Wednesday, September 29, 2010

3 ANOS SEM TI



Há 3 anos que partiste
Deixaste o vazio
O mundo mais triste
Mais frio...
Aumenta a idade
E a saudade
Cada vez maior
Desse amor
Ficaram os bisnetos
Que conheceste mal
Ela fala em ti
Do tempo em Portugal
E da morte
Como algo normal
E chora
Por ti
Por mim
Pelos que ama
Que não quer perder
De medo
Por não perceber
E pede para te ver
Ele percebe melhor
E aceita
A dor
Eu
Fico no meio
É a vida
Mas ficou tanto por dizer
Tanto por fazer
E a saudade
Continua a crescer…

Monday, September 27, 2010

Hong Kong Disneyland

Quinta-feira foi feriado do bolo lunar.
Apanhámos o jetfoil das 9:00 da manhã, que chegou a Hong Kong uma hora depois.
Demos uma volta no Wing On e fomos à zona dos Mid Levels para comprar um fato de Halloween para o boneco usar na festa da escola. Como era feriado havia muitas lojas fechadas.
Comprámos um fato da Ariel para a amorinha e um fato de treino da Dora, almoçámos e fomos ao hotel fazer check in.
Ficámos no
Olympic Suite Terraces, um aparthotel. Escolhemos um apartamento com 2 quartos pois tínhamos pensado que a amorinha podia dormir connosco mas depois achámos que a cama era demasiado estreita e ela cabia no sofá, pelo que optámos por deixá-la no sofá.
O hotel fica a 5 minutos a pé do metro, estação de Sham Shui Po, saída C2. Até ao hotel há uma rua com pontos de venda de várias coisas, desde roupa a coisas antigas. Há também um mercado local, lojas de fruta e de pato assado e uns “cafezinhos”. Pelo preço que paguei, achei que é aceitável.
Depois do check-in fomos até ao Ocean Terminal dar uma volta, comprar mais umas coisas, desta vez para o boneco, comprámos comida para o pequeno-almoço e jantámos por lá. O boneco comeu pouco…
Regressámos ao hotel para descansar que o dia seguinte começaria cedo.
Por volta das 6h da manhã o boneco acordou a vomitar e a queixar-se de dores de cabeça e garganta. Não tinha febre, dei-lhe um pouco de água e comeu um pouco de torta de baunilha porque disse que tinha fome. Não conseguiu dormir mais porque tinha muita luz…

Às 8:00 da manhã de sexta-feira, todos a pé para despachar para ir para a
Disneylândia. Pequeno-almoço tomado, mochilas arrumadas e boneco com pouca vontade de comer e a dizer que lhe doía a cabeça, mas sem febre.
Fomos para o hotel da Disney (
Disneyland Hotel) fazer check in, deixar as mochilas e levantar os bilhetes para a Disneylândia.
Chegados à Disneylândia o boneco começou a dizer que lhe doía muito a cabeça, a garganta e que tinha vontade de vomitar. Mal entrámos fomos ao posto de primeiros socorros. Explicámos o que o boneco se queixava e quando mediram a febre tinha 38.2ºC. recomendaram levá-lo ao médico e deram-nos uma lista de clínicas perto da Disneylândia.
A amorinha que já tinha visto o castelo das princesas estava encantada e queria ir ver. Saímos para levar o boneco ao médico, com a promessa à amorinha de eu voltar com ela à tarde para ir ao castelo.
A clínica mais perto ficava a duas estações de metro, pelo que fomos apanhar o metro e fomos até lá. Fácil de encontrar pois fica mesmo na saída do metro, junto a um Centro Comercial. Mediram a febre e tinha 38.1ºC. O médico muito simpático disse que ele estava com uma infecção na garganta, ensinou-me a palpar-lhe os gânglios devagar porque estavam muito inchados e lhe doíam imenso, e para sentir os caroços. Mostrou-me também a garganta que estava exactamente como há pouco mais de uma semana quando ficou doente. Disse que ele tinha acabado o antibiótico, Augmentin na segunda-feira à noite e o médico disse que é provável que a infecção não estivesse ainda completamente curada e tenha voltado.
Disse também que ele tem as amígdalas muito grandes e que costumam reduzir quando as crianças crescem, mas que, como ele já tem 8 anos, é pouco provável que as amígdalas dele reduzam mais e se ele tem muitas vezes infecções na garganta devia pensar em operar.
Saí de lá com Panadol xarope para a febre, Ibuprofen, um medicamento para a congestão nasal e um antibiótico para a infecção da garganta. E a recomendação de descansar muito.
Almoçámos num restaurante chinês do centro comercial, yam chá e o boneco comeu um pouco de canja e brócolos. Tomou o medicamento para a febre e fomos para o hotel explicar que ele estava doente e que precisava dormir para ver se nos davam um quarto mais cedo.
Mudaram-nos de quarto e o boneco tomou o antibiótico e foi dormir enquanto eu fui para a Disneylândia com a amorinha. Vimos o desfile, depois passámos pelo castelo e fomos andar no carrossel. A seguir fomos ver um espectáculo de música, Philarmagic, animação em 3D. A amorinha teve medo e acabou de ver no meu colo. Encontrámos uns amigos de Macau e expliquei que estava só com ela e que o boneco estava no quarto com o pai porque estava doente. Acabámos por andar o resto do tempo com eles, que têm uma filha um ano mais nova que a amorinha e que já se conhecem da piscina e do Hard Rock. Fomos ver o espectáculo do “Golden Mickeys”, o small world, andámos no spaceship e conduzimos um carro eléctrico. Havia filas de espera mas não muito grandes e a espera não era muita.
Comemos no Comet Café, algo parecido com o MacDonalds, onde a comida não presta… A amorinha comeu batatas fritas e meio hambúrguer de frango e ainda um pouco de milho.
Vimos o final do desfile da noite das bruxas e depois encontrámo-nos com o boneco e o papá que vieram ver o desfile e o fogo de artifício. A caminho da saída ainda encontrámos os “zombies” que andavam perdidos pela avenida principal. O boneco tinha medo, mas a amorinha queria ver.
Regressámos ao hotel para tomar banho e descansar.

No sábado acordámos cedo pois tínhamos pequeno-almoço marcado no Enchanted Garden com alguns personagens da Disney. Chegámos ao restaurante por volta das 8:20 e ficámos sentados numa mesa mesmo ao fundo do restaurante (mais longe não havia!). O boneco e a amorinha estavam muito contentes pois ao entrar viram a Minnie, o Mickey, o Pateta e o Pluto. Claro que tomar o pequeno-almoço não era uma prioridade para eles e sim os bonecos. Tiraram foto como Pluto que foi o primeiro a chegar até à nossa mesa. Depois o Pateta passou por lá mas não chegou até à nossa mesa e foi para dentro. Regressou mais tarde e eles chamaram por ele e lá conseguiram a tão apreciada foto. Algum tempo depois passou o Mickey e foi uma alegria, estava vestido de super herói. Faltava a Minnie e a amorinha estava a ficar impaciente. Pedimos a uma funcionária e a sugestão foi tentar apanhá-la enquanto ela andava de mesa em mesa. Assim, quando ela se aproximou do nosso lado o boneco e a amorinha foram ter com ela e acabámos a sessão de fotografias para poder comer descansados.
A comida deixa um pouco a desejar pois apesar de aparentemente ter muita escolha as coisas estão espalhadas de modo “estranho” (tive alguma dificuldade em encontrar o queijo que estava junto aos cereais… e não junto ao pão e compotas). O pão tem pouca escolha e os bolos são quase todos folhados. Os cereais têm pouca escolha e as French toast, as panquecas do Mickey e as waffles do Mickey não foram repostas no tempo que lá fiquei.
Depois do pequeno-almoço fomos brincar no labirinto do Mickey que os miúdos adoraram andar por lá a perder-se. A amorinha ainda ficou a pintar na sala de actividades para crianças do hotel e eu fui com o boneco para o quarto pois ele precisava de tomar os medicamentos e eu precisava de arrumar as mochilas para fazer check-out e ir novamente para a Disneylândia.
Chegámos à Disney ainda antes da hora de abertura. A amorinha queria tirar foto como Mickey e a Minnie e fomos para a fila, mas esta já tinha muita gente e o funcionário informou que tínahmmos de voltar às 11h. Fomos para o castelo e ficámos à espera da abertura perto do castelo. Quando abriu íamos para o castelo e vimos uma fila de espera para tirar foto com as princesas e fomos para lá. Esperámos quase 30 minutos para tirar foto com a Branca de Neve, a Bela Adormecida, a Bela e a Cinderla. Saímos de lá para a fila do Mickey e da Minnie na entrada da Disney que já tinha muita gente. O boneco foi com o papá brincar as coisas do Buzz Lightyear e ainda chegou a tempo de tirar foto pois esperámos cerca de 45 minutos.
Depois demos uma volta no comboio e fomos novamente tirar fotos com os bonecos, Pooh, Pluto, Pateta e Mickey e depois fomos almoçar.
Depois do almoço fomos andar no barco e os bonecos tiveram medo da parte em que a água fica a arder. Eu e a amorinha fomos para a fila para tirar foto com a Minnie e o mano e o papá foram ver o espectáculo do Philarmagic e o boneco ainda chegou a tempo de vir tirar foto com a Minnie.
Depois fomos ver o espectáculo “Golden Mickeys” e fomos ao Space Battle e ao spaceship.
Comemos gelado, comprámos uma lembrança e fomos ao hotel buscar as coisas para regressar a Macau. Saímos da Disney às 18h e apanhámos o jetfoil das 20:00h. Comprámos comida e comemos no jetfoil. Chegámos a Macau quando o fogo de artifício estava a começar e a casa perto das 21:30h.


E, ontem domingo, descansámos. Os bonecos dormiram até às 10:00h da manhã, algo raro neles!

Friday, September 17, 2010

CONSULTA NUTRICIONISTA

E, quem me conhece, pensa “mas para que precisa ela duma consulta de nutricionista?”.
A verdade é que não foi por motivos de dieta que lá fui, ou melhor foi para fazer uma dieta mas não uma dieta para emagrecer e sim uma dieta que me obrigue a incluir mais fibras na alimentação para tentar resolver os problemas de prisão de ventre que já me levaram várias vezes às urgências do hospital, a última delas durante as férias em Portugal.
Descobrir o consultório é logo o primeiro desafio quando se chega ao hospital, não há indicação em lado nenhum. Depois de fazer o registo a enfermeira indicou-me o local e quando lá cheguei fiquei na dúvida, mas uma folha A4 colada na porta das consultas de pneumologia a informar que as consultas de aconselhamento dietético funcionam na sala 3 das consultas de pneumologia confirmou que era o local certo O nutricionista parece um miúdo e é simpático e muito calmo, o que para alguém despachado como eu me fez uma certa confusão.
Depois de lhe explicar o que estava lá a fazer disse-me que íamos começar pelo essencial: pesar e medir. Neste momento tenho 50 Kgs o que de acordo com ele, para os meus 1,56 m é pouco. Mediu a massa gorda e deu 27.5 que ele diz que está bem, pelo que apesar de estar magra estou numa “magreza saudável” (palavras dele, que eu não me importava de estar ainda mais magra).
Depois estive a explicar-lhe o que costumo comer e quando e basicamente estou a fazer tudo bem. As minhas refeições são: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, meio da tarde, jantar e ceia. Disse para fazer sopa sem batata mas isso já é o que normalmente se faz lá em casa e para não comer 2h antes de ir dormir.
Deu-me alguns conselhos e fez algumas recomendações, nomeadamente dormir mais pois as minhas 6-7 h de sono por noite não chegam… recomendou também uma hora de exercício físico por dia, logo de manhã e eu informei-o que nem tempo tenho para dormir quanto mais para fazer exercício físico de manhã, faço 3 vezes por semana ao fim do dia e já não é mau… (e agora com a história da mudança nem tenho feito…)
Enfim, trouxe uma série de coisas para ler para fazer e umas fibras para tomar…
Depois vou fazer um resumo e colocar aqui para me lembrar…

Thursday, September 16, 2010

DOENTES


Os bonecos estiveram os dois doentes e eu não vim dizer nada porque não tenho internet na casa nova.


A noite de segunda-feira para terça-feira foi para esquecer.
Na segunda-feira o boneco foi para a escola a queixar-se que lhe doía muito a garganta e a cabeça, regressou a casa a queixar-se e dei-lhe Benuron para aliviar pois não tinha febre. Depois a meio da noite piorou, começou a febre e os vómitos.
A amorinha também estava com muita tosse, muito ranho e ligeiramente quente.
De manhã decidi levar o boneco às urgências pediátricas e disse à amorinha que a levava também, mas ela disse que não, que queria ir para a escola e como não tinha febre lá foi…
Cheguei às urgências pediátricas por volta das 8:45 e aquilo estava cheio de miúdos, talvez uns 15! Fomos atendidos às 10:10 por uma médica muito simpática que viu o boneco e depois me mostrou a garganta onde as “bolhas de pus” já tinham rebentado, daí a febre. Deu-lhe antibiótico e como ele pesa 38 kgs precisa de uma dose elevada e disse para tentar que ele tomasse o Augmentin 1 g em comprimido. Deu também o Paracetamol em comprimido e Tantum verde.
Passou 3 dias de atestado para o boneco e quando foi para mim eu disse que um ou dois chegavam (tenho muitos dias de atestado) e ela disse que precisava dois.
O boneco tinha uma infecção aguda da gargante.
Fui à farmácia levantar os medicamentos e levei o boneco para casa.

Quando ia entrar para a garagem, telefonou o papá a dizer que tinham telefonado da escola da amorinha para a ir buscar pois tinha um pouco de febre e tinha vomitado.
Fui buscar a amorinha que estava na sala do médico, deitada. A médica disse que ela tinha vomitado e estava com 37.8ºC de temperatura. Levei-a para o carro, ela sempre a queixar-se que lhe doía muito a barriga. Coloquei-lhe uma bacia que tenho no carro para ir às compras ao mercado no colo e disse para vomitar lá para dentro se precisasse de vomitar.
Andei uns 5 minutos e ela começou a vomitar e queria papel, que eu a conduzir não lhe conseguia dar. Parei numa paragem de autocarro que fica numa rotunda perto de um polícia, liguei os 4 piscas, saí do carro e fui dar papel à amorinha. Entretanto veio o polícia ver o que se passava e quando viu a amorinha a vomitar ofereceu-se para chamar uma ambulância para a levar ao hospital, mas eu agradeci, disse que a levava, dei papel à amorinha e o polícia voltou a perguntar se eu tinha a certeza que não queria uma ambulância pois a amorinha continuava a vomitar.
Fui buscar o papá ao trabalho, que é a caminho do hospital e fomos para o hospital, que continuava cheio de miúdos. Registei a amorinha às 11:15 e foi consultada às 12:45! Foi o papá com ela para ter atestado e o médico só queria dar 1 dia de atestado à miúda. O pai disse que para ele até podia ser um dia, mas para ela eram melhor dois. Depois não queria fazer um atestado para ela, queria que o pai tirasse cópia do atestado dele para entregar na escola. Não percebo o problema destes médicos em imprimir mais um papel…
Receitou um xarope para a tosse (bromhexine?), para tomar 5 ml 3 vezes por dia; Benuron para a febre, se tiver e Neostil gotas para o nariz, duas em cada narina, 3 vezes por dia.

Fomos para casa (finalmente! - passei a manhã no hospital).
O boneco não conseguiu engolir o comprimido do Augmentin, vomitou, o comprimido é comprimido, parece uma cápsula. Partido ao meio também não conseguiu engolir e foi necessário esmagar com água para ele o engolir.
Depois de almoçar decidi ir ao hospital pedir para mudar a receita para xarope e expliquei à enfermeira a razão. Ela foi explicar à médica, que depois descobri que era a mesma que me tinha atendido de manhã. A médica viu os comprimidos e a primeira reacção foi ver a primeira carteira que estava fechada e dizer que ele nem tinha tentado, mas depois mostrei-lhe a outra carteira onde faltava um comprimido e expliquei que ele tinha tentado mas tinha tomado só depois de esmagado com água. Informei-a que ele também não tinha tomado o paracetamol, dei-lhe Benuron. Ela passou a receita do xarope, Augmentin 475g/5ml para tomar 10 ml 2 vezes por dia, ficou com os comprimidos e a receita anterior e perguntou se precisava de Benuron, mas eu tenho muito e recusei.

Imagem retirada da net

Achei piada quando fui à farmácia e a funcionária estava a comentar com o funcionário (em chinês, obviamente, para eu não perceber) que era dose de adulto para um puto de 8 anos (só não sabem é que ontem no hospital ele pesava 38 Kgs).

Medicamentos aviados, passei no supermercado para comprar comida e fui para casa tratar deles que estavam a dormir a sesta.
À noite já estavam melhor, mas o boneco teve febre novamente.
Mais ninguém vomitou, o que foi bom.

Ontem passaram o dia muito bem os dois, ninguém teve febre, aliás ela nem chegou a ter febre, só muito ranho e tosse. A noite passada o boneco também teve um bocadinho de tosse, mas como estavam bem decidi que iam os dois para a escola. O boneco levou um atestado de 3 dias mas disse para ele avisar o professor que era se estivesse muito mal é que precisava de ficar em casa 3 dias.

A parte boa foi o facto deles ontem já estarem bem dispostos e eu aproveitei para arrumar a casa que ainda está uma confusão, mas está melhor…




.

Monday, September 13, 2010

911



No sábado passaram 9 anos desde o atentado de 11 de Setembro, uma data que ficará pra sempre na memória de muitos…




Sábado foi também o dia de mudar de casa. Tudo empacotado, móveis vazios e a empresa lá levou as coisas para o prédio da frente. Quando acabaram de levar tudo nem se conseguia andar lá dentro, uma confusão!
E arrumar tudo? Ainda está a ser arrumado mas hoje já tem um ar mais ou menos apresentável, embora com alguns sacos e caixas num canto da sala. Ontem estava horrível e no sábado é melhor nem lembrar. A parte má é que depois das obras vamos ter de empacotar tudo outra vez (ai!...), a parte boa é que a maioria dos móveis já não está em condições de regressar - vou ter de comprar novos móveis; é melhor não pensar na parte da despesa eh eh eh
Outra coisa boa é que havia imensas coisas que nem me lembrava que tinha e que não me fazem falta e já foram para o lixo. Há também roupas que já não gosto, não uso ou não me servem e que também já estão num saco para irem para o contentor de recolha de roupas. E há roupas dos miúdos que não servem e que também estão a ser escolhidas para depois dar a umas amigas. E ainda quero escolher brinquedos e oferecer que eles têm brinquedos a mais e livros a mais. E depois tenho de escolher papelada que se vai acumulando e tralhas que me oferecem quando regressam de férias, tipo porta-chaves e afins… (e estou para aqui a pensar alto…)
Resumindo, isto anda assim meio para o parado por aqui que lá em casa anda muito agitado :)

Ah, registar que o boneco começou as explicações de mandarim na sexta-feira e que gostou.

Friday, September 10, 2010

PORTUGAL: SEMANA 4

15/08: Almoço em casa da minha mãe e passagem à tarde pelo Colombo onde os bonecos foram aos Bichinhos Carpinteiros enquanto nós fomos às compras.

16/08: A minha madrasta foi tirar a senha e nós fomos à Conservatória do Registo Civil do Montijo levantar o Cartão do Cidadão da amorinha, mas tinha tanta gente que só saímos de lá perto das 13h, mais de 2 horas de espera.
Tinha combinado com a minha amiga C. ir ter com ela a meio caminho entre Portalegre e Lisboa e afinal quando lhes telefonei estavam quase na Ponte Vasco da Gama. Fomos ter com eles ao Centro Comercial Vasco da Gama no Parque das Nações, a zona da Expo e almoçámos numa pizzaria. O filho mais velho que é um ano mais novo que o meu boneco é muito magrinho, embora também seja alto e o filho mais novo, que só conheci este ano e já tem 3 anos, é mais rechonchudo e tem mesmo cara de traquina… O boneco adorou o pequeno, deu-lhe colo ao almoço e brincou bastante com ele. Depois de almoço demos uma volta pela zona da Expo e cada um seguiu o seu caminho. Ficou prometido um fim-de-semana em Portalegre no próximo ano para ser tudo mais calmo e conseguirmos conversar com mais calma.

17/08: Fomos a casa da mãe do padrinho do papá para nos despedirmos e depois passámos pelo Cascais Shopping para comprar pão e mais umas coisas para a viagem.
Almoçámos no restaurante Serra da Estrela (e comprei uma bela broa com passas e nozes que levei para comer no avião).
Depois fomos a casa arrumar a casa, lavar roupa e fazer as malas.
À tarde ainda fomos comer mais uns pastéis de Belém , a despedida e encontrei uma colega de trabalho de Macau.
A amorinha queria ir "andar nos cavalos" e acabémos por ainda fazer um passeio a cavalo.
O jantar foi no restaurante Bom Dia para nos despedir-mos e ainda pedi a receita do "melhor arroz do mundo" à cozinheira, que simpáticamente me cedeu.

18/08: Saímos de casa pouco depois das 9h e encontrei a S.R. de Cabo Verde no aeroporto, ela que começa uma nova fase da sua vida com o filho em Portugal e a quem desejo muita sorte. A minha madrasta e o meu pai vieram buscar o carro e trouxeram a minha sobrinha S., que está muito gira e que os primos adoraram ver mas que soube a muito pouco.
Com algum atraso partiu perto das 12:30 o avião da Lufthansa que nos levou até Frankfurt onde mudámos de avião para Hong Kong e depois Jetfoil até Macau. Cerca de 20 horas depois.
E, para o ano há mais!

Thursday, September 09, 2010

PORTUGAL: SEMANA 3

A amorinha está a recuperar, mas tem uma cicatriz feia.
Ontem teve consulta no dermatologista por causa do eczema atópico e aproveitei para perguntar se havia alguma pomada para ajudar a disfarçar mas ele recomendou usar apenas Vaselina simples e diz que com o tempo vai melhorar... Enfim, vamos ver.
Ontem vomitou na escola, e duas vezes em casa. Está muito constipada, com dores de garganta e o nariz entupido. Estava um pouco quente e dei-lhe Benuron e o xarope para desobstruir o nariz de modo a dormir melhor. Esta manhã estava muito bem disposta. Vamos ver se não fica doente!
Continuamos a fazer caixotes e no próximo sábado é o dia M, de Mudança :P
E aqui fica mais uma semana das férias em Portugal e a última semana é amanhã para acabar pois as férias já foram há imenso tempo!!! E depois vêm as fotos :)



PORTUGAL: SEMANA 3
08/08:
Um dia quase igual ao anterior que começou com uma caminhada desde o condomínio onde estávamos (atrás do Crowne Plaza) e foi até Vale de Lobo, eu e a minha madrasta. Depois fomos às compras, almoço, mais isto e aquilo e nem tive tempo para ir à praia. O que vale é que os bonecos foram à piscina do condomínio com o papá.

09/08: Este dia começou com uma caminhada igual à do dia anterior.
À tarde, fomos ao Algarve Shopping e conheci a minha homónima algarvia e a filha, que o boneco adorou. Aquele rapaz adora bebés!
Eu adorei a minha homónima, bonita e com um ar muito jovem, embora um pouco tímida ou envergonhada, nem sei. A filha é linda, linda!
O papá comprou uma impressora pois precisávamos imprimir uma coisa para eu ir às Finanças no dia seguinte e depois de estar em casa a tentar instalar, já depois do jantar, descobriu que não tinha cabo para ligar ao computador e lá foi novamente ao Algarve Shopping com o meu pai comprar um cabo, enquanto eu, os bonecos e a minha madrasta fomos dar uma volta a Quarteira.

10/08: De manhã fui com a minha madrasta às Finanças de Quarteira para a nomear representante da amorinha e do boneco junto das Finanças.
Os pais da namorada do meu irmão T. e a namorada foram lá almoçar e o meu irmão T. também, ele que chegou na noite anterior de férias em Itália.
À tarde fui com os bonecos aos trampolins em Quarteira. Já tínhamos ido lá ver duas noites, mas havia sempre muita gente e decidimos ir à tarde. Era tão calmo que os bonecos em vez de brincarem os 5 minutos que custavam 3 euros ficaram a brincar uns 20 a 30 m! O boneco saiu de lá “de rastos”!
Encontrei a minha amiga S. que era juíza em Viseu e agora está em Beja e vive em Cuba. Continua bem disposta como sempre!
Depois fomos jantar com a minha amiga bracarense, a S.C., marido e filha (da idade da minha) e com o S., colega do papá, que está como nos lembrávamos dele, parece que os anos não passaram por ele. Fomos ao restaurante Os Agostinhos que fica a caminho de Loulé, para quem sai de Quarteira pelas bombas da BP.

11/08: De manhã levantei-me cedo e fui com a minha madrasta à praia a Vilamoura. Caminhámos um bocado e depois estivemos a apanhar sol e a conversar. Regressei para acordar os bonecos e o papá e fomos um pouco à piscina.
Depois de inicialmente ter recusado, o avô A. acabou por ir almoçar ao restaurante escolhido pelos bonecos e que era o mesmo da noite anterior. O tio T. também foi. De lá seguimos para casa da minha mãe, com paragem no Bar do caracol para comprar os famosos bichos de que os bonecos já tinham saudades. Comprámos também jantar para toda a gente.

12/08: Fomos deixar os bonecos um bocadinho com a minha mãe com a recomendação de não chatearem a avó porque ela tinha dói-dói, enquanto nós fomos ao banco entregar a prova de emigrante e pedir novo código para o meu Multibanco que eu esqueci-me… e o código novo custou 7 euros!
Comprámos frango assado para o almoço e almoçámos com a minha mãe.
Os bonecos ficaram mais um pouco com a avó enquanto fomos ao Fórum Montijo às compras. Ainda comprei umas coisas para o boneco no resto dos saldos, na Zara e na H&M, bem giras e baratas.
Depois fomos buscar os bonecos e fomos a casa do meu pai (que ainda estava de férias no Algarve). Estava lá a minha irmã S. e fomos jantar com ela ao Fórum Montijo. Jantei uma salada de massa integral no Vitaminas. Não conhecia, mas não é mau, embora para mim a dose seja demasiado grande.
Ainda foram dar uma voltinha no Carrossel enquanto fui com a minha mana ao Continente.

13/08: Mais um dia de Kidzania, desta vez com mais miúdos! O padrinho do papá foi levar o filho lá a casa de manhã e depois encontrámo-nos com a L., uma amiga da África do Sul a viver no Bahrain, a filha e uma amiga da filha que também vive no Bahrain. Chegámos por volta das 11h ao Kidzania. Como só a amorinha necessita de ser acompanhada por um adulto podíamos sair alternadamente, mas apenas eu saí e fui dar uma volta. A maioria das lojas já tinha as colecções de Inverno e apenas um restinho de saldos ao fundo da loja e não compei muita coisa. Mas fartei-me de andar e acabei por nem almoçar, apenas comprei uns iogurtes líquidos no Jumbo e comi um mil folhas (pouco saudável, eu sei...). Saímos de lá quando fechou e o boneco ainda chorou imenso porque tinha "dinheiro" (kidzos) suficiente para comprar um camião mas a loja estava a fechar e o papá lá explicou à senhora que íamos para Macau e não voltava mais este ano e ela disse para ele ir levantar o “dinheiro” à máquina, mas o menino à frente levantou o resto e a máquina já não tinha mais. A rapariga, muito simpática acabou por lhe oferecer o carrinho. Não estava à espera de tão feliz desfecho!
Fomos jantar ao restaurante Ponto Verde, em Alcabideche com o padrinho do papá, o filho, a irmã e o cunhado.

14/08: Almoço no Montijo, em casa da H., amiga do papá, com paragem nos pastéis de Belém para matar saudades. O boneco que não queria pastéis de Belém comeu 3! A amorinha só gosta da “casca”. Estava a ver que este ano nem tinha tempo para ir aos pastéis de Belém!
Em casa da H. a amorinha caiu no beliche das filhas, bateu com a boca na tábua da cama e abriu o lábio, um corte bastante grande.
A filha mais velha, a L. já tem 11 anos e já se nota que está crescida.
Depois fomos ao Oeiras Parque e os bonecos estiveram a brincar um pouco. De seguida fomos finalmente ao “nosso” parque.

Monday, September 06, 2010

MUDANÇAS, HOSPITAL, POLÍCIA

Foi um fim-de-semana muito interessante (not!) a empacotar tralha (ai, e tanta coisa inútil que se guarda?) e a mudar para a “casa nova”, que é em frente da nossa casa. A grande mudança está prevista para o próximo sábado.

Ontem à noite, a amorinha acordou a chorar que lhe doía o ouvido direito. Dei-lhe Benuron mas ela continuava a queixar-se que não conseguia dormir porque doía. Decidi levá-la ao hospital, eram cerca de 2h da manhã. Como ela está meio constipada tive medo de ser otite, embora ela nunca tenha tido nenhuma…
A médica disse que o ouvido estava ligeiramente vermelho mas que o canal estava limpo. Receitou umas gotas para por no ouvido, Benuron para as dores, um xarope para a expectoração e outro medicamento que nem me lembro para quê.
Deu também atestado caso ela piorasse e não pudesse ir à escola, que começou hoje.

Quando saímos do hospital, perto do Centro Comercial Ião Han a polícia mandou-me parar. Aproximou-se, espreitou para dentro do carro, olhou para mim e para a amorinha e mandou-me seguir. Acho que não sabia falar comigo…
Eu conduzo pouco e esta foi a primeira vez que me mandaram parar.

E logo vamos retirar os pontos!... Ai, que frio na barriga!

Friday, September 03, 2010

PORTUGAL: SEMANA 2

A amorinha está melhor, hoje já não está inchado e parece que está a cicratizar bem. Obrigada pelos votos de melhoras. O susto maior já passou.
Aqui fica o resumo de mais uma semana de férias em Portugal.


01/08: Almoço no Restaurante Quinta do Paúl com uma amiga que mora na linda terra chamada Amor, perto de Leiria. Os filhotes dela, ele com 8 anos e ela com 4 anos, estão enormes. Fortes e altos e muito malandros. Claro que os meus alinharam logo nas brincadeiras.
Depois de um belo almoço fomos passear ao Castelo de Leiria, que o meu boneco e a minha amorinha nunca tinham ido a um verdadeiro castelo. A seguir fomos para o hotel, mais uma vez o Monte Palace (suite 210). Demos uma volta mas estava muito frio e eles acabaram por ir embora e nós jantámos no hotel, Restaurante Paços da Raínha, onde a comida era boa e o preço era aceitável. Quando fomos ao quarto a amorinha ao entrar na banheira cortou o pé nos azulejos da parte de baixo da mesma e o papá foi à recepção pedir Betadine para desinfectar e gaze para fazer um penso.

02/08: Depois de um belo e calmo pequeno-almoço os bonecos foram à piscina que tem água aquecida e estava agradável, segundo eles que eu fui à farmácia comprar um creme para o pé da amorinha. Depois tínhamos pensado ir ao Portugal dos Pequeninos, mas já era tarde e decidimos seguir em direcção ao Porto.
Saímos em Aveiro para almoçar e seguimos para o centro da cidade. Estacionamos perto da estação e comemos num snack-bar ali por perto pois não encontrámos mais nada e os miúdos já reclamavam com fome.
Depois de falar com a madrinha do boneco ela disse-nos para seguir para Santa Maria da Feira e, como chegámos relativamente cedo, por volta das 16h fomos dar uma volta à Feira Medieval. É engraçado para turista ver e os bonecos divertiram-se bastante! Fizemos a vista ao castelo onde havia uns actores a fazer animação e a contar um pouco da História de Portugal, o que para os bonecos que não sabem nada do assunto foi giro.
Jantámos em casa da madrinha do boneco com uns amigos dela e do marido e ficámos lá.

03/08: O marido da madrinha levou-nos até ao Parque Biológico de Gaia e andámos lá a passear. Foi giro para os bonecos ver os animais como veados, mochos, águias, cavalos, burros e também ver os instrumentos antigos usados na lavoura como charruas, ver as culturas de milho, tomate…
Almoçámos por lá e seguimos para o Porto. Finalmente o boneco viu o estádio do Dragão, que já há algum tempo me tinha pedido para ver. Estacionámos no Dolce Vita Porto e os bonecos foram brincar nos insufláveis. Fomos experimentar o metro do Porto e fiquei agradavelmente surpreendida por haver uma funcionária a explicar como se devia escolher o percurso e como tirar os bilhetes, até porque eu nem sabia em que estação devia sair.
Optámos por sair na Trindade que, para quem não sabe, fica por cima da Câmara do Porto.
Tínhamos pensado fazer um tour no Yellow bus, mas descobrimos que o bilhete é válido nos 3 percursos e acaba por sair caro para fazer apenas um percurso.
Descemos a Avenida dos Aliados e fomos até à Ribeira. O boneco achou piada poder passar a Ponte D.Luís a pé e fomos até ao outro lado visitar as caves do vinho do Porto, as do Porto Calem que é mais perto. As crianças não pagam uma vez que, obviamente também não lhes é servido vinho.
Fomos até ao Parque da Cidade e nem entrámos porque nos telefonou a prima da madrinha do boneco, que já foi minha colega de trabalho em Macau, e fomos ter com ela ao Dolce Vita para ir jantar a Matosinhos.
Ao regressar a Santa Maria da Feira vimos um incêndio.

04/08: De Santa Maria da Feira para Braga. Fomos almoçar ao restaurante Cantinho da Sé com a Anabela, do blog Espaço da Belita, que conheci também nesse dia, mas como já falava com ela há imenso tempo na net tive a sensação que éramos velhas amigas. Tem uma família muito simpática e o filho dela (10 anos) e o meu deram-se muito bem, tal como a amorinha e a filha dela (6 anos).
Ainda consegui encontrar a minha amiga S.C. que já não via há uns anos, penso que desde que as nossas filhas nasceram (5 anos!).
Seguimos para Macedo de Cavaleiros para ir para Salselas, quase sempre em direcção a um grande incêndio e eu a ficar cada vez mais preocupada mas nós seguimos para a auto-estrada para Bragança e o incêndio cortou a auto-estrada para Valência. Ainda falei com a Tuquinha que estava em Mirandela mas já estava atrasada e não deu para ir conhecê-la, ficará para uma próxima oportunidade.
Chegámos a Macedo de Cavaleiros onde estava a madrinha do boneco com a família à nossa espera e fomos atrás deles para Salselas, passando primeiro pela Barragem. Enquanto eu e a madrinha do boneco nos instalávamos na casa dela da aldeia os bonecos foram a casa dos pais da madrinha e quando saí vi a amorinha a andar de moto 4 com o pai da madrinha do boneco e depois o boneco.
Fomos até à igreja onde o senhor que cuida da igreja foi tocar o sino e conheci os pais da prima da madrinha do boneco. Ainda fomos ver a igreja por dentro que foi arranjada há pouco tempo e que agora tem casa de banho.
Nessa noite jantámos com os pais e os tios da madrinha do boneco, eram os anos da mãe da madrinha dele, 74 anos com muito bom aspecto. Ela estava muito contente por ter a família reunida e por ter miúdos em casa. É uma aldeia pequenina em Trás-os-montes onde há poucas crianças.
Depois do jantar o meu padrasto ainda só sabia que a minha mãe estava a ser operada à vesícula.

05/08: Decidimos que íamos regressar a Lisboa com passagem pelo Hospital do Barreiro para visitar a minha mãe pois há uma visita das 18h às 20h (ou algo assim). Saímos de Salselas às 11h e parámos em Lamego para almoçar num restaurantezinho familiar bastante bom logo à saída da auto-estrada. Havia uma carrinha a vender fruta e comprei os primeiros figos frescos deste ano (não há em Macau)! Continuámos o resto da viagem apenas com paragem numa estação de serviço para os bonecos visitarem a casa de banho e o papá beber um café.
Chegámos ao Hospital do Barreiro às 18h30. O meu padrasto foi ter connosco ao estacionamento e depois estivemos à espera do meu irmão M. e da mulher, a minha homónima descerem porque só podem ir 2 pessoas de cada vez. A minha cunhada já tinha perguntado ao segurança sobre as crianças mas disseram que no piso de cirurgia não podem entrar. O meu irmão disse que só com mais de 11 anos, pelo que levei o boneco e quando o segurança perguntou a idade dele respondi 11 anos. Com o tamanho dele não duvidam e a minha mãe ficou toda contente por ver o neto. Depois o meu padrasto levou o boneco e o papá foi um bocadinho lá acima enquanto o meu irmão M. aturava os sobrinhos e quando descemos já desesperava com eles.
Finalmente cumpri o que tinha prometido ao meu boneco e atravessámos a ponte 25 de Abril! Ao ver o Cristo Rei a amorinha pediu para ir lá visitar mas ficou para o próximo ano.
Mais uma vez jantamos no Bom Dia.

06/08: Levantei-me e comecei a ficar cheia de dores, nem conseguia andar. O papá decidiu que era melhor ir ao hospital e fomos ao Cuf Cascais. A médica, não muito simpática lá me disse aquilo que vários médicos já disseram ,que o problema é da prisão de ventre e que tenho de fazer uma dieta rica em fibras.
Almoçámos no Restaurante Aires em Alcabideche e à tarde seguimos para o Algarve.
Enquanto eu preparava o jantar com a minha madrasta o papá ainda foi com os bonecos à piscina. À noite fomos passear a Quarteira, até ao jardim, perto dos Bombeiros e eu comi a minha primeira fartura!

07/08: Os bonecos dormiram imenso, depois foram à piscina com o papá enquanto eu fui com a minha madrasta e pai à praça comprar peixe para o almoço. Ao fim do dia fomos à praia mas apesar de estar calor achei a água fria. E acabámos por vir embora porque estava muito vento e começou a ficar desagradável. Depois do jantar passeio a Quarteira.

Thursday, September 02, 2010

8 PONTOS

A amorinha caiu na piscina, na aula de natação e bateu com a cara no chão. Fez dois cortes no olho, um por cima e um por baixo no canto exterior do olho esquerdo. Caiu e ninguém viu, ninguém sabe dizer como foi... A responsável da Associação de Natação telefonou quando estávamos a sair do trabalho a avisar o pai que ela tinha caído, que tinha batido nas escadas e feito um corte grande.

Voámos para lá e mal a vi com um penso de gaze no canto do olho fiquei logo desanimada. Espreitei e vi que o corte era bem fundo. A amorinha diz que não tinha os óculos da piscina, que bateu no chão e não nas escadas. Ela quando cai nunca põe as mãos à frente da cara…

Fomos com ela às urgências pediátricas, mas nestes casos vai para a urgência geral, trauma. Uns minutos depois do registo foi chamada para a triagem, eram 18:28 e a enfermeira disse logo que o corte era muito profundo e precisava de pontos.
Entretanto foram chegando ambulâncias que passam à frente de quem está à espera. Esperámos até perto das 20h quando finalmente foi chamada.
O médico também disse que precisava de pontos. O pai ainda perguntou se não podiam utilizar os autocolantes, mas o golpe era no olho e fundo, além de estar ainda a sangrar um pouco, pelo que o médico experimentou mas não deu.

Ainda houve direito a uma pequena discussão entre o médico e eu porque me mandou embora para coser a ferida e eu disse que não saía. Inventou que não tinha espaço que eram 3 pessoas, para segurar a amorinha e para coser e para dar os instrumentos, mas eu avisei que não saía, que ela ficava mais calma se eu estivesse lá e que quando foi do boneco também tinha ficado. O médico acabou por desistir de discutir comigo.

O médico disse para deitar a amorinha na cama e para ela fechar os olhos e não se mexer.
Tapou-lhe a cara com um pano que tinha um corte redondo que ficou na zona da ferida.
Ficou um enfermeiro aos pés da cama da amorinha, talvez para a segurar se ela se mexesse e a enfermeira ao lado do médico a desinfectar os instrumentos necessários.
Eu fiquei à cabeceira da cama a segurar-lhe a mão que ela pôs para cima para eu segurar.
Tal como tinha feito com o boneco há muitos anos, fui falando sempre com ela e fazendo festinhas na mão.
Expliquei que o doutor estava a limpar a ferida e doía um bocadinho. Depois disse que o doutor ia dar uma injecção para tirar a dor da ferida, que doía a espetar a injecção, mas que depois passava.
E quando ele começou a coser, disse-lhe que fazia um pouco de impressão mas que não devia doer e perguntei-lhe e ela disse que não doía. E fui-lhe dizendo sempre para não abrir os olhos, não chorar e nem se mexer senão o doutor fazia dói-dói sem querer.

O médico estava admirado por ela estar tão quieta e o enfermeiro e a enfermeira acabaram por ir cuidar de outros doentes pois parecia que não havia menina.

O corte por baixo do olho, mais profundo precisou de 4 pontos. O corte por cima do olho também precisou de 4 pontos pois embora menos profundo era mais comprido.
Quando o médico começou a coser o corte por cima do olho a amorinha queixou-se de dores e ele deu-lhe mais anestesia e mesmo assim nos últimos dois pontos ela dizia que doía. Fui-lhe sempre dizendo que estava quase e quando acabou ela ficou muito contente. E eu também!
Agora precisa de ir todos os dias ao Centro de Saúde para desinfectar a ferida e no dia 6 tira os pontos.

Hoje, quando fomos ao Centro de Saúde, a enfermeira disse que tinha tido sorte não ter sido mesmo no olho, dentro do olho e eu nem quero pensar nisso. A enfermeira também diz que a cicatriz não deve ficar muito grande e eu só espero que ela tenha razão.

Wednesday, September 01, 2010

PORTUGAL: SEMANA 1

Como os meus resumos de resumo têm pouco e são sempre muito grandes decidi ir publicando por semanas.
Assim, aqui fica o resumo da semana 1 (se é que alguém tem paciência para ler tanto)...


27/07: Saímos de casa por volta das 8:30 da manhã com os bonecos numa grande excitação pois finalmente tinham chegado as férias em Portugal que a amorinha já andava a perguntar há uma semana se “é hoje que vamos para Portugal?” Jetfoil das 9:30 para o aeroporto, check-in e ir comer qualquer coisa.
O avião partiu com um ligeiro atraso, já perto das 14h.
Cada vez custa-me mais fazer a viagem e cada vez os bonecos dormem menos na viagem. Ele ainda dormiu umas 4 horas, já a chegar à Alemanha (viajamos de Lufthansa, via Frankfurt), mas ela acho que nem 2 horas dormiu.
Enquanto estávamos em trânsito encontrámos um amigo do papá que afinal estava no mesmo voo e não tínhamos visto.
O voo de ligação atrasou perto de uma hora, o que foi uma seca… mas os bonecos dormiram o tempo todo!
Chegámos a Lisboa já passava da meia-noite, portanto já no dia 28.

O meu pai e a minha madrasta estavam à espera para nos entregar o carro e alguma comida e fomos para casa.
Foi chegar a casa, dar banho, leitinho e cama.

28/07: Acordei toda a gente pouco depois das 9h da manhã apesar de terem dormido apenas às 2h e fomos a Cascais ver a irmã do padrinho do papá, que mora na Suiça, estava de férias em Portugal e no dia seguinte partia para a Suiça.
Depois rumámos ao Montijo, direito para a Conservatória do Registo Civil para fazer o Cartão do Cidadão da amorinha. Todos nos tinham dito que demorava imenso tempo e havia imensa gente e quando tentei marcar por email também me deram data para duas semanas depois, mas ao chegar lá só havia um senhor à nossa frente. Esse senhor foi buscar o Cartão e conseguiu ficar lá mais de meia hora a ouvir explicações e a pedir outras.
Chegámos lá por volta das 12h e cerca das por volta das 13h estávamos de saída.


Nessa tarde eu fui à cabeleireira e o papá ficou com os miúdos, levou-os ao carrossel no Fórum Montijo e depois estiveram a brincar em casa do avô até estar menos calor para ir à piscina.

A amorinha espetou um ferro no pé e fez um corte considerável. Depois do jantar foi a vez do boneco fazer um arranhão na cara por baixo do olho (e o susto?!) num arame de um camião de cortiça com que ele costuma brincar.
Nesse dia, depois da cabeleireira fui ao Bar do Caracol (sem página na net, referido neste artigo) comprar caracóis já prontinhos a comer para matar saudades :) Os bonecos só comeram caracóis ao jantar!

29/07: O ano passado fomos ao Dolce Vita Tejo a uma segunda-feira com ideia de levar os bonecos ao Kidzania. Chegámos lá e descobrimos que estava encerrado à segunda e à terça-feira e no outro dia regressávamos. Obviamente os bonecos ficaram tristes mas ficou prometido o regresso para este ano.
Assim, por volta das 11h da manhã chegámos ao Kidzania e havia uma fila enorme. Não percebo, toda a gente a queixar-se da crise e que tudo está caro e o Kidzania que nem é nada barato, pelo menos eu não achei, estava cheio.


Ficámos lá até perto das 16h e depois seguimos para o Montijo que o papá tinha consulta pois ainda andava com dores de garganta. Eu levei os bonecos para comer um gelado e brincarem no Parque do Montijo. Comprámos novamente caracóis, passámos na Farmácia para fazer o penso ao pé da amorinha e comprámos jantar para comer em casa da minha mãe.

Os bonecos mais uma vez contentaram-se com os caracóis.

30/07: o ano passado descobri, através de uma amiga que está no Dubai, que o pediatra dos meus filhos estava a dar consulta no Cuf Cascais. Em conversa com uma colega de trabalho que também é minha instrutora de Pilates e Kickboxing descobri que ela tinha o email da mulher do pediatra. Assim ela contactou a mulher do pediatra que deu os contactos do marido.
Neste dia de manhã, enquanto decidíamos o que íamos fazer nesse dia decidi telefonar ao pediatra que ficou muito contente quando nos ouviu. Disse para irmos ao consultório dele e assim foi.
O boneco fez uma consulta de quase uma hora em que conversámos sobre imensas coisas, em que o pediatra achou piada pois o boneco está quase do tamanho dele. No consultório pesou 36,4 Kg e mediu 1,34 m, tudo acima do percentil 95 (seja lá o que for que isso significa) e, de acordo com o pediatra, peso e altura equivalente a um menino de 11 anos. E fez uma fita para se despir que o meu rapaz é muito envergonhado!
Fomos almoçar ao restaurante que tem o “melhor arroz do mundo” segundo o meu boneco (é apenas arroz branco), um pequeno restaurante familiar em Paço D’Arcos chamado “Bom Dia”, passei no Pingo Doce para fazer umas compritas e fomos a casa para pousar as compras e porque tinha roupa para estender e ainda bem. Ao chegar à entrada do prédio estava a vizinha feliz por nos ver porque a válvula central do gás tinha saltado e estavam a fazer vistoria e se não houvesse ninguém em casa não podiam fazer vistoria e cortavam o gás.
Vistoria feita fomos dar uma volta ao Cascais Shopping, deixámos os miúdos ir brincar no Hups (a pedido deles) e fomos às compras e lá gastei mais uns euros em livros na Fnac e no Continente com as promoções…
Depois fomos jantar a casa da minha amiga S., na Praia das Maçãs em Sintra. O filho dela é da idade da amorinha (nasceu a 27.07) e descobri que a minha amorinha é muito grande ao pé dele (deve ter mais uns 10 cm). Adorei vê-los a brincar todos, incluindo o meu boneco que é o maior de todos.
Quando saímos de casa deles estava imenso nevoeiro, não se via nada à frente do nariz!

31/07: Almoço em casa da minha mãe, mas como chegámos cedo fui a casa da minha antiga costureira visitá-la. Já não a via desde o funeral da minha avó.
O meu irmão M. também foi almoçar connosco e finalmente conheci a minha homónima e mulher dele e o filho dela, que tem 6 anos, é da altura da amorinha mas mais gordo que o boneco). Gostei dela, simples, despretensiosa e simpática.
A seguir ao almoço fomos todos dar uma volta ao Fórum Montijo e o filhote dela foi andar no carrossel com os meus. Deram-se muito bem e brincaram imenso enquanto eu fui com a minha mãe às compras.
À noite fomos jantar a casa do meu pai.