Tuesday, May 31, 2011

FADA DOS DENTES



E, ontem à noite, a fada dos dentes foi chamada cá a casa para recompensar uma amorinha pela perda do dente superior central esquerdo.

Estávamos a jantar e ela a reclamar que tinha dói dói na boca que estava com sangue e eu fui limpar com o guardanapo para ver e o dente foi todo para trás, pelo que segurei o dente e experimentei puxar ligeiramente e fiquei com o dente na mão.

O dente definitivo já está a espreitar e parece-me que não vai ficar muito tempo desdentada.

Com este são 3 dentes que já caíram!

A minha amorinha está a ficar grande…

Thursday, May 26, 2011

9 ANOS!

9 anos!
Há 9 anos que sou mãe!
Foi contigo, meu boneco que aprendi a ser mãe, que me tornei mamã, a tua mamã!
É contigo que todos os dias aprendo e que vou dando o meu melhor para te ensinar, para te encaminhar, para te guiar, mas por vezes és tu que me ensinas tanto!
Meu menino grande e lindo!
Quase tão grande como a mamã e quase tão pesado também. Menino que já tem as mãos do tamanho das minhas, mão que já não cabe fechada na minha, mas que me dá a mão para caminhar-mos lado a lado. Menino esperto, inteligente e preocupado. Generoso embora um pouco impaciente e distraído.
Menino que não gosta que a mana fale de morte porque diz que não pensa nisso mas quando ela fala tem medo.
Menino que todos os dias se mede comigo para ver se já está do meu tamanho.
É um boneco lindo, o meu sonho de ser mamã concretizado neste menino que demorou a chegar às nossas vidas, mas que a mudou de uma forma doce.
Meu menino grande e forte, mas ao mesmo tempo tão fraco que mal adoece se vai abaixo num instante, demora a recuperar e emagrece.
Menino feliz que me diz que quando tiver 15 anos ainda me vai dar beijinhos e que quer ficar comigo sempre.
Hoje, tudo o que escrever não será suficiente, não terá a dimensão nem a profundidade do meu amor por ti, por isso desejo-te apenas um dia muito feliz!
Parabéns, meu amor!





O bolinho feito pela mamã que foi para a escola para festejar com os amigos!


Posted by Picasa





Posted by Picasa

Monday, May 23, 2011

FIM DE SEMANA EM GRANDE

Sexta-feira começou com a récita de pátua pelos Dóci Papiaçam e a peça “Qui pandalhada”, uma comédia alusiva ao “pandamónio” que se vive nesta cidade à volta dos pandas e como quase tudo gira à volta deles e dos casinos. Uma peça muito divertida, que eu achei que foi muito bem conseguida e muito actual, com novos actores (amadores) que nem o pareciam!

Sábado de manhã fomos para Hong Kong. Os bonecos abdicaram da festa de anos a favor de uma visita à Disneylândia de Hong Kong. Tivemos a sorte do barco das 8:30 ser jetfoil, que abana muito menos e eu e a filha não enjoámos e chegámos bem a Hong Kong. Depois fomos ao hotel deixar as coisas, para depois ir para a Disneylândia. Desta vez escolhemos o Holliwood Disney Hotel, para conhecer dado que já conhecíamos o outro, mas eu achei este hotel muito movimentado e muito confuso com imensa gente em todo o lado e muitos grupos da China.
O quarto só está disponível a partir das 15h e fomos para a Disney, onde chegámos às 11h30m.
Fomos ver o espectáculo do “Rei Leão” a que se seguiu a parada e o almoço.
À tarde, boneco e amorinha com interesses diferentes fizeram com que nos separássemos e eu fui com a minha princesa à procura das princesas e outros “bonecos” da Disney para tirar fotografias e ele foi com o pai para a “Tomorrowland”, à procura do Buzzlightear do Toy Story.
De vez em quando eles encontravam-nos e aproveitaram a “boleia” e o boneco lá tirava umas fotos com os bonecos da Disney.
Por volta das 15h, depois de sairmos do espectáculo do Stitch estava a chover torrencialmente e nós só com um chapéu de chuva (o outro estava no hotel…). Vimos umas lojas, tirámos fotos com o Buzzlightear e a chuva lá acalmou um pouco, com intervalos de chuva fraca e chuva torrencial, o que permitiu que se passeasse mais um pouco até perto das 19h.
Regressámos ao hotel, ensopados com as roupas e calçado molhados e tomámos um banho e secámos o calçado com o secador. Depois descemos para jantar, no restaurante do hotel que estava cheio (ainda bem que fizemos reserva antes!) e ainda fomos às compras na loja do hotel para alegria da amorinha que adora compras.
Depois foi descansar que a chuva caía forte lá fora e havia a esperança que no dia seguinte estivesse melhor.

Domingo acordámos por volta das 8h com um dia cinzento e molhado. Fomos tomar o pequeno-almoço e depois, como estava apenas a chuviscar, fomos ver o jardim do hotel para ver os carros antigos, que afinal são apenas dois. Quando estávamos a meio caminho do regresso ao hotel começou a chover torrencialmente e tivemos de correr para não ficarmos ensopados.
Fomos ao quarto buscar as coisas, fazer check-ou, deixar as malas e fomos para a Disney. Já chovia um pouco menos.
Chegámos ao parque por volta das 11h. Fotografia com o Pluto logo à entrada e depois a divisão do boneco com o pai para conduzir os carros e da amorinha com a mamã para ver as princesas. Foi içado o sinal preto de chuva torrencial e ouvimos nos altifalantes que o comboio tinha sido suspenso.
Fotografia com as princesas e depois ir descobrir onde a Branca de Neve aparecia para tirar foto e pedir autógrafo. Descoberto o sítio, que por sinal é bem escondido, ficámos lá à espera que a rapariga queria ser a primeira (tal como com a Cinderella e a Aurora!).
Depois fomos novamente ao jardim onde tínhamos estado no dia anterior a tirar fotos com o Pateta e o Pluto tirar novamente foto. O boneco apareceu mesmo a tempo de se juntar à foto.
Depois começou novamente a chover torrencialmente e os microfones pediam às pessoas que fossem para as actividades em recintos cobertos. Fomos ver o “livro do Pooh” mas a amorinha não gostou. Quando saímos estava a chover um pouco menos e fomos almoçar, já deviam ser 14h.
No restaurante estava um tipo a fazer bonecos com balões e a amorinha pediu uma minnie e o boneco um extraterrestre do Toy Story.
A seguir assistimos à parada que devido à chuva era algo bem mais simples, apenas três carruagens de comboio, cobertas com um telhado que parecia um guarda-chuva.
Ainda passeámos mais um pouco e depois, o sol resolveu espreitar, mas eram horas de regressar…
Mesmo com chuva foi um fim-de-semana que eles adoraram e a amorinha já faz planos para voltar!

Tuesday, May 17, 2011

6 ANOS

Hoje é o dia que tanto esperaste, o dia do teu aniversário, o dia em que cresces e passas a ser uma menina. A minha bebé cada vez é mais uma recordação escondida na minha memória, uma nostalgia que fica no meu coração.
Mas serás sempre a minha bebé, a minha menina que adora mimos e que se preocupa demasiado para a idade com a morte, com a minha e com a própria morte. A minha menina que é muito feliz e sorridente durante todo o dia, mas que se deita e se abraça a mim a soluçar porque tem medo de morrer e tem medo de eu morrer. A minha menina que adora toda a gente e que conquista toda a gente com o seu sorriso lindo e a sua simpatia. A minha menina marota e traquina, que decidiu agora que quer aprender piano. A minha menina independente que chama a mamã para ir com ela à casa de banho de noite porque não quer ir sozinha. A menina que se preocupa que quando for mamã não sabe tomar conta dos meninos dela e que se preocupa que quando ela for velha os meninos dela não sabem tomar conta dela, mas que me diz que vai tomar conta de mim e dar-me banho quando eu for velha.
Minha menina, minha amorinha, tão pequena de tamanho e tão cresicda, tão preocupada e tão doce!
Hoje ficaste na escola com um sorriso de orelha a orelha e um ar maroto pois todos adoraram o bolo que a mamã fez para ti, um bolo especial, decorado como tinhas pedido.
Minha amorinha linda, o que mais desejo é que sejas sempre muito feliz e que estas tuas preocupações demasiado adultas para a tua idade diminuam para nunca assombrarem a tua felicidade.
E espero estar sempre por perto para te dar todos os abraços e beijinhos e miminhos que tanto gostas!
Um dia muito feliz!














Posted by Picasa

Monday, May 16, 2011

DIVAGAÇÃO SOBRE ESCOLAS

Escolher uma escola é escolher o futuro deles…
Acredito imenso nisto e tenho imensas dúvidas sobre qual a melhor escola e o que será melhor para eles, onde serão mais felizes e onde ficarão mais bem preparados para o futuro…
Já não é a primeira vez que falo do assunto aqui no blog e é um assunto que há muito que me preocupa e acho que sempre me vai preocupar… cada passo em frente, cada decisão nova, cada contratempo, cada recuo ou avanço faz-me questionar a minha decisão.
O boneco não entrou na escola que inicialmente tínhamos escolhido para ele, frequentou outra que ele detestou durante um ano e depois mudei-o para a escola onde está actualmente e que ele adora.
A amorinha entrou para a escola onde o irmão não entrou, provavelmente mais devido a “uma palavrinha” de alguém influente ao director da escola do que por mérito dela… Ficou lá 3 anos embora desde o início que eu não tenha gostado muito do método de ensino. O pai também tem gostado cada vez menos e o ano passado tentei mudá-la para a escola do mano, mas ela não queria e não queria mudá-la contrariada. Passei este ano a tentar convencê-la e finalmente ela aceitou mudar.
Hoje foi a entrevista e nós, pais, ficámos lá dentro com ela e com a professora, que foi a mesma que entrevistou o mano para entrar para a mesma escola. A entrevista correu muito bem e ela respondeu bem a tudo e a professora no fim disse que ela não vai ter qualquer problema para entrar para esta escola mas que não é ela que toma a decisão final e sim a directora que não estava lá quando acabámos a entrevista.
Sei que muita gente vai criticar esta nossa decisão pois a escola onde ela anda agora é muito bem vista pela comunidade mas eu sinto que ela aprende melhor na escola onde está o mano, onde os ensinam a pensar por eles mesmo e não apenas a decorar as coisas sem razão de ser. Onde aprendem coisas mais relacionadas com o dia a dia e com o que está a ser mais noticiado, como por exemplo agora de há uns tempos para cá andaram a estudar o Japão pois estava a ser muito falado por causas do terramoto e tsunami.
Outra das razões para a mudar de escola é o facto de nestes 3 anos nunca ter tido um professor que me parecesse competente para ensinar inglês bem, a primeira professora era coreana, a segunda do Zimbabué e este ano de Xangai (e por acaso até dá erros ortográficos que estão numa nota que enviou para casa…).
Com os dois na mesma escola será também mais fácil gerir férias pois actualmente não são coincidentes.
E, não gosto deles estarem em escolas diferentes pois parece que estava a fazer distinção em relação à educação deles, algo que nunca quis fazer.
Enfim, só espero que esta seja a melhor decisão e que ela seja feliz!

DATAS IMPORTANTES

Para não esquecer que foi no dia em que ficou doente que a amorinha ficou pela primeira vez no quarto dela, na sexta-feira, dia 29 de Abril.
Estava prevista a mudança para um quarto só para ela quando regressámos à nossa casa depois das obras, mas no dia da mudança não consegui arrumar o quarto dela e ela ficou no quarto do mano. Era para ser uma semana mas foi-se estendendo até que ela perguntou porque ainda não dormia no quarto dela e estava decidido que era naquela sexta-feira que acabou por coincidir com ela doente. Foi uma transição suave e ela adora o quarto dela.
No dia 2 de Abril, que foi o dia da mudança foi a primeira noite que dormiu numa cama sem protecção lateral e a cama dela também não tem protecção lateral.
E no sábado passado caiu da cama pela primeira e única vez, mas como eu coloquei o meu tapete de Pilates ao lado da cama não se magoou e nem me chamou, eu é que ouvi o barulho e fui lá.

Thursday, May 12, 2011

AGORA ELE

Na quinta-feira queixava-se que lhe doía a garganta… sexta-feira foi para a escola a queixar-se que estava mal disposto. Regressou da escola a meio da tarde com febre (38.5º C), pedi para lhe darem Benuron e, quando saí do trabalho fomos às urgências do hospital. Chegámos às 18:18 e havia apenas 4 crianças registadas pelo que pensei que fosse rápido. Pesaram-no (43.8kg), verificaram a febre e disseram que não tinha febre (37º C). Informei que tinha tomado Benuron às 16h, mas obviamente não ligam. Não “mostras” a febre no hospital é porque não tem!!!
Foram atendendo os 4 miúdos à frente dele e quando esperava que o chamassem a seguir pararam de chamar e ficou sem médicos… Pensei que fosse mudança de turno, mas ficou 1h sem médico e a sala cada vez mais cheia de miúdos à espera de serem atendidos…
Exactamente 1h depois lá o chamaram, já com várias pessoas a reclamar que como era hora de jantar os médicos tinham ido jantar e as crianças que esperassem…
Fomos atendidos por uma médica a quem expliquei que a irmã tinha tido uma infecção na garganta e que me parecia que ele devia ter o mesmo. Auscultou-o, viu-lhe a garganta e fez a mesma observação “não tem febre” e lá tive de voltar a explicar que tinha tomado 12.5 ml de xarope Benuron às 16h…
Receitou-lhe Augmentin (5 ml) duas vezes por dia e Maxilase (8ml) 3 vezes por dia. Perguntei se tinha a certeza em relação à quantidade de Augmentin pois ele é muito grande para a idade e até a irmã que só tem 5 anos tomou 7.5ml. Além disso, em Setembro do ano passado tomou 10ml, mas a médica respondeu que aquela quantidade já era uma dose muito grande.
Em casa verifiquei a quantidade indicada para a idade e peso dele e decidi que ia manter os 10ml que ele já tinha tomado em Setembro.
Sexta-feira passou a noite com febre, assim como o dia de sábado e domingo. Mas no sábado à noite começou a vomitar, domingo durante o dia pareceu melhorar, mas à noite voltou a piorar e continuou com febre. Segunda-feira de manhã, levei-o novamente ao hospital, onde esperámos pouco mais de meia hora e haviam 10 crianças à frente dele. Como estava medicado mais uma vez não tinha febre… E perdeu peso, pesava 40Kg. Expliquei à médica que ele continuava com febre e agora estava também a vomita e com diarreia… informei que tínhamos ido ao hospital na sexta-feira e que já estava a tomar Augmentin. Receitou-lhe uma série de xaropes dos quais só lhe dei o Motilium (8ml 30m antes de comer) para parar de vomitar pois com ele a vomitar quanto mais xaropes lhe desse mais ele vomitava.
Pedi atestado para a escola dele para dois dias e pedi um dia para mim pois terça-feira era feriado mas ela queria dar apenas um dia para ele também e estive a explicar que mesmo sendo feriado ele tinha aulas e depois queria dar dois dias para mim… e lá tive de recusar pois para mim era feriado… ah, e foi verificar se eu tinha estado de atestado na sexta-feira, como se isso tivesse alguma influência!
O dia de segunda-feira foi para esquecer com ele a vomitar e ainda com febre. Terça-feira começou a melhorar um pouco e a tentar comer apenas arroz branco cozido só com água e a febre começou finalmente a dar um pouco de tréguas e ele começou a fazer intervalos de 8 a 9h entre supositórios. À noite antes de dormir ainda tinha 38.4ºC e foi o último supositório. Comeu arroz branco antes de dormir e aguentou-se a noite toda sem vomitar e sem febre.
Como ainda estava fraco decidi mantê-lo em casa ontem e informei o professor da minha decisão e do facto de não ter justificação médica, mas na escola dele não faz mal.
Hoje foi para a escola, muito mais magro e ainda meio fraco. Vi-o à hora de almoço e disse que estava bem.
E espero que se tenha acabado a maré de doenças por cá…


(Data alterada dado que o blogger esteve uns dias que não me deixou publicar nada)

Thursday, May 05, 2011

GOOOOOOLO!

E, no sábado, dia 30 de Abril, o mu boneco marcou o seu primeiro golo "a sério" num jogo de hóquei em patins, golo que eu não vi pois estava em casa com a amorinha doente.
E, como o meu boneco estava feliz com o golo que marcou!!!

Wednesday, May 04, 2011

DOENTE

Imagem retirada da net



Quinta-feira, saiu da aula de piano de casaco vestido, a dizer que estava frio na sala. Achei estranho. Olhei para ela e achei que tinha “olhos de carneiro mal morto” e disse ao pai para ver se ela tinha febre pois tinha cara de doente. Fui à minha aula de kickboxing e ao sair o papá estava à minha espera: a amorinha tinha febre.



A noite foi mal dormida, o xarope para a febre não aguentou as seis horas e a febre subiu. Não foi à escola na sexta-feira e eu não fui trabalhar, levei-a ao centro de saúde, mas com o efeito do xarope só tinha 37.3 de febre e não lhe ligaram muito. O médico receitou-lhe 4 supositórios (!!!) Benuron, mais um xarope para o ranho sair e outro para a gripe comum, além de Tantum Verde. E deu-me atestado a mim e, por insistência minha, também para ela pois mais uma vez queria que eu tirasse fotocópia do meu atestado para entregar na escola, mas a escola não quer…



A febre não baixou, antes pelo contrário, subia aos 39 a cada 3 horas e comecei a intercalar o Benuron e o Brufen. Sábado decidi que não podia continuar assim e fui às urgências de pediatria no hospital. Estava a abarrotar de miúdos com febre. Quando lá chegámos a amorinha já estava com 38.5 de febre e ainda faltava meia hora para tomar nova dose de Benuron pelo que lhe deram 7 ml de Brufen e mandaram por gelo debaixo das axilas para ajudar a baixar a febre. Duas horas depois lá fomos atendidas. A médica observou-a e disse que tinha uma infecção na garganta. E receitou-lhe antibiótico: Augmentin 5 ml duas vezes por dia e continuar com os outros medicamentos.



A febre continuou sempre alta, à volta dos 38 – 39 a intervalos de 4 horas no sábado e 5 no domingo. A noite de domingo para segunda-feira ainda teve febre alta e decidi que não estava em condições de ir à escola. Além disso acordou com a boca cheia de sangue, a cuspir sangue, pelo que segunda de manhã fomos novamente ao centro de saúde. A ideia era apenas ir buscar um atestado para ela entregar na escola.



Pesaram-na (23.8kg, com jeans, t-shirt, meias e sapatos) e mediram-lhe a febre que acusou 38.9 (mas no meu termómetro dava apenas 37.7 e ela estava bem disposta pelo que não acredito muito na medição deles). No centro de saúde não há pediatria, só clínica geral e apesar de estarem dois adultos antes dela à espera, o médico chamou-a logo.



Mais uma vez, pela terceira vez, tive de contar a história, que começou com febre desde quinta-feira ao fim do dia e as visitas ao centro de saúde e hospital e que estava a tomar antibiótica desde sábado à tarde. Viu-a e disse que como a febre tinha mais de 3 dias era preciso ir às urgências de pediatria para ser observada. Fez uma carta e lá fomos nós para o hospital. Depois de mais 2 horas de espera fomos atendidas por uma médica muito simpática que viu o registo dela e fez as contas há quanto tempo estava a tomar antibiótica, segunda era o terceiro dia e há quanto tempo estava com febre. Observou a garganta e disse para eu ver também que estava muito vermelha e inchada e que era muito provável que o sangue fosse da garganta. De qualquer modo, mandou fazer uma radiografia aos pulmões. Mais espera, ida à radiologia das urgências de adultos, mas o técnico não estava e voltamos para a pediatria para esperar até ele regressar. Nova ida até à radiologia, radiografia feita e regressar à pediatria para esperar que a médica estivesse livre.



Finalmente a médica chamou-a e disse que a radiografia tinha mostrado que os pulmões estavam limpos e não tinha nenhuma infecção nem tuberculose, o que confirmava que o sangue era da garganta.



Aumentou a quantidade de Augmentin para 7.5 ml pois ela é grande e receitou-lhe um comprimido que eu tenho de esmagar para ela tomar com água pois não o consegue engolir para a sinusite que diz que é para a ajudar a respirar melhor e receitou também mais Benuron xarope (7.5 ml).



Eu pedi atestado para a escola da amorinha e ela deu 2 dias e quando perguntei se também pedia dar para mim perguntou se eu trabalhava no governo e se precisava de trabalhar ao que respondi que na segunda-feira não pois era tolerância, mas na terça precisava. Deu-me atestado para dois dias. Segunda-feira à tarde comecei finalmente a ver melhoras na amorinha com a febre a dar um pouco de tréguas. A noite de segunda para terça-feira foi finalmente uma noite descansada em que não precisei de estar a medir a febre de 3 em 3 horas e ontem tive uma amorinha muito bem disposta e sem febre!!!



Continuamos o Aumengtin (são 7 dias no total) e os comprimidos para a sinusite (tem de tomar ao todo 4 dias) e hoje já foi à escola, muito feliz por estar bem.



Entretanto a mamã ficou com uma infecção num olho. Devem ter sido noites a mais sem dormir em condições…