Wednesday, January 31, 2007

DÚVIDAS DE MÃE


Os meus filhos adoram leite.
O meu boneco mais que a amorinha.
Leite está muito relacionado com dormir.
Antes da sesta e à noite não dispensam o seu leitinho, mesmo que tenham jantado bem.

Boneco
O meu boneco sempre foi um exagerado a comer, mesmo quando apenas mamava e bolsava sempre a seguir, aliás aquilo era mais vomitar que bolsar, mas o pediatra sempre disse que era porque ele bebia demais e o excesso tinha de sair.
Com o tempo realmente estes episódios foram sendo cada vez menos, mas mesmo assim rara é a semana em que não acontece uma ou duas vezes de manhã, ao acordar.
Ele acorda, vai à casa de banho e bebe o leite no biberão (com um buraco onde enfia o dedo...) deitado. Há dias em que depois ao levantar-se sai sempre um pouco. O facto é tão normal que ele “está habituado”. A mim faz-me impressão e continuo a questionar o pediatra que me diz que é normal e que irá passar.
Quatro anos e meio e ainda não passou...

Amorinha
Ela adora o leitinho para dormir.
Acorda uma ou duas vezes a meio da noite a gritar pelo seu “titinho” que lhe dou e ela adormece quase de seguida.
De manhã, por volta das 7:30 acordo-a e bebe o seu leitinho.
Se estiver ensonada bebe o leitinho e a seguir continua a dormir, geralmente enquanto despacho o mano. Se acordar mesmo às vezes bebe o leite, outras recusa e, quase sempre vomita a seguir. E não é apenas um bocadinho, aliás até parece mais do que bebeu...
Ela não costumava vomitar como ele e agora vomita mais que ele.

Já nem me queixo da sujidade e do cheiro mas preocupa-me que isto aconteça e sempre só de manhã.
Será que é por terem o estômago vazio e isso faz com que não tolerem bem o leite?
Tenho cada vez mais dúvidas e questões na cabeça.
Mudar outro tipo de pequeno almoço também não é fácil que eles não gostam de papas nenhumas...
Aceitam-se opiniões, críticas, sugestões e tudo o mais que será benvindo...

21 comments:

A Tendinha said...

Não sei que te diga, Sandra. Andamos anos a fio a ouvir falar das maravilhas do leite e ultimamente só tenho lido sobre as suas desvantagens. Confiamos em quem entende e de repente dizem-nos que tudo aquilo em que nos fizeram acreditar está errado.
Resumindo o que tenho ouvido ao que interessa para aqui, tenho lido opiniões desfavoráveis sobre o consumo de leite de vaca pelos humanos, que o nosso estômago não estará preparado (o que acho que até terá bastante lógica) e os teus filhos, derivado da costela asiática que têm, ainda menos estarão preparados, as civilizações asiáticas nunca foram grandes consumidoras de leite de vaca.
Já experimentaste o leite de soja? Bem sei que com eles mais crescidos é um pouco mais difícil mudar hábitos e sabores, mas se eles aceitassem, sempre ficavas a perceber se é alguma intolerância ao leite de vaca.
Bjos.

Unknown said...

Pois.. não sei o que aconselhar :(
Só mesmo que fales com o/a pediatra e vejas oq ue te diz.
É realmente estranho... mas pode ser por ter o estômago vzio e o leite cair-lhe mal.
Desculpa não ajudar mais; espero que se resolva.
Beijocas

Edelweiss said...

O meu adora leite, mas a seguir a bebê-lo ao pequeno-almoço queixa-se sempre de ficar com dores de barriga. Ao lanche também bebe, mas aí já não se queixa. Acho que é, de facto, de terem o estòmago vazio.

Anonymous said...

Olha amiga, se calhar é por eles beberem o leite deitados e/ou por estarem a dormir! Também podes experimentar outros leites ou mesmo marcas! Não sei...

Charilas said...

Pois...Também não sei bem o que te diga.

Tenho um sobrinho com 3 anos que também vomita imenso, não só de manhã, basta que chore a seguir a ter comido. Sempre vomitou bastante desde que nasceu, tem vindo a diminuir mas ainda não passou. O médico não dá grande importância pois ele cresce e desenvolve-se normalmente.

Mas de facto, logo de manhã pode bem ser qualquer intolerância do organismo...

Espero que encontres um asolução, mas o que importa é que eles estão bem e saudáveis.

Beijinhos

Cool Mum said...

Vou mais pela sugestão de não beberem deitados e, se calhar, diminuires um pouco as várias doses da amorinha. Just a thought...

maria-joão said...

Também a mim me parece que a 1ª coisa que eu faria, aliás foi mesmo o que eu fiz, é fazer com que não bebam deitados.

Anabela & Lara said...

experimenta a nao beberem tão deitados... ou então dá-lhes um bocado de uma bolacha para comer antes, para nao cair logo o leite no estomago

tens sorte em eles beberem leite, a lara nao o bebe.... no max 150 ml por dia... tem de comer derivados

jocas

Lisa_pt said...

Eu acho q o leite é essencial para as crianças, mas se achas q eles ñ o estão a tolerar, como alguém já sugeriu, q tal experimentares leite de soja?
Aqui o preço de leite de sojas é mt mais caro q o outro, coisa q ñ devia ser... pode ser q aí seja semelhante e nada como experimentares.

BJS para tds!

Anonymous said...

O meu agora está na fase que n quer leite ao deitar, mas depois acorda durante a noite acorda-nos a pedir leitinho...
Bjs e desculpa a ausência...

Anonymous said...

Sandra:

Olha eu sou Mãe de duas filhas que sempre vomitaram e bolsaram bastante...muito mesmo...principalmente a Bruna.

Eu cheguei a andar Super assustada e quando ela tinha uns 5 anos, resolvi apronfundar mais o assunto com o pediatra que mandou fazer uma serie de exames.

Pois ela para além de vomitar, queixava-se de uma dor no meio do peito.

Acabou por fazer uma endoscopia... exame muito chato de fazer, mt mais a crianças ( teve que levar uma annestesia quase geral) e tirar radiografias ao estomago ( depois de comer uma papa propria).

Os resultados, graças a Deus foram todos bons!

Estava tudo bem com ela, simplsmente diz o médico " são fracas de estomago" que é como quem diz, sensiveis...

Aprendi a aceitar isso , sem submeter a Ema aos mesmos exames da Bru...

Insistia em que não brincassem "excessivamente " depois de tomar o leite, pelo menos para dar tempo para ele "acentar" no estomago...

Mas o teu coração de mãe fará concerteza o que é melhor para eles...

Bjos GRANDES de quem já tinha saudades de cá vir...

Sandra Brema

Mamã do Diogo said...

Realmente é muito estranho miga,no teu caso tb ficava ssim,tenta falar com o pediatra a ver outras opções.
Olha e já experimentaste sopas de leite?Sabes k tenho uma costela alentejana e adoro sopas (pao no leite) de leite.
Beijokas

Tânia by Cyprus said...

Pelo que me lembro, os teus filhos gostam de uma marca específica de leite. Por isso, o de soja está fora de questão, certo?
Podias dar-lhe meia bolacha antes do leite e beberem sentados... não sei.
A Bea é muito vomitona, desde que nasceu. O pediatra resolveu isto com um "há crianças que têm o estomago sensivel, é o caso da sua". Por enquanto, confio nele, até ao dia que o meu 6º sentido me leve a averiguar mais a questão.
Beijosss

Mara said...

Procura uma segunda opinião, é a única forma de ficares mais mais descansada.

beijinhos

bri said...

Saudades do teu blog...e do meu, que não postava há algum tempo, mas cá estou em força outra vez!

Olha, o leite...que dizer? O Gui ainda hoje (com 5 anos feitos em Dezembro) bebe o seu leite ao deitar. Quando come demasiado ao jantar, tento que ñ beba o leite.Ele já entende as coisas, por isso nesses dias concorda e não bebe...mas fica triste...qdo o fazia, de manhã acordava a dizer k estava mal disposto. Esta parte resolveu-se. A minha ternurinha kinina, a Mariana, era muito vomitona, ñ podia comer muito senão vomitava e às vezes era ela k provocava o vómito qdo ñ se sentia bem.Bebe o leite ao colinho, sentada, e tenho que a ajudar a arrotar. Se o arroto vem com ela deitada, sujeito-me...

Beijinhos para MACAU

P.S Mataste as saudades todas de Lisboa no Natal?!

Carla Santos Alves said...

Olá querida

Tenta dar-lhes leite de soja!
POis se calhar depois de passarem a noite sem comer talvez o leite seja demasiado forte.

Bjs

Carla

CC said...

Talvez seja melhor falares com o médico. Confesso que nada sei sobre o assunto, por mais que gostasse de te ajudar.
Pode ser que ele esteja a criar algum tipo de resistência/intolerância ao leite, ou à lactose. Talvez convenha fazer umas análises clinicas, para ter a certeza. Mas como te disse, não sou entendedora do assunto :-( jocas

Tita Dom said...

Hoje falei com pediatra de duda e segundo ela o leite de vaca já nao está com a qualidade que em tempos esteve. Duda vai começar a beber leite de soja.
Beijos

A Tendinha said...

Sandra, fiquei a pensar... eu também não me dou muito bem com o leite, sabes? Não posso beber qualquer um, se for muito intenso fico enjoada com o sabor e não tolero, mas outros vou conseguindo beber. Como sugestão, nós cá em casa neste momento estamos a usar o Pauls Skim. É magro, eu sei, mas antes magro que nenhum, não é. Experimenta, pode ser que...
Bjs.

Selma said...

oi amiga, lembro-me que o meu irmão era igual igual, só mudou porque a minha mãe começou a por no leite um pouquinho de cerelac, não sei o porque mas resultou...

beijocas

Ana said...

Olha Sandrinha a minha filha nunca teve esse problema, mas compreendo a tua preocupacao uma crianca vomitar todos os dias acho que nao eh bom, mas se o medico diz que esta tudo ok, so mesmo o teu instinto de mae para saber se deves procurar outro medico ou pedir exames, talvez ele tenha intolerancia a lactose, a minha cunhada desde que nasceu que tem este "problema" e so descobriu ja era casada, nao quero dizer que seja esse o problema do teu filho , mas pede para que fazerem os testes.