Friday, September 17, 2010

CONSULTA NUTRICIONISTA

E, quem me conhece, pensa “mas para que precisa ela duma consulta de nutricionista?”.
A verdade é que não foi por motivos de dieta que lá fui, ou melhor foi para fazer uma dieta mas não uma dieta para emagrecer e sim uma dieta que me obrigue a incluir mais fibras na alimentação para tentar resolver os problemas de prisão de ventre que já me levaram várias vezes às urgências do hospital, a última delas durante as férias em Portugal.
Descobrir o consultório é logo o primeiro desafio quando se chega ao hospital, não há indicação em lado nenhum. Depois de fazer o registo a enfermeira indicou-me o local e quando lá cheguei fiquei na dúvida, mas uma folha A4 colada na porta das consultas de pneumologia a informar que as consultas de aconselhamento dietético funcionam na sala 3 das consultas de pneumologia confirmou que era o local certo O nutricionista parece um miúdo e é simpático e muito calmo, o que para alguém despachado como eu me fez uma certa confusão.
Depois de lhe explicar o que estava lá a fazer disse-me que íamos começar pelo essencial: pesar e medir. Neste momento tenho 50 Kgs o que de acordo com ele, para os meus 1,56 m é pouco. Mediu a massa gorda e deu 27.5 que ele diz que está bem, pelo que apesar de estar magra estou numa “magreza saudável” (palavras dele, que eu não me importava de estar ainda mais magra).
Depois estive a explicar-lhe o que costumo comer e quando e basicamente estou a fazer tudo bem. As minhas refeições são: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, meio da tarde, jantar e ceia. Disse para fazer sopa sem batata mas isso já é o que normalmente se faz lá em casa e para não comer 2h antes de ir dormir.
Deu-me alguns conselhos e fez algumas recomendações, nomeadamente dormir mais pois as minhas 6-7 h de sono por noite não chegam… recomendou também uma hora de exercício físico por dia, logo de manhã e eu informei-o que nem tempo tenho para dormir quanto mais para fazer exercício físico de manhã, faço 3 vezes por semana ao fim do dia e já não é mau… (e agora com a história da mudança nem tenho feito…)
Enfim, trouxe uma série de coisas para ler para fazer e umas fibras para tomar…
Depois vou fazer um resumo e colocar aqui para me lembrar…

3 comments:

ameixa seca said...

Espero que realmente venhas a melhorar. Há muitos anos também tive um problema nos intestinos e, a partir daí, como tudo integral... massas, arroz, bolachas, pão, tudo e é claro que convém comer muita fruta e legumes :)

Patrícia said...

Tenho saudades de vos ler...

Beijo grande

sandra said...

E já experimentaste manga ou papaia ao pequeno almoço, em jejum mesmo? A minha sogra come isso, diz que faz milagres.
beijinho grande do Algarve