Wednesday, May 04, 2011

DOENTE

Imagem retirada da net



Quinta-feira, saiu da aula de piano de casaco vestido, a dizer que estava frio na sala. Achei estranho. Olhei para ela e achei que tinha “olhos de carneiro mal morto” e disse ao pai para ver se ela tinha febre pois tinha cara de doente. Fui à minha aula de kickboxing e ao sair o papá estava à minha espera: a amorinha tinha febre.



A noite foi mal dormida, o xarope para a febre não aguentou as seis horas e a febre subiu. Não foi à escola na sexta-feira e eu não fui trabalhar, levei-a ao centro de saúde, mas com o efeito do xarope só tinha 37.3 de febre e não lhe ligaram muito. O médico receitou-lhe 4 supositórios (!!!) Benuron, mais um xarope para o ranho sair e outro para a gripe comum, além de Tantum Verde. E deu-me atestado a mim e, por insistência minha, também para ela pois mais uma vez queria que eu tirasse fotocópia do meu atestado para entregar na escola, mas a escola não quer…



A febre não baixou, antes pelo contrário, subia aos 39 a cada 3 horas e comecei a intercalar o Benuron e o Brufen. Sábado decidi que não podia continuar assim e fui às urgências de pediatria no hospital. Estava a abarrotar de miúdos com febre. Quando lá chegámos a amorinha já estava com 38.5 de febre e ainda faltava meia hora para tomar nova dose de Benuron pelo que lhe deram 7 ml de Brufen e mandaram por gelo debaixo das axilas para ajudar a baixar a febre. Duas horas depois lá fomos atendidas. A médica observou-a e disse que tinha uma infecção na garganta. E receitou-lhe antibiótico: Augmentin 5 ml duas vezes por dia e continuar com os outros medicamentos.



A febre continuou sempre alta, à volta dos 38 – 39 a intervalos de 4 horas no sábado e 5 no domingo. A noite de domingo para segunda-feira ainda teve febre alta e decidi que não estava em condições de ir à escola. Além disso acordou com a boca cheia de sangue, a cuspir sangue, pelo que segunda de manhã fomos novamente ao centro de saúde. A ideia era apenas ir buscar um atestado para ela entregar na escola.



Pesaram-na (23.8kg, com jeans, t-shirt, meias e sapatos) e mediram-lhe a febre que acusou 38.9 (mas no meu termómetro dava apenas 37.7 e ela estava bem disposta pelo que não acredito muito na medição deles). No centro de saúde não há pediatria, só clínica geral e apesar de estarem dois adultos antes dela à espera, o médico chamou-a logo.



Mais uma vez, pela terceira vez, tive de contar a história, que começou com febre desde quinta-feira ao fim do dia e as visitas ao centro de saúde e hospital e que estava a tomar antibiótica desde sábado à tarde. Viu-a e disse que como a febre tinha mais de 3 dias era preciso ir às urgências de pediatria para ser observada. Fez uma carta e lá fomos nós para o hospital. Depois de mais 2 horas de espera fomos atendidas por uma médica muito simpática que viu o registo dela e fez as contas há quanto tempo estava a tomar antibiótica, segunda era o terceiro dia e há quanto tempo estava com febre. Observou a garganta e disse para eu ver também que estava muito vermelha e inchada e que era muito provável que o sangue fosse da garganta. De qualquer modo, mandou fazer uma radiografia aos pulmões. Mais espera, ida à radiologia das urgências de adultos, mas o técnico não estava e voltamos para a pediatria para esperar até ele regressar. Nova ida até à radiologia, radiografia feita e regressar à pediatria para esperar que a médica estivesse livre.



Finalmente a médica chamou-a e disse que a radiografia tinha mostrado que os pulmões estavam limpos e não tinha nenhuma infecção nem tuberculose, o que confirmava que o sangue era da garganta.



Aumentou a quantidade de Augmentin para 7.5 ml pois ela é grande e receitou-lhe um comprimido que eu tenho de esmagar para ela tomar com água pois não o consegue engolir para a sinusite que diz que é para a ajudar a respirar melhor e receitou também mais Benuron xarope (7.5 ml).



Eu pedi atestado para a escola da amorinha e ela deu 2 dias e quando perguntei se também pedia dar para mim perguntou se eu trabalhava no governo e se precisava de trabalhar ao que respondi que na segunda-feira não pois era tolerância, mas na terça precisava. Deu-me atestado para dois dias. Segunda-feira à tarde comecei finalmente a ver melhoras na amorinha com a febre a dar um pouco de tréguas. A noite de segunda para terça-feira foi finalmente uma noite descansada em que não precisei de estar a medir a febre de 3 em 3 horas e ontem tive uma amorinha muito bem disposta e sem febre!!!



Continuamos o Aumengtin (são 7 dias no total) e os comprimidos para a sinusite (tem de tomar ao todo 4 dias) e hoje já foi à escola, muito feliz por estar bem.



Entretanto a mamã ficou com uma infecção num olho. Devem ter sido noites a mais sem dormir em condições…



2 comments:

The Dream Came True said...

Bem...que cena...espero que esteja tudo bem agora...é só preocupações para uma mãe, aguenta coração:)
Beijinhos aos 3:)

Miduxe said...

Beijos e melhoras...Aqui recuperàmos de um virus...ai!
Isto de ser mãe tem que se diga.
:)