Friday, January 10, 2014

2014

O ano de 2014 chegou a uma velocidade incrível…
Cada vez tenho mais a sensação que o tempo me foge por entre os dedos, como se tentasse agarrar a água e ela continua a escorrer…

No dia 26 de Dezembro passado comemorou-se mais um ano desde o tsunami na Tailândia. 9 anos… E parece que foi há tão pouco tempo.
Já contei mais ou menos ao meu boneco parte da nossa aventura pois ele fez um trabalho para a escola sobre os factos mais importantes da vida dele em cada ano, um trabalho que acaba mais para ser para os pais. Mostrei-lhe também este blog meio abandonado por falta de tempo, de vontade e de as novidades em relação ao que se passa com eles serem cada vez menos, ou melhor, são diferentes e menos frequentes.

Obviamente, eles continuam a crescer, aliás de tamanho então nem vos conto. Não sei muito bem mas ele aos 11 anos já ultrapassou 1,60m e mais de 50 kg a calçar entre 40 e 42. E ela do alto dos seus 8 anos e com mais de 1,30m e uns 35 kg a calçar o 35-36. São saudáveis e felizes e isso é tudo.

O meu boneco está no pico da puberdade, aos 11 anos!!! O tratamento às borbulhas está a ser levado mais a sério e se continuar a ter borbulhas vou ter de o levar ao dermatologista. Os pêlos são cada vez mais e já me recomendaram comprar um descolorante para o bigode quando se começar a notar mais. A voz está mais grossa, mas ainda tem picos de vos de menino e de vos grossa. Chegou a telefonar-me e não fosse o “mamã” no início da conversa teria dúvidas se era ele…
Na escola está bem, estuda português como actividade extra curricular, mas como só há uma turma está com a irmã e outros miúdos, todos mais novos que ele e sabe mais que eles e mais do que a professora estava à espera e acaba por se aborrecer um pouco, mas acho que lhe faz bem e que aprende alguma coisa da gramática e a escrever sem erros. Pode ser que depois se arranje uma solução melhor. Gostava que eles aprendessem bem o português, afinal é a língua materna.

Ela está crescida, linda e marota e detesta que digam que está forte. Se aos 4 anos me pediu para não lhe comprar bikinis porque tinha a barriga grande, nem imaginam como está agora. Mas não está gorda, está forte e ainda tem aquela barriga de bebé. É a minha bebé com uma cabecinha por vezes mais matura que o irmão. Tem conversas de gente grande e nas férias de Natal, quando esteve cá a avó materna aprendeu a fazer malha. É muito feminina e gosta muito dessas coisas. Também tinha aprendido a fazer tapeçaria antes do Verão. Na escola também está bem mas chateia-se porque as aulas de português são à mesma hora das aulas do musical e ela, obviamente prefere o musical.

A passagem de ano foi feita em casa porque eu não gosto de pagar os preços exagerados cobrados em qualquer sítio para se ir jantar e porque eu não acho muita piada à passagem de ano e o marido também não. Nunca percebi porque ficam tão felizes porque vamos passar de um ano para o outro…
Nesse dia, depois do jantar, deviam ser perto das 22h, o meu boneco informou-me que tinham acabado as filhoses ao que eu respondi “Este ano não faço mais filhoses” e ele desatou logo a rir à gargalhada e disse ”Ainda bem que amanhã já podes fazer filhoses!”. A minha mãe também desatou a rir assim como eu e o pai. E a amorinha começou a olhar para nós sem perceber a piada e mesmo quando lhe tentámos explicar continuou sem perceber e começou a chorar de irritação.
Ela é uma menina crescida, mas ainda há coisas simples que lhe passam ao lado mas ela não gosta. Estou sempre a dizer-lhe que tem tempo de crescer, mas ela tem uma pressa impressionante.

Também descobri que o lado chorão foi herdado da minha mãe, que à mínima dificuldade chora. A neta é igual e eu não sou nada assim por isso fazia-me confusão saber a quem é que ela tinha saído.


E, aproxima-se o ano do cavalo a passos largos, e o meu boneco completará um ciclo do zodíaco chinês e completará 12 anos.

2 comments:

Carla Isabel said...

Que maravilha...ele está enorme mesmo...o meu calça o 43 mas tem 16 anos!!

Beijinhos doces

Maria Pereira said...

Estão enormes!! E de facto o tempo passa a correr

Bjs e bom ano para vocês