Thursday, November 30, 2006

ESPARREGADO

Gosto.
É uma óptima maneira de comer espinafres de que ninguém gosta muito.
Não sei fazer. Ou melhor, sei como se deve fazer e retirei uma recita do gastronomias, mas... nunca sai nada saboroso.
Alguma das meninas me ensina os seus truques???

19 comments:

A Horta Encantada said...

Gostaria de te ajudar mas não sei fazer esparregado ;)
beijinho grande para ti e para os meninos

Charilas said...

Eu até te dizia como faço, mas o meu fica de uma maneira...acho que até dava para colar sapatos!...

Vou ficar à espreita se alguém com mais dotes que eu te deixa dicas, para as utilizar também, pois também gosto bastante.

A Tendinha said...

Eu não faço com espinafres, faço com nabiças ;) (o nosso tchoi-san). Usa bastante, porque encolhe muito. Corto as folhas em 4 ou 5, levo a cozer bem em água com sal, escorro muito bem (calcando mesmo até a água sair quase toda). Em seguida refogo-os num tachinho com azeite e bastante alho. Quando estiverem bem salteadinhos junto-lhes farinha mexendo bem até ficarem macios.
Era assim que as minhas avós faziam e que faz a minha mãe, é assim que faço e que gosto deles. Há quem faça com leite e vinagre... eu não gosto muito...
Bom apetite! :)

Unknown said...

Eu faço com espinafres ou nabiças. Cozo em água e sal e depois escorro muito bem de modo a ficar com o mínimo de ágia possível. Depois coloco num wok com bastante azeite e alho picadinho picadinho e refogo até ficarem bem salteadinhos. No fim misturo a farinha e um pouco de leite para ficarem bem macios, rectifico o sal e às vezes coloco um bocadinho (quase nada) de nóz moscada. Doses de farinha e leite não te sei dizer orque é a olhómetro hehe! vou juntando e mexendo até ver uma consistência bem macia.
beijo e bom fim de semana
Cris

Patrícia said...

Olha, já tenho noticias da Sandra, a ActiveStress (soube por outra bloguista que é colega dela e temo-nos falado por mail).
Está TUDO BEM!!! :o) O exame deu tudo bem e pediram-lhe para ela fazer a eco morfologica para garantir que tudo está a 100% !!
Ufaaa... Alivio, não é?? :-)

Beijinhos

Piquinota said...

Olá!:) Eu faço como a Pensamentos Felizes...O leite e a farinha devem ferver para cozer e vou juntando aos poucos até terem a consistência que gosto...:) A única diferença é que para além da noz-moscada, também tempero com pimenta...

Espero que ajude...


Jinhos

sonho de bebé said...

eu refogo os espinafres no azeite alho depois acrescento farinha duas colheres de chá e deito tb às vezes um pouquinho de natas e deixo engrossar um pouco, sal e um pouco de pimenta preta.
Beijinhos

T said...

Adoro! Fazer é a olho. Cozo ben os espinafres e deixou escorrer umas horas. Depois, na panela, vou juntando azeite, vinagre e farinha e vou vendo a consistência e provando. Há quem ponha leite para ficar mais líquido, mas nós n gostamos.
Bjs

Miduxe said...

Eu adoro espinafres! e esparragado, estou como tu, fazer não sai bem! no entanto o meu amor pelo espinafre é solitàrio pois o papà e o piolho não gostam muito...
bjs

Sefas said...

Ensino-te o meu truque: esparregado congelado do hipermercado :))))
A Beatriz adora este "puré". Também costumo comprar um molho de espinafres, cozo, escorro muito bem, trituro na picadora e coloco em cuvetes de gelo. Depois é só descongelar um cubinho e misturar no arroz! Vai tudo! E tb faço assim com outros legumes. bjs

Anonymous said...

Mamã, vou-te ensinar uma receitinha da minha Avózinha que vocês vão delirar! Compras ou espinafres fresquinhos ou usas daqueles em cubinhos congelados e cozes, depois escorres bem e podes triturar com a varinha, se gostares tipo puré, ou cortas com uma faca se gostas das folhas mais inteiras. Forras o fundo do tachinho generosamente com azeite e pões 5 dentes de alho cortados ao meio, deixas alourar para o azeite tomar o gosto do alho. Retiras os dentes quando estes etiverem lourinhos e pões os espinafres, deixando-os afogarem-se no azeite uns 3 minutos. Regas com uma colher de sopa de farinha e mexes, deitas leite e voltas a mexer, pões farinha e mexes, voltas a pôr leite e mexes novamente e este processo é feito a olho para ganhar a consistência e côr que gostas.Deixas ferver ligeiramente. Depois temperas com sal, vinagre e noz moscada. Fica daqui!!! O meu Filhote quando sente o cheiro do alho no azeite grita: "Espeigado! Biba!!!!" Espero que gostem, bom apetite! Obrigada pelo teu miminho no nosso blog!

Anabela & Lara said...

eu nao sei fazer o esparagado, mas já aprendi umas coisinhas

jocas

Sónia said...

Confesso que aproveitei para ficar com algumas receitas! è que tb não sabia fazer!
Beijos

Gio said...

Linda tenho o maior prazer em dar-te a minha receita porque eu faço muito espinafres em casa....
4 Salti com queijo conheces? Ou Pescanova? POis..... ehehehehe estou a brincar mas é mesmo desse que eu faço

Beijinhos e tem um excelente fim de semana grande

Lisa_pt said...

Eu tb ñ sei fazer, opto sempre pelos congelados, mas tb ñ gosto de tds!

Joquinhas e tenham um óptimo fds!

Perola Granito said...

Bom fim de semana ;)

T. said...

Vou pedir ao marido, sim o perito é mesmo ele, e depois mando mail!
Beijinhos

*Quicas* said...

Acho que já deves ter receitas suficientes, mas aqui vai a minha:
cozer os espinafres (frescos ou congelados)em água e sal. Pouca água, para não ficarem aguados. No wok aquecer azeite com alho picado e salteá-los. Deitar farinha a olho, até formarem uma pasta, e adicionar leite ou natas para suavizar. Pode-se ainda adicionar noz moscada, pimenta ou uma folha de louro para aromatizar.

beijocas e bom apetite!!

kuka said...

Já tinha visto Sandra. Não comentei porque achei que já estava tudo dito.
Ainda assim vou dizer como faço: Cozo os legumes(arrefeço-os imediatamente para que não escureçam), escorro e pico muito bem. Derreto azeite, alho muito picado, junto os legumes, sal, pimenta e noz-moscada. Vou mexendo, adicionando a farinha e o leite até que atinja a consistência que deve ter um esparregado.Por vezes ponho também um pouco de natas.