feira de Gastronomia, último dia e a amorinha ganhou um “jumbo prize”, um urso polar quase do tamanho dela, por 10 MOP (menos de um euro). E que feliz que ela estava!!! Imagem daqui

Esta manhã, depois de beber o leite o boneco vomitou outra vez, mas parece que foi só o leite que lhe caiu mal… Já chegou da escola e a única má notícia foi que perdeu o novo casaco do uniforme que lhe comprei no sábado… Já é o segundo este ano! Aceitam-se sugestões para que não perca mais casacos… Ah, e queixou-se que lhe dói a cabeça…

Friday, November 27, 2009

BONECO DOENTE

Imagem daqui


Como se ainda não me chegasse de doenças, hoje o boneco acordou a vomitar.
Pediu leite, mas pouco depois de o beber voltou a vomitar.


Fui com ele às urgências do Centro de Saúde, disse que ele estava a vomitar e mandaram aguardar. Um enfermeiro veio ver a febre e perguntar o que ele tinha. Voltei a dizer que estava a vomitar e tinha o nariz entupido. Assim que ouviu estas últimas palavras disse-me logo para ir com ele e mandou-me para as consultas da gripe...


Nas consultas da gripe, no outro extremo do Centro de Saúde, havia uma pessoa à espera e o médico ainda não tinha chegado. O enfermeiro mediu a febre, 36.9 C e pesou-o, 34 kgs vestido e calçado. E mandou-nos esperar.


Pouco depois chegou o médico, por acaso muito atencioso mas pouco falador, embora com um bom domínio da língua inglesa, o que nem sempre acontece.


Perguntou o que ele tinha. Disse que estava a vomitar, teve diarreia uma vez e nariz entupido. Auscultou-o, viu a garganta e receitou-lhe uns medicamentos. Um para o nariz entupido, outro para a diarreia, outro para evitar vomitar, que até agora, são quase 15h ainda não funcionou e as duas vezes que o tomou vomitou o próprio medicamento... e um outro medicamento, Aero-OM para o ar no estômago.


Ia dar atestado ao boneco, mas eu disse que ele hoje não precisava porque era feriado na escola dele e perguntou se eu precisava, pelo que estou em casa de enfermeira do boneco.


Já tentei dar-lhe canja que vomitou de seguida. Entretanto cozi arroz e água e tentei dar mas também não funcionou. Tem estado a beber água com glicose em pequenos golos e dormitou um pouco.
Não tem quase febre e a diarreia também não voltou mais. o problema dele é vomitar.
Queixa-se que lhe dói a cabeça do lado direito e a barriga (mas aponta para o estômago).


Que belo dia de férias da escola!

Thursday, November 26, 2009

URGÊNCIAS

Ainda no capítulo da saúde em Macau (que continua doente)…

Terça-feira fui às urgências do hospital Conde de S.Januário, o único hospital público em Macau que tem uma população de cerca de 500 mil habitantes…
O hospital está “a rebentar pelas costuras”. A populácão vai crescendo e este hospital, que já foi exemplo para outros países continua igual…

Cheguei às 10h32m e inscrevi-me nas urgências. Entrei na sala de espera (deram-me logo uma máscara para colocar na cara) e verifiquei no monitor que havia 49 pessoas registadas pelo que deduzi que eu fosse o número 49…
Cerca de 30 minutos depois fui chamada para a primeira triagem, em que me foi medida a temperatura e em que uma das enfermeiras comentou com a outra (em chinês) que eu já tinha ido várias vezes às urgências. Mandaram-me esperar novamente.

Às 11h50m, quando já pensava que se tinham esquecido de mim…, fui chamada para a segunda triagem onde me mediram a tensão e me perguntaram do que me queixava. Expliquei que tinha desmaiado com uma dor na barriga do lado esquerdo no dia 28 e que desde aí a dor nunca desaparecera. Perguntou-me logo a data do último período e se estava grávida.
Mandou-me novamente esperar.

Como tinha falado com um médico amigo que sabia que eu estava lá fui chamada a seguir (caso contrário palpita-me que passariam mais umas duas horas de espera e ainda não teria sido atendida…) e contei-lhe novamente a história toda…
Palpou os sítios que me doem e pediu uma análise à urina para descartar a hipótese de infecção urinária e um scan (TAC?) ao peito e outro à barriga e informou-me que mesmo sendo urgente poderia ter de fazer no dia seguinte e se fosse no mesmo dia deveria ter de esperar várias horas… Não podia comer nada (tinha tomado o pequeno almoço por voltas das 9 horas da manhã).
Análise da urina feita, colocaram-me uma agulha espetada na mão e mandaram-me para a sala de espera (eram umas 13 horas).

Às 15h35m chamaram-me para beber um líquido horroroso com sabor a laranja, que eu detesto e mandaram-me novamente esperar na sala de espera das urgências (fiquei a saber depois de fazer o scan que aquele liquido serve para relaxar os músculos dos intestinos e se toma 2 horas antes de fazer o referido scan…).

Por volta das 17h30m chamaram-me e entrei mas lá dentro mandaram-me esperar. Soube que tinham ido perguntar por mim ao médico que disse que eu estava lá fora na sala de espera.

Quando entrei estava lá mais um médico que também conheço e que foi quem acabou por me levar para fazer o scan uma vez que a enfermeira me pediu para esperar lá dentro (médicos e enfermeiras também não têm “mãos a medir” e nem sabem para que lado se devem virar).
No scan tive de tirar a roupa toda, excepto cuecas e vestir uma bata cheia de fitinhas para atar. Ora fazer isto com a agulha espetada na mão esquerda há várias horas e que já me estava a magoar demorou um pouco…
Depois de deitada na máquina do scan tiraram algum sangue (e na mão dói imenso!). A seguir verificam a posição da pessoa, se está bem posicionada (eu estava deitada com os pés para a entrada do "buraco"do scan.
E depois informam que vai ser injectado um líquido para contraste com pressão, através da agulha espetada na mão e que dói um pouco, para me preparar que vai doer… preparar eu preparei-me, mas dói muito mais do que o que eu já estava à espera que doesse e até gritei.
Depois é preciso suster a respiração alguns segundos, consoante as instruções dadas, voltar a respirar e voltar a conter a respiração, enquanto se “anda” para trás e para a frente na máquina…
Acho que o procedimento todo não deve ter demorado mais de 15 minutos e tirando o facto de doer a injectar o líquido do contraste porque é sob pressão, o resto é completamento indolor.

Como foi o médico que me levou a fazer o scan e voltou para o trabalho dele tive de descer às urgências sozinha e encontrei uma médica amiga que me perguntou o que andava ali a fazer. Breve história e desejos de melhoras…

Chegada às urgências procurei o médico amigo que estava a consultar outro doente e esperei.
Entretanto o marido chegou, eram umas 18 horas e um pouco depois fui atendida.

Os scans não mostraram nada (ainda bem!) pelo que não é nada de mais grave.
O médico disse-me que rins, pâncreas, pulmões está tudo bem e que não vê nada especial. A análise à urina também está mais ou menos normal, apesar de um pouco ácida e recomendou-me que com mais vitamina C (o Redoxon) ou então beber cranberry juice (o que já costumo fazer) mas que não é infecção urinária.

Como não vê nada especial então marcou-me uma consulta de urgência de Gastroenterologia para dia 7 de Janeiro (imaginem se não fosse urgente) e receitou-me uns medicamentos que não escondem nada e que ajudam os gases a desaparecer porque se for dor por causa dos gases são terríveis (palavras do médico).

Para meu registo os medicamentos são Shin Biofermin Tab para tomar 1 antes de cada uma das 3 refeições. Pankreoflat Comp Ver (172mg + 80mg) e Dicetel comp 50 mg, ambos para tomar durante as refeições e Gasteel 40mg tab para tomar depois das refeições.
Pedi também atestado para o dia que passei no hospital e o atestado foi passado às 18h45m (hora que terminou a consulta) e deu-me também o dia seguinte para descansar.

Imagens daqui







Monday, November 23, 2009

GRANDE PRÉMIO DE MACAU

O boneco adora o Grande Prémio!
O tempo que antecede o Grande Prémio é de grande excitação pela antecipação do mesmo.
Faz o circuito do Grande Prémio de Macau no computador e sente a emoção de tentar controlar um carro de corridas neste circuito tão complicado de 6.2 Km.
E pergunta imensas vezes se vai ou não ao Grande Prémio.
O ano passado foi a primeira vez e adorou!
Este ano, até sexta-feira não tinha bilhetes.
Ninguém ofereceu e tinha decidido que só compraria "em cima da hora" porque nunca esgotam.
Mas, na sexta-feira, no programa da manhã da rádio fizeram um passatempo em que era preciso responder a umas perguntas para se ganhar dois bilhetes para o Grande Prémio.
As primeiras duas perguntas logo de manhã estava a levar os filhotes à escola e não sabia as respostas.
A terceira e última pergunta foi já depois das 10h da manhã, em que já tinha lido as notícias dos jornais e alguma informação sobre o circuito do Grande Prémio e marcado o número da rádio no telemóvel (para facilitar e ser mais rápido eh eh eh).
Mesmo assim não sabia a resposta (é o que dá ler as notícias por alto) mas o treinador de hóquei em patins do boneco sabia e disse-me e eu liguei e ganhei dois bilhetes para as corridas de domingo no Reservatório A.
A pergunta era "Qual foi o piloto que protagonizou a cena mais espectacular nos treinos de quinta-feira? Aquele que mal chegou às boxes a namorada veio a correr e lhe deu um beijo mesmo por cima do capacete."
Como a pergunta só poderia ser respondida por quem tivesse visto os treinos deram uma ajuda informando que foi o piloto brasileiro que fez o melhor tempo ao volante de um BMW. E a resposta era Augusto Farfus, que foi quem efectivamente venceu a corrida ontem.
Na sexta-feira à noite ainda ligaram e ofereceram-nos dois bilhetes para sábado para a curva do Hotel Lisboa (a zona onde há mais acidentes).

Assim, este fim de semana foi bem preenchido para o papá e para o boneco. E no sábado com muito frio (11-17) e sem sol.

Posted by Picasa

A mana, excepcionalmente, teve de ir à escola no sábado. Era a celebração dos 10 anos da RAEM... Ainda não percebi o que ela lá foi fazer... Fui buscá-la à escola (ela adora!) e ao chegar a casa medi mal a distância e esfolei o carro a estacionar (mais uma despesa...)
No domingo ficámos só as duas. Um dia bem passado, com muito mimo!
De manhã estivemos algum tempo na minha cama no miminho e na brincadeira, depois pequeno almoço e fazer os trabalhos de casa. Eu arrumei umas coisas enquanto ela via uns desenhos animados, almoçámos e fomos brincar para o jardim no rés do chão e tirar fotos. Ela adorou que eu a deixasse tirar fotos e até que tem jeitinho, algumas até ficaram giras :)
Depois fomos à Feira de Gastronomia onde ela brincou nos joguinhos e comeu o seu tão apreciado algodão doce. :)
Mais tarde o mano e o papá juntaram-se a nós e andámos por lá mais um bocado antes de darmos por encerrado o fim de semana.




Posted by Picasa

Friday, November 20, 2009

A SAÚDE ESTÁ DOENTE

(Data alterada porque ninguém vai ter paciência para ler isto e é mais para eu me lembrar...)

Por aqui as dores continuam.
O antibiótico acabou e melhorei um pouco mas não para me deixar descansada…

Tal como disse na sexta-feira, 13, a médica das urgências do Centro de Saúde foi muito atenciosa e devo ter estado lá dentro uns 30 minutos a contar a história bastante detalhadamente e com ela a fazer várias perguntas. Ela recomendou que marcasse uma consulta de “Saúde Adulto”, o que quer dizer clínica geral e assim o fiz.

Na segunda-feira seguinte, há uma semana atrás, no dia 16 fui ao Centro de Saúde por volta das 14 horas marcar consulta, que ela me tinha dito que não seria “tão cedo”. Como tive “sorte” havia uma desistência. Perguntaram-me se queria ficar com a vaga e aceitei. Disseram que se não houvesse aquela desistência não teria vaga para consulta “tão cedo”… Fiquei à espera num sistema em que consoante as pessoas chegam sentam-se numas cadeiras numeradas por ordem de chegada. Às 14h era a “cadeira” 9 a que estava livre e que ocupei para a consulta das 14h30m.

Às 14h30m anunciam apenas em chinês que vai ser feita a distribuição das senhas e pouco depois entram as enfermeiras com os processos das pessoas inscritas para as consultas. Começam na cadeira número 1 e vão conferindo o papel que cada paciente tem referente à marcação da consulta e a lista que têm. Distribuem senhas coloridas: verde, vermelha e azul. Calha-me a senha número 3 azul e deduzo que tenho de ver um ecrã electrónico instalado naquela sala das “cadeiras numeradas” que tem escrito Sala número um num quadrado vermelho, sala número dois no verde e sala número três no azul. Há mais um quadrado que diz sala de observação onde também aparecem os números a piscar mas não percebo muito bem o que fazer.

Quando os números referentes à sala de observação começam a piscar muitas pessoas levantam-se e desaparecem daquela sala de espera de cadeiras numeradas e começo a achar estranho que o número 3 seja chamado várias vezes incluindo pelo microfone em chinês mas continuo à espera… As enfermeiras que distribuíram os números começam a arrumar as coisas e dirijo-me a uma delas a perguntar o que devo fazer com aquele número azul e ela olha para o quadro electrónico e empurra-me ligeiramente para fora da sala a apontar para o quadro da sala de observação e de seguida para fora da sala para o lado esquerdo.

Saio da sala e do lado esquerdo está outro quadro electrónico onde o número 3 está a piscar e algumas pessoas fazem fila à porta. Ao ver o meu número um senhor diz para ficar à frente dele que o número 3 é primeiro e ele é o número 4… Uma enfermeira da sala de observação diz para a outra (são 2) que o número 3 “já chegou”(em chinês, claro!). Manda-me subir para a balança e aponta-me uma cadeira para colocar a mala, ajusta a balança e diz bem alto para a outra 53Kg e eu fico a pensar onde está a privacidade de cada um? Toda a gente tem de saber quanto é que eu peso? Enfim…

De seguida espero novamente, quase entalada entre a pessoa que está a seguir a mim e o que está antes sentado na cadeira. Quando este último sai mandam-me sentar e medem-me a pressão, acho que era 11/8. Pressão medida “go wait outside” e eu vou…
Fico na sala de espera (a tal do quadro electrónico) até cerca das 15h05m quando finalmente o número 3 pisca na sala azul. No corredor, desta vez do lado direito está a sala azul com o número 3 a piscar.

Bato à porta, entro e está uma médica chinesa novinha que fala bem inglês e me pergunta o que tenho. Conto alguns pormenores da história e ela manda-me deitar. Ausculta-me e palpa-me a barriga, perguntando mais umas coisinhas. Passa-me uma radiografia à zona abdominal para 12 de Outubro de 2010, o mais rápido que consegue, mas recomenda-me que se as dores continuarem é melhor ir às urgências do hospital que “lá eles conseguem fazer exames urgentes e aqui nós não conseguimos”. Passa-me igualmente uma colonoscopia que terei de marcar no hospital… e quando tiver resultados recomenda-me que vá lá marcar uma consulta para mostrar os resultados…

Tenho de carimbar os pedidos de exames na recepção e de pedir um papel justificativo para apresentar no trabalho, que ela me entrega e eu começo a ir embora mas verifico que na hora de chegada estão 14h44m e volto para trás para informar que cheguei mais cedo. Contrariada diz-me em inglês que deveria ter ido à recepção avisar. Digo-lhe que marquei a consulta na recepção por volta das 14h e ela diz-me, em voz já alterada, que isso é outra coisa, que deveria ter dito que queria fazer check in. Informo, já irritada, que não saí de lá e que não fazia ideia que tinha de o fazer, que nunca lá tinha ido e que não vi nenhum aviso em lado nenhum porque mesmo que haja algum só está em chinês, mas que o papel para entregar no trabalho devia dizer pelo menos 14h30m e ela contrariada dá-me um novo papel e o “recado”de para a próxima ir lá fazer check in assim que chegar.

Às 15h22m estou na rua, bastante irritada e com os papéis dos exames que me parecem uma anedota. A 16 de Novembro, o mais rápido que se consegue fazer um raio X à barriga é a 12 de Outubro do ano seguinte?! Não sei se devo rir ou chorar porque continuo com dores e não vejo alternativas para resolver a situação em Macau…

Acho que terei mesmo de apanhar um avião…

Friday, November 13, 2009

SEXTA-FEIRA, 13

Não sou supersticiosa (mas o pai dela dá-me azar, lembrei-me agora da música...)
Mas realmente hoje as coisas não correram nada bem.
Só me lembro do provérbio "Uma desgraça nunca vem só..."
Como não me consigo ver livre da dor decidi ir às urgências do Centro de Saúde sempre a achar que não me iam ligar nada... Realmente a enfermeira não ligou muito mas a médica era muito atenciosa e muito preocupada e perguntou-me imensos pormenores sobre como me sentia e sobre o que me tinha acontecido. Observou-me, palpou a barriga para ver o sítio onde me doía e fez-me aqueles testes rápidos à urina. Acusou um número grande de glóbulos brancos o que significa infecção e a presença de sangue na urina (não, não é do periodo). Perguntou-me se a dor continuava a ser muito forte e se precisava de ir ao hospital e deu-me um antibiótico que ela me disse que dá para as infecções urinárias e para as infecções no cólon dado que não conseguia ver exactamente o que está infectado. Disse-me para marcar consulta para fazer mais exames para esclarecer o que se passa pois algo está infectado e se não melhorar com o antibiótico ou se as dores piorarem, ir ao hospital. Resumindo, parece que tenho mesmo de ver isto...

Mas, como um azar nunca vem só ainda há mais...
Cheguei a casa e fui tomar banho. Até aqui tudo bem, mas quando apareci na sala o marido perguntou-me se tinha deixado a água ligada porque o esquentador estava ligado. Claro que não deixei a água ligada mas fui à casa de banho confirmar e ouvi o som de água a correr junto à bacia mas não havia água em lado nenhum.
Andámos a espreitar pela janela e vimos a parede de fora da casa de banho a escorrer água.
Fechada a torneira de segurança (e ficando sem água em casa...) o marido foi até ao pódio no 4o. andar e disse que parecia um chuveiro... Ao mesmo tempo fui ao quarto dos bonecos (colado à casa de banho) para ver a água a espalhar-se no chão. Água limpa no quarto dos bonecos, tempo para ir limpar a água na casa de banho. Pois, estão a adivinhar, não estão? Rebentou o cano!
Chamamos um empreiteiro amigo que mora no mesmo prédio e pôs um dispositivo no esquentador para cortar a água quente e podermos continuar a usar a água fria.
Amanhã começam as obras para reparar o cano, o que significa paredes partidas e muito, muito lixo e dores de cabeça...
Ah, e a parte mesmo "boa" é que nos avisou que como a casa já tem mais de 10 anos e a construção em Macau é mesmo muito má, é provavel que o cano volte a rebentar noutro sítio pelo que aconselha que sejam todos mudados...
Bem, vou começar a procurar casa para alugar...
E agora digam lá que isto não é de ser sexta-feira, 13?!!!



Curiosidade sobre a sexta-feira 13 encontrado aqui:
"Você sabia que paraskavedekatriaphobia, é uma expressão grega que deriva da reunião das palavras fobia, sexta-feira e treze, e designa o medo que as pessoas costumam ter do dia de hoje? Mas será que toda sexta-feira 13 é mesmo sinal de mau agouro?
Bem, é difícil saber de onde veio essa famosa superstição. A crença pode ter surgido com os romanos depois de fatos ruins ocorridos repetidamente às sextas-feiras 13, incluindo a crucificação de Jesus Cristo. Já uma lenda da mitologia nórdica atesta que a deusa do amor e da beleza Friga (nome que teria dado origem à palavra sexta-feira) se transformou em bruxa quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo. Como vingança pelo abandono ela se reunia toda sexta-feira 13, com outras 11 bruxas e o demônio (13 ao todo), para rogar pragas aos humanos. Outra lenda nórdica conta que foi realizado um banquete em Valhalla (a morada dos deuses nórdicos) para o qual foram convidadas 12 divindades. O deus nórdico do fogo (Loki) ficou chateado por não ser convidado e decidiu fazer uma armadilha de forma a ferir Baldur, o deus preferido do seu pai Odin (Deus dos Deuses). Dai a idéia de que juntar 13 pessoas à mesa numa refeição dá azar. Na religião Cristã sabemos que a Ultima Ceia de Cristo foi realizada com 13 membros à mesa nas vésperas da sua crucificação que se realizou numa sexta-feira, ou seja, mais uma vez, o número 13 e uma sexta-feira."


Wednesday, November 11, 2009

MEDICINA CHINESA III

Acho que mais dia menos dia perco a conta…
Ontem de manhã mais uma dor forte ao fundo da barriga do lado esquerdo, o mesmo sítio da dor que me provocou o desmaio há duas semanas. Parece a dor da apêndice, mas já não tenho apêndice e é do lado contrário…
Umas duas idas depois à casa de banho e comecei a ficar com menos dor mas com dor no intestino, mas com dor de cabeça…
Ao fim da tarde decidi ir novamente consultar o médico chinês que me diz que é a ligação do intestino delgado ao intestino grosso e o facto de ter um estômago muito sensível que me provoca estas dores.
Disse que estou muito cansada e “muito gasta” para a idade que tenho.
A verdade é que ultimamente me sinto muito cansada. Estou sempre cansada e nem sei porquê, parece cansaço crónico :)
Aliás, talvez saiba… Deito-me sempre depois da meia-noite. Diria que o normal será mesmo a uma da manhã. Depois a amorinha acorda a meio da noite para ir à casa de banho e eu vou com ela e depois demoro imenso a voltar a adormecer.
Quando o relógio desperta pouco depois das 7 da manhã (se o boneco não me despertar antes, como hoje pouco depois das seis e meia a dizer que queria leitinho porque tinha fome…) não me apetece nada levantar!
Enfim, acalmar e descansar são as palavras de ordem. Assim como evitar batatas, cebola, alho, feijão e comidas “frias” e cruas. Ele diz que eu sou uma pessoa fria e que isso não ajuda em termos de saúde. Os chineses têm muito a definição de frio e quente e é algo que nada tem a ver com a temperatura.
E hoje recomecei a beber, durante mais 4 dias, o “delicioso” (outro) chá medicinal, sendo que este é mais claro, assim tipo café e sabe um pouco menos mal (ou isso ou eu já me habituei!...)

Monday, November 09, 2009

BONECO

Os fins de semana passam demasiado rápido (e eu começo a tornar-me demasiado repetitiva, mas é mesmo essa a sensação por aqui).

Sábado tivemos reunião com a professora de mandarim do amorinha que diz que ela se porta muito bem e é muito esperta e até perguntou se QI dela não é superior ao normal. Claro que não faço a miníma ideia, nunca lhe fiz testes, mas para mim ela é como qualquer criança, só que ela gosta muito de aprender. Claro que saber que ela aprende tudo muito rápido me deixou cheia de baba.

Domingo passámos o dia na piscina do Hard Rock novamente, desta vez com um casal amigo com as duas filhas que o meu boneco "adoptou" logo como irmãs para brincar com elas. Foi um dia muito bem passado e eu tentei nadar um pouco apesar das dores que tinha no pescoço, mas parece que fez bem porque hoje estou melhor.
À noite fui à ópera "As Bodas de Fígaro" mas não sei se não estava com disposição para ópera, só sei que o tempo custou a passar e a única coisa de que gostei foi o cenário...

Hoje, como a maré de azar continua cá por casa, foi a vez do boneco se magoar. Num dos intervalos das aulas andava a correr na relva e bateu numa torneira de rega e esfolou a perna de tal modo que teve de ir à enfermaria fazer um penso e hoje à noite estava bastante inchado.
Quase que me apetece dizer: "que mais me irá acontecer?" É que o papá não lhe aconteceu nada e como as coisas andam acho que ele tem de "se por a pau", ou seja, tomar cuidado.

Friday, November 06, 2009

MEDICINA CHINESA II


Imagem daqui

Depois de tomar o horroroso chá medicinal chinês durante 3 dias, ontem fui à “consulta” para o mestre constatar que estou muito melhor, mas que ainda não está tudo bem.
Quanto às minhas dores de cabeça o mestre diz que estão relacionadas com o fígado e a descarga exagerada de veneno naquele dia que ainda não foi toda limpa do corpo.
Continuar a beber muita água, não comer nada frio, não comer alho, cebola, batata e feijão e tomar um outro chá durante mais 3 dias e depois vou ficar bem. Assim espero.

Eu não me queixei, mas o mestre, depois de verificar a pulsação nos dois pulsos, disse também que me doíam os músculos da zona do pescoço, que estava tudo muito tenso e preso. Realmente acordei cheia de dores na zona do pescoço e costas do lado direito, mas achei que tivesse dormido torcida ou assim. O mestre disse que não tinha nada a ver com dormir e sim com o fígado. Disse também para relaxar mais e não stressar com os problemas, mas por acaso agora até andava muito bem disposta…

Ah, quase me esquecia, ele disse que eu estou muito magra e que deveria engordar uns dois quilos. Imaginem, e esta nem precisei de tradução, comecei-me logo a rir. Ando eu a tentar emagrecer e ele a dizer para eu engordar…

Enfim, hoje recomeço mais 3 dias daquele “delicioso” intragável chá medicinal preto cheio de coisas que nem quero saber o que são senão não o tomava decerto, mas a verdade é que estou melhor…

A amorinha também está melhor do seu galo, está a passar e a ficar verde e eu brinco com ela chamando-a de “minha amorinha verde”. Adora a escola e adora aprender e ontem esteve a ensinar-me mandarim. Ela lia e eu repetia. Adora fazer de professora.
Continua um pisco a comer, come meia tigela de sopa ao jantar, mas tem de ser bem passada de modo a não encontrar pedaço de nada senão cospe logo tudo. O prato da comida, geralmente arroz para ela e de preferência branco demora uma eternidade até ficar vazio. A carne ou peixe têm de ser partidos em pedaços muito pequenos (deve ser para dar menos trabalho a mastigar) e os vegetais que come limitam-se a salada de alface, mas só as folhas mais clarinhas e brócolos cozidos.
Cada vez fala mais (se é que tal é possível), parece um papagaio e tem sempre assunto.
Ainda dá umas calinadas engraçadas na língua portuguesa, como “eu trazei (trouxe)” ou “eu sabo (sei)” que lhe vou corrigindo e que quando ela diz bem me recordam que o meu bebé já cresceu e está cada vez mais uma menina grande…

O boneco teve exame de chinês na quarta-feira passada e ontem trouxe o resultado: 95.5% com direito a prendinha, um lápis com um boneco e duas borrachas pequenas em forma de uma ovelha dos desenhos animados. Mas, mais contente estava com a sua medalha por ter sido quem mais voltas fez na volta ou corrida de caridade. Foi o que fez mais voltas na turma dele porque houve outros de outras turmas que fizeram mais voltas…



E hoje ao final do dia há festa do dia das bruxas na escola dele e vamos até lá…

Imagem daqui


Bom fim-de-semana!

Wednesday, November 04, 2009

GALO

Imagem daqui


Parece-me que o dia das Bruxas ou a sua aproximação nos deixou a todos um pouco embruxados, se tal palavra existe :)


Para além do meu desmaio faz hoje exactamente uma semana e de ainda andar meio zonza da cabeça, ontem a amorinha "aterrou" de cabeça na escola e não a partiu por pouco.


Foi na aula de educação fisíca, estava a correr e tropeçou num colega.


Caiu e bateu com a cabeça no chão. Levaram-na para o médico da escola que pôs gelo no galo enorme que ela tinha. Quando cheguei a casa depois do trabalho ainda parecia um ovo de galinha...
E havia uma nota da escola a dizer que tinha caído na aula de desporto e que tinha sido vista pela médica da escola.

Aquela rapariga sempre que cai bate com a cabeça, não tem aquele instinto natural que a maioria de nós tem de proteger a cara...
Ontem à noite mais gelo e Hirurdoid para não ficar negro...
E hoje lá foi para a escola com um galo e uma mancha vermelha com pintas mais escuras na testa (do lado esquerdo).

Tuesday, November 03, 2009

MEDICINA CHINESA

Passou o fim-de-semana em que tentei descansar, mas com duas crianças tal não é muito fácil. Mãe não se pode dar ao luxo de estar doente…

Sábado foi dia de compras no mercado de manhã, dia das bruxas num jardim do território à tarde e de hóquei em patins à noite. E eu ainda tinha o casamento da minha amiga indiana a que não fui por me sentir de rastos!!!

Domingo fomos almoçar ao Nga Tim, a Coloane, onde eu acho que a comida cada vez está pior, mas o boneco adora a massa e os peixinhos minúsculos (“pak fan yu”) e ela também. Como estava muito sol e muito quente depois de almoçar fomos para casa que eu já me estava a sentir mal.

Segunda-feira foi feriado do dia de finados, mas os miúdos tiveram escola. Foi o primeiro dia depois do “mid term break”.
A propósito, queria registar que a amorinha foi pela primeira vez ao cinema na quinta-feira passada ver o filme “Astroboy”, em cantonense, com o irmão e a empregada.

Depois de deixar os bonecos nas escolas fomos ao café tomar o pequeno-almoço e de seguida lembrei-me de ir consultar um médico de medicina chinesa. Mal não havia de fazer.
Esperei quase uma hora porque o mestre de medicina chinesa é bastante conhecido e tem sempre muita gente para consultar.
O “consultório” não é mais que uma secretária instalada num canto de uma farmácia chinesa cheia daqueles produtos que nem conseguimos muito bem identificar e que são barbatanas de tubarão, mariscos secos, massas, arroz e até champô para o cabelo.

Farmácia chinesa, imagem de Noite


Quando chegou a minha vez, sentei-me no banquinho plástico e o marido contou o que me tinha acontecido, do desmaio, da dor de barriga e de me sentir tonta. O mestre vê a pulsação do pulso direito e vai fazendo perguntas sobre a última menstruação, pede para ver a “língua” e diz em português e eu quase nem o percebia porque a “consulta” foi toda em chinês, com o marido a traduzir. Pergunta se costumo ter a boca seca e eu digo que não (e depois passei a tarde a beber água…), passa a ver a pulsação do pulso esquerdo e este é mais rápido que o do direito e volta a perguntar qualquer coisa que já não me recordo.
Começa a escrever a sua “receita” e as receitas da medicina chinesa são compostas por chás medicinais feitos de várias plantas, tudo natural, que costuma ser fervido durante umas horas e que costuma resultar num chá bastante escuro, quase preto com um cheiro bastante desagradável e um sabor ainda pior. Reconheço que é bastante difícil beber um copo daquele chá (já bebi ontem e hoje e falta amanhã) mas as vezes que recorri a ele senti-me melhor… se é psicológico ou não, não sei mas espero que desta vez também me faça sentir melhor.
A parte boa é que as farmácias chinesas fazem o chá, pagando mais um pouco…
Tenho ainda a recomendação de não comer nada cru, incluindo fruta e salada e não comer batata, feijão e cebola. E o mestre de medicina chinesa achou que teve a ver com o veneno libertado pela vesícula... e que primeiro tratamos a gripe (que apareceu hoje...)


Imagem retirada daqui, está a pesar os ingredientes para o chá. Neste artigo poderá ficar a saber mais sobre a medicina tradicional chinesa.