Monday, July 23, 2007

PASSAPORTE

Comecei finalmente a por as roupas deles na mala de viagem, é sempre uma mala cheia com as coisas deles, que eu e o pai temos roupa na nossa casa em Portugal e quase não precisamos de levar nada.

À noite um telefonema para o lar da minha avó, o meu boneco muito feliz a dizer-lhe que só faltavam 5 dias... a amorinha a dizer “avó Maía” e a minha avó que não conseguia dizer nada, nada, apenas balbuciar uns sons que me pareceram não e acho que nos deixou a falar sozinhos e largou o telefone, que a senhora do lar disse que ela já não estava a ouvir e que estava um bocadinho mal.

Estas férias não têm o sabor de férias.
De tal modo que ontem à noite resolvi ir ver os prazos do passaporte para ver quando têm de ser renovados e descubro que o passaporte da amorinha caducou no dia 29 do mês passado...

Normalmente ficaria num stress que nem dormia, desta vez há valores mais importantes e tudo tem solução... E foi com este optimismo que esta manhã fui ao consulado e me deparo com uma funcionária que só me informava que tinha de ter 4 dias úteis para tirar o passaporte novo com urgência “porque os novos passaportes são assim...”, e eu estou tão pouco interessada no novo passaporte, quero é um passaporte que me permita viajar, sair de Macau... porque em cima da hora, eu sei que a culpa é minha mas agora é tarde e preciso de soluções, não problemas. Quando perguntei sobre o passaporte temporário não gostou, só me dizia que era caro e não era ali, mas do outro lado com o colega...

Depois de perguntar escrevi uma carta dirigida ao Cônsul de Macau a explicar que esta mãe desnaturada nem se lembrou que a filha já tem 2 anos e que o passaporte só dura 2 anos...Papéis preenchidos, cerca de 150 euros depois tenho de aguardar até que me telefonem amanhã para ver se Portugal autorizou a emissão de passaporte temporário para 6 meses.

Valeu-me ter a última foto dela na carteira e o negativo das fotos para mandar revelar mais e amanhã entregar a foto que falta e um funcionário simpático que não está de mal com a vida.

E, em Portugal vou ter de renovar os passaportes do boneco e da amorinha e o BI do boneco. Ai, e o tempo que se perde...

E ainda passarei aqui amanhã a contar as novidades...

20 comments:

Ica said...

Bem, antes agora que dares conta no dia da viagem.

Há gente mesmo mal disposta, não é?

Que tenham umas excelentes férias e façam uma boa viagem para cá.

Beijinhos grandes para todos.

Rita

Tita Dom said...

Gostei do espírito com que te deparaste perante uma situação menos boa! A vida ensina-nos que existem problemas menores que devem ser mesmo resolvidas com ânimo leve!
Um xi grande e está quase ai as férias :-)

Charilas said...

Passei, só para te mandar um beijinho e dizer que te vou enviar um e-mail.

Sandra

Bekas C. said...

Tudo vai correr bem... o passaporte vai ficar pronto a tempo!!
Desde já vos desejo uma boa viagem!
Beijokas
;)

stardust said...

Bem essa é uma situação desesperada, eu sei pq tmb passei por isso 1 ano, só q eu foi de véspera q dei por ela e no dia da partida tive de ir tirar o passaporte... Nem te conto, foi um filme, mas lá consegui.

Beijocas

said...

Ainda bem que encaras-te tudo com calma... é como dizes, há coisas bem mais importantes, e tudo se háde resolver até ao dia da viagem.
Quanto á tua Avó... imagino que estejas deserta de chegar cá, de a vêr, de perceber como está realmente :( É uma situação muito dolorosa. Que Deus te dê a força que precisas.

Olha quanto ao implante... só tenho a dizer maravilhas, não doi nada a colocar porque levas anestesia local, e nem me lembro que o teno, é um descanço. Aconselho a toda a gente.

Beijos quase aqui neste cantinho a beira mar plantado.

Mae Frenética said...

Eu entrava em stress, mesmo... mas de facto tudo tem solução.
E cá, tb vais ter tempo para tudo o q queres, vais ver...

Uma beijoca grande

María said...

Que calma que tu tens! Ainda bem!
Bjnsho

Os meus 4 FOFINHOS... said...

È isso mesmo nada de stress, tdo se resolve com calma o pior é as pessoas que tem de por problemas em tdo, mas ainda bem que reagiste assim á coisas bem piores.

O que interessa é que tenham uma boa viagem e uma férias boas :o)

jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos

. said...

:( Burocracias muito chatas. Coragem, linda. Nota-se mesmo que andas tristinha, não é para menos.

Raquel Alabaça said...

Estás com a força toda, venha quem vier. Isso é bom.

Tudo a correr bem.

Bjs

Cláudia said...

Está quase quse :)
Beijinho

Mamã da Bruna e do Rafael said...

Olá, obrigado pela tua visita ao nosso cantinho! Confesso q vou passando por aqui, mas acho q nunca comentei, tens tantos comentários q sempre achei q não "valia a pena" mais um ;)!

Vou começar a fazê-lo!

Beijocas e boa viagem até Portugal!

Unknown said...

Eu acho que se fosse comigo já estaria a arrancar os cabelos...
Espero que tudo corra bem com o passaporte e que façam uma boa viagem :)
beijinhos
Cris

Mamuska said...

Tudo tem solução e ainda bem que conseguiste resolver :)
Uma optima viagem para vocês :)
Beijoss

Bárbara - Sol e Lua said...

boas férias amiga e olha...paciencia...pelo menos viste a tempo!

Maria said...

está quase, está quase..:)
desde que se resolva nunca é tarde.

bjnho

Tânia by Cyprus said...

Amiga, obrigada pelo "prémio". Realmente o que dizes é verdade. As nossas gêmeas e as nossas avós.. Quantas vezes venho aqui só para saber da tua.. A minha já está naquela tristeza de ir embora. E tive cá 4 meses!!! Coitadinha :(
Espero qe nos encontremos e não precisamos de combinar em cascais. Em 10m ponho-me em Oeiras. Dps ligo a melgar.. lol.
Boa sorte com o passaporte. Vais conseguir, claro!
Estás quase cá!!!

Bloquinho de Sonhos said...

Vais conseguir chegar a tempo miga.
Um beijinho MUITO GRANDE

criolinha said...

Ainda vim a tempo :D
BOA VIAGEEEEEEEEEEEEEEEM!!!

E obrigada pelo carinho ;)