Tuesday, April 10, 2012

CONSULTAS DO BONECO


PEDIATRIA
A tosse do meu boneco andava a deixar-me de tal modo stressada que já nem conseguia dormir…
Marquei consulta com outra pediatra e expliquei-lhe que em 2007 fiz uns exames ao boneco em Portugal no Instituto Clínico de Alergias de Lisboa e que tinha mostrado que ele tinha asma embora num grau ligeiro. Também tinha feito os testes às alergias, cutâneos e ao sangue, e ele não tem alergias.
A pediatra disse que ele não tinha “farfalheira” e eu disse que na altura também não tinha, mas tinha a mesma tosse seca e irritante e que só passou depois do tratamento à asma. Eu também lhe disse que podia levá-lo novamente ao Instituto Clínico de Alergiasde Lisboa, mas as férias são apenas no final de Julho e ele está com tosse desde final de Janeiro…
Pouco convencida de que ele tem asma, esteve a auscultá-lo e a ver-lhe a garganta e perguntou se ele tinha febre.
Como eu insisti na história da asma e lhe perguntei se em Macau não existiam tais testes, ela lá o enviou para uma consulta de alergia na semana seguinte, mas disse-me que era melhor levar os testes que tinha feito em Portugal.

Preocupada em levar os testes de alergia para a consulta de alergologia na semana seguinte e sabendo que não tinha os testes em Macau, decidi enviar um email ao ICA a explicar a situação e a dar as datas das consultas, dos testes e das análises e perguntei-lhes sobre a possibilidade de me enviarem por email, antes da consulta do boneco, a cópia dos referidos exames e eu pagaria quaisquer custos relacionados com o envio dessas cópias por transferência bancária.
Devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendida com a rapidez da resposta do ICA que me enviou as cópias dos exames e os detalhes referentes ao tratamento que ele fez na altura, não sendo necessário o pagamento de qualquer despesa.

ALERGOLOGIA
No dia da consulta o médico começou por perguntar em chinês que língua falava e fez uma careta quando lhe respondi inglês. Disse-me que o apelido do boneco era chinês e expliquei-lhe que quem falava chinês era o pai do boneco, não eu. E ele perguntou se o boneco falava mas ele respondeu-lhe logo que não.
Perguntou-me o que ele tinha e lá voltei a contar que ele estava com tosse há mais de 2 meses e que a mesma não passava com tratamento nenhum, que ele não tinha mais sintomas além da tosse e que lhe tinha feito os exames em 2007 e tinham-me dito que ele não tinha alergias mas que tinha asma. Estiquei os exames que tinha na mão na direcção dele mas ele não os recebeu, continuou a escrever no computador e a perguntar se tinha ranho e se tinha comichão nos olhos. Tem algum ranho claro, tipo água e tem bastante comichão nos olhos.
Auscultou-o e viu a garganta, o nariz e os ouvidos. Perguntou há quanto tempo ele estava em Macau e quando lhe disse que ele nasceu cá, comentou que não se devia à mudança de ambiente pois podia ser uma reacção à mudança. Depois de lhe ter dito que a última vez que tinha tido esta tosse foi em 2007 e que só passou com o tratamento para a asma lá estendeu a mão para dar uma vista de olhos pelas cópias dos exames de asma e de alergias.
Por fim disse que pode ter havido qualquer coisa que tenha provocado novo ataque e que depois de passar pode voltar a estar anos sem ter ou pode voltar de repente.
Receitou o spray Avemys para fazer uma nebulização em cada narina de manhã, depois de limpar o nariz com soro fisiológico. A amorinha também usa este spray já há muitos anos para a rinite alérgica.
Receitou-lhe igualmente Singulair, um comprimido mastigável para tomar todas as noites durante 3 meses e o xarope Zyrtec que deve tomar 7.5 ml todas as noites durante 15 dias para alívio rápido dos sintomas alérgicos.
A verdade é que quase não tem tosse, uma semana depois de ter começado o tratamento.
E, dia 3 de Julho voltamos à consulta para ver se o tratamento resultou.
Foi difícil convencer esta gente que o meu boneco precisava de um tratamento para a asma, mas finalmente está a ficar bem!

3 comments:

Rosalino said...

Quem melhor do que nós para sabermos dizer o que se passa com os filhotes.
Por vezes temos de ser persistentes e tirar todas as duvidas que possam existir.
Podemos passar por chatinhos.
Mas pelo menos ficamos mais descansados quando dizemos o que pensamos.
Fizeste muito bem em insistir.
Espero que essa tosse passe completamente e o teu boneco fique bem .

Rosalino

Helena said...

pelo menos apesar da dificuldade o boneco lá melhorou.
as vossas consultas aí em macau por vezes são surreais, não são?
beijocas

Maria Lavrador said...

O Dinis tinha um problema muito parecido, passava as noites a tossir sem parar, já nem acordava mas não descansava nada de jeito, nem ele nem eu... Tomou a mesma medicação que receitaram ao teu menino e melhorou bastante. Agora só qd está constipado ou engripado tem essa tosse horrível. Espero que com o teu menino tb ajude

Bjs