Thursday, November 26, 2009

URGÊNCIAS

Ainda no capítulo da saúde em Macau (que continua doente)…

Terça-feira fui às urgências do hospital Conde de S.Januário, o único hospital público em Macau que tem uma população de cerca de 500 mil habitantes…
O hospital está “a rebentar pelas costuras”. A populácão vai crescendo e este hospital, que já foi exemplo para outros países continua igual…

Cheguei às 10h32m e inscrevi-me nas urgências. Entrei na sala de espera (deram-me logo uma máscara para colocar na cara) e verifiquei no monitor que havia 49 pessoas registadas pelo que deduzi que eu fosse o número 49…
Cerca de 30 minutos depois fui chamada para a primeira triagem, em que me foi medida a temperatura e em que uma das enfermeiras comentou com a outra (em chinês) que eu já tinha ido várias vezes às urgências. Mandaram-me esperar novamente.

Às 11h50m, quando já pensava que se tinham esquecido de mim…, fui chamada para a segunda triagem onde me mediram a tensão e me perguntaram do que me queixava. Expliquei que tinha desmaiado com uma dor na barriga do lado esquerdo no dia 28 e que desde aí a dor nunca desaparecera. Perguntou-me logo a data do último período e se estava grávida.
Mandou-me novamente esperar.

Como tinha falado com um médico amigo que sabia que eu estava lá fui chamada a seguir (caso contrário palpita-me que passariam mais umas duas horas de espera e ainda não teria sido atendida…) e contei-lhe novamente a história toda…
Palpou os sítios que me doem e pediu uma análise à urina para descartar a hipótese de infecção urinária e um scan (TAC?) ao peito e outro à barriga e informou-me que mesmo sendo urgente poderia ter de fazer no dia seguinte e se fosse no mesmo dia deveria ter de esperar várias horas… Não podia comer nada (tinha tomado o pequeno almoço por voltas das 9 horas da manhã).
Análise da urina feita, colocaram-me uma agulha espetada na mão e mandaram-me para a sala de espera (eram umas 13 horas).

Às 15h35m chamaram-me para beber um líquido horroroso com sabor a laranja, que eu detesto e mandaram-me novamente esperar na sala de espera das urgências (fiquei a saber depois de fazer o scan que aquele liquido serve para relaxar os músculos dos intestinos e se toma 2 horas antes de fazer o referido scan…).

Por volta das 17h30m chamaram-me e entrei mas lá dentro mandaram-me esperar. Soube que tinham ido perguntar por mim ao médico que disse que eu estava lá fora na sala de espera.

Quando entrei estava lá mais um médico que também conheço e que foi quem acabou por me levar para fazer o scan uma vez que a enfermeira me pediu para esperar lá dentro (médicos e enfermeiras também não têm “mãos a medir” e nem sabem para que lado se devem virar).
No scan tive de tirar a roupa toda, excepto cuecas e vestir uma bata cheia de fitinhas para atar. Ora fazer isto com a agulha espetada na mão esquerda há várias horas e que já me estava a magoar demorou um pouco…
Depois de deitada na máquina do scan tiraram algum sangue (e na mão dói imenso!). A seguir verificam a posição da pessoa, se está bem posicionada (eu estava deitada com os pés para a entrada do "buraco"do scan.
E depois informam que vai ser injectado um líquido para contraste com pressão, através da agulha espetada na mão e que dói um pouco, para me preparar que vai doer… preparar eu preparei-me, mas dói muito mais do que o que eu já estava à espera que doesse e até gritei.
Depois é preciso suster a respiração alguns segundos, consoante as instruções dadas, voltar a respirar e voltar a conter a respiração, enquanto se “anda” para trás e para a frente na máquina…
Acho que o procedimento todo não deve ter demorado mais de 15 minutos e tirando o facto de doer a injectar o líquido do contraste porque é sob pressão, o resto é completamento indolor.

Como foi o médico que me levou a fazer o scan e voltou para o trabalho dele tive de descer às urgências sozinha e encontrei uma médica amiga que me perguntou o que andava ali a fazer. Breve história e desejos de melhoras…

Chegada às urgências procurei o médico amigo que estava a consultar outro doente e esperei.
Entretanto o marido chegou, eram umas 18 horas e um pouco depois fui atendida.

Os scans não mostraram nada (ainda bem!) pelo que não é nada de mais grave.
O médico disse-me que rins, pâncreas, pulmões está tudo bem e que não vê nada especial. A análise à urina também está mais ou menos normal, apesar de um pouco ácida e recomendou-me que com mais vitamina C (o Redoxon) ou então beber cranberry juice (o que já costumo fazer) mas que não é infecção urinária.

Como não vê nada especial então marcou-me uma consulta de urgência de Gastroenterologia para dia 7 de Janeiro (imaginem se não fosse urgente) e receitou-me uns medicamentos que não escondem nada e que ajudam os gases a desaparecer porque se for dor por causa dos gases são terríveis (palavras do médico).

Para meu registo os medicamentos são Shin Biofermin Tab para tomar 1 antes de cada uma das 3 refeições. Pankreoflat Comp Ver (172mg + 80mg) e Dicetel comp 50 mg, ambos para tomar durante as refeições e Gasteel 40mg tab para tomar depois das refeições.
Pedi também atestado para o dia que passei no hospital e o atestado foi passado às 18h45m (hora que terminou a consulta) e deu-me também o dia seguinte para descansar.

Imagens daqui







8 comments:

Anabela said...

ó amiga,estas tramada!acho que seria melhor vires a Portugal...,não descanses,bjs

Não desistir said...

Espero que não tenhas nada de grave. Por ca as urgencias tambem são marcadas com essa antecedencia.
A descrição da picadela na mão e da injeccao do liquido até a mim me doeu... e o que eu detesto ser picada....
Beijinhos grandes

Tita Dom said...

Estive dentro de uma maquina igual a esta antes de ontem :S Fiz um tac ao torax e outro abdomen. Como deves calcular ansiosa pelos resultados...

Ainda digo eu mal dos nossos hospitais :S
Trata de ti.
Bjs grandes

Unknown said...

Olha ainda bem que não é nada de mais...
As melhoras rápidas, rápidas!!
Beijocas grandes

Maria Lavrador said...

Realmente não é só aqui em Portugal que se demora eternidades a ser-se atendido quando vamos aos hospitais... Mas o importante é que não tens nada de grave, apesar da dor na mão...

Bjs e as melhoras

ameixa seca said...

O que vale é que já sabes que não é nada de grave. Agora tens que aguardar para ver. Aqui também estamos tempo infinito à espera!!!

Patrícia said...

Xiii!

Mas, pelo menos, já fizeste um exame que pós de parte alguma coisa!
E que venha a próxima consulta!
O que interessa é que se descubra o que realmente tens e que se arranje uma solução!

Bjs

A Tendinha said...

Esses medicamentos todos foi o que me deram para a colite.
Melhoras. Bjs.