Sunday, February 24, 2013

18 ANOS


Hoje faz 18 anos que cheguei a Macau…
18 anos… uma vida
Cheguei para ficar dois anos e depois regressar a Portugal, mas esses dois anos foram passando, a incerteza de 1999, as dúvidas entre ficar ou partir deram lugar a que os anos fossem passando e eu fosse ficando.
Mas a menina ingénua e cheia de esperança transformou-se ao longo dos anos
E deixou de acreditar que um dia Macau vai ser realmente o ponto de encontro entre culturas, a porta de entrada para a China (apesar das suas Portas do Cerco onde todos os dias passam milhares de pessoas) e uma cidade internacional (onde praticamente só se fala chinês)…
Continuo a acreditar que há muita gente boa nesta terra, muita gente simpática, mas infelizmente a maioria, que nem é de cá, não quer saber da terra nem das suas gentes ou da sua cultura que a diferencia das outras cidades da China. E só pensam no dinheiro fácil, nos casinos (temos o maior mundo), nas construções umas em cima das outras e cada vez mais altas, que ao longo destes anos transformaram esta linda cidade numa cidade de cimento, onde há cada vez mais prédios mas cada vez menos possibilidades das gentes de Macau os comprarem.
E, eu que entretanto aprendi a falar algum chinês e a desenrascar-me por cá não gosto desta nova Macau. E tenho saudades da Macau mais tranquila, onde havia lojas tradicionais e mais simpatia. E tenho saudades do céu azul do meu Portugal onde volto todos os anos. Mas a minha vida é aqui e que venham mais 18 anos e haja saúde, nesta cidade cada vez mais poluída…

3 comments:

Helena said...

18 anos? realmente é uma vida...
beijocas

Time Traveller said...

18 anos é "muito ano"!

Puseste-me a pensar... há 18 anos, estava eu na faculdade. Tantos sonhos, tantos projetos...

Os que dependiam de mim, consegui concretizar. Os outros, ficaram pelo desejo, pela vontade... ficaram à espera de milagres.

Acho que o importante é olharmos para trás e o saldo ser positivo ;)

Quanto a Macau, acho que não foi só a cidade que cresceu e se modificou. Tu também tens, hoje, outros olhos. Mais críticos, mais atentos. E talvez menos deslumbrados, menos ingénuos.

Sinto isso em relação à cidade onde vivo. Dantes, adorava-a; hoje, conheço-lhe os vícios e acabo por pensar se fiz a opção certa em nunca sair da "concha".

É viver um dia de cada vez ;)
E sempre de sorriso nos lábios. O sorriso afasta tudo o que venha com um sinal negativo ;)

Beijinhos grandes. Com saudades!

Carla O. said...

Quase um mês depois cá venho eu deixar um beijinho neste post :). Em parte percebo o que sentes: vim também por 3 anos e fiz 21 no dia 15 deste mês.
Já viste esa terra passar por muitas alterações e outras tantas virão. Mas o teu olhar vai sendo diferente ao sabor das tuas experiências - o que também é bom. Um grande beijinho