Tuesday, February 18, 2014

TWEEN


Passou o Verão, o Natal, o Ano Novo e o Ano Novo Chinês e eu tenho finalmente de me convencer que aos 11 anos o meu filho é um “TWEEN” (entre os 10 e os 12 anos), cada vez mais adolescente que tween…

Cresceu e está um miúdo giro, opinião nada subjectiva, obviamente.

É tão alto (1,64m) que por vezes me esqueço que ainda é o meu menino, o meu boneco e que (ainda!) gosta muito de mimo (mas já vai fugindo dos beijinhos) e que ainda há tanta coisa neste mundo que para ele não faz sentido, principalmente a maldade das pessoas.

Está independente, cada vez mais e já vem da escola sempre sozinho. Começou aos poucos com 10 anos e agora já nem quer que ninguém o vá buscar; mesmo nos dias que sai à mesma hora que a irmã e a empregada vai buscar a irmã, ele não vai com elas.

Faz a cama todos os dias de manhã, depois do pequeno-almoço, embora refile muitas vezes e ainda precise de ajuda para entalar os lençóis quando se desentalam da parte de baixo da cama.

Prepara o uniforme que tem de vestir no dia seguinte e o saco com o uniforme de desporto quando precisa de levar, mas ainda quer que lhe descasquem as maçãs e tirem as espinhas ao peixe, que lhe cortem a carne e como eu o vejo quase um homem, quando posso ainda lhe faço esses mimos. Mas se tiver de ser, ele faz. Mas refila a levantar a mesa e se lhe digo para lavar o prato e os talheres.

Adora comer e, como cresceu e está mais magro (embora com 58 kgs!), acha que pode comer mais “porcarias”, leia-se doces e acha que eu exagero ao dizer que só faz é mal. É preguiçoso para fazer ginástica mas tem “dodgeball” (jogo da queimada no Basil) e basquetebol na escola. E pratica hóquei em patins aos sábados enquanto os patins lhe servirem que não deve ser por muito tempo que são o 42 e ele calça o 42 (podes parar de crescer um bocadinho?).

E decidiu que este ano vai mais cedo para Portugal nas férias. Queria partir de férias no dia em que acabam as aulas para voltar no início do próximo ano lectivo. Mas não quer cuidar da mana na viagem, tem medo de ficar mal disposto e não saber cuidar dela, de não saber mudar de terminal... Mas vou pedir o serviço de acompanhamento de menores se realmente se decidirem a ir quando comprar os bilhetes…

E o tempo passa e eu continuo a adorar cada nova fase deste processo de aprendizagem e de crescimento para os dois.

No comments: