Saturday, November 13, 2010

MÉDICOS

Imagem retirada da net

AMORINHA

A amorinha teve consulta no otorrino no passado dia 28 de Outubro. Como eu estava muito ocupada no trabalho, o papá foi com ela.

De acordo com o papá o médico pouca atenção prestou.

O papá informou-o que os 10 dias de Aerius não trouxeram nenhuma melhoria que se notasse ao nariz sempre entupido da amorinha e ele mandou fazer uma radiografia ao nariz e tomar novamente Aerius por mais 10 dias e fazer um spray nasal Avamys (contém cortisona) e dia 26 regressa à consulta para ver se melhorou. Como a mamã andou ocupadíssima e a chegar a casa a “desoras” o papá não começou o tratamento e começámos esta segunda-feira. Nestes 5 dias não noto diferença nenhuma...


BONECO

Devido às constantes infecções na garganta que o boneco costuma ter, pedi para marcar uma consulta para ele para a mesma pediatra da amorinha. Ontem de manhã foi dia de consulta e ela esteve a observá-lo. Achou-o, nas palavras dela, mais gordo que alto e até comentou “Já viu esta barriga?!”

Ele está forte mas não obeso e eu também recomendo muitas vezes que não coma tanto e disse isso à pediatra. Informei-a igualmente que ele pratica desporto: futebol 3 vezes por semana e hóquei em patins uma vez e ela disse que tem mesmo de praticar. Depois de lhe resumir as infecções na garganta do boneco, dela ver que ele tem as amígdalas muito grandes e de ter a sensação que ela estava sempre a despachar embora sempre muito simpática, até brincou com ele porque lhe perguntou a idade e ele não disse 8 anos e 5 meses mas apenas 8 anos, ela enviou-o para uma consulta de otorrino e deu a escolher: havia para o mesmo dia à tarde ou para finais de Janeiro.

Entretanto receitou-lhe BronchoVaxom para tomar durante 10 dias (começou hoje e foi a primeira vez que conseguiu engolir uma cápsula mas estas são pequenas), depois pára 20 dias, volta a tomar 10 dias e a descansar 20 e mais uma vez toma 10 dias. Pelo que li é uma espécie de vacina para prevenir infecções na garganta. O folheto diz que está indicado em “bronquites agudas e crónicas, anginas, amigdalites, faringites e laringites, rinites, sinusites e otites, infecções refractárias à antibioterapia corrente e complicações bacterianas das viroses do aparelho respiratório, em particular nas crianças e idosos.


Obviamente que à tarde lá estávamos na consulta. O otorrino ainda era mais despachado que a pediatra e falava muito mal inglês.

Lá voltei a fazer o resumo das infecções na garganta e ele quis saber quantas infecções é que o boneco costuma ter por ano e assim por alto disse que deviam ser umas 6. Ele perguntou se tinha sempre febre e se tinha a certeza que eram mesmo infecções e a certeza, certeza não tenho, não me costumam dizer o nome nas urgências, mas tem sempre febre e sai sempre com antibiótico e a garganta fica vermelha e com pontos que a mim me parecem brancos, mas que o otorrino disse que são amarelos porque é pus. Se não é infecção na garganta não sei o que será...

Perguntou se ele dorme bem. No geral dorme mas tem alguma dificuldade em respirar, inspira em 3 vezes e às vezes parece que para de respirar uns segundos antes de continuar. Ele diz que pode ser apneia... e perguntou se ele costuma acordar cansado e andar sonolento, mas ele não costuma ter sono de dia. Acordar cansado tem dias...

Observou as amígdalas e disse que são muito grandes. Observou igualmente o nariz mas não comentou nada.

Depois informou que o boneco é um daqueles casos que os médicos propõem que seja feita o que ele chama de “operação selectiva” às amígdalas... Se o fizer será com anestesia geral e tem de ficar 4 a 5 dias no hospital... e o boneco sempre a dizer “não quero fazer isso que ele está a dizer”

O otorrino explicou que não há tratamento preventivo que se possa fazer para evitar as infecções, disse para pensar e para observar, para ver se ele para de respirar entre 3 a 10 segundos mais de 10 vezes por noite e volto lá em Março. Aí terei de dizer se ele teve muitas infecções, se faz as paragens respiratórias e se decido que é operado ou não...

Ele também disse que como ele é grande posso decidir esperar mais uns 2 a 3 anos pois pode ser que ele entretanto cresça e as coisas melhorem... Espero bem que sim...



5 comments:

sandra said...

Bolas...
Pois essa vacina deve fazer efeito, mas a médio longo prazo...as infecções vão diminuindo com o tempo...
Está a tomar cortisona e não notas melhoria?????????????????????????
Hum....Também há um spray nasal tipo vacina..vou ver se me lembro do nome...ou se tenho aqui algures uma caixa disso...
Isto só porque o diogo também tinha sempre o nariz entupido, e sem sair ranhoca...(e a Inés para lá caminha mas por enquanto ainda sai ranho aos "litros")
Beijocas boas...rápidas melhoras...e...calminha aí...
:(
da tua homónima do algarve

ameixa seca said...

Infelizmente há médicos que parecem que estão numa fábrica de produção, é tudo a despachar :)
Tudo há-de melhorar!

Isa Maria said...

pois estas situações dos garotos são sempre aborrecidas para todo. deixo os meus desejos de melhoras.
jinhos meus

Miduxe said...

Olá minha linda,
eu tomei essa "vacina" quando era mais pequena...infelizmente os meus pais não quiseram operar-me (como faziam quase todas as crianças naquela época) só posso dizer-te que é pena pois fico afectada da garganta muito fàcilmente; o piolhico mais novo melhorou muito desde que lhe tiraram as amigdalas,inexplicàvel! Deixou de resonar,coisa que antes era terrível,para não falar nas apneias de que falas.
O mais velho também reagiu bem, as constipações que duravam semanas agora não passam de pouca coisa;
É óbvio que cada caso é um caso e as opiniões diferem;
Coragem
beijos
Miduxe

Helena said...

Que chatice. só bicharocos nos narizes e gargantas dos meninos.
por cá tabém se começa a andar assim com a chegada do tempo frio...
beijocas