Monday, December 26, 2011

7 ANOS

Porque há datas que nunca se esquecem... recordações que ficam e se tornam mais vivas quando voltamos ao sítio onde as vivemos.
O tsunami na Tailândia foi há 7 anos...

Wednesday, December 07, 2011

FADA DOS DENTES

Imagem retirada da net


Caiu o dente canino superior direito ao boneco, depois de muita luta e muitos dias a abanar e a doer...
E a fada dos dentes entrou em acção...

Thursday, December 01, 2011

CONSULTAS

Sexta-feira a amorinha teve consulta de estomatologia (dentista), seguida de consulta de cirurgia maxilo-facial.
Quando foi ao otorrino em Portugal eu disse-lhe que ela se queixava de dores na cara, na zona junto ao ouvido (eu pensava que era ouvido) e ele esteve a ver e disse que ela tinha um problema de oclusão, que era do maxilar e não do ouvido.
Assim, na consulta de pediatria do dia 18 eu disse isso à pediatra e ela enviou para estas duas especialidades.

A consulta de estomatologia foi muito rápida. Perguntou o que ela tinha, eu expliquei e ela apalpou o maxilar, espreitou dentro da boca e disse que deve ser dos dentes a nascer que fazem pressão e lhe fazem impressão, até porque ela só lhe dói quando mastiga coisas duras…
Depois perguntou se eu queria fazer uma radiografia, mas que não achava necessário… e assim saímos de lá.

A consulta de cirurgia maxilo-facial foi mais demorada, com o médico a ver o maxilar, a apalpar as articulações e a observar como ela abre e fecha a boca.
Ele diz que lhe parece que ela não tem nada, mas como ela se queixa há mais de um ano vamos observando. Deu-lhe cálcio para tomar e uma pomada para quando lhe doer.

Ontem foi a consulta de otorrino e estive a mostrar o exame de audição que ela fez em Portugal e a dizer que ela não ouvia bem e que o outro médico disse para ser seguida. Ele mandou fazer novamente o exame e os valores estão ligeiramente melhores, mas muito ligeiramente, com um pouco mais de curva, embora loge do que devia ser… num ouvido tem 210 e noutro 225 (o anterior era 200 nos dois – não me perguntem o que isto significa e eu só estou a registar aqui para mais tarde saber pois o exame fica no hospital…)
Vai continuar a fazer o Avamys, mas de manhã e não à noite, tomar Aerius quando estiver pior e continuar a ser seguida.

O boneco também teve consulta de otorrino ontem, mas não há nada a assinalar, ele só teve uma infecção na garganta em Julho e assim ele diz que já não recomenda que seja operado à garganta como tinha recomendado anteriormente.

Hoje foi a minha vez de ter consulta para mostrar o resultado da ecografia que detectou um pequeno mioma e o médico tinha recomendado fazer outro exame (hysteroscopy), mas a médica achou que não vale a pena, o mioma tem pouco mais de 1 cm e fez apenas a citologia e vamos ver resultados na próxima consulta, em Janeiro.


Monday, November 28, 2011

SOZINHO

E o meu menino grande foi sozinho para o futebol... e chegou bem e sente-se um homem grande...
E eu fico ao mesmo tempo feliz e triste.
Está a tornar-se independente e a ganhar asas... e a crescer tão rápido...
Imagem retirada da net

REUNIÃO NA ESCOLA

Quinta-feira foi dia de reunião de pais na escola dos filhos. Os professores são novatos e marcaram as reuniões seguidas pois acham que o horário é seguido à risca, sem atrasos. Eu avisei e, obviamente, atrasou.

O professor do boneco atrasou mais de 5 minutos a reunião, o que fez diferença para a reunião com a professora da amorinha….
No essencial o boneco está bem e recomenda-se, o problema das redacções demasiado curtas e directas, o problema de estar sempre a falar e o problema da falta de variedade pois fez uma composição em que todas as frases (e eram umas 5 ou 6) começavam com “I would”. Original, não?!

A professora da amorinha já estava à nossa espera quando chegámos, atrasados devido à reunião com o professor do boneco. Eu tinha avisado que não dava para chegar a horas e para ela mudar a reunião, mas ela disse que era impossível e que estava tudo combinado com o outro professor.

Fomos informados que afinal a amorinha não teve nenhum A porque as quatro professoras das quatro turmas decidiram que seria assim este ano no primeiro periodo.
A professora diz que já viu que ela não faz perguntas porque percebe as coisas, mas gostava que ela fizesse perguntas e que participasse mais a contar experiências que tenha tido parecidas com o que se está a falar na sala… andou à volta sobre como a poderia ajudar mas no fim não disse nada que me ajude a ajudá-la… o mesmo com a leitura, lê como um aluno do 3ºano mas diz que ela tira livros de nível muito baixo. Pedi à professora que a orientasse a escolher os livros na biblioteca pois na escola onde ela andava antes só podia tirar livros do ano em que estava e acho que a professora percebeu.
A professora explicou também que se estão à espera dos miúdos aprenderem no máximo até um nível e se eles aprendem até esse nível então não vão dar A porque não são excepcionais…. E eu fiquei com a sensação que A é uma raridade para esta professora… então se esta nota existe é para quê? Para ficar para a professora?... Não percebi e não gostei e lá tive de dizer à amorinah que ela não teve A porque a escola não dá A agora no primeiro periodo aos meninos dao 1ºano…
Em conversa com a professora do primeiro ano do boneco fiquei com a sensação que ela não concordava com esta política e ela ficou com pena da amorinha não ser aluna dela… tal como eu tenho pena desde que soube que não estava com ela, tenho a certeza que a minha menina esperta ainda ia aprender mais… e aprender nesta idade é tão bom pois é tudo uma brincadeira…

Depois foi a reunião com a professora de mandarim do boneco que acha que ele está bem porque não é chinês e não exige tanto dele como dos outros o que acaba por ser prejudicial pois eu queria que ele aprendesse mais. O pai lá esteve a pedir opinião da professora para poder ajudar o boneco a falar mais mandarim, mas fiquei com a sensação que ela não liga muito ao assunto. Pena não ser a professora do ano passado.

A reunião com a professora de mandarim da amorinha correu muito melhor pois ela disse que a amorinha é sempre a primeira ou segunda melhor a fazer os mini testes e testes na aula e que fala e ela parece-lhe que ela percebe. Está contente pois como ela é estrangeira estava preocupada se ia ser muito complicado. E nós estamos contentes pois parece-me que ela está a aprender.


Tuesday, November 22, 2011

NOTAS

Amorinha
É uma aluna excelente e esforçada que faz quase tudo bem feito, mas teve B a tudo, com um B+ a Inglês e excepção a música, em que teve A e a mandarim, a melhor nota em que teve A+, sendo que esta é a disciplina em que tem mais dificuldade…
Não sei se é da professora se é dela pois os comentários e a nota parece não ser a mesma criança…
Mas na reunião vou perguntar o que posso fazer para a ajudar a ser melhor estudante e ter “A” como mano, mais importante para a amorinha do que para mim.

Boneco
Este ano, em que não estava com nenhum tipo de expectativa, conseguiu surpreender-me ao apresentar-me um relatório quase só com “A”’s, apenas B+ a inglês e acho que não é por ele não saber a matéria, mas porque não é capaz de estar calado e de ouvir o professor… e A – a Música, também porque não se cala…

MENINAS

Sábado à tarde o papá e o mano foram ver as corridas do Grande Prémio e as “mulheres” lá de casa foram às compras. Domingo repetimos a dose. Parte de compras, parte de jardim e fomos as duas almoçar ao restaurante com ela toda contente por estarmos só as duas, embora meio perdida no jardim pois tem sempre o mano e sozinha comigo parecia que faltava algo.

CHECK UP

Sexta-feira foi dia de check up da amorinha.
Sexta-feira dos treinos do Grande Prémio e de muita confusão com o trânsito.
Deixámos o mano na escola com a incumbência de avisar a professora da mana que a mana só chegaria mais tarde pois tinha o check-upe fomos para o hospital.
Demorámos um pouco mais que o normal a chegar, num caminho que não é o normal, a tentar fugir ao trânsito.
Registo feito, foi medida: 1,20 cm e pesada: 25.4Kgs. Alguém me diz onde foi a minha bebé?!...
Recomendaram que fosse tomar o pequeno-almoço pois o trânsito atrasava a doutora. E ela quis ir comer uma sandes de ovo.
Voltámos ao local da consulta e não demorámos mais de 30 minutos a ser atendidas, afinal ela era a segunda.
A médica viu as anotações anteriores, perguntou se tinha visto o ex-pediatra dela que entretanto regressou a Macau e eu disse que ela teve de ir ver foi o médico em Portugal pois tinha ficado doente, segundo o otorrino de Portugal, com uma grande crise de rinite alérgica.
Informei e mostrei os exames, que foi nessa vez que descobri que a minha amorinha ouve mal e ela disse que ela tinha feito os exames em Macau e eu disse-lhe que não, que apesar de andar no otorrino no hospital há um ano, este nunca mandou fazer nenhum daqueles exames. Ela tirou cópia e disse para eu mostrar os exames ao otorrino na próxima consulta no fim deste mês.
Falei também que ela se queixa que tem dores junto do ouvido esquerdo e que o otorrino de Portugal disse que não tinha nada a ver com os ouvidos e que era um problema de oclusão, que a amorinha fecha mal a boca e daí que de vez em quando tenha dores.
Ela ouviu e tomou notas, depois foi examiná-la, perguntou se ainda tem dores de barriga e confirmei, embora me pareça que menos vezes.
Viu as pernas dela (cheias de arranhões, nódoas negras e afins, o mais recente um penso porque no dia anterior caiu nas escadas da escola e esfolou o joelho todo) e disse-me que ela não parava, o que eu confirmei. Dia que não tenha mais um arranhão ou ferida não é dia…
Nada especial a fazer, está bem e recomenda-se. Mandou para a consulta de cirurgia facial e estomatologia para ver se tem mesmo o tal problema de oclusão, mas informou que no hospital não há odontologia…
Saímos do hospital para a escola e, por incrível que pareça, não havia trânsito!

Tuesday, November 08, 2011

ACTUALIZAÇÃO SEM GRANDES NOVIDADES

O tempo passa e quase não dou por ele.
Ajudou a passar mais rápido e a ficar longe daqui ainda mais tempo o Festival da Lusofonia pois, como quase todas as pessoas das comunidades lusófonas, estive a trabalhar e, entre a chegada e a partida dos artistas, foram mais de 10 dias.
Mas correu bem e compensou todo o esforço. Em contrapartida vou ter mais uns dias de férias para passar com a família no Natal.

Os filhotes crescem a olhos vistos.
O boneco está um menino lindo que vai mantendo o seu esforço para perder peso e estamos nos 40 kg, menos 3 kg do que à data da consulta, no dia 9 de Setembro. Até Março vamos conseguir a minha meta de 38 kg, mas não sei se a do nutricionista de 36 kg…
Cada vez está mais teimoso e com a mania que sabe as coisas, mas é muito dependente e tem medo de andar sozinho. Num dos dias em que veio da escola e foi ao futebol, saiu do autocarro ao lado do futebol, mas ninguém saiu com ele e ele ficou preocupado. A irmã foi para casa e assim não era preciso ficarem à espera de outro autocarro. Estou sempre a dizer que ele está a ficar crescido e que há coisas em que tem de ficar mais responsável e mais independente.

A amorinha continua linda e bastante marota, mas é uma menina muito responsável que faz os trabalhos de casa sozinha quando chega da escola. Está a fazer a contagem decrescente para deixar de ir às aulas de natação e de vez em quando deixo-a fazer gazeta pois ela já sabe nadar e não me parece que ande a aprender algo de novo. Acho que em Janeiro deixa de ir. Tem de fazer desporto e eu disse-lhe e ela escolheu futebol com o irmão e como o irmão. Já há quase um mês que também treina hóquei em patins e já fez dois jogos com os rapazes. É quase sempre a única menina e é a mais pequena pelo que passa o tempo no chão que ela é destemida e coloca-se à frente dos outros para lhes tirar a bola. O resultado é ir parar ao chão. E eu fico aflita que se tenha magoado, mas sorrio e digo-lhe para ser forte e continuar. Mas custa… preferia que fosse para o ballet ou algo mais de “menina”.
Continua a falar da morte, mas desde que começou a catequese, em meados de Setembro, que aceita melhor e já não chora. Diz-me que estou no coração dela e que vou lá ficar para sempre, mesmo depois de eu morrer e que, mesmo sabendo que eu não lhe posso responder (quando morrer), vai falar comigo como fala com Jesus… parece-me que estamos a avançar

Monday, October 10, 2011

ACTUALIZAÇÃO/ NOVIDADES… OU TALVEZ NÃO

O tempo, sempre o tempo o grande culpado para não conseguirmos fazer tudo aquilo a que nos propomos.
Este blog era para escrever os meus pensamentos e as minhas dúvidas durante o crescimento dos bonecos, mas está cada vez mais abandonado.
Não é que não tenha coisas importantes para registar ou que não tenha dúvidas pois estas parece que crescem conforme eles vão crescendo, o que parece que tenho é cada vez menos tempo.

BONECO
Tem-se portado melhor na escola, não anda tão distraído nem tão refilão, mas anda muito chorão… se eu chamo a atenção para alguma coisa começa logo a chorar, se fica chateado também e às vezes nem sei o que lhe dizer. Não posso deixar de ralhar com ele nem de chamar a atenção quando faz asneiras mas detesto vê-lo a chorar. Entretanto a explicadora de chinês também diz que ele está melhor este ano em termos de comportamento. Esperemos que continue assim!
De vez em quando tem umas crises de parvoíce que deve ser da idade pré-armário (pré-adolescência) mas de momento não me lembro de nenhuma, tenho de registar para mais tarde.

Nos patins parece que perdeu um pouco do medo e no último treino até conseguiu jogar alguma coisita que se visse, mas ainda tem muito que aprender.

Depois da consulta com o nutricionista tem estado a fazer um grande esforço para comer menos e melhor embora ainda refile de vez em quando se lhe digo para comer mais devagar e para comer sempre sopa antes da refeição. Mas conseguiu perder 2 kg e está feliz da vida, pesa agora 41 kg!

Para mais tarde me lembrar: Começou a tomar Bronco Vaxon do dia 8 de Outubro, de manhã em jejum e vai tomar durante 10 dias, depois pára e recomeça a tomar a 8 de Novembro mais 10 dias, pára novamente e recomeça a última parte a 8 de Dezembro. A amorinha também está a tomar.

AMORINHA
Está uma menina crescida que adora a nova escola e estar na mesma escola que o irmão, virem juntos para casa e encontrarem-se à hora de almoço na cantina.
Adora estudar e já tirou 100% a chinês, a única com 100% e que não é 100% chinesa, como ela própria veio dizer. Ela, tal como o irmão, está na turma de chinês para chineses e no início houve alguma resistência dos professores em colocá-los nessa turma exactamente por não serem 100% chineses e foi preciso alguma insistência nossa.

No sábado passado, a amorinha não queria ir ao treino de hóquei em patins e no fim acabou por decidir jogar e tem menos medo do que o irmão e tenta tirar a bola aos outros jogadores.

As aulas de piano continuam a correr muito bem e o professor está sempre a dizer que ela tem muito jeito e que tem muito bom ouvido. Já sabe várias músicas (talvez umas 10), tantas que até ela lhe perdeu a conta :P

NÓS
No passado dia 29 de Setembro acordei às 6:39 da manhã com o telemóvel a tocar e alguém que me dizia que estava T8 e por isso não havia escola. Achei tão estranho que nem percebi muito bem. Inicialmente achei que era a amorinha que não tinha escola, mas depois cheguei à conclusão que me tinham telefonado da turma do boneco. E lá fui ver as mensagens recebidas e confirmar que estava içado o sinal 8 de tufão, coisa muito rara ultimamente em Macau. E informaram logo que ia estar tufão 8 toda a manhã. Por volta das 11h da manhã já informavam que ia estar tufão 8 toda a tarde, foi uma surpresa. Passámos um belo dia em casa e aproveitei para arrumar mais umas coisas. E o tufão Nesat passou por Macau, fez alguns estragos, e deu-nos um dia de descanso!
Neste dia em que fez 4 anos que a minha avó partiu e de quem a amorinha ainda fala. Aliás, o tema da morte está sempre presente e falamos muito dele, agora com ela a aceitar que mesmo quando morrer vou estar semre dentro do coração dela e já não chora!



Continuamos a fazer arrumações lá em casa e ainda falta montar um dos armários da casa de benho que fomos comprar ao IKEA. O da nossa casa de banho já está, falta o da casa de banho dos miúdos. Foi dificil, pois desde Março que estávamos à espera que os referidos armários chegassem!

No feriado chinês de 5 de Outubro (uma feliz coincidência com o 5 de Outubro português!) recebemos a madrinha do boneco e o marido que gostaram muito da nossa “nova” casa. Eles conheceram a casa antes das obras e gostaram de como a casa ficou depois das obras. E, como disse, ainda andamos a arrumar e a tentar que fique com um ar mais apresentável pois ainda há coisas em cima de móveis por arrumar (a tal falta de tempo…). Também gostaram muito dos quartos dos bonecos.

Ontem fomos ver o musical FAME e o boneco adorou. Para a amorinha foi demasiado comprido e passou o tempo a perguntar se já era noite. Ela gosta, mas 2h30 é um pouco comprido.
Eu também gostei, lembrou-me os tempos de juventude quando via a série na televisão! Muito bom!

Thursday, September 08, 2011

CUSTAM A CHEGAR E PASSAM A VOAR

Só poderia estar a falar das férias…
Este ano fomos de férias ligeiramente mais tarde do que costumamos ir e daí que tenham custado a chegar.
Até os bonecos perguntavam porque ainda não tínhamos ido a Portugal, que férias de Verão nem dão direito a discussão, é Portugal. Ponto assente. Eles adoram o tempo que lá passam.
Este ano não foi diferente e posso dizer que correu tudo muito bem.

Eu e o papá tratámos de algumas burocracias com bancos e afins que precisávamos de tratar, embora tudo muito lento, pois “sabe, Agosto é mês de férias…” – a desculpa mais ouvida… mas quando alguém vai de férias ninguém assegura o trabalho dessa pessoa? Não percebo muito bem essa parte, talvez por isso o país esteja como está…

Os bonecos foram de férias sozinhos com o meu pai, a mulher dele e o meu irmão T.
Também influenciou a decisão da amorinha no sentido de ela querer ir saber que a namorada do tio T. também estava de férias no Algarve. Para a amorinha a “tia to be” é muito gira, “parece a Barbie”.

Mais visitas a família e amigos e algumas compras e as férias estavam no fim…
No resumo foi bom, soube a pouco e estou mais cansada que antes de ir, mas fiz quase tudo o que queria fazer o que não é nada mau para Agosto!

Wednesday, August 31, 2011

HAPPY BIRTHDAY TO ME!



Pois, a data do post foi aldrabada que o tempo não chega para tudo (principalmente depois de regressar de férias), mas queria deixar aqui a foto do meu bolinho dde aniversário feito por "moi"







Tuesday, August 02, 2011

FINALMENTE



Férias!!!!



É hoje à noite que rumamos a Hong Kong para passar a noite no hotel do aeroporto e amanhã de manhã partimos para o nosso à beira mar plantado Portugal.



Os bonecos estão impacientes, as malas estão feitas e só falta mesmo o dia de trabalho acabar... para depois enfrentar as várias horas de viagem... e custa tanto, mas vale tanto a pena!



A quem vai de férias, boas férias, a quem já foi e a quem fica, bom trabalho!!!






3-25/8 - Portugal!!!



Monday, July 18, 2011

QUASE FÉRIAS

O tempo voa (acho que já disse isto demasiadas vezes) e a vontade de andar por aqui aliada à falta de tempo fazem com que este cantinho onde registo muita coisa importante ande um pouco abandonado.
Mas eu vou aparecendo e registando datas a não esquecer.

O boneco começou o campo de férias e está a adorar. Tem estado a fazer qualquer coisa em feltro, a coser como ele diz e foram à piscina e à praia.
Uma semana depois foi a vez da amorinha se juntar ao mano pela primeira vez, pois só aceitam crianças a partir dos 6 anos e ela agora já é “grande”.

Os bonecos estiveram doentes, mas desta vez foi algo muito ligeiro, uma virose que lhes fez, além da febre, umas pintas vermelhas no céu da boca. A amorinha ficou com febre no sábado à noite, durante 24 horas e o boneco ficou na segunda-feira à noite, também durante 24 horas.
Aproveitámos para ir ao pediatra deles que regressou a Macau e eles ficaram muito contentes. As instalações desta clínica são muito boas e muito centrais mas só funciona durante as horas de expediente (excepção feita ao sábado) o que não dá muito jeito para quem trabalha.
Entretanto a amorinha pesa 23.5 kg e mede 1.21 m e o boneco pesa 41.5 kg e mede 1.43 m. Estão crescidos!

Fim-de-semana é quase sempre sinónimo de Hard Rock, mas ficámos alguns fins de semana sem ir lá. Regressámos ontem para o boneco partir um dente. Bateu com a boca e o dente no fundo da piscina pequena que tem 75 cm de água. Uma brincadeira parva qualquer. Logo para azar é o dente definitivo da frente em cima do lado direito. Vamos ao dentista mais logo…

No passado dia 16 de Junho decidimos finalmente comprar bilhetes para ir de férias ao nosso Portugal, que os bonecos começavam a ficar impacientes por acharem que não íamos lá este ano, hipótese posta face aos elevados preços dos bilhetes. Vamos estar de férias entre 3 e 26 de Agosto. Aproxima-se a data da partida e os bonecos estão impacientes!

Friday, June 24, 2011

NOTAS

O boneco trouxe ontem para casa as notas finais da sua terceira classe, terceiro ano ou lá como se chama agora. Para ele que estuda em inglês é Grade 3.
Comparativamente com o resto do ano piorou bastante. Deixou de ser um menino que tinha quase tudo “A” para ter metade “A” e metade “B”, sendo que um é B menos e outro B mais. Mas, nem é as notas em si que me irritam, mas ao ler a apreciação dos professores ver que foi ele próprio com as suas brincadeiras e manias de fazer de palhaço dos outros que o prejudicou nas notas, que ele até teve boas notas em alguns dos testes, mas depois a avaliação nas aulas é muito baixa. Como ele faz tudo muito rápido depois volta-se para trás para conversar com o colega que está atrás, ou faz coisas engraçadas e os colegas estão atentos às patetices que ele está a fazer em vez de ouvirem o professor. E daí a nota baixa da avaliação nas aulas.
Esta noite vou ter de falar com ele. Agora já não há nada a fazer, mas quando a principal recomendação que o professor faz para quando ele estiver no Grade 4 é para se concentrar nas coisas e não levar os colegas a fazer asneiras nas aulas nem no recreio fico preocupada com o que pode acontecer no próximo ano…
Vamos ver o que ele vai dizer.

Monday, June 20, 2011

POR ONDE ANDAMOS

Pois, continuamos por Macau…
Os dias passam, ou melhor voam e quero fazer tanta coisa…
Vou fazendo algumas, mas outras vão ficando para depois…

CONSULTA
Os bonecos tiveram consulta no dia 20 de Maio (há um mês!), o que quer dizer que este post já devia ter sido escrito há muito tempo, mas para efeitos de registo do que os pequenos têm crescido, aqui ficam os números.

Boneco (no dia da consulta a 6 dias dos 9 anos!!!):
Peso: 40.8 kg (depois de ter perdido 6kgs quando esteve com a amigdalite e a estomatite e recuperado 2Kg). A médica achou que ele está muito gordo porque o peso dele está acima do percentil 95 e mandou-o para uma consulta com o nutricionista que ficou marcada para Setembro (depois das férias em Portugal, vai ser lindo!).
Altura: 1,42m

Amorinha do alto dos seus 6 anos (no dia da consulta feitos há 3 dias):
Peso: 23,400 kg
Altura 1,16 m (mas como é que ela cresceu tanto?!!!)
Está bem e recomenda-se. Nada especial a assinalar.

Ah, os dois têm de ir ao dentista porque ele tem os dentes definitivos com manchas amarelas e ela tem os dentes muito tortos. Tenho de tratar disso quando eles estiverem de férias no próximo mês.

Ela vai voltar em Novembro, ele diz que não precisa… ainda bem que o pediatra deles está de regresso a Macau para dar consultas.

FIM-DE-SEMANA (4-6/06)

E, este foi um fim-de-semana prolongado, com um belo feriado na segunda-feira, por acaso o último até 13 de Setembro (mas é melhor nem pensar no assunto!).
Sábado foi um dia cheio, estive a fazer um bolo para o crisma da filha de uma amiga e eu sou caloira e demoro muito a fazer a decoração em pasta de açúcar. Comprámos um piano eléctrico para a amorinha praticar o que aprende nas aulas. Cada vez gosta mais das aulas de piano e já sabe tocar duas músicas completas, o Parabéns a Você e o “Twinkle, twinkle little star”.
Domingo foi um belo dia de descanso na piscina no Hard Rock.
E segunda feira foi descanso para os papás e amorinha que o boneco teve escola :P

FIM-DE-SEMANA (11-12/06)
Mais um fim-de-semana que voou…
Sábado tive aula de decoração de bolos quase todo o dia (começou às 11h e acabou às 16h), Um fartote de flores em glacê real (royal icing).
À noite era a grande final do torneio de hóquei em patins do meu boneco. As duas equipas estavam empatadas e quem ganhasse o jogo ganhava o torneio. Calhou à equipa do boneco e ele estava todo contente.
Domingo foi a festa de encerramento da catequese deste ano lectivo e à tarde o boneco esteve a estudar pois tinha exame de chinês na terça-feira. Ele detesta chinês e lá vai fazendo um esforço porque eu e o pai insistimos que o chinês faz falta. Mas ficou feliz porque tirou 90.5 valores no teste!

FIM-DE-SEMANA (18-19/06)
Sábado fui à China com a madrinha do boneco. Há meio ano que não passava a fronteira. Como as coisas mudam!
Andámos nas calmas, sem pressas e sem nada programado.
Fomos arranjar as unhas e “descobrimos” uma maneira nova, sem ser as unhas de gel, de um verniz que dura mais tempo que é aplicado e depois seco com luzes ultravioleta. Quando acabam de pintar as unhas já estão secas!!! Eu, que nunca arranjo as unhas porque estrago logo a “pintura” fiquei muito contente. E a rapariga diz que dura um mês! Enfim, coisas de mulheres!
Fiz algumas compras e regressei a casa para acabar a minha maratona das rosas para o curso de decoração de bolos.
Domingo foi dia de piscina no Hard Rock! Dia de descanso e de divertimento para os miúdos que encontram lá sempre alguém conhecido.

Tuesday, May 31, 2011

FADA DOS DENTES



E, ontem à noite, a fada dos dentes foi chamada cá a casa para recompensar uma amorinha pela perda do dente superior central esquerdo.

Estávamos a jantar e ela a reclamar que tinha dói dói na boca que estava com sangue e eu fui limpar com o guardanapo para ver e o dente foi todo para trás, pelo que segurei o dente e experimentei puxar ligeiramente e fiquei com o dente na mão.

O dente definitivo já está a espreitar e parece-me que não vai ficar muito tempo desdentada.

Com este são 3 dentes que já caíram!

A minha amorinha está a ficar grande…

Thursday, May 26, 2011

9 ANOS!

9 anos!
Há 9 anos que sou mãe!
Foi contigo, meu boneco que aprendi a ser mãe, que me tornei mamã, a tua mamã!
É contigo que todos os dias aprendo e que vou dando o meu melhor para te ensinar, para te encaminhar, para te guiar, mas por vezes és tu que me ensinas tanto!
Meu menino grande e lindo!
Quase tão grande como a mamã e quase tão pesado também. Menino que já tem as mãos do tamanho das minhas, mão que já não cabe fechada na minha, mas que me dá a mão para caminhar-mos lado a lado. Menino esperto, inteligente e preocupado. Generoso embora um pouco impaciente e distraído.
Menino que não gosta que a mana fale de morte porque diz que não pensa nisso mas quando ela fala tem medo.
Menino que todos os dias se mede comigo para ver se já está do meu tamanho.
É um boneco lindo, o meu sonho de ser mamã concretizado neste menino que demorou a chegar às nossas vidas, mas que a mudou de uma forma doce.
Meu menino grande e forte, mas ao mesmo tempo tão fraco que mal adoece se vai abaixo num instante, demora a recuperar e emagrece.
Menino feliz que me diz que quando tiver 15 anos ainda me vai dar beijinhos e que quer ficar comigo sempre.
Hoje, tudo o que escrever não será suficiente, não terá a dimensão nem a profundidade do meu amor por ti, por isso desejo-te apenas um dia muito feliz!
Parabéns, meu amor!





O bolinho feito pela mamã que foi para a escola para festejar com os amigos!


Posted by Picasa





Posted by Picasa

Monday, May 23, 2011

FIM DE SEMANA EM GRANDE

Sexta-feira começou com a récita de pátua pelos Dóci Papiaçam e a peça “Qui pandalhada”, uma comédia alusiva ao “pandamónio” que se vive nesta cidade à volta dos pandas e como quase tudo gira à volta deles e dos casinos. Uma peça muito divertida, que eu achei que foi muito bem conseguida e muito actual, com novos actores (amadores) que nem o pareciam!

Sábado de manhã fomos para Hong Kong. Os bonecos abdicaram da festa de anos a favor de uma visita à Disneylândia de Hong Kong. Tivemos a sorte do barco das 8:30 ser jetfoil, que abana muito menos e eu e a filha não enjoámos e chegámos bem a Hong Kong. Depois fomos ao hotel deixar as coisas, para depois ir para a Disneylândia. Desta vez escolhemos o Holliwood Disney Hotel, para conhecer dado que já conhecíamos o outro, mas eu achei este hotel muito movimentado e muito confuso com imensa gente em todo o lado e muitos grupos da China.
O quarto só está disponível a partir das 15h e fomos para a Disney, onde chegámos às 11h30m.
Fomos ver o espectáculo do “Rei Leão” a que se seguiu a parada e o almoço.
À tarde, boneco e amorinha com interesses diferentes fizeram com que nos separássemos e eu fui com a minha princesa à procura das princesas e outros “bonecos” da Disney para tirar fotografias e ele foi com o pai para a “Tomorrowland”, à procura do Buzzlightear do Toy Story.
De vez em quando eles encontravam-nos e aproveitaram a “boleia” e o boneco lá tirava umas fotos com os bonecos da Disney.
Por volta das 15h, depois de sairmos do espectáculo do Stitch estava a chover torrencialmente e nós só com um chapéu de chuva (o outro estava no hotel…). Vimos umas lojas, tirámos fotos com o Buzzlightear e a chuva lá acalmou um pouco, com intervalos de chuva fraca e chuva torrencial, o que permitiu que se passeasse mais um pouco até perto das 19h.
Regressámos ao hotel, ensopados com as roupas e calçado molhados e tomámos um banho e secámos o calçado com o secador. Depois descemos para jantar, no restaurante do hotel que estava cheio (ainda bem que fizemos reserva antes!) e ainda fomos às compras na loja do hotel para alegria da amorinha que adora compras.
Depois foi descansar que a chuva caía forte lá fora e havia a esperança que no dia seguinte estivesse melhor.

Domingo acordámos por volta das 8h com um dia cinzento e molhado. Fomos tomar o pequeno-almoço e depois, como estava apenas a chuviscar, fomos ver o jardim do hotel para ver os carros antigos, que afinal são apenas dois. Quando estávamos a meio caminho do regresso ao hotel começou a chover torrencialmente e tivemos de correr para não ficarmos ensopados.
Fomos ao quarto buscar as coisas, fazer check-ou, deixar as malas e fomos para a Disney. Já chovia um pouco menos.
Chegámos ao parque por volta das 11h. Fotografia com o Pluto logo à entrada e depois a divisão do boneco com o pai para conduzir os carros e da amorinha com a mamã para ver as princesas. Foi içado o sinal preto de chuva torrencial e ouvimos nos altifalantes que o comboio tinha sido suspenso.
Fotografia com as princesas e depois ir descobrir onde a Branca de Neve aparecia para tirar foto e pedir autógrafo. Descoberto o sítio, que por sinal é bem escondido, ficámos lá à espera que a rapariga queria ser a primeira (tal como com a Cinderella e a Aurora!).
Depois fomos novamente ao jardim onde tínhamos estado no dia anterior a tirar fotos com o Pateta e o Pluto tirar novamente foto. O boneco apareceu mesmo a tempo de se juntar à foto.
Depois começou novamente a chover torrencialmente e os microfones pediam às pessoas que fossem para as actividades em recintos cobertos. Fomos ver o “livro do Pooh” mas a amorinha não gostou. Quando saímos estava a chover um pouco menos e fomos almoçar, já deviam ser 14h.
No restaurante estava um tipo a fazer bonecos com balões e a amorinha pediu uma minnie e o boneco um extraterrestre do Toy Story.
A seguir assistimos à parada que devido à chuva era algo bem mais simples, apenas três carruagens de comboio, cobertas com um telhado que parecia um guarda-chuva.
Ainda passeámos mais um pouco e depois, o sol resolveu espreitar, mas eram horas de regressar…
Mesmo com chuva foi um fim-de-semana que eles adoraram e a amorinha já faz planos para voltar!

Tuesday, May 17, 2011

6 ANOS

Hoje é o dia que tanto esperaste, o dia do teu aniversário, o dia em que cresces e passas a ser uma menina. A minha bebé cada vez é mais uma recordação escondida na minha memória, uma nostalgia que fica no meu coração.
Mas serás sempre a minha bebé, a minha menina que adora mimos e que se preocupa demasiado para a idade com a morte, com a minha e com a própria morte. A minha menina que é muito feliz e sorridente durante todo o dia, mas que se deita e se abraça a mim a soluçar porque tem medo de morrer e tem medo de eu morrer. A minha menina que adora toda a gente e que conquista toda a gente com o seu sorriso lindo e a sua simpatia. A minha menina marota e traquina, que decidiu agora que quer aprender piano. A minha menina independente que chama a mamã para ir com ela à casa de banho de noite porque não quer ir sozinha. A menina que se preocupa que quando for mamã não sabe tomar conta dos meninos dela e que se preocupa que quando ela for velha os meninos dela não sabem tomar conta dela, mas que me diz que vai tomar conta de mim e dar-me banho quando eu for velha.
Minha menina, minha amorinha, tão pequena de tamanho e tão cresicda, tão preocupada e tão doce!
Hoje ficaste na escola com um sorriso de orelha a orelha e um ar maroto pois todos adoraram o bolo que a mamã fez para ti, um bolo especial, decorado como tinhas pedido.
Minha amorinha linda, o que mais desejo é que sejas sempre muito feliz e que estas tuas preocupações demasiado adultas para a tua idade diminuam para nunca assombrarem a tua felicidade.
E espero estar sempre por perto para te dar todos os abraços e beijinhos e miminhos que tanto gostas!
Um dia muito feliz!














Posted by Picasa

Monday, May 16, 2011

DIVAGAÇÃO SOBRE ESCOLAS

Escolher uma escola é escolher o futuro deles…
Acredito imenso nisto e tenho imensas dúvidas sobre qual a melhor escola e o que será melhor para eles, onde serão mais felizes e onde ficarão mais bem preparados para o futuro…
Já não é a primeira vez que falo do assunto aqui no blog e é um assunto que há muito que me preocupa e acho que sempre me vai preocupar… cada passo em frente, cada decisão nova, cada contratempo, cada recuo ou avanço faz-me questionar a minha decisão.
O boneco não entrou na escola que inicialmente tínhamos escolhido para ele, frequentou outra que ele detestou durante um ano e depois mudei-o para a escola onde está actualmente e que ele adora.
A amorinha entrou para a escola onde o irmão não entrou, provavelmente mais devido a “uma palavrinha” de alguém influente ao director da escola do que por mérito dela… Ficou lá 3 anos embora desde o início que eu não tenha gostado muito do método de ensino. O pai também tem gostado cada vez menos e o ano passado tentei mudá-la para a escola do mano, mas ela não queria e não queria mudá-la contrariada. Passei este ano a tentar convencê-la e finalmente ela aceitou mudar.
Hoje foi a entrevista e nós, pais, ficámos lá dentro com ela e com a professora, que foi a mesma que entrevistou o mano para entrar para a mesma escola. A entrevista correu muito bem e ela respondeu bem a tudo e a professora no fim disse que ela não vai ter qualquer problema para entrar para esta escola mas que não é ela que toma a decisão final e sim a directora que não estava lá quando acabámos a entrevista.
Sei que muita gente vai criticar esta nossa decisão pois a escola onde ela anda agora é muito bem vista pela comunidade mas eu sinto que ela aprende melhor na escola onde está o mano, onde os ensinam a pensar por eles mesmo e não apenas a decorar as coisas sem razão de ser. Onde aprendem coisas mais relacionadas com o dia a dia e com o que está a ser mais noticiado, como por exemplo agora de há uns tempos para cá andaram a estudar o Japão pois estava a ser muito falado por causas do terramoto e tsunami.
Outra das razões para a mudar de escola é o facto de nestes 3 anos nunca ter tido um professor que me parecesse competente para ensinar inglês bem, a primeira professora era coreana, a segunda do Zimbabué e este ano de Xangai (e por acaso até dá erros ortográficos que estão numa nota que enviou para casa…).
Com os dois na mesma escola será também mais fácil gerir férias pois actualmente não são coincidentes.
E, não gosto deles estarem em escolas diferentes pois parece que estava a fazer distinção em relação à educação deles, algo que nunca quis fazer.
Enfim, só espero que esta seja a melhor decisão e que ela seja feliz!

DATAS IMPORTANTES

Para não esquecer que foi no dia em que ficou doente que a amorinha ficou pela primeira vez no quarto dela, na sexta-feira, dia 29 de Abril.
Estava prevista a mudança para um quarto só para ela quando regressámos à nossa casa depois das obras, mas no dia da mudança não consegui arrumar o quarto dela e ela ficou no quarto do mano. Era para ser uma semana mas foi-se estendendo até que ela perguntou porque ainda não dormia no quarto dela e estava decidido que era naquela sexta-feira que acabou por coincidir com ela doente. Foi uma transição suave e ela adora o quarto dela.
No dia 2 de Abril, que foi o dia da mudança foi a primeira noite que dormiu numa cama sem protecção lateral e a cama dela também não tem protecção lateral.
E no sábado passado caiu da cama pela primeira e única vez, mas como eu coloquei o meu tapete de Pilates ao lado da cama não se magoou e nem me chamou, eu é que ouvi o barulho e fui lá.

Thursday, May 12, 2011

AGORA ELE

Na quinta-feira queixava-se que lhe doía a garganta… sexta-feira foi para a escola a queixar-se que estava mal disposto. Regressou da escola a meio da tarde com febre (38.5º C), pedi para lhe darem Benuron e, quando saí do trabalho fomos às urgências do hospital. Chegámos às 18:18 e havia apenas 4 crianças registadas pelo que pensei que fosse rápido. Pesaram-no (43.8kg), verificaram a febre e disseram que não tinha febre (37º C). Informei que tinha tomado Benuron às 16h, mas obviamente não ligam. Não “mostras” a febre no hospital é porque não tem!!!
Foram atendendo os 4 miúdos à frente dele e quando esperava que o chamassem a seguir pararam de chamar e ficou sem médicos… Pensei que fosse mudança de turno, mas ficou 1h sem médico e a sala cada vez mais cheia de miúdos à espera de serem atendidos…
Exactamente 1h depois lá o chamaram, já com várias pessoas a reclamar que como era hora de jantar os médicos tinham ido jantar e as crianças que esperassem…
Fomos atendidos por uma médica a quem expliquei que a irmã tinha tido uma infecção na garganta e que me parecia que ele devia ter o mesmo. Auscultou-o, viu-lhe a garganta e fez a mesma observação “não tem febre” e lá tive de voltar a explicar que tinha tomado 12.5 ml de xarope Benuron às 16h…
Receitou-lhe Augmentin (5 ml) duas vezes por dia e Maxilase (8ml) 3 vezes por dia. Perguntei se tinha a certeza em relação à quantidade de Augmentin pois ele é muito grande para a idade e até a irmã que só tem 5 anos tomou 7.5ml. Além disso, em Setembro do ano passado tomou 10ml, mas a médica respondeu que aquela quantidade já era uma dose muito grande.
Em casa verifiquei a quantidade indicada para a idade e peso dele e decidi que ia manter os 10ml que ele já tinha tomado em Setembro.
Sexta-feira passou a noite com febre, assim como o dia de sábado e domingo. Mas no sábado à noite começou a vomitar, domingo durante o dia pareceu melhorar, mas à noite voltou a piorar e continuou com febre. Segunda-feira de manhã, levei-o novamente ao hospital, onde esperámos pouco mais de meia hora e haviam 10 crianças à frente dele. Como estava medicado mais uma vez não tinha febre… E perdeu peso, pesava 40Kg. Expliquei à médica que ele continuava com febre e agora estava também a vomita e com diarreia… informei que tínhamos ido ao hospital na sexta-feira e que já estava a tomar Augmentin. Receitou-lhe uma série de xaropes dos quais só lhe dei o Motilium (8ml 30m antes de comer) para parar de vomitar pois com ele a vomitar quanto mais xaropes lhe desse mais ele vomitava.
Pedi atestado para a escola dele para dois dias e pedi um dia para mim pois terça-feira era feriado mas ela queria dar apenas um dia para ele também e estive a explicar que mesmo sendo feriado ele tinha aulas e depois queria dar dois dias para mim… e lá tive de recusar pois para mim era feriado… ah, e foi verificar se eu tinha estado de atestado na sexta-feira, como se isso tivesse alguma influência!
O dia de segunda-feira foi para esquecer com ele a vomitar e ainda com febre. Terça-feira começou a melhorar um pouco e a tentar comer apenas arroz branco cozido só com água e a febre começou finalmente a dar um pouco de tréguas e ele começou a fazer intervalos de 8 a 9h entre supositórios. À noite antes de dormir ainda tinha 38.4ºC e foi o último supositório. Comeu arroz branco antes de dormir e aguentou-se a noite toda sem vomitar e sem febre.
Como ainda estava fraco decidi mantê-lo em casa ontem e informei o professor da minha decisão e do facto de não ter justificação médica, mas na escola dele não faz mal.
Hoje foi para a escola, muito mais magro e ainda meio fraco. Vi-o à hora de almoço e disse que estava bem.
E espero que se tenha acabado a maré de doenças por cá…


(Data alterada dado que o blogger esteve uns dias que não me deixou publicar nada)

Thursday, May 05, 2011

GOOOOOOLO!

E, no sábado, dia 30 de Abril, o mu boneco marcou o seu primeiro golo "a sério" num jogo de hóquei em patins, golo que eu não vi pois estava em casa com a amorinha doente.
E, como o meu boneco estava feliz com o golo que marcou!!!

Wednesday, May 04, 2011

DOENTE

Imagem retirada da net



Quinta-feira, saiu da aula de piano de casaco vestido, a dizer que estava frio na sala. Achei estranho. Olhei para ela e achei que tinha “olhos de carneiro mal morto” e disse ao pai para ver se ela tinha febre pois tinha cara de doente. Fui à minha aula de kickboxing e ao sair o papá estava à minha espera: a amorinha tinha febre.



A noite foi mal dormida, o xarope para a febre não aguentou as seis horas e a febre subiu. Não foi à escola na sexta-feira e eu não fui trabalhar, levei-a ao centro de saúde, mas com o efeito do xarope só tinha 37.3 de febre e não lhe ligaram muito. O médico receitou-lhe 4 supositórios (!!!) Benuron, mais um xarope para o ranho sair e outro para a gripe comum, além de Tantum Verde. E deu-me atestado a mim e, por insistência minha, também para ela pois mais uma vez queria que eu tirasse fotocópia do meu atestado para entregar na escola, mas a escola não quer…



A febre não baixou, antes pelo contrário, subia aos 39 a cada 3 horas e comecei a intercalar o Benuron e o Brufen. Sábado decidi que não podia continuar assim e fui às urgências de pediatria no hospital. Estava a abarrotar de miúdos com febre. Quando lá chegámos a amorinha já estava com 38.5 de febre e ainda faltava meia hora para tomar nova dose de Benuron pelo que lhe deram 7 ml de Brufen e mandaram por gelo debaixo das axilas para ajudar a baixar a febre. Duas horas depois lá fomos atendidas. A médica observou-a e disse que tinha uma infecção na garganta. E receitou-lhe antibiótico: Augmentin 5 ml duas vezes por dia e continuar com os outros medicamentos.



A febre continuou sempre alta, à volta dos 38 – 39 a intervalos de 4 horas no sábado e 5 no domingo. A noite de domingo para segunda-feira ainda teve febre alta e decidi que não estava em condições de ir à escola. Além disso acordou com a boca cheia de sangue, a cuspir sangue, pelo que segunda de manhã fomos novamente ao centro de saúde. A ideia era apenas ir buscar um atestado para ela entregar na escola.



Pesaram-na (23.8kg, com jeans, t-shirt, meias e sapatos) e mediram-lhe a febre que acusou 38.9 (mas no meu termómetro dava apenas 37.7 e ela estava bem disposta pelo que não acredito muito na medição deles). No centro de saúde não há pediatria, só clínica geral e apesar de estarem dois adultos antes dela à espera, o médico chamou-a logo.



Mais uma vez, pela terceira vez, tive de contar a história, que começou com febre desde quinta-feira ao fim do dia e as visitas ao centro de saúde e hospital e que estava a tomar antibiótica desde sábado à tarde. Viu-a e disse que como a febre tinha mais de 3 dias era preciso ir às urgências de pediatria para ser observada. Fez uma carta e lá fomos nós para o hospital. Depois de mais 2 horas de espera fomos atendidas por uma médica muito simpática que viu o registo dela e fez as contas há quanto tempo estava a tomar antibiótica, segunda era o terceiro dia e há quanto tempo estava com febre. Observou a garganta e disse para eu ver também que estava muito vermelha e inchada e que era muito provável que o sangue fosse da garganta. De qualquer modo, mandou fazer uma radiografia aos pulmões. Mais espera, ida à radiologia das urgências de adultos, mas o técnico não estava e voltamos para a pediatria para esperar até ele regressar. Nova ida até à radiologia, radiografia feita e regressar à pediatria para esperar que a médica estivesse livre.



Finalmente a médica chamou-a e disse que a radiografia tinha mostrado que os pulmões estavam limpos e não tinha nenhuma infecção nem tuberculose, o que confirmava que o sangue era da garganta.



Aumentou a quantidade de Augmentin para 7.5 ml pois ela é grande e receitou-lhe um comprimido que eu tenho de esmagar para ela tomar com água pois não o consegue engolir para a sinusite que diz que é para a ajudar a respirar melhor e receitou também mais Benuron xarope (7.5 ml).



Eu pedi atestado para a escola da amorinha e ela deu 2 dias e quando perguntei se também pedia dar para mim perguntou se eu trabalhava no governo e se precisava de trabalhar ao que respondi que na segunda-feira não pois era tolerância, mas na terça precisava. Deu-me atestado para dois dias. Segunda-feira à tarde comecei finalmente a ver melhoras na amorinha com a febre a dar um pouco de tréguas. A noite de segunda para terça-feira foi finalmente uma noite descansada em que não precisei de estar a medir a febre de 3 em 3 horas e ontem tive uma amorinha muito bem disposta e sem febre!!!



Continuamos o Aumengtin (são 7 dias no total) e os comprimidos para a sinusite (tem de tomar ao todo 4 dias) e hoje já foi à escola, muito feliz por estar bem.



Entretanto a mamã ficou com uma infecção num olho. Devem ter sido noites a mais sem dormir em condições…



Wednesday, April 27, 2011

PIANO

Imagem retirada da net



Começaram ontem as aulas de piano da amorinha... vamos ver o que vai dar...

Tuesday, April 26, 2011

OCEAN PARK

O feriado de sexta-feira serviu de desculpa para ir até ao território vizinho de Hong Kong para a amorinha visitar o Ocean Park, algo que ela já tinha pedido algumas vezes dado que o boneco foi lá com a escola em Fevereiro passado.


Precisava de comprar umas coisas no IKEA e decidimos tentar encontrar um hotel com preços decentes, algo quase impossível em Hong Kong. Mais uma vez foi a agência Orient, ao lado do Caravela que nos recomendou um hotel barato que estava em promoção, o Gloucester Luk Kwok, em Wanchai. Na página do hotel havia outra promoção que saía ainda mais barata dado que incluía pequeno-almoço, mas assim também foi um preço decente.



Sexta-feira de manhã apanhámos o jetfoil e a amorinha fartou-se de vomitar e a mim faltou pouco, pois o mar estava um bocadinho agitado e era tri-cat pelo que saltava um bocadinho… Cada vez gosto menos de andar de barco! E a amorinha também não gosta!


Mal chegámos estavam todos com fome, principalmente o boneco e fomos a uma loja de massas e eles comeram massa chinesa enquanto eu bebi uma coca-cola para tentar desenjoar.

Demos uma volta pela H&M onde comprei umas coisas para os miúdos e pela Marks and Spencer antes de seguirmos para o hotel.

O hotel surpreendeu-nos pois estávamos à espera de algo velho e afinal não é velho (acho que foi remodelado). O quarto é espaçoso para os critérios de Hong Kong, as camas confortáveis e cabíamos bem, eu com a amorinha e o papá com o boneco. A casa de banho também era espaçosa e bastante limpa.

O hotel fica perto do Convention Centre de Hong Kong, metro até Wan Chai, saída A1, passar duas ruas pequenas e na esquina da Delifrance voltar à esquerda. Muito perto e muito conveniente. O check in foi rápido e o staff simpático.

Deixámos as coisas no quarto e fomos até ao IKEA de Causeway Bay, mas os armários para a casa de banho que queríamos comprar estão esgotados e só chegam em meados do próximo mês, o que também já não falta muito.

Os miúdos divertiram-se imenso no IKEA a experimentar sofás e cadeiras e a fazer o que não se pode fazer na maioria das lojas de móveis. Nunca pensei que achassem tanta piada ao IKEA. Comprámos apenas umas lâmpadas de molas para as camas deles e umas luzes de presença.

Demos uma volta pelo SOGO mas estava muita gente e decidimos ir por as coisas no hotel e acabámos por jantar no hotel que tinha buffet a HK228.00/adulto e a HK178.00/crianças. O buffet estava cheio mas acrescentaram mais uma mesa para nós junto à entrada. A comida era aceitável, tinha bastantes saladas que eu adoro e tinha camarão fresco que a amorinha decidiu que gosta, esparguete, pato assado e massa chinesa.


Sábado amanheceu a chover. Nem poderia ser doutra maneira, afinal foi o dia escolhido para ir ao Ocean Park! Tomámos pequeno-almoço na Delifrance e seguimos para Admiralty. Numa promoção do metro para os membros (ficámos membros temporários) comprámos os bilhetes para o Ocean Park a HK222.00/adulto e HK111.00/criança, contra o preço original de HK250.00/adulto e HK125.00/criança. O que poupámos nos bilhetes gastámos em dois chapéus de chuva pois ao chegar ao parque a chuva intensificou-se.


O boneco estava muito contente a fazer de guia, afinal esteve lá há pouco tempo e a amorinha estava feliz por estar a conhecer o que o mano tanto tinha falado e que ela já tinha visto nas fotos. Ela já esteve no Ocean Park mas não se lembra pois na altura era muito pequena.

A chuva acabou por diminuir e desaparecer e o dia até foi agradável. Estava muita gente, talvez demasiada para um dia tão feio e o problema é que os chineses são pior que os miúdos, não respeitam filas e empurram para conseguir passar e não ligam se ali está uma criança pequena ou não.

Regressámos ao hotel ao final do dia, depois de passear um pouco no Pacific Place e acabámos por voltar a jantar no buffet do hotel pois o preço era apenas superior ao do dia anterior em HK10 por pessoa.


Domingo não nos levantámos tão cedo e depois do pequeno-almoço fomos até ao terminal dos barcos (Star Ferry) apanhar barco para Tsim Sha Tsui. Fomos ao Ocean Terminal para fazer umas compras mas comprámos pouca coisa. Almoçámos por lá e depois fomos ao IFC Mall à loja da Geox, que não tinha as sandálias que eu queria para a amorinha. Fomos ao hotel buscar as coisas e apanhámos táxi para o terminal de barcos. Foi no centro comercial do terminal que encontrei as sandálias Geox para a amorinha. Depois foi apanhar o barco para Macau, mais cedo que os bilhetes que tínhamos comprado e com imensa sorte pois os nossos foram os últimos 4 lugares daquele barco que era jetfoil e que mal se sente. Uma viagem bem mais calma esta de regresso.


Imagem retirada da net


Wednesday, April 20, 2011

ABANDONADO

É o estado deste blog ultimamente. Deste e do de receitas…
O tempo não chega para tudo e a paciência ainda menos.
É verdade que já estou de “regresso a casa” mas temos tanto “lixo” acumulado ao longo de 10 anos que devo confessar que ainda não está tudo arrumado como eu gostaria que estivesse. O facto de ter ficado sem o escritório, que passou a ser o quarto da amorinha ajuda a que ainda não esteja tudo no sítio.
No meu quarto, na minha casa de banho, no quarto do boneco e na cozinha as coisas estão relativamente arrumadas, digamos que a 90% pois ainda há algumas coisas para escolher e re arrumar.
O quarto da amorinha ainda está a 50% por cento, mas ela ainda está a dormir no quarto do mano. Ficou contente por ter o quarto dela mas quer dormir com o mano. O mano passa a vida a tentar “correr” com ela de lá, diz que o quarto é azul e que não combina com meninas. Já escolheram imensos brinquedos que tenho dado a algumas colegas do meu trabalho, outros o papá levou para as colegas dele. Impressionante a quantidade de brinquedos que já demos e mesmo assim ainda têm imensos.
Também estive a escolher roupa deles (e ainda não terminei) e já dei vários sacos de roupa e outras (as mais novas) enviei para Portugal, para a minha sobrinha e umas amigas.
A minha roupa também teve direito a uma leve escolha e assim que as coisas estiverem mais compostas vai ter direito a uma escolha mais profunda.
O papá também está informado que tem de escolher a roupa senão eu escolho. Tem roupas que em 16 anos que tenho de Macau nunca vestiu!
Depois vem a parte mais demorada, escolher a papelada! E em 16 anos de Macau tenho imensos papéis! E o papá tem as sebentas da universidade e outra papelada. E ainda há a papelada dos miúdos. Há coisas da escola que quero guardar, cadernos, desenhos, … acho giro ver a evolução deles… Mas é preciso ver papel a papel e só há um pouco de tempo à noite. Daí que a sala onde agora têm de ficar os livros ainda esteja meio desarrumada, com algumas caixas por abrir. Aos poucos chegamos lá!
Computador só no trabalho e agora começa a preparação do orçamento do próximo ano e o tempo começa a ser cada vez menos.

No passado dia 12 de Abril a amorinha teve consulta de oftalmologia no hospital e fiquei agradavelmente surpreendida. Além de ter sido logo atendida o médico era muito simpático e falava português tão bem como eu, o que não estava à espera pois tinha um nome chinês (que já não recordo). A amorinha foi enviada para a consulta de oftalmologia pela pediatra devido ao acidente na piscina e de ter levado 8 pontos mesmo junto ao olho. O oftalmologista disse que a imperfeição junto ao olho mal se nota e que nem teria dado por ela se eu não tivesse chamado a atenção para tal. Depois viu os olhos e disse para ela ler os números que estavam no quadro e como ela não leu mudou para o “E” e deu-lhe um para ela segurar e colocar na mesma posição do que via projectado no quadro, o que ela fez com facilidade, incluindo os pequeninos que eu quase não via. A conclusão foi que ela vê perfeitamente e eu espero que assim continue.

Sábado passado fomos ver a peça musical Mulan representada por alunos da escola internacional, TIS, e os miúdos adoraram! Tenho o filme lá em casa há imenso tempo mas só ontem, depois de terem visto a peça de teatro, decidiram vê-lo.

Sábado foi também o dia em que, pela primeira vez o meu boneco conseguiu marcar um golo no jogo de hóquei em patins. E estava tão feliz! Segundo o treinador, despertou um pouco, mas a mim parece-me que não nasceu para jogador de hóquei. Vai-se divertindo e fazendo desporto e isso para mim é o mais importante.

E, depois de dois meses a pedir-me para aprender a tocar piano, no domingo passado decidi-me a contactar o professor e ontem levei a amorinha a conhecer o professor de piano. Foi uma amorinha meio envergonhada e preocupada que apareceu ao professor, mas depois dele começar a falar com ela começou a ficar mais à vontade e a falar com ele. Esteve a cantarolar umas músicas com ele e eu levei “um puxão de orelhas” por não ensinar músicas à minha filha, que ele diz ser muito importante para o desenvolvimento do ouvido. O problema é que ele tocou músicas que nem eu conheço e daí não as ter ensinado. O repertório de casa inclui “Fantasminha Brincalhão”, “Músicas da Carochinha” e afins. Mas ela cantou o “Parabéns a você” e em português e ainda tocou uns acordes no piano. Ele perguntou qual era a nossa ideia em relação às aulas dela e eu expliquei que não tenho ideia nenhuma, mas como ela há 2 meses que pede para aprender decidi deixá-la tentar. Mais tarde se não quiser aprender desiste, é à escolha dela. Ele gostou pois diz que ela é consistente, parece saber que quer mesmo isso pois pediu durante muito tempo e também disse que para ele é esse o espírito, tentar e se não der não obrigar pois há pais que obrigam os filhos que não querem e as coisas não resultam lá muito bem.
Disse também que, para a idade dela, pareceu-lhe que ela tem muito bom ouvido.
E recomendou-me que cante com ela para desenvolver mais o ouvido dela, mas com a minha qualidade de canto não sei se não será prejudicial.
A primeira aula de piano é na próxima terça-feira, sozinha com o professor e sem pais presentes. Vamos ver. (E agora é só aprender francês a seguir eh eh eh toca piano e fala francês…)

E, são as novidades por aqui. Boa Páscoa para todos!






Imagem retirada da net

Friday, April 08, 2011

A Minha Casinha

Finalmente as obras acabaram e no sábado passado regressámos à nossa casa.
Foi mais difícil regressar do que sair.

As coisas têm estado a ser arrumadas aos poucos e há imensas coisas de que nos temos estado a desfazer. Alguns móveis não cabiam com a nova remodelação e os móveis dos quartos dos miúdos foram comprados na sua totalidade. Acabámos por oferecer os móveis antigos a alguns amigos e à mãe do papá. Alguns ficaram na casa que estávamos a alugar a pedido do amigo do papá que vai arrendar a casa a partir do próximo mês.

Entretanto temos aproveitado para escolher roupa e desfazermo-nos daquela que não vestimos há muito tempo para dar a instituições locais pois algumas estão como novas. Hoje enviei 2 caixas com roupa dos miúdos para Portugal. Vai demorar mais de 3 meses a chegar, consequência de tanta guerra por esse mundo fora… mas sei que vai para quem precisa.

E já dei tantos brinquedos. Pus os miúdos no feriado de terça-feira a escolher os brinquedos que já não queriam para oferecer e os que estavam estragados para o lixo. Não se consegue imaginar a quantidade de coisas que já dei!

Agora andamos, eu e o papá, a escolher papelada. E demora imenso tempo para ver o que queremos e o que não queremos. Ainda por cima deixámos de ter o quarto destinado a escritório para passar a ser o quarto da amorinha. Colocámos umas “Bestas” (estantes) do IKEA na sala para por os livros e a papelada e estamos a colocar os livros de modo a ficar o menos chocante possível.

A minha filha, que ainda está no quarto do irmão, está feliz por estar nesta casa e quer ficar aqui “forever!”, comigo, o papá e o mano. E até tem falado um pouco menos na história da morte. Mas só um pouco menos…



Thursday, March 31, 2011

21

21st anniversary clip art.

Há 21 anos juntos!
Parece que foi ontem!
Como o tempo voa!

Friday, March 25, 2011

A Mother's Prayer - Rachel Aldous

Esta música é linda!
Fica a letra e o video:

A Mother’s Prayer (HANNAH’S SONG)
Verse:
My sweet baby on loan from above
no better treasure could I more love
I stand here beside your bed as I pray
I lay my hand on your head and I say:

Chorus:
May you grow up to serve Him
all of your days
May He lead you and guide you
in all of your ways
May His hand bless your future with
friendships that last
May you cherish your youth
and not grow up too fast

Verse:
I stare in wonder at your tiny frame
Just to think that God knows you by name
He knows every hair on your beautiful head
He knows all your thoughts before they are said

Chorus:
May you grow up to serve Him
all of your days
May He lead you and guide you
in all of your ways
May His hand bless your future with
friendships that last
May you cherish your youth
and not grow up too fast

Prayer:
May God grant you peace
in the midst of a storm
May God give you strength even
when youre forlorn
May you answer the door when
Jesus comes knocking
May wisdom guide you when
your mouth is talkin
May discretion protect you
and keep you pure
May you never stumble
or fall for a lure
May your heart remain humble
to the very end
May uprightness and truth
be what you defend
May the world not ensnare
or change who you are
May the light that’s within you
shine like the stars
May angels surround you
body, spirit, mind
May favor and peace be yours to find
May rejection and pain
never reach you
May your spirit grow bold
for what youre called to

As you rest in Gods care I will rest too
Knowing that Jesus is watching over you
Amen

Hannah speaks: I love you, Mommy


Thursday, March 24, 2011

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA

Ontem foi dia de comprar máquina de lavar roupa.
Compra já programada uma vez que a máquina actual já tem muitos anos e já foi arranjada algumas vezes. Escolha dificil. Dúvidas entre máquina de lavar e secar juntas (2 em 1) e opção final por uma LG que é mais silenciosa, o motor tem 10 anos de garantia e poupa água e electricidade.

Imagem daqui

Wednesday, March 23, 2011

RODRIGO LEÃO - Rosa

Queria muio ir ao concerto do Rodrigo Leão em Macau, mas tenho andado tão ocupada que nem comprei bilhetes. Na segunda-feira, o Rodrigo Leão e a Celina (acordionista) estiveram no programa Rua das Mariazinhas da Rádio Macau a dar uma entrevista e a Fundação Oriente ofereceu bilhetes duplos às 3 primeiras pessoas que telefonassem. Eu fui uma delas e lá fui ver o concerto com um marido que não gosta e estava cansado e ia adormecendo.
Eu, gostei muito. Mas gosto mais das músicas cantadas. E adoro principalmente a música "Rosa".


Tuesday, March 22, 2011

LUZES

Compras de ontem:

4 candeeiros da Philips, em vidro tipo cogumelo para as 2 casas de banho parecidos com o da imagem abaixo

Imagem retirada da net

Um candeeiro igual ao da imagem abaixo para o quarto do boneco.

Imagem retirada da net

Para a amorinha estive indecisa entre o candeeiro da imagem abaixo

Imagem retirada da net

E este outro da imagem abaixo, tendo este último ganho.
Imagem retirada da net

Segunda-feira à tarde vão instalar.

Monday, March 21, 2011

MAIS COMPRAS

Mas antes das compras vamos ver se actualizo isto um bocadinho…


No dia 12 tivemos reunião com a professora de mandarim da amorinha que apenas disse coisas boas da minha princesa. É muito esperta, tem boa pronúncia, faz bem a construção das frases, o que não acontece com os miúdos que falam cantonense, mas falta-lhe vocabulário. Ela espera que ela consiga melhorar este ponto para não ter dificuldades em seguir a via de mandarim para chineses no próximo ano. Vamos ver. A dificuldade é a mesma do mano…


Dia 16 o boneco pediu-me para assinar uma nota escrita por ele em que pedia desculpa a uma colega por lhe ter chamado nomes e por ter feito troça dela junto com os outros colegas. Como a colega é negra pensei que tivesse a ver com algum comentário racista embora ache que ele não tenha nada contra, ninguém faz comentários desses cá em casa e ele sempre teve colegas negros e nós temos amigos negros, indianos, chineses, portugueses, uma misturada em que não há lugar a racismo. Afinal aprendeu a palavra nuns livros que comprei para ele na escola e resolveu aplicá-la “porque era gira” e sem fazer a mínima ideia do seu significado. Enfim, para azar dele a palavra era “moron”, ou seja estúpido.


No dia 17 foi a reunião na escola dele liderada por ele e a mostrar-nos o que fez na escola e a resolver alguns problemas. Esclareci um ou outro ponto com o professor, mas ele teve A a quase tudo (acho que teve dois B) portanto não me preocupa muito. Falámos também com a professora de mandarim que o adora e tem pena dele não conseguir falar mais mandarim e de, por vezes, nas aulas ter crises de choro de frustração por não conseguir fazer frases por exemplo, como aconteceu na semana anterior à reunião. Diz que, como ele não tem muitas oportunidades em casa para usar o mandarim, é muito mais difícil para ele conseguir fazer coisas diferentes do que aprende nas aulas… Vamos continuar com as explicações e vamos ver como funciona. Não queria que ele ficasse tão frustrado com o mandarim que começasse a odiar aquilo, afinal é a língua oficial da China e nós estamos em Macau que é China…


Também no dia 17 fizemos uma compra forçada, o monitor do computador avariou e tivemos de o substituir por um monitor LG de 22 polegadas.

Imagem daqui



Sexta-feira passada acabaram as pinturas e com elas o fim das obras. Finalmente! Embora ainda falte uma porta de um armário da cozinha, a pedra da bancada da marquise e a parte de baixo dos armários da cozinha (a parte plástica que esconde os pés dos armários).

Mas já estamos a começar a planear a mudança.


Sábado, foi dia de aproveitar a promoção de aniversário do papá para os bilhetes de jetfoil para ir ao IKEA a Hong Kong. O preço do bilhete de ida era os últimos dois dígitos do ano do nascimento e o preço de regresso era o mês do aniversário.

Foi uma viagem horrível com o mar demasiado agitado e toda a gente enjoada e a vomitar. Eu não vomitei por muito pouco mas fiquei enjoada, tonta e cheia de dores de cabeça o dia todo.

Encontrámos “meio mundo” de Macau no IKEA e fizemos várias compras para a casa. Comprámos portas para a nossa “Besta” e mais uma “Besta” com portas e gavetas parecida com a da imagem abaixo.

Imagem do site do IKEA de Hong Kong

Comprámos também um armário para a casa de banho,

Imagem do site do IKEA de Hong Kong

cadeiras para a mesa de jantar,

Imagem do site do IKEA de Hong Kong


dois roupeiros para o nosso quarto, parecidos com a da imagem abaixo mas de 3 portas e com portas lisas.

Imagem do site do IKEA de Hong Kong

o varão para as cortinas, toalhas de banho, luzes para os roupeiros e mais tralhas.
Entregam entre sexta-feira e domingo e depois eu e o papá vamos montar. Vai ser lindo!
Só sei que passei um dia no IKEA a ver e escolher as coisas! Que enjoo!
Se não fizesse falta não ficava lá tanto tempo de certeza!

Domingo estava um dia agradável, embora sem sol e algum nevoeiro. Almoçámos no restaurante tailandês da Doca dos Pescadores. À tarde, pai e filho precisavam de cortar cabelo. Eu e a amorinha íamos ao jardim brincar um pouco. Fizemos uma paragem numa loja de móveis para dar uma olhadela nos sofás pois precisamos de substituir o nosso e encomendámos um sofá em bordeaux, que só fica pronto em Abril, paecido com o da imagem abaixo.

Imagem retirada da net


Depois eu e a amorinha fomos brincar um bocado até pai e filho cortarem o cabelo. Fomos ao supermercado do Tap Seac e ao Toys’R’Us e voltámos para casa para o boneco fazer uma composição que lhe faltava dos trabalhos de casa.