Tuesday, June 30, 2009

2 DIAS

2 dias ou o pânico da gripe A, o H1N1.
2 dias de atestado para mim porque o boneco estava a vomitar há mais de 24 horas e tem muita tosse, aliás tem aquilo que naminha terra se chamava de "tosse de cão", uma tosse aflitiva, quase contínua, como se tivesse algo preso na garganta. E tem as amigdalas inchadas, tão inchadas que parecem 2 bolas de golfe.

Tudo começou no domingo à noite quando ele acordou depois de ter comido imenso ao jantar e vomitou. Achei que poderia ser por ter comido demais, mas fiquei "de pé atrás".
Segunda-feira, primeiro dia de férias, fica em casa, tal como a irmã em "férias forçadas" devido à suspensão das aulas. Perto da hora de almoço telefona a irmã a informar que o mano está a vomitar e eu fiquei logo a pensar que afinal não me escapava de outra "ite" qualquer...
Ao almoço estava na cama, nada normal nele e não queria comer nada. Fui trabalhar da parte da tarde com instruções de que ele apenas bebesse Pocari (bebida para atletas parecida com Isostar) com glicose gelado e em muito pequenas quantidades de cada vez. A tarde passou-se mais ou menos com um ou dois episódios de vómitos.
Seguiu-se a noite, e como já estava com fome insistia em beber mais quantidade de Pocari do que a que eu lhe queria dar. O resultado foi uma noite quase em claro...
Para ajudar a amorinha ficou com febre. Baixa e resolvi dar-lhe Benuron para dormir mais descansada. Ele também tem o nariz entupido há uns tempos e já há algum tempo que estava à espera do estado de saúde dela se ccomplicar.

De manhã fomos ao Centro de Saúde, que hospital nem pensar porque as consultas das crianças são juntas com as dos adultos e espera-se uma eternidade. Tudo junto. Adultos e crianças. E estão eles a fechar escolas para os miúdos não apanharem a gripe...
Entrei pela porta do centro de saúde, medição de febre que o aparelhómetro não registou a ninguém, máscaras colocadas a toda a gente (e desta vez até a amorinha deixou colocar a máscara!) e dirigimo-nos ao balcão central. O segurança percebeu que o boneco tossia sem parar e que não tínhamos consulta e tratou de nos indicar a porta da rua (quase) e informar que as consultas da gripe eram no outro extremo do edíficio, isolado das consultas normais.
Chegados lá e como o boneco tossia mesmo muito a enfermeira perguntou duas vezes se tinhamos saído de Macau. Como a resposta foi negativa, toca a medir temperaturas.
Amorinha e papá sem febre, boneco com 37.8 e a enfermeira informa que "ele está com febre" com ar sério. E eu a pensar na vez em que com 38.5 me perguntaram o que tinha ido fazer ao hospital...

O médico sem saber muito bem o que lhe fazer. O pai a explicarque ele estava a vomitar há mais de 24 horas e que estavamos preocupados porque não consegue ficar com nada no estômago tanto tempo e ele a auscultá-lo, viu a garganta e disse logo "muito bem" com um ar aliviado, tipo encontrou a causa do problema. Passou a receita e entregou ao pai que viu que o remédio para a febre é um xarope paracetamol e informou novamente que ele não consegue ficar com nada no estômago como vai tomar paracetamol. E perguntou se podia receitar um remédio para não vomitar e ele respondeu para lhe dar (vejam lá se adivinham...) sumo de laranja!!!! Como o pai insistiu ele foi consultar o livro dos medicamentos (dá uma segurança, não dá?!) e receitou o medicamento anti vómito já nosso conhecido (Eurotilium). E também antibiótico para a amigdalite (a "ite"!), gotas para o nariz (Neostil), xarope para a tosse e, claro o xarope paracetamol...
A mana teve direito a um xarope para a tosse, gotas para o nariz e paracetamol.
O papá também.

Depois de tomar o anti vómito conseguiu comer um pouco de canja de arroz, umas 8 colheres de sopa e, cerca de uma hora depois dei-lhe o antibiótico. Mais tarde quis comer um pouco de massa do nosso almoço e eu cheia de medo dele recomeçar a vomitar lá lhe dei um pouco. Resistiu. À tarde voltou a comer um poco de canja e à noite além da canja comeu um pouco de frango grelhado com arroz branco e salada (e esta eu não queria dar mas ele insistiu tanto) e ainda pediu maçã (dei-lhe só um pouco) e antes de dormir, segunda dose do antibiótico e leitinho (as saudades que ele já tinha do leite...). Adormeceu, acordou a tossir imenso e dei-lhe xarope. E estou a torcer para que a comida fique, assim uma etapa está vencida, depois a seguir é a tosse.

A amorinha às vezes está melhor, às vezes com um pouco mais de febre, mas com a quantidade de virus que anda aqui por casa é complicado. Ela é mais resistente, mas mesmo assim...
É que o papá também estava com febre esta noite e foi dormir mais cedo e parece que só eu é que me vou escapando para fazer de enfermeira desta gente toda.

12 comments:

Paula Silva said...

bolas :-((((((
espero que se ponham bons depressa
bjinhos e as melhoras aí em casa
Paula

Unknown said...

Agora até tremi quando comecei a ler o post!!

as melhoras rápidas para todos!!

Beijocas grandes

Mãe da Rita said...

Espero que continues a aguentar-te. As melhoras rápidas de todos. Bjs, MJ

SusanaMama said...

Espero que realmente consigas sair ilesa...senao quem vai tratar de ti?

As melhoras para os teus filhotes e marido.

Bjs

Maria Lavrador said...

Bem, tantas peripécias. Espero sinceramente que os teus meninos melhores e que continues a aguentar-te bem

Bjs grandes

Bloquinho de Sonhos said...

E miga...
As melhoras
Bjs

ameixa seca said...

Estás de plantão :)
As melhoras para todos!

Ângela e Daniel said...

Fogo amiga que susto!!!! Espero que estejam tudos com uma saúde de ferro!!!! Realmente espero que seja desta que nos encontremos, ainda tens o meu número? Eu nesses dias se tiver que ir ao trabalho será só no período da manhã, à hora do almoço já cá estou!!!!
Beijos doces

Miduxe said...

caramba...
esperemos que passe depressa!
coragem
bjs

Isabel said...

Ai minha querida, que aflição... que essa nuvem passe depressa e fiquem todos sãos num instante...
um abraço para a enfermeira...
beijinhos

Ana Fundo said...

Ohhh pá...imagino a vossa aflição :(
Espero que fiquem restabelecidos o mais rápido possivel.
Bjkas

Tita Dom said...

Que aperto ao ler este teu post!
As melhoras rapidinhas bem rapidinhas para vós.
Bjs grandes