Friday, September 26, 2008

A TRAGÉDIA ANUAL

Todos os anos há qualquer coisa que perturba este canto do mundo.
SARS, febre de Dengue, doença da boca, pés e mãos, gripe das aves,…

Agora é o escândalo do leite contaminado com melamina, que já provocou a morte a quatro bebés no continente chinês, o primeiro deles em Maio deste ano, e fez com que mais de 6 mil estejam internados com cálculos renais, alguns em perigo de vida.

A melamina é uma matéria prima usada no fabrico de plástico, não é carcinogénea, tem toxidade baixa, mas alto teor de nitrogênio e pode afectar o sistema urinário e genital, causando cálculos na bexiga e nos rins.

Inicialmente esta substância foi encontrada nos produtos da popular marca mongol Yilei (ou Yili, em mandarim), marca patrocinadora dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Os productos desta marca foram retirados do mercado do continente, Hong Kong e Macau: leite, iogurtes, gelados, café...
No continente chinês as marcas Mengniu e a Guangming também apresentavam produtos com vestígios de melamina e foram retiradas do mercado.

Segundo os Serviços de Saúde de Macau, há oito produtos contaminados com o químico: o leite puro da "Yili", iogurte líquido de morango da "Yili", leite com sabor a noz da "Mengniu", dois lotes de leite magro rico em cálcio da "Yili", o biscoito "Lotte Chocolate Snack Koala", o leite "monmilk breakfast milk malt beverage" e o leite em pó "Nestlé Neslac" para crianças com mais de um ano.
Há uma criança de 16 meses internada em Macau com pedra nos rins, o único caso até à presente data. Esta criança consumia o leite em pó Nestlé Gold, fabricado no norte da China e suspeito de conter melamina, apesar da Nestlé ter emitido um comunicado a dizer que a dose era mínima, whatever that means, pois se a OMS diz que nem sequer se devia usar este produto na comida…

O leite da marca Yilei foi distribuído aos alunos das escolas de Macau que participavam do plano de leite dos serviços de educação, que actualmente está suspenso, estando a Educação em colaboração com os Serviços de Saúde a realizar exames preliminares de urina aos alunos que participaram no programa de leite. A segunda fase dos testes tem lugar quando houver indícios de possível contaminação no primeiro teste rápido. Após realização do segundo teste, se existirem indícios da doença passa-se à terceira fase dos testes, a realização de uma ecografia.

O meu boneco não participou no programa de leite nos últimos dois anos, a escola dele não aderiu. “Há males que vêem por bem”?...
As creches não estão incluídas neste programa e eu sei que a amorinha bebia leite em pó na creche mas não era todos os dias e a quantidade era inferior a um copo por dia.
O leite lá em casa era o Mimosa meio gordo, quando havia, algumas vezes o Dairy Farm da Nestlé, que também já disseram que tinha melamina mas ainda não vi confirmado pelos Serviços de Saúde, mas este em “último recurso” e o leite Cow head que é actualmente o mais consumido (não há o Mimosa…) e é da Austrália.

Por aqui, continuamos a seguir o desenvolvimento de toda esta confusão, sempre com “um pé atrás” em relação aos produtos chineses que já não é a primeira vez que têm problemas.

15 comments:

Luísa said...

Pois não deve ser nada fácil a hora de ir ao supermercado aí em Macau, na hora de escolher que produtos comprar. Deves ter uma longa lista de desconfianças.
É triste quando a nossa saúde e a dos filhos pode ser posta em risco porque alguém de vez em quando decide aldrabar produtos alimentares só para serem mais baratos ou parecerem melhores...

Beijinhos e boa sorte

Anonymous said...

Coitadas das crianças e respectivas famílias....felizmente que o Boneco e a Amorinha não consumiram esses produtos (ou em doses muito reduzidas). Espero que a Amorinha melhore depressa da febre.
Bom fim-de-semana para vocês,
Susana Ramos

Unknown said...

Que pesadelo!
Se não é a Natureza, é mão humana!
Desejo que isso tudo passe rapidamente e que essas crianças fiquem totalmente recuperadas!

Se não te importas, vou transcrever parte do teu texto que explica muita coisa muito bem explicadinha, porque aqui há tanta informação, que acabamos por ficar mais alarmados do que esclarecidos!

Um beijo de bom fds!

Tita Dom said...

Esperamos que não seja mão criminosa...
Não deve ser nada fácil viver nessa angústia de incertezas.
Que bom que a escola não aderiu!!
Beijo grande para vós

Cool Mum said...

:(

Maria Lavrador said...

Minha kida

Vim aqui de propósito para saber se estava tudo bem com os teus meninos, porque vi que em Macau tb havia problemas com o leite. Ainda bem que não vos afectou mas é algo que mexe connosco, sem duvida.

Beijocas muitas

Paula Silva said...

minha linda que dor de cabeça para ti ...eu acho que morria se tivesse fazer ai compras..não sei porque deve ser ignorância minha mas as coisas chinesas não me inspiram confiança nenhuma ...
as melhoras da amorinha
um abraço
bom fim semana
bjs paula

Carla said...

bem ainda bem que não chegou ai....

espero que isto passe depressa...

bjs

Cristina said...

Devem ter apanhado um susto. Que cena!

Cristina

ameixa seca said...

Realmente é uma coisa complicada. Também temos seguido no telejornal essa notícia.
Agora para ver se arranco um sorriso vou dizer uma coisa que espero que não leves a mal:
Portugal é perturbado durante todo o ano por um grande mal chamado José Sócrates... é ao pequeno-almoço, almoço e jantar :)
Abraço

_+*Ælitis*+_ said...

Que sorte o boneco teve, hein? e claro, a Amorinha também... até dentro de casa é preciso protege-los tanto!

Obrigada por nos contares tão claramente o que se passa do teu lado da terra!

Beijo meu ♥,

A Elite

Amélia Batista said...

Minha querida, são desgraças atrás de desgraças...vives com o coração nas mãos.
Espero que tudo se resolva pelo melhor. Até lá muita coragem minha amiga, e não percas a fé que tudo há-de se encaminhar.
Beijinho e bom fim de semana.

A Tendinha said...

Cá em casa desde sempre, ou Mimosa ou Australiano ou Neo-Zelandês... mais caros mas que sempre inspiraram mais confiança e agora já não me parece que seja só por preconceito. É pena que muita gente viva nesta terra com muitas dificuldades e tenha que recorrer ao mais barato, o que neste caso é =a mau. O que numa terra cheia de dinheiro, como esta, ainda choca mais...

Anna72 said...

Por acaso já me tinha lembrado de vocês por causa de toda esta confusão da melamina.

O que mais me choca é a velha tradição das autoridades chinesas de taparem o sol com a peneira. Infelizmente, neste caso, quem paga são as crianças :(

Natural Naturalmente said...

Querida.
Estamos sempre com o caração na mão. Se não é por isso é por aquilo.
Vamos ter fé, a situação vai rapidamente meljhorar.
bjs
Márcia