Thursday, September 16, 2010

DOENTES


Os bonecos estiveram os dois doentes e eu não vim dizer nada porque não tenho internet na casa nova.


A noite de segunda-feira para terça-feira foi para esquecer.
Na segunda-feira o boneco foi para a escola a queixar-se que lhe doía muito a garganta e a cabeça, regressou a casa a queixar-se e dei-lhe Benuron para aliviar pois não tinha febre. Depois a meio da noite piorou, começou a febre e os vómitos.
A amorinha também estava com muita tosse, muito ranho e ligeiramente quente.
De manhã decidi levar o boneco às urgências pediátricas e disse à amorinha que a levava também, mas ela disse que não, que queria ir para a escola e como não tinha febre lá foi…
Cheguei às urgências pediátricas por volta das 8:45 e aquilo estava cheio de miúdos, talvez uns 15! Fomos atendidos às 10:10 por uma médica muito simpática que viu o boneco e depois me mostrou a garganta onde as “bolhas de pus” já tinham rebentado, daí a febre. Deu-lhe antibiótico e como ele pesa 38 kgs precisa de uma dose elevada e disse para tentar que ele tomasse o Augmentin 1 g em comprimido. Deu também o Paracetamol em comprimido e Tantum verde.
Passou 3 dias de atestado para o boneco e quando foi para mim eu disse que um ou dois chegavam (tenho muitos dias de atestado) e ela disse que precisava dois.
O boneco tinha uma infecção aguda da gargante.
Fui à farmácia levantar os medicamentos e levei o boneco para casa.

Quando ia entrar para a garagem, telefonou o papá a dizer que tinham telefonado da escola da amorinha para a ir buscar pois tinha um pouco de febre e tinha vomitado.
Fui buscar a amorinha que estava na sala do médico, deitada. A médica disse que ela tinha vomitado e estava com 37.8ºC de temperatura. Levei-a para o carro, ela sempre a queixar-se que lhe doía muito a barriga. Coloquei-lhe uma bacia que tenho no carro para ir às compras ao mercado no colo e disse para vomitar lá para dentro se precisasse de vomitar.
Andei uns 5 minutos e ela começou a vomitar e queria papel, que eu a conduzir não lhe conseguia dar. Parei numa paragem de autocarro que fica numa rotunda perto de um polícia, liguei os 4 piscas, saí do carro e fui dar papel à amorinha. Entretanto veio o polícia ver o que se passava e quando viu a amorinha a vomitar ofereceu-se para chamar uma ambulância para a levar ao hospital, mas eu agradeci, disse que a levava, dei papel à amorinha e o polícia voltou a perguntar se eu tinha a certeza que não queria uma ambulância pois a amorinha continuava a vomitar.
Fui buscar o papá ao trabalho, que é a caminho do hospital e fomos para o hospital, que continuava cheio de miúdos. Registei a amorinha às 11:15 e foi consultada às 12:45! Foi o papá com ela para ter atestado e o médico só queria dar 1 dia de atestado à miúda. O pai disse que para ele até podia ser um dia, mas para ela eram melhor dois. Depois não queria fazer um atestado para ela, queria que o pai tirasse cópia do atestado dele para entregar na escola. Não percebo o problema destes médicos em imprimir mais um papel…
Receitou um xarope para a tosse (bromhexine?), para tomar 5 ml 3 vezes por dia; Benuron para a febre, se tiver e Neostil gotas para o nariz, duas em cada narina, 3 vezes por dia.

Fomos para casa (finalmente! - passei a manhã no hospital).
O boneco não conseguiu engolir o comprimido do Augmentin, vomitou, o comprimido é comprimido, parece uma cápsula. Partido ao meio também não conseguiu engolir e foi necessário esmagar com água para ele o engolir.
Depois de almoçar decidi ir ao hospital pedir para mudar a receita para xarope e expliquei à enfermeira a razão. Ela foi explicar à médica, que depois descobri que era a mesma que me tinha atendido de manhã. A médica viu os comprimidos e a primeira reacção foi ver a primeira carteira que estava fechada e dizer que ele nem tinha tentado, mas depois mostrei-lhe a outra carteira onde faltava um comprimido e expliquei que ele tinha tentado mas tinha tomado só depois de esmagado com água. Informei-a que ele também não tinha tomado o paracetamol, dei-lhe Benuron. Ela passou a receita do xarope, Augmentin 475g/5ml para tomar 10 ml 2 vezes por dia, ficou com os comprimidos e a receita anterior e perguntou se precisava de Benuron, mas eu tenho muito e recusei.

Imagem retirada da net

Achei piada quando fui à farmácia e a funcionária estava a comentar com o funcionário (em chinês, obviamente, para eu não perceber) que era dose de adulto para um puto de 8 anos (só não sabem é que ontem no hospital ele pesava 38 Kgs).

Medicamentos aviados, passei no supermercado para comprar comida e fui para casa tratar deles que estavam a dormir a sesta.
À noite já estavam melhor, mas o boneco teve febre novamente.
Mais ninguém vomitou, o que foi bom.

Ontem passaram o dia muito bem os dois, ninguém teve febre, aliás ela nem chegou a ter febre, só muito ranho e tosse. A noite passada o boneco também teve um bocadinho de tosse, mas como estavam bem decidi que iam os dois para a escola. O boneco levou um atestado de 3 dias mas disse para ele avisar o professor que era se estivesse muito mal é que precisava de ficar em casa 3 dias.

A parte boa foi o facto deles ontem já estarem bem dispostos e eu aproveitei para arrumar a casa que ainda está uma confusão, mas está melhor…




.

6 comments:

Uma Mãe said...

Olá Sandra,

Então? Logo os dois de uma vez, é dose!!! Meu Deus!
Desejo recuperações bem rápidas.
Beijinhos para todos e as melhoras.

Maria Lavrador said...

Bolas, logos os 2 ao mesmo tempo, é complicado....

Um beijinho e as melhoras dos teus meninos

sandra said...

Ai...espero que nunca me aconteça ter 2 ao mesmo tempo doentes...
As melhoras dos dois..agora que os conheço custa mais ler estas coisas das doenças, pf.
em Macau são obcecados pelos atestados, fogo, é um dia para um , dois dias para outro, e para a escola e ...e...e...
parva da médica, conheço os comprimidos, são grandes, tadinho do miúdo...
As melhoras e espero que essa coisa toda não efacte os pais..
(o meu mail logo segue...)

beijinhos da tua homónima

Rosalino said...

Assim ficas vacinada de uma vez.

É dose ter logo de ser assim.

Esperemos que a recuperação seja bem rápida.

Por vezes essas situações aparecem quando menos esperamos e em dose dupla.
Foi o teu caso

Rosalino

Mãe Gabi said...

espero que já estejam bons!bjs grandes

Isa Maria said...

Bolas, mas que grandes aventuras. Saúde pra todos.

jinhos