Friday, May 07, 2010

CONSULTA DERMATOLOGIA

Ontem, depois das aulas da amorinha fomos à consulta de dermatologia no hospital.
Quando entrei e vi a quantidade de pessoas que estavam à espera ia-me dando uma "coisinha má", mas depois percebi que eram 4 médicos :)
Uma meia hora depois de lá chegar foi a vez de chamarem a amorinha.

O médico, macaense, muito simpático perguntou o que ela tinha, mostrei-lhe as manchas das pernas que estavam bastante vermelhas porque a amorinha tinha estado a coçar e ele disse que se tratava de um eczema atópico.

Perguntou desde quando é que tinha e voltei a dizer que era desde que nasceu e ele não achou nada estranho (ao contrário da pediatra) só achou estranho nunca ter sido vista na dermatologia, e eu expliquei que como nunca tinha ficado assim tão mal nunca tinha dado grande importância. Este ano cada vez está pior e já não sei o que fazer.

Ele disse que é uma coisa que "vai e volta" e umas vezes está melhor e outras pior.
Roupas que fiquem em contacto com aquela zona só de algodão, não apanhar muito sol, evitar o ar condicionado (pois, pois, em Macau onde não se vive sem ar condicionado), evitar piscinas tratadas a cloro, usar muito creme hidradante.
Perguntei se piora com a humidade de Macau e ele disse que ajuda, o que não ajuda é o calor.

Receitou duas pomadas para ajudar a combater a inflamação: Elomet que deve ser usada duas vezes por dia - uma camada fina e TheraDerma Cream que também deve ser usada duas vezes por dia.
Coloquei ontem à noite e a vermelhidão já tinha desaparecido esta manhã.
Receitou também o Oilatum para colocar quando sai do banho, mas isso eu já uso há muito tempo.


Disse que a "culpa" era do pai que em criança também devia ter tido algum eczema do género, perguntou se ela tinha irmãos e se não tinham nenhum episódio de alergia. Por acaso o boneco teve, em bebé, mas foi consultado por um outro dermatologista.

Disse que não era nada preocupante e que com a idade poderá ter tendência para desaparecer, mas que não dá para saber pois ela ainda é muito pequena.

Recordou-se que conhecia o papá de Portugal, da casa de uma amiga comum e ainda falámos um bocadinho disso.

E hoje descobri que afinal não preciso de compensar o tempo que estive com ela na consulta ontem por ter sido por prescrição médica :)


Só para minha referência:

行政暨公職局認為,工作人員因陪同親屬求診及接受門診治療而缺勤,屬於《澳門公共行政工作人員通則》第八十九條第一款f)項連同第九十七條第二款規定的合理缺勤。
O SAFP tem entendimento que as faltas cometidas pelo trabalhador para acompanhar familiares à realização de consultas médicas e tratamento ambulatório, são justificáveis nos termos da conjugação da alínea f) do n.o 1 do artigo 89.o com o n.o 2 do artigo 97.o, ambos do Estatuto dos Trabalhadores da Administração Pública de Macau (ETAPM).
就此,上述缺勤同樣符合本局2007年8月20日第0708200001/DIR號傳閱公函中對《澳門公共行政工作人員通則》第一百零八條第四款所述“求診”概念的限縮解釋。
Neste sentido, essas faltas também estão abrangidas pela interpretação restritiva dada pelo Ofício Circular n.o 0708200001/DIR, de 20 de Agosto de 2007 ao conceito de “consulta médica” consagrado no n.o 4 do artigo 108.o do ETAPM.
即是說,“遵醫囑須於治療或求診後再次求診,應適用經必要配合後的《澳門公共行政工作人員通則》第一百零八條第一款至第三款的規定,且不得要求工作人員為該等“求診”而引致缺勤的時段作補償。”。
Ou seja, “Nas situações em que “a consulta” é prescrita por médico, na sequência de tratamento ou consulta anterior, deve aplicar-se o disposto nos n.os 1 a 3 do artigo 108.o do ETAPM, com as necessárias adaptações, não sendo de exigir ao trabalhador que compense o período em que esteve ausente do serviço para estar presente na “consulta”.”.


3 comments:

Helena said...

as melhoras à amorinha...
beijocas

ameixa seca said...

Ainda bem que não é nada de mais grave. Pode ser que com o crescimento desapareça de vez :)

Isa Maria said...

ainda bem que tudo se resolve. as melhoras.
jinhos meus

isabel