Monday, May 16, 2011

DIVAGAÇÃO SOBRE ESCOLAS

Escolher uma escola é escolher o futuro deles…
Acredito imenso nisto e tenho imensas dúvidas sobre qual a melhor escola e o que será melhor para eles, onde serão mais felizes e onde ficarão mais bem preparados para o futuro…
Já não é a primeira vez que falo do assunto aqui no blog e é um assunto que há muito que me preocupa e acho que sempre me vai preocupar… cada passo em frente, cada decisão nova, cada contratempo, cada recuo ou avanço faz-me questionar a minha decisão.
O boneco não entrou na escola que inicialmente tínhamos escolhido para ele, frequentou outra que ele detestou durante um ano e depois mudei-o para a escola onde está actualmente e que ele adora.
A amorinha entrou para a escola onde o irmão não entrou, provavelmente mais devido a “uma palavrinha” de alguém influente ao director da escola do que por mérito dela… Ficou lá 3 anos embora desde o início que eu não tenha gostado muito do método de ensino. O pai também tem gostado cada vez menos e o ano passado tentei mudá-la para a escola do mano, mas ela não queria e não queria mudá-la contrariada. Passei este ano a tentar convencê-la e finalmente ela aceitou mudar.
Hoje foi a entrevista e nós, pais, ficámos lá dentro com ela e com a professora, que foi a mesma que entrevistou o mano para entrar para a mesma escola. A entrevista correu muito bem e ela respondeu bem a tudo e a professora no fim disse que ela não vai ter qualquer problema para entrar para esta escola mas que não é ela que toma a decisão final e sim a directora que não estava lá quando acabámos a entrevista.
Sei que muita gente vai criticar esta nossa decisão pois a escola onde ela anda agora é muito bem vista pela comunidade mas eu sinto que ela aprende melhor na escola onde está o mano, onde os ensinam a pensar por eles mesmo e não apenas a decorar as coisas sem razão de ser. Onde aprendem coisas mais relacionadas com o dia a dia e com o que está a ser mais noticiado, como por exemplo agora de há uns tempos para cá andaram a estudar o Japão pois estava a ser muito falado por causas do terramoto e tsunami.
Outra das razões para a mudar de escola é o facto de nestes 3 anos nunca ter tido um professor que me parecesse competente para ensinar inglês bem, a primeira professora era coreana, a segunda do Zimbabué e este ano de Xangai (e por acaso até dá erros ortográficos que estão numa nota que enviou para casa…).
Com os dois na mesma escola será também mais fácil gerir férias pois actualmente não são coincidentes.
E, não gosto deles estarem em escolas diferentes pois parece que estava a fazer distinção em relação à educação deles, algo que nunca quis fazer.
Enfim, só espero que esta seja a melhor decisão e que ela seja feliz!

1 comment:

Susie said...

Sem dúvida que o mais importante numa escola é que eles se sintam bem lá e que os ensinem a pensar por si, não se limitando a papaguear. Estou completamente de acordo contigo. Como deves saber por cá o ensino propriamente dito, mesmo do inglês, só começa aos 6 anos, no primeiro ano por isso a minha filhota também nada sabe de inglês, só em Setembro começará a aprender.