Thursday, March 15, 2007

REUNIÃO DE PAIS

Esta noite há reunião de pais na escola do meu boneco.
Mas as reuniões de pais na escola dele não são como eu achava que era uma reunião de pais.
Esta reunião é entre mim, o papá e a professora do meu boneco e tem uma duração de 15 minutos.
Não estão presentes os pais dos outros alunos nem se trocam impressões entre os pais dos alunos e a professora. É tudo mais personalizado, por assim dizer.
Como tudo tem vantagens e desvantagens.
A vantagem principal para mim que trabalho é poder escolher que seja ao fim do dia uma vez que amanhã não há aulas para a realização destas reuniões individuais com os pais, mas a minha é hoje.
Outra vantagem é falar-se do que o meu boneco tem dificuldade em perceber e a professora dar ideias de como melhorar.
Mas eu continuo a achar que me faz falta conhecer os pais dos outros miúdos, ouvir as ideias deles de como melhorar tudo em geral. Ou talvez eu apenas tenha sido habituada ao outro tipo de reunião.
Uma coisa é certa: no "report card" (boletim de avaliação?) a professora e a professora de mandarim afirmam que ele está a melhorar a parte de chorar sempre que qualquer coisa não lhe corre bem.
Vamos ver que mais tem a professora a dizer.

14 comments:

Tita Dom said...

Gosto de reuniões "colectivas" onde todos os pais participam sabes! Sempre consigo perceber melhor o funcionamento do dia-a-dia deles, penas essas reuniões serem muito esporádicas!

Fiquei espantada com o teu coment! O teu menino já sabe ler??

Ana Rita said...

Bem... eu até acho uma vantagem essas reuniões personalizadas, pelo menos dá para aferir em concreto o desenvolvimento e aprendizagem dos pequeninos. Agora... outra grande diferença é o facto de aprenderem outras línguas tão novos... por aqui continua só aos 6 anos, acho eu! Obrigada pela visita. Eu tenho andado um pouco mais preguiçosa e não tenho as minhas visitinhas em dia :-(! Um beijinho bem grande!

Gabriela said...

Concordo contigo em relação às vantagens das reuniões serem apenas com os pais e a professora, mas também considero necessária a interacção entre os encarregados de educação, porque a partilha de opiniões é fundamental. Se houver algum pai/mãe que queiram exprimir uma crítica construtiva à docente, apenas esta a ouvirá e não será partilhadas por todos.
Os dois tipos de reuniões são importantes.
Querida, obrigada pela tua visita... gostei de saber que o meu menino não está a ter varicela cedo de mais, como me foi dito no Hospital.
Beijocas
Gabriela

Gina A. said...

Eu concordo com as reuniões colectivas, até porque (pelo menos aqui em Portugal e do que eu conheço do funcionamento de algumas escolas) é que o director de turma tem sempre destinado um dia para receber os pais, caso estes queiram. E aí, a reunião é individual.

Mas o mais importante de tudo, é eles estarem a ter uma boa aprendizagem, certo?

Beijo grande

Vera Raquel said...

oi

boa reunião!

sim, no nosso tempo as reuniões eram com os pais todos juntos :)

jocas
vera e marianita

Ana said...

Aqui tambem eh assim, nao ha reunioes colectivas, sao so individuais, os pais a crianca e a professora, e nunca eh mais que 10 minutos o maximo.

Mara said...

Se calhar até é uma boa vontagem a reunião ser personalizada.
Consegues perceber melhor o comportamento e a evolução do teu filho na escola, e assim ajudá-lo onde ele tiver mais dificuldade.

jinhos

Ana Santos said...

Também pensava que reunião de pais eram com todos presentes.
Beijinhos,
Ana e seus tesourinhos

Mamã do Diogo said...

Tb gosto mais das reunioes com os outros pais,dá p trocar ideias.
Espero que corra bem.
Beijokas

Carla O. said...

No colégio dos meus, temos as reuniões dos 2 tipos: uma no inicio do ano para todos os pais e as reuniões de avaliação em cada período apenas com a educadora e os pais.
Este ano, pela 1ª vez, fizeram também reuniões de pais por sala - o que foi óptimo e permitiu outro tipo de partilhas e conhecimentos.
De resto estou confiante que terás óptimas notícias :)
Beijinhos

Quita said...

As noticias serão óptimas, de certeza!! Quanto às reuniões tens toda a razão, o ideal era haver as 2...

Gio said...

Também sou da opinião que com todos os pais se consegue ter uma percepção melhor da situação da criança inserida num grupo... mas são formas diferentes, países diferentes....

Anonymous said...

Olá

Concordo contigo, quando pensamos em reunião de pais, é com todos os pais, é bom trocar ideias.

Mas assim sempre estamos mais a vontade, e se calhar ate a professora fica mais a vontade para falar das coisas que correm menos bem.

bjs

alice+duarte

Carla said...

Espero que a reunião tenha corrido bem.....
Pois realmente axo que é sempre bom conhecermos os pais dos outros meninos....

beijocas
Carla e Miguel