Wednesday, October 03, 2012

AMORINHA: OTORRINO

Dia de tolerância de ponto concedida à última da hora pelo governo, mas que sabe sempre bem...

Os bonecos tiveram aulas e depois fomos buscá-los à escola para levar a amorinha à consulta de otorrino da Maló. O boneco ficou na sala de espera a fazer os trabalhos de casa.

Mostrei as cópias dos exames que tinha feito em Portugal no ano passado e as fotos impressas do timpanograma feito aqui em Macau a semana passada e contei a história dela ser uma criança que estava sempre constipada até que me disseram que ela tinha rinite alérgica.
No ano passado, nas férias e Portugal teve uma grande crise de rinite alérgica e ficou toda entupida e foi quando o otorino lá descobriu que ela ouvia mal e mandou fazer o audiograma e o timpanograma pois o médico aqui nunca tinha feito.

Contei também que sem razão aparente ela se queixa que lhe doem os ouvidos e que quando anda de avião tem muitas dores ao aterrar.
O otorrino ouviu tudo, observou os ouvidos dela e viu os exames que mostrei e disse que aparentemente parece tudo bem, que o ouvido é brilhante, mas o osso do ouvido esquerdo está torto devido a pressões negativas que ela sente sempre. Já o otorrino em Portugal me tinha dito que o que ela sente é como se estivesse sempre no avião.

O otorrino fez uma radiografia e mostrou que ela também tem os adenóides grandes e a amigdala esquerda grande. Estas duas coisas fazem com que respire mal e o ar não circule como deve ser. Isto é a causa provável para as pressões negativas nos ouvidos. E não me disse mais nada pelo que decidi perguntar o que se podia fazer e ele sugeriu uma redução da amígdala esquerda e a remoção dos adenóides. Disse que a melhoria na pressão dos ouvidos deve ser quase imediata.

No dia da operação a amorinha vem de manhã e é operada pouco depois de dar entrada. Fica a descansar e ao fim do dia pode ir para casa, não precisa de passar lá a noite. Nos dois primeiros dias a dieta deve ser líquida e no terceiro dia já pode comer comidas moles e começar a fazer a vida normal, ir à escola...
A operação não é barata, mas se ela vai ficar bem, vamos avançar e eu e o pai decidimos avançar.
Ficou marcada para dia 24 pois ela está de férias da escola nessa semana e tem mais dias para descansar e eu já acabei a Lusofonia e tenho mais tempo para estar com ela.

E agora tenho de lhe explicar como funciona a operação, de lhe dizer que vai correr tudo bem e tenho de lhe mostrar que estou calmissima, quando na verdade estou a "panicar".

Tantas dúvidas... não sei se é a melhor decisão ou não, mas sei que preciso de fazer algo para ver se ela deixa de ter dores de ouvidos... e se começa a ouvir melhor... 


Ouvido: Imagem retirada da net

No comments: