Wednesday, December 26, 2012

Tsunami: 8 anos

Acabadinhos de chegar do nosso destino favorito de férias, a Tailândia, queria deixar aqui a recordação de mais um aniversário sobre a ocorrência do tsunami em 2004.
Que todos aqueles que passaram por ele e que perderam alguém tenham coseguido erguer-se de novo.
A saudade de quem partiu fica sempre!
Imagem daqui

Monday, December 17, 2012

ACTIVIDADES EM RESUMO

CORO

A minha amorinha que é uma “estrela” e andou pelos hotéis de Macau a fazer concertos com o coro da escola e que adorou. Foi uma festa durante os vários dias de concerto que na maior parte dos casos foi seguida de um pequeno cocktail.

8/12
O meu boneco fez a primeira comunhão na igreja da Sé e a homilia foi celebrada pelo Bispo de Macau. Para o ano será a amorinha, uma vez que o boneco começou a catequese tarde.

11/12
Concerto de Natal da escola da amorinha, que estava muito feliz por poder mais uma vez cantar.

13/12
Concerto de Natal da escola do boneco, que apesar de não ser grande fã de cantorias cantou e até fez de narrador de uma parte da história. E tem boa voz!

15/12
Jantar de Natal da Casa de Portugal, a que nos juntámos pela primeira vez, por insistência da madrinha do boneco e que os bonecos adoraram. Os bonecos tiveram direito a prenda, ela uma boneca LoolaPoosy (?) e ele um skate de duas rodas.


E, como a probabilidade é regressar ao blog apenas no próximo ano desejamos a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo!
Imagem retirada da net

Friday, November 23, 2012

CONSULTA DE ROTINA

Dia de consulta de rotina de pediatria da amorinha, que está boa (como o milho eh eh eh) e a crescer a olhos vistos. Segundo a enfermeira que a pesou e mediu, o peso são 30 Kg e a altura (mal medida e com os pés sem estarem encostados lá atrás) são 126 cm.


A pediatra achou que ela está enorme e muito gira (olha a baba!). E ficou contente por saber que ela melhorou imenso dos ouvidos depois de ter sido operada e de lhe terem sido retirados os adenóides e reduzida a amígdala esquerda.

Confirmou-se que ela tem talassémia alfa de grau 2 e deu-me uma cópia das análises para ter como registo e para ter atenção se alguma vez lhe diagnosticarem anemia pois pode ser da talassémia. Diz que é uma doença relativamente comum e que não precisamos de nos preocupar com o assunto…

Aparelho

A dentista do boneco teve bebé a 23 de Outubro, mas como é a única a prestar cuidados referentes aos aparelhos dos dentes vai ao consultório de vez em quando para ir atendendo os doentes. Assim no dia 22 de Novembro o boneco foi lá mudar o aparelho e desta vez para um mais forte que ele reclamou que puxa mais, mas que no dia seguinte já nem incomodava. Agora só deve regressar no próximo ano para mudar novamente o arame do aparelho (não percebo nada dos nomes específicos da coisa…).

Friday, November 16, 2012

Zhaoqing

O boneco foi com a escola à China, a Zhaoqing, durante 4 dias (12 a 15 de Novembro).
Foram vários alunos e professores, além de monitores da agência que organizou a viagem.
Fizeram actividades na escola e o preço da viagem fico em 50% do valor original graças aos fundos reunidos durante essas actividades.
Das várias actividades que fizeram e que incluiu construir uma jangada e experimentá-la no lago, visitar uma fábrica de papel de bambu e experimentar fazer papel reciclado, um churrasco à noite, entre outras, a minha preferida foi eles terem ido pintar uma escola local. Uma espécie de trabalho comunitário para ajudar aquela escola local. E acabaram por ter algum contacto com os estudantes locais.
Eu estava preocupada se o boneco ia gostar da comida e afinal ele engordou um kg em 4 dias, está com 48 Kgs!
Adorou a viagem e está pronto para a repetir. E foi muito responsável pois fez a vacina todos os dias e não se esqueceu.
A mana adorou ser "filha única" naqueles dias :)

Foto retirada da net

Monday, November 05, 2012

CHINA: ZHUHAI

O boneco tem 10 anos e, apesar de eu ir de vez em quando à China "aqui ao lado", a Zhuhai, ele nunca tinha ido à China, nem tinha visto para o fazer.
Como tem uma visita de estudo à China em que vão fazer umas actividades e ajudar a comunidade local, tive de lhe tirar o visto.
Para acabar com o mistério China, no sábado de manhã fui com ele à China, a Zhuhai, ou melhor logo aqui a Gongbei.
Na sua ingenuidade perguntava-me quando entrávamos no edifício da emigração em Macau se íamos de barco ou pela ponte e ficou muito admirado quando lhe disse que iamos a pé.
Depois de passar a emigração em Macau perguntou se já estava na China e disse que não, que já tinha saído de Macau mas que agora estava numa zona chamada a terra de ninguém pois ainda não tinha passado a emigração na China. Aquela parte fez-lhe muita confusão, mas realmente, se já saiu de Macau devia estar na China, não?!
Depois esperámos cerca de 30 minutos na fronteira da China e ele achou que era muito chato.
Finalmente passámos a emigração e saímos do lado da China e ele achou muito parecido com Macau (e é).
Passeámos um pouco e fomos ao Centro Comercial comprar uns flmes que ele queria, encontrou os ténis com rodas atrás que ele queria e tamanho 40 e comprámos uns também para a mana.
Regressámos a Macau com ele a dizer que ia contar aos amigos que tinha ido à China a pé e eu a dizer para ele não dizer pois a maioria dos amigos já foi muitas vezes à China.

Saturday, October 27, 2012

A RECUPERAR

O tempo passa muito rápido e a minha amorinha tem recuperado muito bem, devo dizer melhor do que o que eu tinha pensado.

Desde o dia da operação que comeu sempre e relativamente bem, mesmo sendo a maioria das coisas liquidas ou muito moles. Apenas se queixou de dores nos dois dias a seguir à operação, de manhã, provavelmente por já ter passado o efeito do Benuron.

Hoje, sábado, foi dia de ir ao médico que disse que ela estava a recuperar muito bem e que lhe parecia tudo bem. Perguntei quando consigo saber se melhorou dos ouvidos e ele disse que temos de esperar mais duas semanas antes de poder fazer os exames para estar tudo completamente recuperado. Eu tenho-lhe perguntado e ela diz que está bem e não tem dores de ouvidos, mas não noto que oiça melhor... pode ser por estar distraída...
Enfim, vamos esperar para ver.

Friday, October 26, 2012

CARTÃO DO CIDADÃO

O título também podia ser as minhas aventuras no consulado de Portugal em Macau...
E a história começa já no início de Setembro quando fui perguntar se precisava de certidão de nascimento para renovar o BI do boneco que ia passar para CC e que estava quase caducado, se o renovasse apenas depois de caducado. Informaram, e bem, que não era preciso a ertidão de nascimento pois o BI dele era emitido em Lisboa.
Perguntei se podia marcar para renovar mas disseram que o sistema no computador só dava para marcar até ao fim de Setembro...

Voltei ao consulado no dia 18 para marcar para dia 26 pois o boneco estava de férias da escola. Disseram-me que só podiam fazer marcações para Novembro... expliquei que ele tem aulas até às 15h e o consulado fecha às 16h, o que implica ele faltar à últim aula para fazer o cartão do cidadão e que na semana seguinte estaria de férias e que no ínicio dde Setembro não dava para marcar para Outubro... o funcionário das marcações disse para ir lá um dia e tentar as senhas da manhã, mas se levasse o miúdo e não conseguisse senha é muito chato e se não levar o miúdo e conseguir senha pode não dar tempo dele chegar lá... então disse para falar com a funcionária do lado em que se fazem os documentos para combinar um dia que desse para ele ir fazer o CC. Mas a funcionária dizia-me que não era com ela e não percebia porque o colega das marcações me tinha dito para falar com ela e preparava-se para lhe telefonar, mas ele apareceu lá e estiveram a falar entre eles em cantonense e ele disse para eu ir com ele e marcar (?) e lá fui. Marcação feita para dia 26 às 13h30 porque à tarde há menos gente pois de manhã distribuem as senhas do dia...

E, hoje dia 26, lá estava às 13h20, e eramos os segundos na fila e pouco depois das 13h30 distribuiram as senhs de ordem de atendimento e fizemos o CC do boneco.

Pedi para lhe ser atribuido número da segurança social e queriam saber se já tinha pedido antes e eu explicava que queria pedir agora ao fazer o CC.
Depois viram o cartão de contribuinte e o cartão da saúde e introduziram os dados. Mediram-no, 151 cm e disseram que já estava, mas eu pedi para ele assinar o CC e disseram que como ele só tem 10 anos não precisa. Argumentei que o BI de Macau está assinado, assim como o passaporte pelo que também queria que ele assinasse o CC até porque a validade é até aos 15 anos e parece-me estranho que um miúdo grande como o meu e com quase 15 anos tenha um CC a dizer "Não sabe assinar". Disseram que assim tinha de tirar as impressões digitais e eu sem perceber qual era o problema... e que depois ele tinha de ir lá ao consulado para levantar o CC e eu disse que arranjava maneira de o levar pois levantar é mais rápido do que fazer o CC. E depois de tanta argumentação lá tiraram as impressões digitais e o deixaram assinar.

198 patacas depois temos umas 2 a 3 semanas de espera pelo CC (ou mais...).

Wednesday, October 24, 2012

"O" DAY

E, chegou o dia da operação, demasiado depressa depois de uns dias loucos em que não parei devido à Lusofonia.
Depois do feriado, dia dedicado a mimos extra à minha princesa, levantámo-nos cedo. Uma madrugada que esteve bastante ventosa, mas que depois acalmou e se transformou num dia bonito.

Mas a saída para o hospital atrasou um pouco pois a empregada que devia ficar com o boneco atrasou-se e ainda estava à espera de autocarro quando o papá telefonou para saber por onde andava.

Acabei por acordar o boneco para o informar que ia ficar um pouco sozinho em casa pois não nos podíamos atrasar mais para a operação da amorinha. E a empregada foi avisada que o boneco esava sozinho em casa e teria de telefonar ao papá assim que chegasse para nós ficarmos descansados. Ficou sozinho uns 10 minutos.

O papá deixou-nos no hospital por volta das 8:30 e quando entramos uma recepcionista perguntou se era a amorinha e quando disse que sim encaminhou-nos para a outra sala de espera onde ficámos apenas uns minutos antes da enfermeira nos vir chamar e levar para o quarto.

No quarto perguntaram se ela tinha comido alguma coisa, a que horas tinha comido pela última vez na noite anterior e se tinha pijama e eu por acaso tinha pensado levar e depois esqueci-me.

Deixaram-nos no quarto uns minutos, depois de vestirem uma bata azul à amorinha. Às 8h53 vieram chamá-la e eu preparava-me para ficar no quarto mas disseram que podia ir até à entrada da sala. Levaram-ne de cadeira de rodas e despedi-me dela com um beijo e um grande abraço e dei-lhe colinho à entrada da sala de operações. Uma médica portuguesa perguntou à amorinha se queria que ela lhe desse colinho e ela quis.



E depois eu fui para o quarto esperar e estive a tentar ler.

Às 9h50 estava a pensar que já tinha passado uma hora e que a operaçãao devia demorar meia hora, mais preparar, etc, que devia estar quase a acabar, quando me vieram chamar a dizer que precisavam de mim.

Quando cheguei à sala de recobro ela estava a gritar a plenos pulmões, o que fazia com que sangrasse da boca e estava a espernear e  esbracejar imenso, de tal modo que arrancou bruscamente o soro da mão. E estavam 2 pessoas a tentar segurá-la para evitar que se magoasse.


Falei com ela, chamei-a pelo nome, mas só quando lhe chamei "Mana" é que ela começou a acalmar. Fiz-lhe festinhas, dei-lhe beijnhos e falei com ela a tentar acalmá-la, a dizer que já tinha passado, que eu estava ali com ela e que ia ficar com ela até irmos para casa.

Ela acalmou e fiquei com ela no recobro uma meia hora antes de ir para o quarto, quando depois disse ao papá que já tinha acabado e que estávamos no quarto (eram cerca de 10h30).

Era suposto ela dormir um pouco e quando acordasse podia comer gelado ou canja mas ela só queria ir para casa. Pouco depois de estar no quarto disse que tinha fome e pedi o gelado que ela foi comendo muito devagarinho.

Continuou a perguntar quando íamos embora e, a médica disse que à hora de almoço provavelmente já podia ir para casa, mas que ia perguntar ao médico dela e ele também disse que podia ir à hora de almoço.
Avisei logo o papá que estava admirado por ouvir a amorinha a falar e quis falar com ela. Depois ainda comeu uma canja quase fria, só o liquido e entreteve-se a jogar até o pai chegar, sempre a perguntar se faltava muito.

Fomos para casa às 13hh15, quando o papá chegou com a recomendação de comer coisas mais líquidas e mornas ou frias, com Benuron para tomar 3 dias, a partir da parte da tarde pois já lhe tinham dado de manhã e com amoxicilina para tomar também 3 dias mas a partir do dia seguinte. E a mamã com atestado de 3 dias para ficar em casa a dar mimo à filha.

Passou a tarde a comer gelado, gelatina e canja de arroz muito liquida, mas à noite pediu-me arroz branco e ovo mexido e pensei que ela não conseguia comer, mas surpreendeu-me pois comeu muito, muito devagar mas comeu tudo! Minha amorinha linda!

Monday, October 22, 2012

FADA DOS DENTES ESQUECIDA

E, depois de muita luta da amorinha com o dente, ele finalmente caiu no passado domingo.
Foi o incisivo lateral superior direito.
E, esta manhã acordou e não encontrou nenhuma nota debaixo da almofada deixada pela fada e estava a ficar triste, mas eu fui ajudar a procurar e afinal estava lá ;)

Thursday, October 04, 2012

BONECO: APARELHO

E, quase um mês depois, o boneco foi à dentista mudar o arame e desta vez apertar um pouco para começar a endireitar os dentes.
Ele apenas se queixou que agora parece que puxa um bocadinho, mas de qualquer modo não dói.
Voltou a ser relembrado que não pode beber bebidas com gás, nem comer gomas, sugus, coisas muito doces ou muito duras.

Wednesday, October 03, 2012

OCEAN PARK


Com um fim-de-semana seguido de dois dias de feriados decidi que não queria ficar em Macau e como o sítio mais perto e em conta é Hong Kong decidi fazer a vontade à filha e fomos até ao Ocean Park.
Consegui marcar um pacote num hotel de Hong Kong (L’Hotel Island South) com um óptimo preço para uma noite e entradas para nós todos no Ocean Park para dois dias.
Marcámos mais uma noite no novo Ibis Central e Sheung Wan para o dia anterior ao que fomos ao Ocean Park e aproveitámos para ir passear e fazer umas compras.

29/9: Fomos para Hong Kong e quando chegámos fomos ao hotel fazer check in. O hotel é muito perto do terminal de jetfoil em Hong Kong, dá para ir a pé, uns 10 minutos até chegar lá. Ainda era cedo (por volta das 11h) mas fizemos check in e a ideia era deixar as malas mas eles além de nos darem quarto ainda nos fizeram upgrade para um quarto com vista para o rio. O quarto é de tamanho aceitável, com duas camas onde dormi bem com a amorinha e o pai como boneco. É tudo novo e moderno, com o espaço muito bem aproveitado. A casa de banho também não é muito grande mas é suficiente e está bem planeada. Gostámos muito da vista e da luz que o quarto tinha.
Depois apanhámos o eléctrico (há uma paragem muito perto do hotel para a esquerda), demos uma volta pela zona de Central e à tarde fomos para o Ocean Terminal em Tsim Sha Tsui.
Fomos jantar ao buffet do Momo, do Courtyard by Marriot que fica relativamente perto do nosso hotel (2 paragens de eléctrico para a direita)

1/10: De manhã fomos à Delifrance tomar pequeno almoço pois o boneco queria ir comer a massa do menu do pequeno almoço deles. Voltámos ao hotel, fizemos chek out e fomos à paragem de autocarro do terminal de jetfoil apanhar o autocarro 37B para ir ao L’Hotel Island South. Como não sabíamos onde tínhamos de sair pedimos ao condutor para nos dizer.
Como o check in neste hotel é muito tarde, só às 16h, fomos lá fazer o pré check in, deixámos as malas e eles deram-nos os bilhetes para o Ocean Park. Pedi para guardarem a vacina do boneco no frigorífico e eles guardaram.
Fomos para o Ocean Park, começámos pelo teleférico pois normalmente tem demasiadas pessoas e é preciso esperar muito mas aquela hora ainda não tinha muita gente. Depois fomos andar num barco em algo que se chamava “Boat Adventure” e não achei muita piada pois há chuveiros e torneiras a despejarem água em cima de nós. Tinha visto o aviso a dizer que podia ficar molhado, mas pensei que fosse como em Singapura, no Universal Studios, que ficamos molhados por causa dos movimentos do barco que fazem a água saltar para dentro do barco. Demos mais umas voltas e fomos comer qualquer coisa, mas o boneco começou a queixar-se de dor de cabeça e a ficar muito quente. Fui ao posto médico e não achei as duas pessoas que lá estavam nada simpáticas, pois perguntaram o que tinha acontecido e eu disse que achava que o boneco tinha febre. Perguntaram se eu queria que elas vissem e obviamente disse que sim. Ele estava com 37.5 C e disseram que não era febre, agradeci e saí. Ele quis comer um cachorro quente mas depois pediu para ir embora. Deixei o pai com a amorinha no Ocean Park e voltei com o boneco para o hotel, deviam ser umas 14h30. Estava a pensar que iam dizer que não tinham quarto, mas eles deram-nos o quarto e pedi para levarem as malas e a vacina do boneco. Ele quis ficar deitado com tudo às escuras e um pouco depois de trazerem as malas estava a vomitar o cachorro.
Eu só tinha Benuron em supositório e disse-lhe que melhorava a dor de cabeça, mas ele não quis, quis dormir. Este hotel recebe muitos tours e havia muita gente a falar muito alto nos corredores e a bater portas e o boneco queixou-se, mas por fim conseguiu dormir um pouco. Eu aproveitei para ler e para procurar na net as razões de um miúdo de 10 anos ter enxaquecas, parecia-me demasiado pequeno. Entretanto vi que é algo normal, principalmente nos rapazes quando começam a chegar à puberdade, quando estão chateados ou stressados com alguma coisa e realmente o pai tinha estado a implicar com ele que ele não falava chinês.
Ao fim da tarde disse que estava melhor, comeu umas bolachas e quis ver televisão.
Por volta das 19h a amorinha e o pai voltaram e como o boneco disse que estava melhor fomos até Times Square jantar. Comemos num restaurante que encontrámos por acaso, SML que serve porções pequenas, médias e grandes. Não achámos nada especial embora o boneco que comeu hambúrguer tenha dito que estava bom e a amorinha, que comeu lasanha, também tenha dito que estava boa. O meu risoto de cogumelos não sabia a risoto e a paella do papá parecia um arroz chau chau chinês.

2/10: Fizemos check out e pedimos para guardarem as malas e fomos novamente para o Ocean Park com um boneco muito bem disposto, sem qualquer dor de cabeça e pronto para um dia de brincadeiras.
Andámos a ver várias coisas e a brincar noutras e às 13h decidimos almoçar no restaurante Tuxedo pois tinha visto que tem pizza e os preços pareceram-me razoáveis e a comida melhor que as fast foods de hambúrgueres ou cachorros quentes. O pai ficou na fila e nós fomos ver os pinguins. Depois quando entrámos no restaurante, onde está frio, descobrimos que tem um vidro enorme para o aquário dos pinguins e podemos estar a comer e a ver os pinguins. Gostámos muito, mas é melhor levar um casaco para a próxima!
Andámos a brincar em mais algumas coisas e por volta das 17h fomos ao hotel buscar as coisas e apanhámos o shuttle bus deles até ao IFC (metro do aeroporto) e voltámos para casa.
Foi um fim de semana grande bem passado e ainda tivemos o dia seguinte para descansar!

AMORINHA: OTORRINO

Dia de tolerância de ponto concedida à última da hora pelo governo, mas que sabe sempre bem...

Os bonecos tiveram aulas e depois fomos buscá-los à escola para levar a amorinha à consulta de otorrino da Maló. O boneco ficou na sala de espera a fazer os trabalhos de casa.

Mostrei as cópias dos exames que tinha feito em Portugal no ano passado e as fotos impressas do timpanograma feito aqui em Macau a semana passada e contei a história dela ser uma criança que estava sempre constipada até que me disseram que ela tinha rinite alérgica.
No ano passado, nas férias e Portugal teve uma grande crise de rinite alérgica e ficou toda entupida e foi quando o otorino lá descobriu que ela ouvia mal e mandou fazer o audiograma e o timpanograma pois o médico aqui nunca tinha feito.

Contei também que sem razão aparente ela se queixa que lhe doem os ouvidos e que quando anda de avião tem muitas dores ao aterrar.
O otorrino ouviu tudo, observou os ouvidos dela e viu os exames que mostrei e disse que aparentemente parece tudo bem, que o ouvido é brilhante, mas o osso do ouvido esquerdo está torto devido a pressões negativas que ela sente sempre. Já o otorrino em Portugal me tinha dito que o que ela sente é como se estivesse sempre no avião.

O otorrino fez uma radiografia e mostrou que ela também tem os adenóides grandes e a amigdala esquerda grande. Estas duas coisas fazem com que respire mal e o ar não circule como deve ser. Isto é a causa provável para as pressões negativas nos ouvidos. E não me disse mais nada pelo que decidi perguntar o que se podia fazer e ele sugeriu uma redução da amígdala esquerda e a remoção dos adenóides. Disse que a melhoria na pressão dos ouvidos deve ser quase imediata.

No dia da operação a amorinha vem de manhã e é operada pouco depois de dar entrada. Fica a descansar e ao fim do dia pode ir para casa, não precisa de passar lá a noite. Nos dois primeiros dias a dieta deve ser líquida e no terceiro dia já pode comer comidas moles e começar a fazer a vida normal, ir à escola...
A operação não é barata, mas se ela vai ficar bem, vamos avançar e eu e o pai decidimos avançar.
Ficou marcada para dia 24 pois ela está de férias da escola nessa semana e tem mais dias para descansar e eu já acabei a Lusofonia e tenho mais tempo para estar com ela.

E agora tenho de lhe explicar como funciona a operação, de lhe dizer que vai correr tudo bem e tenho de lhe mostrar que estou calmissima, quando na verdade estou a "panicar".

Tantas dúvidas... não sei se é a melhor decisão ou não, mas sei que preciso de fazer algo para ver se ela deixa de ter dores de ouvidos... e se começa a ouvir melhor... 


Ouvido: Imagem retirada da net

Saturday, September 29, 2012

5 ANOS

O tempo passa e a saudade atenua, mas não se esquece...
Imagem retirada da net

Thursday, September 27, 2012

SURREALISTA

A amorinha hoje teve uma consulta no otorrino no hospital público que deve ser classificada de surrealista.
Cada vez acredito menos na saúde que temos, ou melhor na falta de qualidade dos serviços prestados pelos médicos do hospital público.
Hoje a amorinha foi chamada para o gabinete do otorrino, que começou a perguntar como é que ela estava.
Entrámos e ela sentou-se na cadeira do paciente e eu fiquei de pé ao lado dela e o papá também e começámos a responder ao médico.
A enfermeira estava sentada em frente ao médico que procurava algo no seu telemóvel e que entretanto atendeu o telefone que tocou. Entretanto entrou outra enfermeira que entregou à enfermera do otorrino uns papéis que este tinha de preencher e ela logo os entregou ao médico, que começou a folheá-los.
E tudo isto connosco à espera... a ser consultados...
Mandou-a fazer o audiograma e no lado direito fiquei com a sensação que tinha melhorado pois o valor estava nos 115 mas no esquerdo passou de 215 para 240, contudo ele continua a dizer que é normal e que está melhor e vamos continuar a ver.
Saí de lá e liguei para a Clinica Maló a marcar consulta de otorrino para a amorinha.

Thursday, September 13, 2012

APARELHO DESCOLADO

E, uma semana depois de ter sido colocado, o aparelho descolou do molar do lado esquerdo. 
Como tem um arame a ligar o molar aos dentes da frente, o arame solto incomodava.
Enviei mensagem à dentista que tinha um dia extremamente cheio mas disse para ele ir lá tentar colar o aparelho antes da hora de almoço pois incomodava-o a comer.
O pai levou-o perto do meio dia e ainda esperaram bastante, mas lá colou o aparelho.
Agora vamos ver se se aguenta ou se volta a descolar. Se voltar a descolar tem de ir lá para fazer uma espécie de gancho que prende ao dente. Se descolar quando estivermos fora de Macau e melhor cortar com um corta unhas, o mais erto possível dos dentes incisivos laterias, de modo a não magoar, até voltar a Macau para arranjar.

Saturday, September 08, 2012

Vacina Ácaros

E, depois de uma troca de emails com o médico do boneco em Portugal, hoje começou a fazer o spray sublingual preparado para ele em Espanha, uma espécie de vacina contra os ácaros.
Todos os dias durante 1 ano, à mesma hora (ou mais ou menos) por volta das 20h30.
Para fazer durante 5 anos para melhorar o sistema imunitário.

Thursday, September 06, 2012

BONECO: APARELHO


Dia de colocação do aparelho nos dentes para habituação. Ainda não aperta nada, é só mesmo para se habituar a ter aquele objecto estranho na boca.
Teve direito a escolher a cor das borrachas e tudo e ele escolheu azul.
E este é o novo sorriso cá em casa!

Monday, September 03, 2012

OFTALMOLOGISTA -PAPÁS


Desta vez foram os papás que foram a uma consulta de oftalmologia.
Papá sem nada a alterar à graduação dos óculos e a manter 5.75 e 6.0.
A mamã a reduzir a graduação pela segunda vez, desta vez de 2.0 para 1.5, nos dois olhos. Quando o boneco nasceu também diminui a graduação e agora voltou a acontecer. 
Até o oftalmologista me deu os parabéns!

Friday, August 31, 2012

Tuesday, August 28, 2012

OUTRA VEZ ESCOLA

E hoje foi o primeiro dia de aulas para o boneco e deixei-o na escola de manhã, ainda com muito sono que o recomeço custa sempre um bocadinho.
Foi também dia de ver a turma da amorinha e ir conheccer a professora.
Depois da professora do ano passado esperava que lhe calhasse uma professora mais experiente e acho que os meus pedidos foram atendidos. Tenho a certeza que vou gostar mais desta professora!
E amanhã começam as aulas! Bom ano, minha princesa!

Monday, August 27, 2012

ESCOLA



Recomeço de mais um ano lectivo. São dois meses certinhos de férias e este ano até eu tive a sensação que passaram demasiado rápido.
Hoje foi dia de apresentação da escola para o boneco. Dia de ir à escola ver as turmas a conhecer a professora.
Fomos lá à hora de almoço que é quando eu tenho tempo.
Gostei da professora, uma pessoa experiente que já deu aulas muitos anos e que me pareceu ter muita paciência para os miúdos. E ficou logo informado que de 12 a 15 de Novembro têm uma viagem de estudo à China!
Bom ano lectivo!

BONECO: DENTISTA


O boneco tem os dentes muito tortos e até já partiu um dente da frente o ano passado e na altura perguntei o dentista se ele devia usar aparelho, mas disseram-me que só aos 12 anos.
A resposta não me convenceu e quando em Abril aproveitámos uma promoção e fizemos todos um check up no dentista da Cliníca Maló, perguntei sobre o aparelho e a dentista disse para marcar uma consulta com outra dentista especialista em aparelhos.
E foi o que fiz em 30 de Junho e na altura ela tirou as impressões dos denes do boneco assim como várias fotos para estudar o caso dele.
Entretanto ela ia de férias e depois nós íamos de férias e a consulta ficou para 25 de Agosto.
E nesta consulta ela explicou que os dentes dele além de estarem muito para a frente, estão a começar a descair pois os dentes de baixo não suportam os de cima e a tendência é que vá descaindo. Como ele tem 2 molares definitivos em cima que já nasceram completamente podem suportar o aparelho para endireitar e puxar para cima os 4 dentes da frente.
Entretanto fez um orçamento e marcámos nova consulta para pôr o aparelho.

Friday, August 24, 2012

OFTALMOLOGISTA - BONECOS


Os bonecos foram à consulta de oftalmologia, com resultados bastante diferentes.
O boneco aumentou imenso a graduação, quase duplicando e passou a ter 2.75 num olho e 3.0 no outro.
Vai voltar a verificar no espaço de 6 meses e não 1 ano pois está a aumentar muito e se continuar assim vai usar umas lentes especiais nos óculos para evitar aumentar tanto a miopia.
A amorinha continua a ver bem e sem precisar de óculos. O oftalmologista disse que se ela ultrapassar a barreira dos 10 anos então deve só precisar de óculos muito mais tarde e provavelmente para a vista cansada.
Imagem retirada da net

Wednesday, August 22, 2012

Resumo das férias em Portugal



(Post extra longo, para referência, com data de publicação alterada)

20/7: À hora de almoço deixámos as malas no jetfoil para nos facilitar a vida depois de um dia de trabalho.
Assim, ao fim do dia, foi chegar a casa, tomar um banho, comer qualquer coisa e ir para o jetfoil.
Levámos o carro e um amigo levou o carro para nossa casa.
Jetfoil às 20h15 e avião às 23h25. Desta vez fomos na classe conforto das linhas aéreas turcas. Os lugares são espaçosos e gostámos bastante. O aeroporto de Istambul, Ancara, é que é um bocadinho confuso e tinha gente a mais na parte de trânsito.

21/7: Chegámos a Lisboa estourados pois o tempo de espera entre aviões são quase 5 horas.
Como parti com dores de garganta, ao aterrar tive umas dores terríveis de ouvidos e a sensação de que me ia rebentar o tímpano. Aterrei sem voz e não ouvia nada, o canal do ouvido não fechava…
Fomos para casa desfazer malas e ainda fomos ao supermercado comprar umas coisas.

22/7: Continuava com dores de garganta e de ouvido e decidi passar pelo Hospital CUF Descobertas. Quando fiz a triagem deram-me uma pulseira amarela que eu nem fazia ideia do que era nem nunca tinha visto e disseram-me que estava com 38.5 de febre e perguntaram se tinha dores de cabeça. Para quem fez uma viagem e quase 24 horas sem dormir grande coisa achei que as dores de cabeça eram normais…
Fui chamada quase de seguida e vista por uma médica que me mandou levar uma injecção de penicilina e levar soro. Depois voltei a ser vista pela mesma médica que me receitou antibiótico e anti inflamatório. E assim passei as primeiras 3 horas do primeiro dia de férias…
E os putos à espera na cafetaria do hospital com o pai…
Saí do hospital para ir almoçar com a minha mãe e o meu irmão M., que por acaso tinha chegado de um espectáculo qualquer numa pedreira…
À tarde os miúdos foram para a piscina em casa do avô e jantámos por lá.

23/7: Dia de cabeleireira para mim, o filho e a filha. Depois dos filhos estarem prontos o pai levou-os para a piscina em casa do avô.
À noite levámos a avó S. para passar a semana em nossa casa já que ela estava de férias nessa semana.

24/7: Fomos almoçar ao “Bom dia” que mudou de sítio e agora está no meio do jardim de Paço D’Arcos. À tarde fomos ao Cascais Shopping dar uma volta e jantámos com o padrinho do papá em Alcabideche.

25/7: Dia de Kidzânia. A minha mãe achou piada ao facto deles terem de “trabalhar” para ganharem dinheiro para depois poderem comprar coisas.

26/7: Como o meu boneco tem um pézinho delicado e está a calçar 39 fomos comprar uns patins novos para o hóquei em patins. Para variar voltei a perder-me ao tentar encontrar a loja. Novo tamanho de patins que esperemos que dure para 2 anos: 42!
Depois levámos a avó a dar um passeio por Cascais onde almoçámos no restaurante “Rosa Finest Home Cooking Cuisine”. À tarde visitámos a D.T. (tia 21) e depois o papá foi com os bonecos ver o filme Madagáscar 3 e eu e a minha mãe fomos às compras. Aproveitei os saldos para comprar algumas roupas para os bonecos, mas como já era fim de época de saldos já não havia muita escolha nem de modelos nem de tamanhos.
À noite fomos à festa de aniversário da irmã do padrinho do papá e revi pessoas que não via há quase 20 anos.

27/7: Fomos ao Parque dos Poetas, almoçámos no “Bom Dia” e depois fomos aos Pastéis de Belém para matar saudades, afinal só como nas férias… e são tão bons!!!
À tardinha fomos visitar uma amiga da Missão Económica de Macau pois o boneco tinha uma consulta que eu já tinha marcado em Macau no Instituto de Alergias (ICA).
A amorinha ficou com a nossa amiga e fomos como boneco à consulta. E aí foi a parte “gira” pois assim que eu disse que o boneco tinha uma consulta com o médico dele disseram-me logo que devia ser noutro sítio pois o médico naquele da não dava lá consultas, só às quintas-feiras e era sexta. Quando disse ter a certeza que era ali naquele sítio pois nem sabia que o doutor dava consultas noutros sítios e que até me tinham respondido ao meu email a mudar a data que eu tinha escolhido na página do ICA é que foram procurar nos emails de Junho e verificaram que realmente a consulta estava marcada para aquele dia. O médico estava em Cascais e telefonaram a avisar que nós íamos para Cascais e eu avisei que ia demorar pois não conhecia bem Cascais e era hora de ponta.
Mas o médico esperou e consultou o boneco. Voltou a fazer testes de alergia e desta vez acusou alergia a dois tipos de ácaros e a pelos de gato, embora esta última ligeira. Vai fazer uma vacina durante 5 anos para melhorar a imunidade, vacina “feita à medida” num laboratório em Espanha.
Vai fazer também durante 5 anos o tratamento à asma com Symbicort e, quando necessário, Avemys para a rinite alérgica.

28/7: Dia calmo, a manhã passou muito rápida, fomos almoçar ao “Bom Dia” e à tarde fomos com a minha mãe à Primark comprar umas roupas que ela tinha visto. Depois fomos para o Montijo levar a minha mãe para casa que a semana seguinte era de trabalho.
À noite jantar com a família do lado do meu pai. Estiveram presentes o meu irmão R. com a mulher e a filha S., o meu padrinho e a minha madrinha, como filho M., a mulher e o filho deles de 18 meses, a minha irmã S. e obviamente o meu pai e a minha madrasta.

29/7: Um dia calmo, muito azul e cheio de sol, algo raro na zona de Sintra! Um dia muito bem passado na companhia da minha amiga S., da mãe dela, do marido e do filho, o F. que é da idade da amorinha e fala pelos cotovelos como ela. A irmã da minha amiga S. , o marido e a filha também estiveram presentes no almoço. A miúda tem 3 anos e é um doce! Depois do almoço, e pela primeira vez, fomos até à praia das maçãs e os miúdos divertiram-se imenso a correr na areia.

30/7: Fui encomendar a vacina do boneco e depois fomos ao Montijo. À tarde fomos com a minha madrasta à Macro, mas não achei os preços nada de especial… e mais tarde os miúdos divertiram-se na piscina da casa do avô!

31/7: Como o meu ouvido me continuava a incomodar procurei o meu otorrino e fui a uma consulta onde me chamou de picuinhas, mas depois viu que realmente tinha uma otite cerosa e deu-me o Rosilan, que todos conhecem mas eu não conhecia… Almoçámos na Mátria onde reencontrámos o João e o António.
À tarde encontrámos um amigo de Macau que está a viver em Portugal, o A.S. e depois fui com os bonecos à Sportzone aproveitar os saldos e tentar calçá-los para o ano lectivo.

1/8: Dia de reencontro com a amiga açoriana, o marido e as filhas para ir ao Kidzânia que as miúdas dela não conheciam. E reencontro anual com a nossa amiga que está a viver no Bahrain e filha, ex-colega de turma do boneco aqui em Macau. Foi um dia muito bem passado, aproveitado até ao último minuto. A amorinha e a filha mais nova da nossa amiga açoriana são da mesma idade e deram-se às mil maravilhas. O boneco andou muitas vezes sozinho, outras com a ex colega de escola que também é da idade dele e por vezes a filha mais velha da nossa amiga açoriana juntava-se a eles, mas ela era a mais velha do grupo, já com 12 anos e daí que tivesse outros interesses. Mas ela que achava que não ia gostar do Kidzânia por pensar que era demasiado infantil adorou.

2/8: Fomos ao Colombo, almoçámos por lá e depois os bonecos quiseram ir aos Bichinhos Carpinteiros brincar um pouco.

3/8: O boneco acordou com dor de cabeça e mal disposto com um pouco de febre e o papá achou melhor levá-lo ao hospital. Vomitou pelo caminho e quando lá chegou fizeram o teste para ver se tinha amigdalite mas deu negativo. Deram um soro para ele ir bebendo para ver se ficava no estômago e depois de várias horas regressámos a casa para descansar.

4/8: Devíamos ir para o Algarve, mas como o boneco teve febre no dia anterior decidimos adiar 2 dias para ver se ele melhorava. Fomos até Setúbal para comprar uns sapatos para a Eliana que tinham ficado encomendados há dois dias. Resolvemos passar pela ponte 25 de Abril porque era mais perto e porque é raro passar naquela ponte. Que má escolha! Houve um acidente e havia um engarrafamento enorme, que começava depois da saída para Almada e ficámos retidos na auto-estrada durante mais de uma hora, ao sol e eu a pensar que o boneco ia ficar ainda pior e que a amorinha também ia ficar doente.
Quando chegámos a Setúbal fomos almoçar um belo peixinho e só depois fomos comprar os sapatos da amorinha. O papá achou a Foreva de Setúbal muito mais simpática que as de Lisboa e acabou por comprar também sapatos para ele e até eu comprei umas sandálias.
Jantámos no “Bom Dia”.

5/8: Por insistência da amorinha decidimos ir para o Algarve. O mano estava bem e partimos por volta das 10h.
Passámos a ponte 25 de Abril e desta vez demorámos muito menos que as 2 horas do dia anterior a chegar a Setúbal. Ficámos na fila dos barcos para Tróia e os miúdos acharam imensa piada entrar no barco de carro. Dentro do barco, saímos do carro e fomos tirar fotos a Tróia.
Depois de atracar fomos em direcção à Comporta, sempre pelo litoral até chegarmos a Sines onde demos uma volta pelo castelo e tentámos encontrar um sítio para almoçar, sem sucesso. Assim continuámos pelas praias e parámos num restaurante à saída de Sines, na praia, chamado “Trinca Espinhas” onde almoçámos.
Continuámos sempre à beira mar, parando de vez em quando para admirar a paisagem e tirar umas fotos até chegarmos a Porto Covo. Depois fomos ao farol do Cabo Sardão e seguimos em direcção à praia da Zambujeira do Mar onde finalmente, já ao final do dia deixei a amorinha fazer aquilo que ela estava a pedir há muito tempo: molhar os pés. Estacionámos mesmo no ponto mais baixo junto à praia e eles foram pelas pedras do regato que vai dar à praia e eu queria ir pelo outro lado que não tinha pedras, mas depois desisti de os convencer e fui atrás deles. Vi alguém ir agarrar a amorinha e fiquei a pensar se ela se estava a desequilibrar mas não me pareceu e já não tirei os olhos dela a pensar quem estava a mexer na minha amorinha. Depois vi o boneco voltar para trás e vir dar um beijinho à rapariga que estava a segurar a amorinha e ao aproximar-me reconheci a filha duma amiga de Macau que foi estudar para Lisboa no ano passado. E ficámos a comentar como o mundo é pequeno e como a probabilidade de nos encontrarmos naquela praia era tão pequena e que há imensas praias que eu dizia à amorinha que na próxima é que ia molhar os pés… foi mesmo engraçado!
Depois continuámos em direcção à Fortaleza de Sagres onde chegámos já ao final do dia, mas ainda estava aberta, e foi uma agradável surpresa descobrir que só fechava às 21h. Fizemos a volta completa à fortaleza, mas estava muito vento e muito frio. Vimos o por do sol e divertimo-nos. Saímos de lá já de noite e só em Lagos conseguimos encontrar um restaurante para dar jantar às crianças que estavam a morrer de fome.
Chegámos a casa do meu pai, em Vilamoura depois da meia noite…

6/8: A amorinha passou o dia a queixar-se que estava quente, mas ninguém a achou muito quente e eu nem me lembrei de verificar se tinha febre pois também não a achei muito quente. À tardinha, depois das 16h decidi pôr-lhe creme para irmos um pouco a praia e achei que estava muito quente e aí é que medi a febre e tinha 38.5 C. Obviamente já não foi à praia e dei-lhe logo Benuron. O boneco queria ir à praia e deixei a amorinha com o pai e fui um pouco com ele à praia, mas achei muito vento e o meu ouvido não gostou…
À hora de jantar o papá teve de ir à farmácia comprar Brufen pois a febre já estava novamente a subir e ainda não eram horas de tomar novamente Benuron. Nessa noite a febre subiu aos 40.3 C e eu já estava a começar a ficar desesperada e com medo dela ter convulsões. Demos-lhe banho com água morna com ela a tiritar de frio e depois coloquei-lhe gelo nas axilas e nas virilhas e, de madrugada, quando voltou a tomar Benuron a febre finalmente baixou.

7/8: Levámos a amorinha à Clinica Médica de Vilamoura onde lhe foi diagnosticada uma amigdalite e foi proibida de ir à piscina e à praia até estar 24h sem febre depois de deixar de tomar os medicamentos. Receitaram-lhe Augmentin e Benuron para a febre.À tarde estava muito bem disposta e já não necessitou de tomar medicamento para a febre.

8/8: Estar com uma criança de 7 anos doente, num condomínio com a piscina à frente da varanda da sala que fica no rés-do-chão não é fácil. Mas o dia passou sem febre.

9/8: A meio da manhã, depois de 24 horas sem febre e depois da amorinha me pedir muitas vezes para ir à piscina deixei-a ir com o boneco dar um mergulho, o que deu mau resultado pois ao final do dia voltou a febre.

10/8: Amorinha sem febre, mas por precaução não foi nem à praia nem à piscina. O mano por solidariedade também não foi, ficou com a irmã a ver desenhos animados e eu com medo dele apanhar a amigdalite da irmã…
Depois do almoço a amorinha e o mano ficaram com o avô e eu, o papá e a minha madrasta, a D. fomos dar uma volta a Quarteira. Passámos pela praia e ainda ganhámos um chapéu de praia da Vodafone, cada um e eu e a D. também um cadeirão insuflável.
Ao fim do dia, o papá sentia-se meio adoentado e ficou a tomar conta da amorinha e do boneco e eu e a D. fomos um pouco até à praia. O boneco telefonou que queria ir um pouco à praia e fui busca-lo, mas pouco mais de meia hora depois de estar na praia queria ir embora pois sentia falta da irmã.

11/8: Saímos do Algarve pouco depois das 10h e seguimos pela estrada nacional em direcção a Lisboa. Parámos em Ourique para almoçar e continuámos viagem. A ideia era entrar na auto-estrada, mas como o trânsito tinha estado tão bom até ali e a estrada também decidimos continuar pela nacional. Mais uma má decisão, mas não conseguimos adivinhar o que se passa. A seguir à entrada da auto-estrada junto a Alcácer do Sal havia um engarrafamento onde ficámos mais de duas horas, das 15h até depois das 17h, com o sol a bater forte e a maior parte das vezes parados. O engarrafamento devia-se à repavimentação da estrada e ao facto de terem cortado uma das vias durante muitos quilómetros.
Quando chegámos ao Montijo o papá não se sentia muito bem, mas tínhamos prometido aos miúdos levá-los à festa de Alcochete e passámos em casa da minha mãe para a levar e fomos todos até Alcochete.
O papá ainda foi até á tenda das comidas onde comemos coratos, entremeada e febras, mas depois quando levei os miúdos a andar no carrocel e fui comer uma fartura com a minha mãe, o papá foi para o carro descansar pois estava com febre e mal disposto. Eu queria ir embora mas ele disse que preferia descansar um pouco no carro enquanto os miúdos brincavam. Mas os miúdos brincaram pouco que este ano achei os carrocéis muito caros, 2 euros cada volta e logo fomos para casa.

12/8: O papá passou a manhã a dormir e os filhos estiveram a brincar. À tarde foi a vez do papá ir ao hospital ver o que se passava, mas teve direito a pulseira verde e disseram-lhe que era apenas uma infecção na garganta.

13/8: Mais uma ida ao médico, desta vez novamente minha pois o ouvido não me deixa em paz e começa a aproximar-se a hora do regresso e eu começava a entrar em pânico com medo de voltar a ter as mesmas dores.
Mais medicamentos e uns medicamentos SOS para usar no avião para ajudar à descompressão.
Fomos almoçar a Mátria e eu cheguei atrasadíssima à cabeleireira onde fui dar o retoque anual nas minhas madeixas. Ainda bem que era o retoque que sempre é mais rápido.
Jantámos no Forum com a minha irmã.

14/8: Os bonecos foram passar o dia com a minha mana, que é também madrinha da amorinha e eu e o papá fomos tratar de papeladas no banco e coisas do género onde dá mais jeito ir sem os pequenos. Os pequenos divertiram-se com a tia e com a minha sobrinha S. Nesse dia, finalmente consegui comer uns belos figos das figueiras do meu pai!

15/8: Almoço em casa da amiga do papá, a H. e os bonecos divertiram-se a brincar com as filhas dela, embora o boneco reclame que a maioria dos nossos amigos só tem filhas :)

16/8: Fomos visitar a D.T. (tia 21) já para despedir pois o fim das férias aproximava-se a passos largos.
E este foi o dia em que visitei mais centros comerciais pois precisava comprar um aspirador e não via nada de especial a preços decentes pois só é usado um mês por ano por isso não convém ser caro para ficar lá a estragar-se.
Fomos ao Jumbo à entrada de Cascais mas não vi nada. No Oeiras Parque a rapariga disse que havia o modelo que queríamos em Telheiras, no Continente, mas ao chegar lá afinal era erro de computador. Fomos ao Colombo ver o aspirador e tentar fazer compras já a pensar no regresso mas não consegui comprar quase nada pois as coisas de Verão estavam demasiado escolhidas e as de Inverno eram demasiado quentes.
Ainda fomos ao Dolce Vita Tejo onde acabámos por jantar. E admiro os meus bonecos que não reclamaram nada o dia todo de tanta volta!

17/8: Dia de fazer malas… ficámos em casa e só saímos ao fim do dia para ir a Belém despedirmo-nos dos pastéis :) e a amorinha quis ir ao jardim brincar um bocadinho.

18/8: Por insistência da amorinha que adora toda a gente e como tinha as malas feitas e as coisas quase arrumadas, fomos ao Montijo despedir-nos da família que a amorinha já estava a morrer de saudades por antecipação. A minha amorinha é mesmo um amor!
À noite foi arrumar e limpar tudo e tapar para não ficar a apanhar pó.

19/8: Dai de partida. Como um mês passa rápido! Saímos de Lisboa às 14h45 no voo da Turkish, fizemos escala de 3 h que foi o tempo suficiente para comer no aeroporto de Istambul.

Tuesday, August 21, 2012

FIM DE FÉRIAS OU DE DOENÇAS?


Acabaram as férias!
Ou talvez deva dizer, finalmente acabaram-se as férias!
E espero que com elas todos os azares que este ano nos aconteceram enquanto estivemos em Portugal.
Eu estava tão contente e tinha tantos planos de coisas que queria fazer, sítios onde queria ir… e afinal não fiz nada do planeado…
Mas o que interessa é que estamos todos bem neste momento!

Conseguimos embarcar (20/8) antes do tufão Vicente vir fazer estragos aqui em Macau, mas parti com dores de garganta que pioraram no avião e aos poucos me foram deixando sem voz, ao ponto de aterrar em Lisboa completamente afónica… mas, pior que isso foi as dores de ouvido que senti ao aterrar, com a sensação que me ia rebentar o tímpano… e depois o canal do ouvido abriu e não fechou e eu continuei assim depois de sair do avião e a ouvir mal as pessoas.
No dia seguinte (22/8), ainda afónica e muito aflita do ouvido decidi que era melhor ir ao hospital e tive direito a uma pulseira amarela, soro no veia e uma injecção de penicilina, mais uns antibióticos para curar a infecção…

Entretanto, no dia 2 de Agosto, à noite, o boneco queixou-se que lhe doía muito a cabeça e que tinha muito calor. Quando fui ver estava com febre. No dia seguinte continuava mal disposto e fomos ao hospital. Verificaram que não tinha amigdalite mas como tinha vomitado estava desidratado esteve a beber um soro e só foi dispensado depois de não ter vomitado. A médica suspeitou de início de estomatite…

E, como as “ites” gostam muito de nós, no dia 6 de Agosto, no dia seguinte à nossa chegada ao Algarve, a amorinha passou o dia a dizer que tinha muito calor e se sentia muito quente, mas não ligámos muito pois estava calor. Ao final da tarde, quando lhe fui pôr creme para irmos à praia é que a achei muito quente e quando verifiquei já tinha 38ºC de febre… Já não fomos à praia, mais tarde Benuron e por volta das 21h o pai teve de ir à farmácia comprar Brufen pois a temperatura já estava novamente alta (39ºC). No dia seguinte fomos ao médico confirmar a amigdalite e uma semana a antibiótico…

No regresso do Algarve, depois de uma semana de tortura para a amorinha pois não podia ir à piscina nem à praia e a piscina ficava mesmo em frente à varanda…, o pai apanhou muito sol no carro numa fila horrível de quase 2 horas no IC1 pois estavam a alcatroar a estrada entre Grândola e Setúbal.
Nessa noite teve febre e no domingo, dia 12 foi a vez dele ir ao hospital confirmar a infecção na garganta.

Pelo meio houve umas visitas minhas ao otorrino pois o meu ouvido tinha uma otite escondida que o Clavomix não tratou e como até estar quase de regresso a otite curou mas a impressão no ouvido não desapareceu ainda tomei mais uns anti inflamatórios e umas gotas para o nariz para usar no avião para aliviar a pressão (Vibrocil) pois o ouvido não faz a descompressão. E, parece que a partir de agora vai ficar assim para sempre.

E, para hoje ficam os “azares” de 4 semanas de férias com uma semana doente para cada um e eu a anti inflamatórios até agora…

Friday, July 20, 2012

FÉRIAS

Hoje partimos de férias para o nosso Portugal!
Regressamos a este cantinho depois de 21 de Agosto, pois, ao fim de 10 anos, vamos novamente 1 mês a Portugal!
Vai saber tão bem e passar tão rápido...


Imagem retirada da net

Tuesday, July 17, 2012

ATESTADO

No sábado à noite estava com uma dor num ponto das costas que me incomodava, mas pensei que era apenas uma dorzita e ia passar. Quase não dormi pois deitada doía mais...
Domingo andei a aguentar e a pensar que devia passar nessa noite. Mais uma vez só dormi de cansaço pois quando me deitava parecia que me espetavam o osso nas costas...
A ficar preocupada, às 6h da manhã de segunda-feira já tinha tomado banho e preparava-me para ir trabalhar, mas cheguei à conclusão que não ia aguentar o dia inteiro e era melhor ver se havia algo errado com as minhas costas.
Fui às urgências novas da Taipa, no hospital da MUST (Universidade de Ciência e Tecnologia, sigla em inglês). Registei-me às 8h31 e tinha 5 doentes à minha frente.
Pouco depois das 9h chamaram-me para a triagem e disseram que tinha 38 C de febre... não fazia ideia, doía-me a cabeça, mas duas noites sem dormir.... E escreveram que me doía as costas.
Pouco depois chamaram-me e o médico, que falava muito bem inglês, perguntou-me se estava lá por causa da febre e achou estranho quando lhe disse que não, que estava lá porque me doíam as costas... perguntou se tinha doenças, se tinha problemas de pulmões, e mandou fazer raio X aos pulmões...
Depois do raio X que não acusou nada, eu continuei a explicar-lhe que me doía um ponto específico nas costas. Mandou-me respirar fundo enquanto me auscultava... e disse que podia dar-me uma injecção para as dores. Disse-lhe que aguentava as dores se estivesse quieta e de pé ou sentada, mas deitada era para esquecer. E disse-lhe que devia haver algo errado com o osso. Observou o raio X e foi chamar uma médica portuguesa, chefe da urgência, que por um mero acaso estava lá (ela disse que não costuma ir para ali, mas agora há pessoal de férias). A médica auscultou-me, observou o raio X e esteve a ver as costas para ver se era herpes zóster, mas eu não tinha as manchas.
Esteve a palpar as costas para ver se me doía em mais algum sítio mas era mesmo só naquele ponto e receitou-me um anti inflamatório para ver se melhora, Arcorexia 120 mg (um por dia) e, para me ajudar a dormir, Valium 2 mg... O ridículo é que tive de ir levantar estes mediamentos ao hospital a Macau... A vitamina B12 (Methycobal 500) para tomar 3 vezes por dia, pode ser levantado numa famácia na Taipa.
Mas o que interessa é que depois de dois dias de tratamento começo a sentir-me melhor e já dormi melhor a noite passada, mesmo tendo optado por não tomar o Valium.
E, deu-me 3 dias de atestado médico pois como vou de férias na sexta preciso de ir trabalhar pelo menos um dia.



Monday, July 09, 2012

RESUMO DAS SEMANAS

Não dei conta que fiquei tanto tempo sem passar por aqui...
Realmente eles crescem e não há todas aquelas novidades da descoberta de coisas novas praticamente todos os dias.
Obviamente que continuam a acontecer coisas engraçadas, que continuo a aprender com eles e a crescer com eles, mas o tempo também é menos e acho que há coisas que acabo por não registar e depois passam, perdem-se...


HARD ROCK
E no dia 1, fomos pela primeira vez este ano à piscina do Hard Rock (os preços estão mais caros e a contenção de despesas mantêm-se).
Obviamente os miúdos adoraram e passaram praticamente o dia inteiro dentro de água.
Ontem repetimos a dose e foi a última vez antes das férias em Portugal, senão lá se vai o orçamento...


CAMPOS DE FÉRIAS
Este ano, para variar e porque em termos de orçamento é muito, mas mesmo muito mais barato do que a Escola Portuguesa, inscrevi os bonecos nos campos de férias da Casa de Portugal. No dia 2 começaram as actividades e os miúdos sairam de lá felizes da vida. Pena serem só da parte da tarde...


BONECO: CONSULTA
No dia 3 o boneco teve consulta para ver se o tratamento que andou a fazer para a asma tinha resultado.
Expliquei ao médico que ele está quase a 100% e que só quando faz desporto é que fica muito cansado e com muita tosse.
E ele disse para antes de fazer desporto fazer 3 ou 4 bombadas com a bomba e quando perguntei qual bomba, ele respondeu a que ele tinha.
Fiquei confusa e pensei que falasse do spray Avemis para o nariz, e peruntei, mas ele respondeu que era a bomba, não o spray e quando lhe disse que ele não tinha bomba nenhuma ainda me disse que tinha. Disse-lhe para verificar no computador e ele lá esteve a ver e imprimiu uma receita de uma bomba para a asma. E não me disse mais nada...
De resto voltou a passar o Singulair para mais 4 meses e mais um Avémis. 
Assim que me deu as receitas disse "bye bye" e como perguntei que comprimidos eram aqueles lá disse que era o Singulair e que aquilo era o nome do ingredinte principal e voltou a dizer "bye, bye" e pôs-se de pé.
Levantei-me e saí devagar e o médico saiu logo e depois vi que não tinha marcado mais nenhuma consulta. Ainda pensei perguntar ao enfermeiro mas desisti. Marquei consulta para o médico dele em Portugal, o que lhe descobriu a asma e que aqui ninguém acreditava porque não "chia"...

Thursday, June 28, 2012

CANINO

Terça-feira, último dia de escola, ao pequeno-almoço o meu boneco estava só a reclamar que não conseguia comer porque o dente canino inferior esquerdo (o terceiro em baixo do lado esquerdo a contar do meio) estava a cair e estava meio arrancado e saía do sítio quando ele comia. Disse-lhe para comer devagar e fui-me vestir.
Quando voltei à sala ele estendeu-me a mão para me mostrar algo e quando perguntei o que era disse que tinha puxado o dente porque não o deixava comer.
E, à noite a fada dos dentes teve de entrar ao serviço novamente.

Monday, June 18, 2012

ICE WORLD & BUTTERFLIES

Os dois domingos passados em fotos:

10 de Junho: Ice World no Venetian. Alguns monumentos de Macau em gelo!
 
Posted by Picasa


17 de Junho: Exposição de Borboletas no MGM
 
Posted by Picasa

Thursday, June 07, 2012

FADA DOS DENTES

A fada dos dentes entrou novamente em acção.
Mais um dente que caiu durante a noite ao meu boneco e ele acordou de manhã com o dente dentro da boca.
Desta vez foi o pré molar superior do lado esquerdo (o quarto a contar do meio).
E à noite lá entrou a fada em acção...

Monday, June 04, 2012

CELEBRIDADES


Mais um fim de semana que passou num abrir e fechar de olhos. Demasiado depressa e em que não consegui fazer nem metade do que tinha planeado…
Sábado é sempre um dia muito ocupado com o abastecimento de comida para casa para toda a semana e assim se passa uma manhã. 

À tarde, a amorinha tem piano e depois os dois têm hóquei em patins e o sábado foge…

Domingo foi um dia mais calmo e, a pedido da filha, fomos almoçar ao Santos. E, pela primeira vez, comeu um Bife à Benfica todo!

Depois de almoço passámos pelo Centro de Tráfego e ela pediu para ir lá. Fizemos um pouco de tempo pois só abria às 14h30 e fomos lá.
Era o último dia em que estava aberto ao público pois vai mudar de instalações.
Estava lá uma equipa de reportagem da TDM (Televisão de Macau) a filmar e, quando dei conta, tinha a jornalista em cima de mim a fazer perguntas se eu concordava com o novo local para onde vão mudar o centro. Como a maioria das pessoas não concordo pois aquele sítio é um aterro ilegal e é onde estão os pássaros, uma zona calma e verde. Além de não ser muito conveniente. 
A jornalista do canal inglês foi-me pedir para dizer o mesmo mas em inglês para não traduzir pois assim é mais fiel.
Aparecemos no telejornal do canal portugês, no do canal inglês e também apareceu a imagem no canal chinês.
Estamos umas celebridades eh eh eh

Thursday, May 31, 2012

PAPÁ: Se um dia eu não estiver mais presente…


Se um dia eu não estiver mais presente quero que saibas que contigo aprendi muito, aprendi que duas pessoas podem ser só uma e estar juntas, mesmo havendo alguns desentendimentos e discórdia. No fim entendemo-nos sempre e o amor vence tudo. E sempre te amei.
Posso não ter sido a pessoa mais fácil do mundo de aturar, sei que sempre fui muito cabeça dura e muito implicante e teimosa e para me aturar é preciso paciência de chinês :)
E, quando metia uma ideia na cabeça tinha de o fazer, custasse o que custasse.
Sei que te vai custar muito cuidar dos filhos que sempre me adoraram e que te diziam muitas vezes que gostavam mais da mamã. Mas eu sei que eles diziam isso porque tu não tens paciência e ferves em pouca água.
Sei que eles te adoram e que é preciso muita paciência da tua parte, principalmente com o boneco.

E eu peço para teres muita paciência com o meu boneco e lhe dares muita atenção. Não impliques muito com ele porque fala mal, pede-lhe para abrir a boca ao falar mas não gozes, não faças o “nha, nha, nha” que o deixa a chorar.
Tenta dar um desconto muito grande a tudo o que ele fizer. Tenta ajudá-lo com os trabalhos de casa mas não grites porque ele é distraído e vai ser sempre, faz parte do feitio dele.
E vai ser teimoso e revoltado e vai querer fazer tudo à maneira dele. É preciso uma dose enorme de paciência para falar com ele. Mas tem de ser com muita calma e sem ralhar se não ele não fala. E, mesmo com calma, é preciso ir perguntando e tentando adivinhar o que se passou.
É preciso estar atento ao que ele faz e diz para perceberes se está tudo bem com ele, o meu boneco fofo, o meu menino de oiro, que não conta nada…
Não o stresses muito pois com o stress ele começa a tossir com as crises de asma e vai ficando cada vez pior.
Controla as “porcarias” que ele come e convém que faça sempre algum desporto para não ficar gordo e porque o ajuda na asma…
Tenta perceber que ele deve estar a sofrer muito e tenta dar-lhe muito apoio e muito amor. Ele vai precisar muito!

A minha doce amorinha também vai precisar de muito apoio, mas já percebeu que não somos eternos e eu disse-lhe que podia falar sempre comigo e ela aceitou as coisas melhores. Só gostava de eu também as aceitar.
Dá-lhe apoio em tudo, ela é um doce e sei que tens mais paciência para ela pois é mais fácil lidar com ela. Ela ouve mais o que lhe dizem, é mais calma e porta-se bem em geral. Não que ele se porte mal, mas ela não é tão distraída e não gosta que ralhem com ela e esforçasse para fazer tudo bem, tudo melhor que o mano.

Não os compares, não digas que o mano é melhor ou que a mana é melhor. Eles adoram-se e eu espero que sempre se adorem pois um dia ficarão só eles e espero que se apoiem sempre um ao outro.

Não os proíbas de fazer muitas coisas, mas não deixes fazer aquilo que não achas bem. Se um dia decidirem fumar, embora eu não concorde que fumem, dá-lhes dinheiro para o tabaco, é melhor saber o que fumam do que pedirem e fumarem alguma porcaria que alguém lhes arranje.
E vai busca-los às quatro da manhã à discoteca se for preciso, tal como prometi que faria. Assim sabes que não estão a ser conduzidos por ninguém que bebeu demais…

E continuem a ir de férias e a distrair-se, life goes on…
Love you all!