Monday, September 22, 2008

ESCOLA DA AMORINHA

Fomos conhecer a escola no sábado passado, viu a sala, os brinquedos, a professora e brincou com o mano. Estava feliz e não queria ir embora…



Ontem foi o primeiro dia…
Deixámos o mano na escola e fomos até à escola dela sem grande expectativa.
Entrei com ela e não deixam brincar nos escorregas do recreio… Ontem tinha uma senhora a dizer que não podia, hoje estava vedado com uma corda… não percebi porquê…



Pensei levá-la para a sala de aula no primeiro andar, mas estava lá uma senhora a dizer que é necessário esperar a professora… esperámos, esperámos, ela a pingar de suor devido ao calor (a temperatura ontem atingiu 37.8ºC e de manhã já deviam estar uns 34…)



Quando finalmente a professora apareceu fomos para a sala, ela entrou confiante, eu estava nervosa…
Enquanto o papá verificava com a professora que tudo estava etiquetado e tinha nome eu brincava com ela, com uns puzzles que estavam na sala.
Um pouco depois expliquei-lhe a medo que a mamã e o papá precisavam de ir trabalhar e que ela tinha de lá ficar…
Ela pensou um pouco, olhou-me e disse: “Mamã, vai embora”
Eu fiquei surpresa, mas contente por ela estar a reagir tão bem e saí da sala.
Ainda espreitei pela janela, sem que ela me estivesse a ver e vi que estava entretida a brincar e nem olhou mais para a porta.

Foi no autocarro da escola para casa…
Um percurso que se faz em 15 minutos demorou uma hora, talvez por ter sido o primeiro dia…


Falei com ela ao telefone, falou pouco, o que não é comum nela que parece um papagaio...
Fez xixi e mudaram-lhe os calções e as cuecas, não me disse quando fez xixi, a professora disse-me hoje que foi na sesta. Já há muito tempo que ela não dormia sesta e deve-se ter esquecido que não podia fazer xixi…
Com tanta recomendação para por nome em tudo chegou a casa com uns ténis maiores que os dela embora iguais, com o nome de uma outra colega.
A professora disse que comeu bem.

Hoje de manhã mais tempo à espera, a professora nem chegou a descer…
E eu irrito-me, perco tempo e chego atrasada ao trabalho…
Era suposto poder deixar os miúdos na sala a partir das 8:30, hoje eram 8:40 quando deixaram subir…



Avisei a assistente da professora da troca de ténis, perguntei se tinha comido bem e ela disse que sim. Informei-me se era preciso levar lanche, mas é a escola que fornece.



Entretanto a amorinha pediu para ir à casa de banho e levei-a.
Ao regressar ela começou a choramingar abraçada a mim e a dizer que queria que eu ficasse. Expliquei que não podia, que tinha de ir trabalhar, que também tínhamos deixado o mano na escola e nem tínhamos entrado… Pouco convencida, agarrava-se cada vez mais a mim.


A colega que levou os ténis trocados chegou e mudei-lhe os ténis, aproveitando para a distrair, com pouco sucesso. Recomendei que não fizesse xixi nas cuecas e que comesse e ela pedia para amanhã ficar na escola com ela.
Expliquei que os pais dos meninos não podem ficar na escola, que os pais dos outros meninos também não ficam, que também não ficava com o mano…
Disse que tinha de me despedir dela pois tinha de ir trabalhar e ela a choramingar deu-me um beijinho e um abraço e também ao papá. Saímos da sala e vi-a a olhar com a lagriminha no olho. E hoje custou-me tanto deixá-la…

Às 13horas será içado o sinal 3 de tempestade tropical, o Tufão Hagupit aproxima-se de Macau e as aulas dos infantários e da pré primária ficam suspensas da parte da tarde. Assim, à hora de almoço vou buscá-la, aposto que vai ficar feliz. As aulas do mano continuam.



Imagem da DSMG

Adenda: São 23:30 e o sinal 8 de tufão foi içado às 19:15, as pontes fecharam uma hora depois e está um vendaval lá fora como nunca vi nestes 13 anos de Macau, este é um dos tufões mais fortes a que assisti. Neste momento parece ter atingido o ponto mais próximo de Macau ou pelo menos de Hong Kong estando a 190 Km do território vizinho. Por aqui ainda há muitos doidos que passeiam de carro para experimentar o túnel da ponte que liga Macau à Taipa e que só abre quando há tufão...

Amanhã não deve haver escolas embora ainda não se preveja quando o sinal vai diminuir. Quando mudar para sinal 3 temos 1h30m para chegar ao trabalho mas as escolas pré primárias e primárias continuam fechadas e só abrem no dia seguinte.


The No. 8 Northeast Gale or Storm Signal is in force.
This means that winds with mean speeds of 63 kilometres per hour or more are expected from the northeast quarter.
At 11 p.m., Typhoon Hagupit was centred about 190 kilometres south-southwest of Hong Kong (near 20.8 degrees north 113.4 degrees east) and is forecast to move west or west-northwest at about 28 kilometres per hour heading towards the western coast of Guangdong.
Hagupit is now at its closest to Hong Kong. It will remain at a distance of about 200 kilometres from Hong Kong in the next few hours. The No.8 Gale or Storm Signal will be in force throughout the overnight period.
Tides at many places are currently running more than 1 metre above normal. Flooding is expected overnight in low lying areas including Sheung Wan.
In the past hour, the maximum sustained wind speeds recorded at Chek Lap Kok and Cheung Chau were 81 and 99 kilometres per hour respectively.

9 comments:

Mãe da Rita said...

Fiquei triste com este post... Apesar de estar a fazer um esforço, ela parece triste, não é? Ui, estou a preparar-me para o ano que vem, vai ser difícil... Bjs grandes para vocês!

O Príncipe Duarte said...

É sempre dificil a separação e a adaptação deles ao colegio.

olha fiquei surpreendida com a historia datroca dos sapatos.
Acho um pouco falta de atenção.. mas enfim, acontece... Se bem que o meu duarte nunca deixava calçar uns sapatos que nao fossem dele.

bjs e espero que a tempestade passe só ao leve.

alice+duarte

Carla Iglesias said...

Doeu-me a mim ler-te..
como custa privarmos os nossos filhos da nossa companhia porque temos mesmo que ir trabalhar. Pelo menos eu fui uma sortuda porque a minha mãe não trabalhava e pude usufruir SEMPRE da sua companhia e dedicação.
Sinto que as minhas gostam muito de ficar onde estão mas se ficassem assim, e houve dias que ficaram a chorar, partiu-me o coração. Eu tenho uma vantagem, por terem idades próximas vão andar practicamente sempre juntas e acredito que custa muito menos ter o irmão ou irmã por perto

Beijinhos grandes
Carla
PS. Que calor que está aí!

Cristina said...

Ficamos com o coração apertadinho...
Mas é uma adaptação necessária!

Cristina

Isabel said...

minha querida,

bem sei pelo que estás a passar... a daptação do João ratão tem sido um pouco complicadita mas há-de melhorar e os nossos filhotes hão-de ficar todos contentes...
Um grande beijinho, deculpa não aparecer mais vezes...

Unknown said...

Já sabes que comigo é igual...
Espero que a tempestade não seja mazinha...
Beijos bons

ameixa seca said...

Leva algum tempo até a Amorinha se adaptar à escola. É normal e até saudável :) Tudo vai melhorar. Não te preocupes... é sinal que se está a adaptar.
Essa coisa dos tufões é que me assustam um bocadito... espero que corra tudo bem.
Abraços a todos :)

Unknown said...

As crianças partem-nos o coração,
nos primeiros dias o meu tambem chorava e agarrava-se a mim, mas agora diz-me todos os dias "tu vais pa casa,ok??"
E eu fico tão feliz por ele se ter adptado tão bem!
Espero que esse tufão passe longe de vocês...
Beijos

kriz said...

o começo é sempre difícil. daqui a uma semanita ela já ica bem, com a luna foi assim ;)

bjs***