Thursday, May 31, 2012

PAPÁ: Se um dia eu não estiver mais presente…


Se um dia eu não estiver mais presente quero que saibas que contigo aprendi muito, aprendi que duas pessoas podem ser só uma e estar juntas, mesmo havendo alguns desentendimentos e discórdia. No fim entendemo-nos sempre e o amor vence tudo. E sempre te amei.
Posso não ter sido a pessoa mais fácil do mundo de aturar, sei que sempre fui muito cabeça dura e muito implicante e teimosa e para me aturar é preciso paciência de chinês :)
E, quando metia uma ideia na cabeça tinha de o fazer, custasse o que custasse.
Sei que te vai custar muito cuidar dos filhos que sempre me adoraram e que te diziam muitas vezes que gostavam mais da mamã. Mas eu sei que eles diziam isso porque tu não tens paciência e ferves em pouca água.
Sei que eles te adoram e que é preciso muita paciência da tua parte, principalmente com o boneco.

E eu peço para teres muita paciência com o meu boneco e lhe dares muita atenção. Não impliques muito com ele porque fala mal, pede-lhe para abrir a boca ao falar mas não gozes, não faças o “nha, nha, nha” que o deixa a chorar.
Tenta dar um desconto muito grande a tudo o que ele fizer. Tenta ajudá-lo com os trabalhos de casa mas não grites porque ele é distraído e vai ser sempre, faz parte do feitio dele.
E vai ser teimoso e revoltado e vai querer fazer tudo à maneira dele. É preciso uma dose enorme de paciência para falar com ele. Mas tem de ser com muita calma e sem ralhar se não ele não fala. E, mesmo com calma, é preciso ir perguntando e tentando adivinhar o que se passou.
É preciso estar atento ao que ele faz e diz para perceberes se está tudo bem com ele, o meu boneco fofo, o meu menino de oiro, que não conta nada…
Não o stresses muito pois com o stress ele começa a tossir com as crises de asma e vai ficando cada vez pior.
Controla as “porcarias” que ele come e convém que faça sempre algum desporto para não ficar gordo e porque o ajuda na asma…
Tenta perceber que ele deve estar a sofrer muito e tenta dar-lhe muito apoio e muito amor. Ele vai precisar muito!

A minha doce amorinha também vai precisar de muito apoio, mas já percebeu que não somos eternos e eu disse-lhe que podia falar sempre comigo e ela aceitou as coisas melhores. Só gostava de eu também as aceitar.
Dá-lhe apoio em tudo, ela é um doce e sei que tens mais paciência para ela pois é mais fácil lidar com ela. Ela ouve mais o que lhe dizem, é mais calma e porta-se bem em geral. Não que ele se porte mal, mas ela não é tão distraída e não gosta que ralhem com ela e esforçasse para fazer tudo bem, tudo melhor que o mano.

Não os compares, não digas que o mano é melhor ou que a mana é melhor. Eles adoram-se e eu espero que sempre se adorem pois um dia ficarão só eles e espero que se apoiem sempre um ao outro.

Não os proíbas de fazer muitas coisas, mas não deixes fazer aquilo que não achas bem. Se um dia decidirem fumar, embora eu não concorde que fumem, dá-lhes dinheiro para o tabaco, é melhor saber o que fumam do que pedirem e fumarem alguma porcaria que alguém lhes arranje.
E vai busca-los às quatro da manhã à discoteca se for preciso, tal como prometi que faria. Assim sabes que não estão a ser conduzidos por ninguém que bebeu demais…

E continuem a ir de férias e a distrair-se, life goes on…
Love you all!

No comments: