Thursday, November 09, 2006

RABO ASSADO

Porque um dia me pode voltar a fazer falta recordar o que fiz e porque pode ajudar alguém...

A minha filha ficou com o rabito e a lalica assados, muito vermelho e com umas borbulhinhas. Chorava ela e desesperava eu para lhe mudar a fralda. Ela tinha medo, porque lhe doía e mexia-se muito, tentava fugir e eu ao limpá-la, mesmo devagar, com ela a tentar fugir acabava por magoá-la. E cada vez que lhe dizia que tínhamos de ir mudar a fralda recebia um não como resposta, aliás aperfeiçoou-se a dizer não (look at the bright side!)

O que fiz para a curar? Bem, digamos que um pouco de tudo...
Começou por andar sem fralda para apanhar a e secar uma vez que a fralda impede que seque por completo. Em Macau ainda está calor e ela transpira bastante, pelo que a zona da fralda estava sempre húmida. Depois da primeira manhã sem fralda já lhe notei melhoras. A parte chata é que ela não sabe ir à casa de banho, aliás recusa-se a ir (e antes até lá ia de vez em quando embora nunca fizesse nada) e acabou por fazer as necessidades pela casa, onde estivesse. Outra dificuldade foi o facto de ser gordinha e ter um rabito rechonchudo o que fazia com que colasse e nessas partes que ficavam coladas não melhorasse. Inventei brincadeiras com ela, tipo cadeirinha nos meus braços, de modo a ficar de perna aberta e “arejar”.

Limpei-a dos xixis com água morna e um algodão (discos desmaquilhantes devem ser melhores, mas acho que em Macau não há...), nunca usei toalhetes pois são muito agressivos. Dos cocós lavava-a com água morna e sabão azul e branco que alguém me sugeriu aqui. Também me sugeriram que lavasse com água morna e vinagre mas nem me lembrei...

Nessa primeira manhã usei o Lutsine sempre que a limpava, uma camada muito fininha, para que a pele consiga respirar, nada de muito creme que só prejudica (na minha leiga opinião), à tarde fomos ao pediatra e não a podia levar sem fralda, mas já recebi elogios em relação ao que tinha conseguido...

Nessa noite depois do banho o creme que usei foi o Creme Gordo Barral que alguém me sugeriu. Usei porque a pele estava seca e com um aspecto áspero e porque é mole e consigo por quase sem lhe tocar, não é difícil de espalhar.

Na manhã seguinte andou novamente sem fralda, desta vez depois de a limpar com água morna e algodão e de a secar punha-lhe um pouco de Halibut. Como estava melhor à tarde voltei a colocar-lhe a fralda, tendo o cuidado de a mudar muitas vezes. Limpava-a com água morna e algodão, secava-a e não lhe punha creme para que não ficasse húmido com a fralda, só lhe colocava creme à noite, o Lutsine da Eryplast, porque não lhe mudo a fralda, a não ser que tenha cocó.

Deixei de usar toalhetes (vou poupar uns trocos – look at the bright side!) e uso algodão e água morna para a limpar e uso o Lutsine da Eryplast ou o Halibut à noite. Durante o dia seco-a e não ponho nada. Comigo resultou, não quer dizer que funcione com todas as crianças.

Agora está bem, já não grita cada vez que lhe digo que vamos mudar a fralda e eu já não desespero, já não a tenho de obrigar a ficar quieta, porque ela colabora.

6 comments:

A Tendinha said...

Ainda bem que ela está melhor. Vais ver que com o tempo (e se calhar com umas vitaminas) recupera o apetite e fica a 100%

Para mim, eles aprenderem a dizer que não não é um lado muito bright! ;)

Há discos desmaquilhantes no supermercado. Onde eu costumo ir (Seng Cheong do NAPE) estão junto do algodão. Se não estiverem, não faço ideia, que a arrumação nos supermercados aqui, de facto, tem tudo menos lógica. Na farmácia também deve haver, ou no Watson's. A embalagem é de plástico, em forma de cone. A gaze também é uma boa opção, embora mais áspera.

Beijinhos e continuação de boas melhoras.

(os meus aguentam-se ;) )

Patrícia said...

A pomada Mytosil também é muito boa. Eu sou perita em rabinhos assados e com essa pomada as coisas melhoram e muito!
A Uriage (não sei se vende aí em Macau), tem uns toalhetes sem alcool e inofensivos muito bons para limpar o rabinho quando não temos uma casa de banho por perto. Experimenta.

Beijocas e as melhoras

Não desistir said...

Este post é porreiro, tambem vou guarda-lo posso precisar algum dia.
Beijinhos
Olha, desafiei-te!:)

Nita said...

Escreveste-o só para mim não foi?! hihihihi :-) Também ando a experimentar isso tudo...falta-me o sabão azul e branco...vou comprar qd ele acordar...bjinhs

Anonymous said...

Tadinha da amorinha e imagino esse teu coração de mae apertadinho. Mas já está melhor, isso é que importa.
beijocas

SoniaM. said...

Cá em casa já tivemos esse problema, era dos dentinhos... Usei óleo de amêndoas doces para limpar com os discos de algodão e o Eryplast para acalmar e resultou num instante! ;)