Thursday, October 19, 2006

BIRRAS



Ela.
Ele.
O papá.
Tudo.
Todos!
Há dias (e noites)
Que não deviam existir!

Ela de noite pede “titinho”
O papá prepara
Bebe.
Acaba.
Meio a dormir
Volta para a cama
Mal toca no colchão chora.
Pego novamente nela
Acalmo-a
Penso que estará mal disposta
Verifico a fralda
A temperatura
Massajo a barriga.
Ao meu colo adormece
Volto a colocar na cama
Deve ter picos!
Começa a chorar
Põe-se de pé num ápice
Volto a deitá-la.
Faço festinhas
Adormece
Deito-me
Acorda a gritar
Quer mais festinhas
São 1:30 da manhã
Estou cansada
Preciso dormir
Falo com ela
Não me levanto
Apenas falo
Deita-se
Continua a chorar
Quanto mais falo
Mais ela grita
É directamente proporcional!
Grita a plenos pulmões
Parece que lhe estão a fazer mal
Suspeito que vá acordar o mano
Calo-me
Ela continua a gritar.
Levanto-me
Sentada na cama falo com ela
Grita, cada vez mais
Nem sei como tal é possível.
Põe-se de pé
Estende-me os braços
Pego nela ao colo e acalmo-a
Adormece muito rápido
Coloco-a na cama
Ainda nem tocou no colchão já está a gritar!
Perco a paciência
Deixo-a gritar.
Às 3:40 da manhã finalmente adormece
Eu estou cansada
Irritada
E já nem tenho sono.

Ele.
Levanta-se bem.
Implica com o papá
Porque este lhe pede para despachar
Para calçar as meias e os sapatos
Tem de ser ele a fazê-lo
Não quer ajuda
Demora séculos
Desespero
Não digo nada
Mudo a fralda dela
Ele está calçado
O repelente dos mosquitos
Tem de ser a mamã a por
Está pronto
Saímos de casa
Na escola
Hora de fazer o comboio
É assim que entram para a escola
Turma por turma
Despede-se da mana
Despede-se de mim
Tudo corre bem.
Despede-se do papá
O papá dá-lhe o almoço
Diz-lhe para o entregar à auxiliar
Não quer
O papá insiste
Ele diz que é pesado
Começa a arrastá-lo pelo chão
O papá diz para não o fazer
Ele implica que não pode com o saco
Ë o mesmo que ontem ELE levou
Começa a choramingar
Agarra-se a mim
Não vai para a formação
A mana chora
Porque o mano chora
A auxiliar vem buscá-lo
Ele atira-se para o chão
Peço que o deixe
Falo com ele
Não me responde
Só chora
Estou atrasada
Ainda tenho de levar a mana
Começo a irritar-me
Deixo-o a choramingar
Fica o papá com ele
Levo a mana e vou embora
Olho para trás e vejo o papá levá-lo
Penso que já está
Que vai ficar
Espero o papá à entrada
Ele volta e diz que tenho de entrar
Vou à sala
Falo com ele novamente
Que gosto muito dele
Mas que tenho de ir trabalhar
Ele chora
Peço para ir ler o livro com a professora
Quer ler comigo
Não tenho tempo
Não dá mesmo
Tento explicar-lhe
Não quer ouvir
Só chora
Digo-lhe que hoje não há escola
Que o levo para casa
Fica com a empregada
Ele não gosta
Diz que não
Continua a choramingar
Dou-lhe um beijinho
E peço que fique
Não quer ler então que brinque um pouco
Tudo isto sempre com a mana ao colo
Porque ela não quer o papá
Quem disse que as meninas são do papá?
Sinto-me uma cigana
Com os filhos encaixados na anca
Desgrenhados e ranhosos
Saio da sala
Vou embora
Ele ficou
A choramingar!
O papá a implicar
Que não faz mais almoço
Que ele come na escola
Enfim!
Já não ouço
São 8:40
Estou atrasada
Estou cansada!

Creche da mana
Agarra-se a mim
Mas quer ser ela a chamar o elevador
A marcar o andar
Lá em cima choraminga
Quando lhe medem a temperatura
Pensa que é esta auxiliar
Que a vai levar
Acalmo-a
Abraço-a
Estou tão atrasada!
Vem a outra auxiliar
Vai ao colo dela
Sem chorar
Sem ser preciso forçá-la
É ela que me larga
E lhe estica os braços
Encosta-se a ela
Tão fofinha!
Olha para mim
Faz um adeus
Sem levantar o braço
E faz beicinho
Mas não chora
E vai
E eu venho trabalhar
Tão atrasada!
Tão cansada!

42 comments:

Miduxe said...

Ai como te compreendo!! Principalmente quando o numero de "filhos" aumenta sem necessidade, não é!?
Hoje o meu mais velho (pai, claro) fez uma birra de manhã porque tinha uma nódoa de plasticina nas calças!!! Até parecia que a culpa era minha; Seja qual for a idade cansam, não bastava so os piolhitos... Esperemos que esta noite consigas descansar fisica e psicologicamente;
Vou à consulta às 10.30 daqui;
beijocas

Patrícia said...

Enquanto lia a parte da noite em que ela chorava, estava a reviver-me nestas ultimas duas semanas... O que vale é que esta noite dormimos todos! São altos e baixos! Animo e ... muitos cafés! :-)

LenaMaga said...

Estes momentos (birras) são muito complicados, mas é tudo muito passageiro... vais ver que sem dares por nada, os teus bebés crescem e depois até vais ter saudades das birras

bjs

Laura said...

Não estás sozinha...calha a todas.
Realmente as birras não têm idade, hora, dia, local ás vezes nem "porquê". Quantas vezes venho trabalhar "já com o dia de trabalho feito" como costumo dizer.
Um Beijo.

A Tendinha said...

Os safadinhos sabem como fazer-nos desesperar... há dias assim.
(que era o almoço hoje; tijolos?) ;)

Tu sinceramente, a convidares-me para os Xutos! (lol) Até ao dia, decido se vou aos Xutos ou às aulas... :P

Restante pessoal que ler isto, para que não restem dúvidas e porque estamos num babyblog: Xutos = Xutos e Pontapés. ;)

guga2004 said...

Há mesmo dias assim cansativos e a paciência começa a faltar, mas vais ver que logo já corre tudo melhor.

bjs Sandra

Ana said...

Há manhãs mesmo muito más :(

Descansa o mais que puderes


Beijocas

maria-joão said...

Como reconheço em mim um pouco dessa "história"...
Ao ler revivi tantas emoções que quase sinto um misto de cansaço e, como alguem já disse, um fervilhar de saudade.

Rita said...

Bem q noite e q dia!!!!

Tb tive uma noite complicada


pois ela n ser uma menina do pápá deve ser das poucas excepções:)))

andreia said...

Para já só reconheço a parte de um na história e mesmo assim já desespero tantas vezes...nem quero pensar quando a Rita nascer!

Beijinhos

Anonymous said...

Isso é que é começar mal o dia.
Beijinhos e um resto de um dia bem melhor

Charilas said...

Faz-me lembrar a minha 2ª feira.

São dias...Ou melhor manhãs, daqueles que se deviam transformar em mais fáceis, assim com um estalar de dedos!

Beijinhos

Piquinota said...

Realmente krida, há dias em que tudo parece correr mal!!
Fica um abraço apertadinho para aguentares o resto do dia, e a certeza de que amanhã será melhor!


Jinhos

Paula said...

Há dis tão mas tão complicados. Amanhã será melhor e logo nos esquecemos dos dias piores.

Um beijinho :o)

LP said...

Anda para aí alguma coisa no ar que os deixa assim...

Jane & Cia said...

lufa lufa corre corre. Hoje o João também chorou... mas foi a chuva torrencial que me atrasou.
As mães também deviam ter direito a birras, e das grandes!
Beijinhos

Sónia said...

Há dias que desespero! E só tenho um, imagino tu com dois! :)
O meu ontem decidiu que não queria dormir, foi uma batalha adormece-lo...e só consegui adormece-lo por volta das 23h!
Bjinhos sem birras :))

Margarida said...

Como te entendo...temos dias assim, de despero.
Eu tenho a agravante de fazer essas tarefas todas sozinha.
Depois acontece como no outro dia que deixei a Catarina a chorar e vim embora eu também a chorar, ora bolas.
Mas estamos quase no fim de semana, vai curar isso tudo.

bjs

Ana said...

Nos maes deviamos de ganhar o Premio Nobel da paciencia.
Ha dias assim que nos esgotam, eh viver um dia de cada vez, hoje a noite vao dormir como uns anjinhos e deixar-te dormir tambem, vais ver.

NaRiZiNHo said...

Isso anda mau por esses lados :(
Espero que seja como o tmepo, melhores dias virão.
:-*

Nita said...

Há dias e dias...minha linda...uns melhores viram...estava a ler e a imaginar-te debruçada pelo teu filho com a filhota agarrada...o meu voltou a fazer mais birras também... será que anda alguma coisa pelo ar?! :-) bjinhs

Nina said...

Que chatice, amiga!
Ainda bem que amorinha deixou a birra da noite em casa!
Eles são lindos, mas quando decidem implicar devem levar-te ao desespero(como tu pp dizes).
Oxalá esta noite corra melhor, para poderes descansar e que amanhã o teu filhote se porte melhor.
beijinhos, amiga

nada said...

bolas! Que noite! Que início de dia difícil! :(
melhores dias (e noites) virão!
beijinhos e força!

Lúcia said...

Que stress!
Fiquei curiosa medem a temperatura todos os dias antes de entrar na creche????
Bjnhs

Amor de Mãe said...

:S

Ha dias k realmente... nao deviam de existir... mas eles vao ficar bem... provavelmente o Daniel nao dormiu por causa da Eliana, e estava aborrecido na escola... nao sei... compreendo k estejas cansada...
As melhoras para os proximos dias...

Jinhos para os tres

http://sonharealizar.blogspot.com

Tita Dom said...

Por aqui parece que a vida também não anda facilitada... Força amiga, tudo passa. Um beijinho mt grande

_+*Ælitis*+_ said...

Ele ha dias assim que nada parece encaixar mas as vezes é para darmos valor aos "better days". Espero que essas noites tumultuosas passem mas que essa tua inspiracao para escrever prosa nao pare.

BEIJOS BEIJOS :)

T said...

Ele há dias... O que vale é que é só de vez em quando...
Bjs

Gina A. said...

Ai... o Gonçalinho também anda muito birrento, não de manhã mas ao fim do dia! Nem quero pensar quando for a vez do Duarte! :s

Deixa lá, amiga, vamos pensar que são fases. O pior é quando são de longa-duração!

Beijos e descansa!

cloinca said...

Ui! Que dose!
O que vale é que são momentos... que tudo passa... e no fim tudo vale tanto a pena, não é?
Fica aqui o meu beijinho muito grande para ti... e que o cansaço vá embora depressa!!!

sonho de bebé said...

Os dias menos bons também fazem parte não é? Não somos perfeitos e ainda bem!
Beijinhos

Cláudia said...

Bolas...até eu fiquei cansada!!!
:)
Beijinho

Mamuska said...

São fases pelas quais eles passam em que os papás têm que ter a paciência redobrada.
Beijoss

Carla O. said...

Até eu fiquei cansada enquanto lia :S
Mas entendo-te tãaaoooo bem! Há dias e dias e este, para ti, foi um 'daqueles'!
Há que esperar que o resto do dia corra bem melhor :)
Mts bjs

margarida said...

Há dias assim... compreendo-te perfeitamente. As mães é que se calhar não deviam ter horários para entrar... :-) !

O que vale é que o fim de semana está mesmo aí à porta!

bjinhos

Mara said...

Q stress.
Mas as palavras carinhosas e os sorrisos compensam essas birras.
Só que às vezes deve mesmo de cansar uma pessoa...

beijinhos para voces.

Sónia e MI said...

Um dia dificil!!
:))) mas tem sp compensações no final.
Um beijo grande.

DIANA - MÃE DA MARIA said...

Há dias terríveis...espero que não voltes tão cedo a ter dias assim.
bjinhos

Rita said...

Oh minha querida tem calma que as birras são sempre passageiras... uns dias melhores, outros piores mas na verdade tudo se faz.
Somos mulheres... somos fortes... aguentamos tudo!
Bjos e força

Anonymous said...

Até eu fiquei cansada!!
Ai o que me espera... por enquanto são só algumas noites mal dormidas, lá há-de vir o dia das birras por tudo e por nada!
Espero que consigas recuperar depressa!
Beijokitas boas

SusanaMama said...

Espero que passem rapido....

Também sei o que isso é...

Calma e tenta descansar!

Bjs

Manela said...

Que desespero, espero que tude melhor.
Bjs grandes e força