Friday, October 26, 2012

CARTÃO DO CIDADÃO

O título também podia ser as minhas aventuras no consulado de Portugal em Macau...
E a história começa já no início de Setembro quando fui perguntar se precisava de certidão de nascimento para renovar o BI do boneco que ia passar para CC e que estava quase caducado, se o renovasse apenas depois de caducado. Informaram, e bem, que não era preciso a ertidão de nascimento pois o BI dele era emitido em Lisboa.
Perguntei se podia marcar para renovar mas disseram que o sistema no computador só dava para marcar até ao fim de Setembro...

Voltei ao consulado no dia 18 para marcar para dia 26 pois o boneco estava de férias da escola. Disseram-me que só podiam fazer marcações para Novembro... expliquei que ele tem aulas até às 15h e o consulado fecha às 16h, o que implica ele faltar à últim aula para fazer o cartão do cidadão e que na semana seguinte estaria de férias e que no ínicio dde Setembro não dava para marcar para Outubro... o funcionário das marcações disse para ir lá um dia e tentar as senhas da manhã, mas se levasse o miúdo e não conseguisse senha é muito chato e se não levar o miúdo e conseguir senha pode não dar tempo dele chegar lá... então disse para falar com a funcionária do lado em que se fazem os documentos para combinar um dia que desse para ele ir fazer o CC. Mas a funcionária dizia-me que não era com ela e não percebia porque o colega das marcações me tinha dito para falar com ela e preparava-se para lhe telefonar, mas ele apareceu lá e estiveram a falar entre eles em cantonense e ele disse para eu ir com ele e marcar (?) e lá fui. Marcação feita para dia 26 às 13h30 porque à tarde há menos gente pois de manhã distribuem as senhas do dia...

E, hoje dia 26, lá estava às 13h20, e eramos os segundos na fila e pouco depois das 13h30 distribuiram as senhs de ordem de atendimento e fizemos o CC do boneco.

Pedi para lhe ser atribuido número da segurança social e queriam saber se já tinha pedido antes e eu explicava que queria pedir agora ao fazer o CC.
Depois viram o cartão de contribuinte e o cartão da saúde e introduziram os dados. Mediram-no, 151 cm e disseram que já estava, mas eu pedi para ele assinar o CC e disseram que como ele só tem 10 anos não precisa. Argumentei que o BI de Macau está assinado, assim como o passaporte pelo que também queria que ele assinasse o CC até porque a validade é até aos 15 anos e parece-me estranho que um miúdo grande como o meu e com quase 15 anos tenha um CC a dizer "Não sabe assinar". Disseram que assim tinha de tirar as impressões digitais e eu sem perceber qual era o problema... e que depois ele tinha de ir lá ao consulado para levantar o CC e eu disse que arranjava maneira de o levar pois levantar é mais rápido do que fazer o CC. E depois de tanta argumentação lá tiraram as impressões digitais e o deixaram assinar.

198 patacas depois temos umas 2 a 3 semanas de espera pelo CC (ou mais...).

No comments: