Friday, September 03, 2010

PORTUGAL: SEMANA 2

A amorinha está melhor, hoje já não está inchado e parece que está a cicratizar bem. Obrigada pelos votos de melhoras. O susto maior já passou.
Aqui fica o resumo de mais uma semana de férias em Portugal.


01/08: Almoço no Restaurante Quinta do Paúl com uma amiga que mora na linda terra chamada Amor, perto de Leiria. Os filhotes dela, ele com 8 anos e ela com 4 anos, estão enormes. Fortes e altos e muito malandros. Claro que os meus alinharam logo nas brincadeiras.
Depois de um belo almoço fomos passear ao Castelo de Leiria, que o meu boneco e a minha amorinha nunca tinham ido a um verdadeiro castelo. A seguir fomos para o hotel, mais uma vez o Monte Palace (suite 210). Demos uma volta mas estava muito frio e eles acabaram por ir embora e nós jantámos no hotel, Restaurante Paços da Raínha, onde a comida era boa e o preço era aceitável. Quando fomos ao quarto a amorinha ao entrar na banheira cortou o pé nos azulejos da parte de baixo da mesma e o papá foi à recepção pedir Betadine para desinfectar e gaze para fazer um penso.

02/08: Depois de um belo e calmo pequeno-almoço os bonecos foram à piscina que tem água aquecida e estava agradável, segundo eles que eu fui à farmácia comprar um creme para o pé da amorinha. Depois tínhamos pensado ir ao Portugal dos Pequeninos, mas já era tarde e decidimos seguir em direcção ao Porto.
Saímos em Aveiro para almoçar e seguimos para o centro da cidade. Estacionamos perto da estação e comemos num snack-bar ali por perto pois não encontrámos mais nada e os miúdos já reclamavam com fome.
Depois de falar com a madrinha do boneco ela disse-nos para seguir para Santa Maria da Feira e, como chegámos relativamente cedo, por volta das 16h fomos dar uma volta à Feira Medieval. É engraçado para turista ver e os bonecos divertiram-se bastante! Fizemos a vista ao castelo onde havia uns actores a fazer animação e a contar um pouco da História de Portugal, o que para os bonecos que não sabem nada do assunto foi giro.
Jantámos em casa da madrinha do boneco com uns amigos dela e do marido e ficámos lá.

03/08: O marido da madrinha levou-nos até ao Parque Biológico de Gaia e andámos lá a passear. Foi giro para os bonecos ver os animais como veados, mochos, águias, cavalos, burros e também ver os instrumentos antigos usados na lavoura como charruas, ver as culturas de milho, tomate…
Almoçámos por lá e seguimos para o Porto. Finalmente o boneco viu o estádio do Dragão, que já há algum tempo me tinha pedido para ver. Estacionámos no Dolce Vita Porto e os bonecos foram brincar nos insufláveis. Fomos experimentar o metro do Porto e fiquei agradavelmente surpreendida por haver uma funcionária a explicar como se devia escolher o percurso e como tirar os bilhetes, até porque eu nem sabia em que estação devia sair.
Optámos por sair na Trindade que, para quem não sabe, fica por cima da Câmara do Porto.
Tínhamos pensado fazer um tour no Yellow bus, mas descobrimos que o bilhete é válido nos 3 percursos e acaba por sair caro para fazer apenas um percurso.
Descemos a Avenida dos Aliados e fomos até à Ribeira. O boneco achou piada poder passar a Ponte D.Luís a pé e fomos até ao outro lado visitar as caves do vinho do Porto, as do Porto Calem que é mais perto. As crianças não pagam uma vez que, obviamente também não lhes é servido vinho.
Fomos até ao Parque da Cidade e nem entrámos porque nos telefonou a prima da madrinha do boneco, que já foi minha colega de trabalho em Macau, e fomos ter com ela ao Dolce Vita para ir jantar a Matosinhos.
Ao regressar a Santa Maria da Feira vimos um incêndio.

04/08: De Santa Maria da Feira para Braga. Fomos almoçar ao restaurante Cantinho da Sé com a Anabela, do blog Espaço da Belita, que conheci também nesse dia, mas como já falava com ela há imenso tempo na net tive a sensação que éramos velhas amigas. Tem uma família muito simpática e o filho dela (10 anos) e o meu deram-se muito bem, tal como a amorinha e a filha dela (6 anos).
Ainda consegui encontrar a minha amiga S.C. que já não via há uns anos, penso que desde que as nossas filhas nasceram (5 anos!).
Seguimos para Macedo de Cavaleiros para ir para Salselas, quase sempre em direcção a um grande incêndio e eu a ficar cada vez mais preocupada mas nós seguimos para a auto-estrada para Bragança e o incêndio cortou a auto-estrada para Valência. Ainda falei com a Tuquinha que estava em Mirandela mas já estava atrasada e não deu para ir conhecê-la, ficará para uma próxima oportunidade.
Chegámos a Macedo de Cavaleiros onde estava a madrinha do boneco com a família à nossa espera e fomos atrás deles para Salselas, passando primeiro pela Barragem. Enquanto eu e a madrinha do boneco nos instalávamos na casa dela da aldeia os bonecos foram a casa dos pais da madrinha e quando saí vi a amorinha a andar de moto 4 com o pai da madrinha do boneco e depois o boneco.
Fomos até à igreja onde o senhor que cuida da igreja foi tocar o sino e conheci os pais da prima da madrinha do boneco. Ainda fomos ver a igreja por dentro que foi arranjada há pouco tempo e que agora tem casa de banho.
Nessa noite jantámos com os pais e os tios da madrinha do boneco, eram os anos da mãe da madrinha dele, 74 anos com muito bom aspecto. Ela estava muito contente por ter a família reunida e por ter miúdos em casa. É uma aldeia pequenina em Trás-os-montes onde há poucas crianças.
Depois do jantar o meu padrasto ainda só sabia que a minha mãe estava a ser operada à vesícula.

05/08: Decidimos que íamos regressar a Lisboa com passagem pelo Hospital do Barreiro para visitar a minha mãe pois há uma visita das 18h às 20h (ou algo assim). Saímos de Salselas às 11h e parámos em Lamego para almoçar num restaurantezinho familiar bastante bom logo à saída da auto-estrada. Havia uma carrinha a vender fruta e comprei os primeiros figos frescos deste ano (não há em Macau)! Continuámos o resto da viagem apenas com paragem numa estação de serviço para os bonecos visitarem a casa de banho e o papá beber um café.
Chegámos ao Hospital do Barreiro às 18h30. O meu padrasto foi ter connosco ao estacionamento e depois estivemos à espera do meu irmão M. e da mulher, a minha homónima descerem porque só podem ir 2 pessoas de cada vez. A minha cunhada já tinha perguntado ao segurança sobre as crianças mas disseram que no piso de cirurgia não podem entrar. O meu irmão disse que só com mais de 11 anos, pelo que levei o boneco e quando o segurança perguntou a idade dele respondi 11 anos. Com o tamanho dele não duvidam e a minha mãe ficou toda contente por ver o neto. Depois o meu padrasto levou o boneco e o papá foi um bocadinho lá acima enquanto o meu irmão M. aturava os sobrinhos e quando descemos já desesperava com eles.
Finalmente cumpri o que tinha prometido ao meu boneco e atravessámos a ponte 25 de Abril! Ao ver o Cristo Rei a amorinha pediu para ir lá visitar mas ficou para o próximo ano.
Mais uma vez jantamos no Bom Dia.

06/08: Levantei-me e comecei a ficar cheia de dores, nem conseguia andar. O papá decidiu que era melhor ir ao hospital e fomos ao Cuf Cascais. A médica, não muito simpática lá me disse aquilo que vários médicos já disseram ,que o problema é da prisão de ventre e que tenho de fazer uma dieta rica em fibras.
Almoçámos no Restaurante Aires em Alcabideche e à tarde seguimos para o Algarve.
Enquanto eu preparava o jantar com a minha madrasta o papá ainda foi com os bonecos à piscina. À noite fomos passear a Quarteira, até ao jardim, perto dos Bombeiros e eu comi a minha primeira fartura!

07/08: Os bonecos dormiram imenso, depois foram à piscina com o papá enquanto eu fui com a minha madrasta e pai à praça comprar peixe para o almoço. Ao fim do dia fomos à praia mas apesar de estar calor achei a água fria. E acabámos por vir embora porque estava muito vento e começou a ficar desagradável. Depois do jantar passeio a Quarteira.

3 comments:

Anabela said...

Mais uma semana em cheio,mais uma vez obrigado por teres passado ca,bjs

Helena said...

gosto sempre de ler os teus "resumos".
E claro, aprovito para dar os parabéns às quarentona...hihi.
E dói-dói da amorinha, que susto...
os meus também já passaram pelo mesmo. ela por cima da sobrancelha e ele por baixo.
quando cicatrizou usei Dermatix-gel. com ela resultou e praticamente não se nota com ele disfarçou um pouco mas o resultado não foi tão bom...
beijocas

Carla said...

espeor que ela esteja melhor...
bem quase que viestes ao pe da minha casa...lol...eu sou mesmo perto da quinta do paul...

beijocas e tudo de bom...

boas mudanças!