Monday, November 28, 2011

REUNIÃO NA ESCOLA

Quinta-feira foi dia de reunião de pais na escola dos filhos. Os professores são novatos e marcaram as reuniões seguidas pois acham que o horário é seguido à risca, sem atrasos. Eu avisei e, obviamente, atrasou.

O professor do boneco atrasou mais de 5 minutos a reunião, o que fez diferença para a reunião com a professora da amorinha….
No essencial o boneco está bem e recomenda-se, o problema das redacções demasiado curtas e directas, o problema de estar sempre a falar e o problema da falta de variedade pois fez uma composição em que todas as frases (e eram umas 5 ou 6) começavam com “I would”. Original, não?!

A professora da amorinha já estava à nossa espera quando chegámos, atrasados devido à reunião com o professor do boneco. Eu tinha avisado que não dava para chegar a horas e para ela mudar a reunião, mas ela disse que era impossível e que estava tudo combinado com o outro professor.

Fomos informados que afinal a amorinha não teve nenhum A porque as quatro professoras das quatro turmas decidiram que seria assim este ano no primeiro periodo.
A professora diz que já viu que ela não faz perguntas porque percebe as coisas, mas gostava que ela fizesse perguntas e que participasse mais a contar experiências que tenha tido parecidas com o que se está a falar na sala… andou à volta sobre como a poderia ajudar mas no fim não disse nada que me ajude a ajudá-la… o mesmo com a leitura, lê como um aluno do 3ºano mas diz que ela tira livros de nível muito baixo. Pedi à professora que a orientasse a escolher os livros na biblioteca pois na escola onde ela andava antes só podia tirar livros do ano em que estava e acho que a professora percebeu.
A professora explicou também que se estão à espera dos miúdos aprenderem no máximo até um nível e se eles aprendem até esse nível então não vão dar A porque não são excepcionais…. E eu fiquei com a sensação que A é uma raridade para esta professora… então se esta nota existe é para quê? Para ficar para a professora?... Não percebi e não gostei e lá tive de dizer à amorinah que ela não teve A porque a escola não dá A agora no primeiro periodo aos meninos dao 1ºano…
Em conversa com a professora do primeiro ano do boneco fiquei com a sensação que ela não concordava com esta política e ela ficou com pena da amorinha não ser aluna dela… tal como eu tenho pena desde que soube que não estava com ela, tenho a certeza que a minha menina esperta ainda ia aprender mais… e aprender nesta idade é tão bom pois é tudo uma brincadeira…

Depois foi a reunião com a professora de mandarim do boneco que acha que ele está bem porque não é chinês e não exige tanto dele como dos outros o que acaba por ser prejudicial pois eu queria que ele aprendesse mais. O pai lá esteve a pedir opinião da professora para poder ajudar o boneco a falar mais mandarim, mas fiquei com a sensação que ela não liga muito ao assunto. Pena não ser a professora do ano passado.

A reunião com a professora de mandarim da amorinha correu muito melhor pois ela disse que a amorinha é sempre a primeira ou segunda melhor a fazer os mini testes e testes na aula e que fala e ela parece-lhe que ela percebe. Está contente pois como ela é estrangeira estava preocupada se ia ser muito complicado. E nós estamos contentes pois parece-me que ela está a aprender.


1 comment:

Anabela, Lara e Miguel said...

é muito bom saber varias linguas, e eles estao muito bem!!

com A ou sem A o importante é que eles estejam bem, mas se no 2º periodo nao tiver o A é capaz de ficar triste...