Monday, February 07, 2011

KUNG HEI FAT CHOI!

CNY stands for Chinese New Year, em português Ano Novo Chinês que este ano se celebrou a 3 de Fevereiro com a entrada no ano do Coelho. Kung Hei Fat Choi!Bom Ano Novo Lunar!

Quarta-feira, dia 19, foi o espectáculo da escola do meu boneco. Ele tocou tambor, um tambor chinês pequenino que fica pendurado a tiracolo como se fosse uma mala. Nem sabia que ele sabia tocar. Aliás os meninos todos da terceira classe ou terceiro ano (não sei como se diz em português) tocaram tambor, foram bem ensaiados pela professora de chinês.
Gostei de ver o meu boneco vestido de chinês (e mais 3 meninos da turma dele, grandes como ele, com fato igual pois não há muita escolha por aqui), embora ele tivesse começado por ser repreendido pelo professor por estar a falar.

No sábado, 22 foi a vez da filha participar na festa de ano novo chinês da escola dela.
Cantou e dançou, feliz da vida! E encantou a mamã babada e a auxiliar da professora que a adora. Cantou uma música em mandarim, no palco e depois dançou com um leque vermelho, vestida de bailarina com um vestido vermelho, a cor da sorte no ano novo chinês. E, no fim, cantou para outra turma dançar. Cantou ela e os outros meninos da pré-primária, as turmas todas juntam.

OBRAS
Nesta matéria tenho tanto para dizer, mas acho que vou dizer apenas que ainda não acabaram apesar dos chineses gostarem de acabar tudo para o ano novo chinês. Como o empreiteiro tinha outras obras que tinha mesmo que acabar dissemos para deixar a nossa para acabar com calma pois eu acredito que “depressa e bem não há quem…”
Agora está parado, este é a única altura do ano em que muitos chineses têm as únicas férias anuais. O empreiteiro recomeça a trabalhar na sexta-feira, dia 11, o oitavo dia a seguir ao ano novo.
Neste momento falta comprar os candeeiros, mas vai ficar sem candeeiros, só a lâmpada e depois logo se procura. O chão está colocado, as portas e janelas também, os ares condicionados já lá estão há séculos… Os armários da cozinha estão a ser colocados, está quase… Os armários por baixo dos lavatórios também estão quase… falta instalar as torneiras todas, as bacias das casas de banho e uma das sanitas… E falta pintar, de preferência as cores certas nos quartos certos (já disse que o meu quarto estava cor de rosa e o da amorinha salmão?). Depois é instalar pequenas coisas como os toalheiros e coisas do género.
E depois é escolher e comprar mobílias que algumas já não dão para mudar novamente, e alguns electrodomésticos como a máquina de lavar roupa… ou seja, vai demorar. Eu queria estar na minha casa em Março, mas não sei se vai dar…

AVENTURAS
A empregada ficou doente no sábado, dia 15, foi ao médico e foi para casa.
Segunda-feira, 17 continuava doente e a solução foi trazer os bonecos para o escritório depois das aulas. E terça, e quarta…Não foi a melhor solução mas não encontrei outra. A madrinha do boneco está em Macau e até podia ficar com eles na terça e quarta, mas também está doente… o marido também…
Entretanto, a juntar ao facto de não ter empregada para tratar dos miúdos, na segunda a máquina de lavar roupa entupiu e tive de lavar a roupa que estava lá dentro à mão…
Na terça, depois da máquina desentupida e limpa, coloquei-a a lavar novamente e ouviu-se um estrondo. De seguida ficou tudo às escuras. Pensei que o quadro eléctrico tinha disparado… O papá lá veio para ligar, mas… não tinha desligado. Telefonar ao electricista e esperar uma hora às escuras. Aproveitei para ir preparando o jantar à luz das velas, ainda bem que o fogão é a gás!
O resultado, estava a usar água quente e essa função da máquina avariou, queimou o fusível da tomada da máquina e fez saltar o quadro eléctrico de segurança do prédio que fica na sala eléctrica das escadas…
Depois da máquina lavar a roupa que lá tinha dentro, a frio, descobrimos que a porta da máquina não abria.
Telefonar a outro técnico, que na quarta-feira foi lá a casa serrar a tranca da máquina. Agora não tranca, fecha a porta mas consegue-se abrir mesmo que esteja a funcionar… A máquina a informar que já não consegue aguentar muito mais…

3 comments:

The Dream Came True said...

Ui, ui...tantas aventuras.
Feliz Ano Novo.
Bj

Helena said...

algumas desventuras no inicio do ano novo chinês...
beijoquitas

kriz said...

então, feliz ano novo ;)

kiss