Wednesday, May 05, 2010

Amorinha e dermatite atópico

O pediatra dos meus filhos foi "de vez" para Portugal há muitos anos e desde aí que eles têm estado sem pediatra. Quando ficam doentes levo-os ao Centro de Saúde e consoante os medicamentos que me dão decido se os devo dar aos filhotes ou não. A maioria das vezes não dou pois basta terem um pouco de tosse que a receita é logo antibiótico, tipo mais vale prevenir...
Como não gosto muito de lhes dar medicamentos avalio a situação (eu que não sou médica...)

A amorinha desde que nasceu que tem duas manchas nas pernas, de lado, em cima. De vez em quando coçava-se mas a "coisa" passava. Este ano começou a piorar e aquilo que parecia uma moeda de 1 euro, branco já se espalhou e já deve dar para "uma nota de 20", em ambas as pernas.
Já muitas vezes me queixei, mas no Centro de Saúde disseram para por creme hidratante que era da pele estar seca... Na altura não estava tão mal.

Agora, como andava sem saber o que lhe fazer e ela cada vez a coçar-se mais e a ficar com as pernas em ferida, pedi a um colega para ver se a pediatra do filho via a amorinha.
Assim, ontem fui ao hospital à procura dela... bem, foi complicado e esperei imenso, mas duas horas depois falei com ela, pedi desculpa por estar a incomodar, mas já não sabia o que fazer e mostrei-lhe as pernas da miúda.

Falei-lhe também da hérnia umbilical que ela tinha e de que ela se continuava a queixar de dores de barriga todos os dias.
Observou a barriga, palpou, mandou-a tossir e disse-me que não lhe via nenhuma hérnia umbilical. Fiz "uma festa"! É normal que as hérnias umbilicais dos miúdos desapareçam por esta idade e parece que foi o que aconteceu. Uff! Menos uma coisa!!!! Disse-me que as dores de barriga poderão estar relacionadas com os gases por ela não ir à casa de banho todos os dias.

Em relação às pernas, disse que não gostou do que viu e marcou uma consulta de dermatologia para amanhã. Escreveu uma carta para o colega que eu "espreitei" e vi que o diagnóstico que ela fez foi o mesmo que eu vi na net: dermatite atópica/ de contacto...

"A dermatite atópica é um fenômeno auto-imune. Nele, sem causa aparente, o próprio sistema imunológico "ataca" a pele. Dermatite atópica difere de outros tipos de dermatite por não tratar-se de uma alergia, ou seja, não há a necessidade de contato prévio com alguma substância ou material.
Dermatite atópica surge mais comumente na infância e varia de gravidade até a idade adulta, quando costuma apresentar maior estabilidade.
Há indicações de que os estados emocionais alterados, como tristeza, ansiedade ou angústia, pioram a doença.
A evolução da dermatite atópica, ou eczema endógeno, não é previsível, podendo ser rápida e curta ou crônica, com frequência inconstante de episódios de acutização."

"Dermatite atópica
É chamada de dermatite atópica porque a "atopia" é uma tendência hereditária na qual a pessoa está predisposta a desenvolver múltiplas desordens alérgicas, incluindo asma, febre do feno e alergia a alimentos. Se você ou um membro da família têm algum problema alérgico, as chances de desenvolver a dermatite atópica são maiores.

Apesar da dermatite atópica estar associada a desordens alérgicas, ela não é uma reação alérgica a uma substância específica, como é o caso da dermatite alérgica de contato. Ao invés disso, a dermatite atópica é uma inflamação crônica da camada externa da pele que coça muito e pode ser agravada por uma variedade de fatores, como mudanças de temperatura, infecções da pele, irritação por roupas ou produtos químicos e estresse emocional.

Este tipo de dermatite aparece com mais freqüência em crianças com menos de cinco anos e a maioria dos casos se resolve na idade adulta. Porém, o problema pode aparecer pela primeira vez na idade adulta e continuar depois de ter aparecido na infância.

O principal sintoma da dermatite atópica é uma urticária que coça muito, apesar de a coceira poder aparecer antes da urticária. Em crianças, a urticária pode aparecer primeiro em locais específicos como bochechas, queixo, cabeça, nádegas e extremidades. Eventualmente pode atingir áreas maiores do corpo. Em crianças mais velhas e em adultos, a urticária tende a aparecer em áreas menores e mais limitadas, como ao redor da boca e dobras da pele, especialmente na dobra do braço e parte posterior do joelho. A lesão pode parecer seca e escamosa no começo, mas quando a pessoa coça causa uma inflamação, aumentando a coceira e levando à formação de bolhas e crostas ou rachaduras e infecções secundárias. Como resultado, algumas áreas da pele podem engrossar e endurecer. A pele de uma pessoa com dermatite atópica tende a perder a umidade e ficar ressecada com facilidade e é mais vulnerável à dermatite irritante de contato.

Neste caso é importante proteger a pele de mais irritação e aliviar a coceira. Há algumas dicas que podem ajudar a aliviar o problema.

Lave as roupas novas antes de usar - isso ajuda a remover o formaldeído e outras substâncias potencialmente irritantes usadas para tratar os tecidos.

Enxágüe várias vezes - até mesmo se você usa um detergente suave, é uma boa idéia enxaguar suas roupas várias vezes para ter certeza de que todo o sabão foi removido.

Use roupas folgadas e de tecidos naturais - para que sua pele possa respirar, escolha roupas soltas, com tecidos de algodão ou mistos de algodão.

Mantenha a temperatura constante - mudanças bruscas de temperatura podem irritar a pele, então tente evitar esse problema sempre que possível. Também procure manter o nível de umidade constante dentro da sua casa.

Mantenhas as unhas curtas - com as unhas curtas é mais difícil conseguir coçar, diminuindo a chance de lesionar a pele que já está sensível.

Hidrate a pele com um banho de banheira ou de chuveiro - use água morna e fique no banho por pelo menos 15 minutos. Evite usar uma toalha para secar a pele, pois as toalhas são abrasivas.

Escolha produtos não agressivos - escolha um sabonete suave, um sabonete neutro ou um sabonete líquido. Enxágüe completamente, retire o excesso de água e passe um hidratante sobre a pele para manter a umidade. Vaselina líquida é o melhor produto para manter a umidade da pele após o banho.

Use hidratante durante todo o dia - é extremamente importante que as pessoas com dermatite atópica mantenham sua pele hidratada.

Use protetor solar com FPS 15 ou maior - uma queimadura solar só vai irritar ainda mais a pele.

Tome banho logo após sair da piscina - o cloro e outras substâncias químicas usadas na maioria das piscinas podem irritar a pele sensível. Então, logo após sair da piscina, tome um banho usando sabonete neutro. Não esqueça de reaplicar seu hidratante.

Verifique a alimentação - alguns médicos acreditam que as alergias alimentares podem ter um papel importante na dermatite atópica, especialmente na infância; enquanto outros dizem que isso ainda não foi provado. Se você suspeita que algum alimento em particular agrava a alergia, retire-o da dieta por algumas semanas. Se a lesão melhorar e voltar quando você reintroduzir o alimento nas suas refeições, considere a possibilidade da retirada permanente da sua alimentação. Não elimine um grande número de alimentos ou um grupo alimentar inteiro sem consultar antes o seu médico. Se seu filho tem dermatite atópica e você suspeita de uma relação com uma alergia alimentar, trabalhe em conjunto com pediatra para investigar a possibilidade.

Algumas vezes, a adição de certos alimentos à dieta pode ajudar a aliviar a dermatite. Na próxima seção vamos discutir como a terapia nutricional, a fitoterapia e outros tratamentos alternativos podem ajudar a aliviar a coceira e outros sintomas."

4 comments:

Autora de Sonhos said...

oi miga...a minha Lu(z) tb tem duas manchas na perna. segundo o que a pediatra disse são de nascença, mas tb me preocupo com essas manchas :(

Tudo de bom para vós...sempre :)

Bjs

T. said...

Ha quase 1 ano, em Portugal, levei o F. ao pediatra e conversa puxa conversa fiquei a saber que tinha vivido e exercido muitos anos em Macau! Sera o mesmo?
As melhoras da Amorinha, por aqui ha tendencias para atopia do mais velho e 2 hernias umbilicais na dupla que ainda nao despareceram...
Beijos

ameixa seca said...

Boa sorte para a Amorinha :)

Rita said...

Deixa que te diga só uma coisa em relação ao banho. O dermatologsta dos meus (que têm os dois dermatite atópica) sempre me disse que o banho é com água morna sim, mas de chuveiro e rápido. Segundo ele a água também seca a pele, beber muita água é que hidrata :)
Um beijinho e as melhoras