Wednesday, September 17, 2008

S.MIGUEL: LAGOA DO FOGO E CALDEIRA VELHA

Depois do dia da chegada e do dia da descoberta que a ilha não era assim tão pequena quanto nós tínhamos imaginado, nem tão subdesenvolvida (antes pelo contrário) partimos para conhecer um dos pontos turísticos mais famoso da ilha: a Lagoa do Fogo.

Pelo caminho, muitas vaquinhas a pastar nas encostas das montanhas, desafiando a lei da gravidade num equilíbrio que nos parecia precário. Algumas desafiavam igualmente os carros e passeavam-se pela estrada.
Parámos num miradouro junto à antena (não me perguntem nomes…), onde se podia observar a Lagoa do Fogo e o outro lado da ilha, é um miradouro com vista para os dois lados da ilha…

A Lagoa de Fogo superou as minhas expectativas, é linda!
A estrada que leva até lá é que não é assim tão gira pois é íngreme e tem pouco espaço, se por acaso se sai da estrada corre-se o risco do carro cair pela encosta abaixo. Mas a condutora era boa! ;)
Foi também a condutora que nos disse que há muitos anos chegou a acampar nas margens da Lagoa do Fogo, algo que agora não é permitido pois de vez em quando as águas da Lagoa aquecem, dado que a lagoa é na cratera do vulcão que está adormecido há muitos anos. Não fomos até à margem pois é necessário ir a pé e com duas piscas de 3 anos é uma distância considerável.

Da Lagoa do Fogo descemos até à Caldeira Velha onde vimos as primeiras águas em ebulição que saíam do chão. A água era quente e a cascata descia até uma piscina natural, com água laranja devido à concentração de enxofre, onde pequenos e graúdos se divertiam a tomar banho. Eu e a minha mana preferimos ficar a ver e a tomar conta das coisas…

Depois do banho quente a fome apertava e fomos comer a uma pastelaria (não perguntem o nome que já não me lembro…) que tinha uns bolos deliciosos, os lacinhos de massa folhada com doce de ovos eram uma maravilha. Foi neste dia que encontrámos o único rebanho (?) de cabras que vimos na ilha.

Acabámos o passeio deste dia na Cerâmica Vieira a apreciar os utensílios feitos à mão e também pintados à mão.

Os miúdos ainda tiveram direito a um mergulho na pequena piscina instalada no jardim da casa dos nossos amigos.

Posted by Picasa

10 comments:

Anonymous said...

Minha linda!
Tu sabes que eu descrevia os Açores como se lá já tivesse ido...e, de facto, já lá fui de certeza noutra vida, porque tudo o que dizes, descreves e as fotos que juntaste coincidem exactamente com o registo (imaginário) que guardo.
Faz parte dos meus planos a curto prazo ir conhecer os Açores, mas podes contar comigo para, daqui a uns anos, nos mudarmos para lá.
Um grande beijo,
Susana Ramos
P.S. - A propósito, um "rebanho" de cabras é um fato.

kriz said...

uhmm! que maravilha! eu adora conhecer os açores. já aumento um pouco mais a vontade ;)

bjs***

Amélia Batista said...

A lagoa do Fogo é das coisas mais lindas que já tive o prazer de ver.

Pietra said...

Não conheço, mas deve ser lindo!
bjs

cilinha said...

deve de ter sido uns dias maravilhosos pelas fotos ,valeu a pena esperar tantos anos para fazer esta visita ,mais vale tarde que nunca, nao e´assim :)
beijinhos

Anonymous said...

Obrigada pelo comentário e pela força. Ás vezes as pessoas de fora apoiam-nos mais e compreendem-nos melhor do que os nossos amigos. As saudades são enormes e estou ansiosa que chegue Dezembro para estar com o meu Amor.
A minha prima vive nos Açores há cerca de seis meses e diz maravilhas. Adorava lá ir =)

Beijinho*

Tita Dom said...

Esperando para que Alice cresça para conhecermos a quatro essa ilha maravilhosa.
Bjs em vós

Ana Santos said...

Não cheguei a conhecer a Lagoa do Fogo, mas vi a das 7 cidades.
Sou suspeita para dizer que os Açores são lindos, ou não fosse eu uma açoriana.
Convido-te a vezitar a ilha Terceira, embora não tenha lagoas grandes, tem outras belezas.
Beijinhos
ana e seus tesourinhos

Patrícia said...

Ai...
Está a dar-me uma saudade...

Bjs

Cristina said...

Só consegui ver a lagoa do fogo no último dia, sempre com um noveiro!!!
:)

Cristina