Wednesday, October 25, 2006

COMIDA


A amorinha não gosta
De tomar pequeno almoço
Já experimentei o leite
Mas para o beber
Tem de ser enganada
Tem de pensar
Que vai voltar a dormir
E só bebe uns míseros 80 ml!
Papas não come
Iogurte funcionou uma vez
Pão, só no fim de semana!
Não gosto que não coma
Vê o mano a beber o leitinho
Mas mesmo assim não quer!
Se levo para a creche
Elas dão-lhe o leitinho
Mas não gostam de o fazer
E eu também não gosto
Ando sem ideias
Até já tentei
Dar-lhe de mamar de manhã
Mas nem isso ela quer
Ainda por cima
Já quase não mama
Na creche dizem
Que come bem
Que come tudo
E gosta de tudo
Ela sempre gostou de tudo
Sempre comeu de tudo.
Agora em casa
Também recusa o jantar!
Não queria sopa
Então uma nova tentativa
Canja de massa com frango
Tem comido
Massa à bolonhesa também
Mas muito pouco
A fruta come
Ontem tentei outro prato
Arroz de peixe malandrinho
Não ficou aprovado :(
Há dias em que não janta
Outros petisca da nossa comida
À mão e no prato dela
Mas sentada numa cadeira
Igual à minha
Recusa a cadeira de refeições
Grita e esperneia
Parece que lhe estão a fazer mal!
Os dias que não come
Vale-lhe o leitinho
Antes de dormir
E (ainda) durante a noite
Uma ou duas vezes!
Já não sei o que lhe faça
O meu boneco
Podia comer pouco
Mas comia...
Adenda quase maior que o post:
Quando falo de papas inclui Cerelacs, aveias, Nestuns, cereais e outras do estilo próprias para a idade dela.
Acordo-a às 7:30 e até às 11:15 ela não come nada. Já tentei que ela fosse bebendo o leitinho pelo caminho e o que faz é entornar o biberão em cima da roupa! Em casa já tentei copo e palhinha...
Na creche não gostam de lhes dar “comida de fora (sim, casa é fora)”, têm medo de intoxicações.
O almoço na creche é servido às 11:15. Lancha na creche às 15:00, às vezes em casa pede um iogurte pelas 17h, e às 20:00 recusa o jantar. Dorme pelas 20:30-21:00 e bebe o leitinho (260 ml), tal como o mano ainda bebe, eu faço questão, acho que no dela vou passar a acrescentar Cerelac de arroz ou assim para aconchegar mais, mas ela não pode perceber o sabor senão não bebe. Já experimentei leite com chocolate de manhã (e até à tarde) e também não bebe.
Tenho as mesas de plástico coloridas mas o meu boneco nunca gostou de lá comer e ela também não, mesa é mesmo a nossa! Sento-a ao meu lado e seguro-a, atá-la ainda cai ela e a cadeira que a rapariga é terrível e não pára quieta.
Sopa já não entra, nem com peixe, nem com carne, nem com brincadeira, nem com o Noddy (o tal que ela adora e por ele deixa fazer tudo!). A fruta não tem qualquer problema (e se for iogurtes também não, ao jantar...)
A parte de ignorar é o que tenho feito, mas depois de um mês estou a passar de ignorar para irritar e não quero.
Quando bebe leite de noite (e é às vezes) é por volta das 2h da manhã. Se for depois das 5 já nem lhe tento dar leite.

56 comments:

A Tendinha said...

Já tentaste os cereais? Ou uma peça de fruta... não estou a ver mais opções...

Bloquinho de Sonhos said...

Olá miga
Olha, essa é um apreocupaçõa MUITO comum nos pais de crianças com essas idades. Acredita que é uma fase.
Quantos me aparecem de manha com o biberão na mão...Ou com o iogurte.
Explica na escola que não consegues mesmo.Serão parvas se disserem alguma coisa.Tb temos que compreender que não é desleixo dos pais.
Olha e se for a beber o leitinho pelo caminho?
À noite pode estar tão cansada ou ter lanchado tarde que perdeu o apetite. Se bebe o leitinho já não é nada mau.
Qt à cadeira pode ser que como na escola já se senta numa normal tb o queira fazer em casa :0)
Se tens medo que caia ata a cintura dela com uma fraldinha de pano à cadeira :0)
Se te queixares disso ao pediatra ele não liga nada e até se ri. Se ela tiver o peso correcto jamais te dará vitaminas por exemplo.Dir-te-á que é uma fase e pronto!
Beijocas GRANDES

Não desistir said...

Essas fases deixam-nos sempre muito preocupadas. Espero que passe rapido.......
Beijinhos

Céu Estrelado said...

São fases muito aborrecidas de facto. Aconteceu-me o mesmo com a minha mais velhinha e ainda hoje tem os seus dias, ou seja, as suas noites. Na escola tb diziam que comia tudo mas em casa e à hora de jantar era um martirio... acabava por lhe continuar a bater os bifinhos na sopa e as poucas colheres que comia pelo menos faziam "cama", depois vinha a saga da fruta, ou da compota...talvez um queijinho e com isto experimentava cada uma destas...dizia-lhe : prova só paraa ver se te apetece... e ela ia provando... e eu ia contando o que ficava no estomago, uma dentada daqui, uma provadela dacolá... mas nunca tirei o leitinho à noite, e ainda hoje com 5 anos bebe o leite antes de se deitar com 2 ou 3 colheres de papa misturadas (papa cerelac por ex) para ficar mais aconchegada.
Não te rales muito pq até mesmo o Pediatra dizia que se ela comia bem durante o dia, era natural que depois comesse menos.
Beijos :)

Jane & Cia said...

A única coisa que eu posso te dizer é que se calhar como bebe leitinho uma ou duas vezes por noite de manhã não tem barriga para mais... O João às vezes quer leitinho pelas 4h 4h e meia da manhã e depois às 7h já não toma ou toma só um pouquinho.
De noite... não sei se calhar não tem só a ver com a comida, ela pode estar a experimentar e a experimentar-vos, mas se ela come durante o dia bem... acho que deves esperar e logo logo o apetite vai voltar.
Depois de umas semanas medonhas o João anda cheio de fominha outra vez ;+)
Beijinhos e boas papas

Charilas said...

Acho que a tua amorinha já percebeu que te deixa ansiosa. É a única explicação, pois ela come na escola! E se comprares uma daquelas mesas pequeninas de plástico colorido com uns banquinhos ou cadeiras e pedisses ao teu boneco para comer lá com ela...Com o Henrique não tenho até agora essa dificuldade mas o Rodrigo passou por essas fases e o que fazia era dar-lhe a sopa passada com carne ou peixe, com muita brincadeira e distracção lá iam entrando as colheres...Se nada disto resultar, eu sei que é difícil mas tenta ignorar, é uma fase e vai passar!

Além de tudo ela está bem grandinha e é saudável e isso é o principal!

Beijinhos

Unknown said...

Amiga, sei ue já deves ter ouvido isto milhões de vezes mas é uma fase.
Se ela come bem na escola e em casa não pode ser a maneira dela chamar a tua atenção, quase de certeza.
Com a Luisa acontece o mesmo e ela sempre comeu MUITO bem; de há uns tempos para cá não come nada de jeito em casa e na escola até
repete!
A pediatra nem quer dar-lhe vitaminas ou algo para abrir o apetite por causa disso.
Tem o percentil do peso um bocadinho baixo mas nada de especial.
Já falaste com o/a médico/a?
Beijocas

Miduxe said...

Humm! Não sei o que dizer! O piolhito desde os seis meses(quando começou a comer) que se sentou à mesa connosco,(compràmos uma daquelas cadeiras evolutivas da stokke; Comia sempre acompanhado da mamã ou dos papàs;Passou fases de não querer isto ou aquilo,mas depois passou! Desde que estou gràvida que não consigo tomar o pequeno almoço, e noto que o piolhito ( e até o papà) raramente comem de manhã!!!
Quanto ao leite já há longos meses que o piolho não bebe um copo de leite (vai molhando os làbios), estou à espera que esta fase passe...Nunca insisto e posso dizer-te que ele come de tudo e bem! Claro que de vez em quando recusa isto ou aquilo,mas evito insistir demasiado, dou um tempo...
Aqui fica a experiência...
Ela de certeza que come a meio da manhã na creche, por isso não desesperes!
bjs

cloinca said...

Ohh Amorinha... tu não vez que assim a tua mamã fica com o coração apertadinho e muito preocupada??
O André aqui deste lado também é um bocadinho esquesito...
Isto das mamãs terem de fazer ginástica fisica e mental para inventar comidas mais apetecíveis é difícil!!
Beijokas grandes para ti mamã!!
(não sei o que possas dar mais à Amorinha... como disse a Melody, espero mesmo que seja só uma fase!)

Mae Frenética said...

É mto mau qdo eles não comem... eu cá prefiro q não durmam!! :)

Olha, mas pelo q tu disseste, ela até vai comendo... pouco, sim, e é um bocadinho esquisita, mas alimenta-se.

E se na escola come, tb é mto bom, pq significa q tem confiança nas pessoas.

Se continuar a crescer o normal, acho q não precisas de te preocupar.

Mas q nos dá cá uns nervos, oh se dá!!

Luísa said...

Sabes que tenho o mesmo problema com o Martim? De manhã recusa o leitinho e nem com papa nem iogurtes.Durante o dia as semelhanças acabam, todas as outras refeiçoes são devoradas.

Em relação à creche elas não têm outro remédio se não dar-lhe o leitinho.

Beijinhos

Miúda said...

Pois, tenho ás vezes disso!
Já tentaste o leite no copo?! E palhinha?! Já te deram tantas dicas e acredita q tenha tentado outras tantas que não sei como ajudar.
Boa sorte, e não stresses, se come na escola!

kriz said...

é verdade! sou a mana da raquel, tia do gabriel e da diana!
brigada pela visita, aparece smp que quiseres!

bjs***

Anna72 said...

Bem... a amorinha anda a fazer "traquinices" na hora do pequeno almoço!

Como sabes, não posso dar opinião relativamente a soluções para este problema, apenas posso torcer para que seja uma fase passageira.

Beijinhos

guga2004 said...

Deve ser uma fase muito aborrecida, mas vais ver que passa. Não stresses demais senão ela apercebe-se e ainda é pior. Mas se ela não está magra e continuar feliz, é porque está tudo bem.

bjs Sandra

vania said...

eu li nao sei onde que todos os bebés passam por uma fase em que perdem um pouco de apetite, e na minha humilde opinião eu acho que se ela come bem na creche e se em casa recusa é porque nao sente fome e já comeu bem, mas como mãe percebo a tua preocupação, porque achamos sempre que quando nao querem comer é sinal de doença, o que nao é o caso graças a deus.

tem calma que isto passa

beijinhos

Anonymous said...

Olá amiga, percebo a tua precupação porque a Nu é muito parecida à tua amorinha...nem sempre quer comer, é muito petisqueira...
Paciência e calma....
Beijinhos

Sonhadora

Sónia said...

Vivo essa preocupação desde que o meu filho nasceu.Não gosta de comer, resultado esta abaixo do peso :((.
Não é facil, há dias que desespero pois vejo que ele esta a emagrcer a olhos vistos. Vai ter agora uma consulta de pediatria do desenvlvimento...
Deus queira que seja so uma fase.
Boa sorte ai para ti
bjinhos

Vida Envolvida said...

Olá vim retribuir a visita e conhecer-e melhor a ti aos teus filhotes.

Quanto à Eliana, parece-me que o problema não é a comida mas sim o apetite! Se já está assim há mais de um mês fala com o médico, ele pode receitar algo para estimular o apetite ;)

Bjs

Susana P.

Susy said...

Não te sei ajudar, apenas desejo k tudo se resolva rapidamente e que a princesa comece a papar melhor...
Jinhos doces
Susy

Mãe Gabi said...

custa tanto quando eles nao comem...ja passei por isso, alias foi sempre assim até ir para o infantário pois começou a comer melhor e sem refelar...
Ja tentaste dar o leite de manha antes de ela acordar??
um beijo

Joana said...

é um desepero... A falta de apetite! mae, eu tentei o gelly kids, da farmácia, é de geleia, um produto natural para abrir o apetite. E também tenho q fazer mil palhaçadas , e putra dica, deixo passar bastante tempo entre as refeiçoess... bj e boa sorte

Mara said...

Com o meu sobrinho mais velho passou-se a mesma coisa, a minha irmã, para ele comer alguma coisa, tinha que lhe dar comidinha sempre em lugares diferentes, na casa e ele tinha q estar sempre entretido!
Por incrivel q possa parecer o lugar onde ele comia melhor era na casa de banho enquanto molhava as mãos e os brinquedos no bidé!!!
Vá-se lá entender estas crianças...

beijinhos

Anonymous said...

Nem digas nada... sei mais ou menos o que passas, embora o meu pirralho seja mais novinho, por vezes é um martírio para ele comer e o leite, como sabes, deixou de beber!
Agora que está com febre ainda come menos o que me deixa maluca, porque lá se foram as bochechinhas!

O que diz o teu pediatra dessa situação?

Esperamos melhores dias!

Beijokitas boas.

sotto le stelle said...

Eu também dei o gelly kids e o viternum á minha sobrinha dizem que é bastante bom mas não notei grande diferença e tive de insistir muito para ela comer e felizmente engordou 3kg, também com muita "palhaçada", histórias e brincadeiras pelo meio.
Agradeço novamente a tua visita ao meu cantinho e em relação a não comentares, eu até agradecia que o fizesses porque nesta situação tão delicada estou totalmente aberta a susgestões porque nem eu mesma sei como proceder visto que é a minha própria irmã e não é fácil...
Vou juntar-te aos meus links para te poder visitar com mais frequência, ok?
E volta sempre. Bjinhos e continuação de uma boa semana.

Anonymous said...

sinceramente não sei o que te dizer pois nunca tive esse problema.
mas ... e se lhe deres menos leite á noite? assim pode ser que acorde com mais fome e bebe ou como alguma coisa.
já experimentas-te as cerelacs líquidas?

jocas
vera

viviana said...

há os cerelacs liquidos de vários sabores!
quase de certeza que vai gostar!
jokas fofas

Raquel Alabaça said...

Ai amiga, que stress. Percebo que já devas estar irritadíssima.
Não vou dar opinião, porque não há 2 crianças iguais, e até há médicos que defendem que quando as crianças começam a andar perdem muito apetite e que nem sequer é importante, basta 3 colheres de sopa e fruta...
Já falaste com o Pediatra?

Bjs

_+*Ælitis*+_ said...

Tadinha da tua menina! sera que se sente mal disposta quando come cedo? e ja aprendeu a recusar? que estranho... :(

Beijos e espero que tudo se resolva!

Grilinha said...

Pois, é muito aborrecido, mas acho que uma conversa poderá esclarecer e ajudar na questão da escola...
Não sei porque razão passam por fases tão diferentes...não comer quase nada para comer MUITO...Beijocas

tixa said...

Bem ela definitivamente está numa fase chata, tem de comer, não podes desistir mas tb não sei que estratégia deves adoptar para ela comer, olha é ir tentando...
Bjs grandes e desculpa a ajuda não ser nenhuma.

LenaMaga said...

xiiii miga tás tramada
a minha come tudo bem, mas carne e peixe tá quieto, coma eu, acho que a miuda vai ser vegetariana hehe

vais ver que essa fase vai passar e ela começa a comer melhor
bjs

Sefas said...

A Beatriz tb passou por uma fase assim, mais ou menos desde os 12 aos 15 meses. Foi terrível e eu já nem sabia como alimentá-la. Pelo menos leite e papas ainda comia, o pior era o resto. Sopa, nem vê-la, até hoje! Geralmente comia meia dúzia de pedaços da nossa comida e eu punhas mais uns quantos de carne ou peixe e legumes junto com a fruta e ralava tudo. Dava-lhe um brinquedo para a mão e ia metendo as colheradas.
Se calhar dares-lhe leite durante a noite tb não ajuda, ela acorda sem fome. Ela não pega antes na chupeta? Ou tenta dar-lhe leite mais diluído, para lhe encher o estômago mas não a saciar durante muito tempo.
Se ela acabar por comer melhor o pequeno almoço na creche porque é que não fazes assim? Afinal, pagas! Têm mais é que ter paciência e aceitar a escolha dos pais. E ninguém melhor do que tu para lhes atestares a segurança da comida que levas!
Se ela não diminuir na curva de crescimento, não te preocupes. Eles diminuem mesmo o ritmo com que crescem a partir do 1º ano, por isso comem menos.

Tita Dom said...

Desaperta esse coraçaozito, vais ver que logo logo ela vai começar a comer bem o pequeno almoço.
Duda nunca tem fome quando acorda, entao leva sempre um lanchinho para comer quando chega á escola, mas fora isto ela come mt bem.
Um beijinho Grande

Margarida Atheling said...

A filha de uma amiga minha passou pelo mesmo. Depois, de repente, voltou a comer bem.
A pediatra nunca se preocupou porque dizia que ela estava bem. E estava.
É aborrecido, mas vais ver que passa!

Beijinhos

Raquel said...

Ai que chatice. Imagino que te aborreças muito e ainda mais que fiques preocupada. Nesse campo não te posso dar grandes conselhos ou opiniões, mas se te sentes impotente tenta contactar o medico da amorinha.
Boa sorte amiga, espero que tudo volte à normalidade.
beijinhos

Paula said...

Olha não sei o que te diga, em relação ao leite a minha também deixou de o querer de manhã mas come sempre papa (cerelac, nestum, milupa vou alternando para não enjoar). Em relação ao jantar, tem dias que come muito bem e tem outros que não come quase nada mas o saldo é positivo são mais os dias que come do que os outros e quando come menos dou-lhe leite antes de me deitar (porque ela tb deixou de querer o leite da noite já a dormir).

Digo-te que tenhas calma, que é uma fase, pode ser mas é uma das coisas que nos preocupa sempre. Vai tentando com o que te fores lembrando e as muitas sugestões que há por aqui, e tenta manter a calma.

Beijocas.

Quita said...

Minha querida penso que o essencial já aqui foi dito. Provavelmente é uma fase e ela tb sente a tua ansiedade e é uma forma de chamar a atenção.
A minha muitas vezes janta mal mas como eu sei que comeu durante o dia não me preocupo. Quanto ao leite, de manhã, só se estiver a dormir porque se acorda já não há nada para ninguém.
Experimenta a papa no biberão... e calma!!

NaRiZiNHo said...

Hmmmm a piquena deve estar a reagir à mudança, à ida para o infantário, tudo lhe é novidade, não será isso uma forma de chamar atenção? Ou pode até memso isso ser a causa da falta de apetite?
Tenta fingir que ela come comida de gente adulta ;)
:-*

Ana said...

Esta visto a tua menina anda a passar uma fase de falta de apetite, nessa idade eh mesmo assim.
Isso acaba por passar, nao a forces muito a comer, deixa-a andar com o leitinho que vai bebendo e vais vez que isso passa.
Os adultos muitas das vezes comem por gulodice as criancas comem quando tem fome.

cristina said...

Não sei o que dizer, pelo visto já fizeste tudo e de tudo o que era possível para ela comer, talvez seja mais uma daquelas fases, esperemos que sim...

Bjs

Miminho do bebé said...

olá, amiga aqui as meninas ja disseram quase de tudo...
eu acho que com a idade dela já nao deveria de beber leite de noite,devias de ir retirando a quantidade"as vezes pode ser so sede"a falta de apetite"umas vitaminas". Os miudos jogam muito com o nosso ponto fraco e claro eles tambem tem o seu stress!a minha mais velha teve uma altura que era todos os dias birras para comer nao queria nada!mas o pouco que comia era sufeciente o médico dizia se continua assim vai ser modelo.Hoje tem 13 anos e as vezes tenho que dizer já chega não comas mais.

beijos

calamity jane said...

Só passei pra te deixar um beijinho. Sem tempo pra nada e com saudades de bloggar. Muito haveria a dizer sobre o leite, gostar ou não gostar, tolerar ou não tolerar. Fica pra qd houver mais um bocadinho... Oooohhh, tenho mm q instalar net em casa!!!

sonho de bebé said...

Tá complicado! E se mudares de leite outro mais docinho,não quer?
Beijinhos

SusanaMama said...

Uma das coisas piores é quando não comem.
Esperemos que seja mesmo só uma fase.
O que eu sempre adoptei, é que nunca morrem à fome com comida à frente. Tenta não entrar em stress.

Bjs gds

DIANA - MÃE DA MARIA said...

Como te compreendo amiga, se há coisa que me angustia é quando a maria não come.
bjinhos com mais apetite

rute28 said...

Amiga é complicado , porque se eles não comem como é? não vivem da brisa !! Tambem me preocupo muito como isso , mas já viste que fruta come bem , nem todos comem fruta assim tão como a Eliana!!?
Se lhe desses uma frutinha de manhã , pelo menos não ia com o estomago vazio para escola , o pequeno almoço é muito importante tens razões para te procupares!!
beijinhos!

Páginas escondidas said...

Tem calma amiga... vais vêr q com tempo passará a comer melhor!!!
beijinhos

Lisa_pt said...

Pois, eles apanham essa manias estranhas e nós dp é q nos preocupamos... espero q seja só uma fase...

Beijokas para vcs!

RB said...

o rodrigo bebe de noite antes de dormir, por volta da meia noite(deita-se tarde) e depois pelas 6:30 da manhã. e depois não quer mais, só almoça.
manias....
vai-se lá entender...
odiava sopa, de um dia para o outro começou a comer bem...
putos!!!!
beijos

reborn said...

É complicado mas tenta manter a calma porque a amorinha de certeza que sente a tua ansiedade e isso não é nada bom para ambas.
Beijinhos grandes e força *******************

Ana Santos said...

O meu Marco também tem dias que nem janta.
Mas pelo menos o nestum vai geralmente bem pelas 9 ou 10 da manha, só volta a comer pelas 13 ou 14. Ele era de boa boca, mas desde que lhe sairam os 4 molares e 4 caninos praticamente ao memso tempo, ficou assim de comer mal.
Já tentas-lhe dar à Eliana de manhã uma caneca com cevada e leite? O Marco não bebe leite, nem com neskic, mas se for com cevada ele adora.
Beijinhos
ana e seus tesourinhos

Lúcia said...

Deixa lá, a Eliana tem companheira.

Nina said...

Que chatice!
Deve ser uma preocupação!
Espero que esteja a tomar vitaminas para compensar:)

odete said...

OLÁ,

eu penso que a falta de apetite de manha seja dos 2 biberons que a tua amorinha bebe durante a noite,se veres bem 260ml de leite é muito leitinho, tenta por te no lugar dela, se bebeses 260ml de leite durante a noite secalhar de manha tambem não tinhas apetite, exprimenta ir tirando o leitinho aos poucos a ver se de manha ela ja vai comendo.
beijinhos

Anonymous said...

necessario verificar:)